banner

Como é viajar de trem pela Espanha

Trem pela Espanha

Somos fãs das viagens sobre trilhos e viajar de trem pela Espanha é uma maneira prática e rápida de nos locomovermos entre as cidades que queremos conhecer. Mesmo aquelas que são mais distantes têm acesso fácil com os trens bala que em velocidades superiores aos 200 km por hora tornam os trajetos super rápidos.

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema Viagens de trem pelo mundo. Muitos destinos serão mencionados por outros blogueiros que também são adeptos desse transporte que é tão eficiente mundo afora e vem crescendo no Brasil.

⇒ Leia a tag Blogagem Coletiva para ver as que já participamos

Os trens fazem parte de nossas viagens sempre que possível, quando estamos na fase do planejamento que envolve mudança de cidades, sempre pesquisamos se as ferrovias são presentes e eficazes para onde vamos, e quando são, estão sempre como prioridade em nossas escolhas. 

Já viajamos de trem pela Espanha em trajetos longos e curtos, em trens diurnos e noturnos. Fomos de Madrid para Barcelona num trem noturno que não era bala (parece que não tem mais essa opção), já fizemos bate-volta da capital para Toledo, já fomos para Córdoba e de lá pra Sevilha e voltamos dessa cidade para Madrid.

E todas foram viagens ótimas que não temos do que reclamar, pelo contrário, a cada vez que saímos de um trem confirmamos nossas predileção por andarmos sobre os trilhos em nossas viagens.

Muitos fatores contribuem para trocarmos os aviões ou carro pelos trens, dependendo das distâncias claro. Já falamos sobre isso no post 11 motivos para viajar de trem na Europa.

No geral

  • O processo de embarque é muito mais simples;
  • As restrições de bagagens são poucas;
  • São extremamente pontuais;
  • Mesmo na categoria turística são muito confortáveis;
  • Os preços das passagens são melhores do que as de avião considerando que podemos levar nossas malas sem ter que pagarmos a mais por elas.

⇒ Leia outra experiência que tivemos nos Estados Unidos no post Trem Amtrak de Washington para New York 

Passagens

Para comprar as passagens de trem pela Espanha é muito simples, com exceção de nossa viagem de Madrid para Toledo, compramos todas com antecedência pela internet. Os vouchers chegaram por email e os pagamentos via cartão de crédito, sem burocracia alguma.

Usamos o site renfe.com para compra dos tickets, é bem simples de navegar. O processo é o mesmo dos das cias aéreas. Podemos escolher o coche (vagão) e o assento de acordo com a categoria escolhida.

Os preços variam de acordo com o percurso, podem custar € 15 como mais de € 100 de acordo com a classe escolhida e duração da viagem.

Todos oferecem primeira classe mas as vantagens de uma classe pra outra podem mudar de um trem para o outro.

Classe turística num num trem pela Espanha

As estações

Todas que passamos até hoje pela Espanha são muito bem estruturadas e uma coisa que me chama muito atenção é a sinalização, coisa de graphic designer. Mas independente disso, basta ficar atento às placas que não tem como se perder ou não encontrar o lugar procurado.

Estação Chamartín em Madrid

A Estação de Atocha é a principal de Madrid, mais de 15 milhões de pessoas circulam por ela anualmente. Além de ser ponto de chegada/ partida de trens internacionais e domésticos, tem o terminal para metrô que liga toda a região metropolitana da capital.

Estação de Atoche

Fica no centro da cidade e o acesso a ela é muito fácil. Mesmo para quem não vai fazer uma viagem de trem ou usar uma das linhas do metrô que passam por ela deve ir à Atocha conhecer.

Estação de Atocha em Madrid

 

Estação de Atocha em Madrid

Outra estação que tem um prédio lindo é a de Toledo. É bem pequena quando mas o quando chegamos ela já temos um exemplo do que a cidade tem a oferecer.

 

Estação de trem de Toledo

As demais estações que passamos foram as de Chamartín em Madrid, Barcelona, Córdoba e Sevilha. Umas mais modernas do que as outras mas todas com a mesma eficiência na sinalização, limpeza e organização.

Trem pela Espanha

Fachada da estação de Córdoba

Os trens

São nossos queridinhos, se realmente passamos por outras encarnações, tanto Ricardo quanto eu devemos ter viajando muito e passado por momentos muito bons dentro de um trem, porque adoramos. Até hoje não vimos nenhum ponto negativo em escolhermos fazer alguns trajetos neles.

Uns têm 12, 13 vagões, outros são um pouco menores com 7,8 no máximo. Mas todos são bem confortáveis, já viajamos na classe turística como em cabine privativa com beliche e banheiro. Fizemos uma refeição no restaurante e fomos servidos por um garçom numa mesa super bem posta, nos sentimos nos filmes antigos.

Os horários são cumpridos à risca, os assentos são bem amplos e macios, os banheiros espaçosos – nesse caso os que ficam nos vagões, porque os das cabines privativas são bem pequenos tá?

Há 2 tipos de compartimentos de bagagens. Um que fica na entrada de alguns vagões com umas prateleiras onde podemos colocar as malas maiores e acima dos assentos. Esses são abertos, não têm portas como nos aviões, mas o espaço é suficiente para uma mala de mão.

Trem pela Espanha

Todas as cidades que passamos pelo caminho onde o trem para são comunicadas com antecedência para que os passageiros daquele destino se dirijam à porta para não atrasar o desembarque, enfim, não temos nada a relatar de negativo.

O painel interno mostra algumas informações como temperatura, velocidade, qual o vagão onde estamos, hora e em alguns a próxima estação.

Trem pela Europa

Em cada vagão há uma pequena TV passando filmes que fica em cima do portal das portas de acesso ao outro vagão.

Refeições

Todos os trens têm no mínimo uma lanchonete, alguns podem ter um pequeno restaurante, depende do percurso e duração da viagem.

Dependendo do horário de nossa partida, compramos um lanche na estação e levamos para comer no trem como já compramos dentro deles também. Os preços são um pouco mais salgados do que na estação mas nada que vá pesar no orçamento da viagem.

Trem pela Espanha

Lanche que compramos na estação e levamos para o trem

Trem pela Espanha

Numa lanchonete dentro de um trem pela Espanha

Quando estiver planejando sua viagem, considere fazer pelo menos um trajeto de trem pela Espanha para passar por essa experiência e ter sua impressão. Não conhecemos ninguém que tenha se arrependido até agora.

Somos fãs de carteirinha de viagens sobre os trilhos e sempre que possível incentivamos outros viajantes a testarem. Não poderíamos ficar de fora dessa blogagem :).

Para acompanhar as postagens dessa Blogagem Coletiva, é só seguir a #viajardetrem nas redes sociais e ficar por dentro das dicas dos outros blogueiros participantes.

Posts de outros blogs participantes dessa blogagem

Ligado em Viagem – Viagem de trem na Alemanha – Como comprar, andar e dicas
Vem que te Conto! – Viagem de trem do Vale Sagrado para Machu Picchu pela Inca Rail
Gastando Sola Mundo Afora – De São João Del Rey a Tiradentes de Maria Fumaça, um passeio a moda antiga – Tiradentes – MG
AzWanderlust – Viajar de trem pela Europa: como comprar passagens baratas
Viajonários – Dicas para viajar de trem pela Inglaterra
Espiando Pelo Mundo – Viajando de trem por algumas cidades do mundo
Destinos por onde andei… – Minhas viagens de trem na Europa
Viajento – Suiça – Perguntas frequentes sobre viagens de trem pelo país
Viajante Comum – De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale
Apure Guria – Trens panorâmicos na Suíça e trajetos incríveis

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
Categorias:
Espanha 🇪🇸

Comments

  • Parabéns pelo post. Adorei conhecer um pouco mais sobre o sistema ferroviário espanhol.

    Paulo Cattelan 29/09/2017 13:41 Responder
    • Obrigada Paulo.

      Cynara Vianna 29/09/2017 18:29 Responder
  • Ainda não fui à Espanha, mas já tive experiência de algumas viagens de trem pela Europa e também não consigo achar nenhum ponto negativo. Você citou bem as vantagens desse meio de transporte e com certeza vou incluir no meu roteiro quando visitar o país!

    Viajento 29/09/2017 17:50 Responder
    • Muito bom saber que o post lhe incentivou a conhecer os trens da Espanha.

      Cynara Vianna 29/09/2017 18:31 Responder
  • Ainda não conheço a Espanha, mas morro de vontade, está entre os primeiros destinos da minha lista de desejos. Adorei suas dicas, espero usá-las na Espanha. Belo post, Cynara, parabéns!

    Gisele Prosdocimi 30/09/2017 01:14 Responder
    • Tomara que sua viagem seja em breve Gisele. Obrigada.

      Cynara Vianna 02/10/2017 15:28 Responder
  • Uma delícia esse post. Amei conhecer um pouco dos trens da Espanha. É uma realidade tão diferente da do Brasil.

    Aline DP 30/09/2017 12:11 Responder
    • Que bom que gostou Aline. Ainda não conhecemos os trens aqui do Brasil, mas quando formos para o Sul e Minas, pretendemos fazer um trajeto em um para conhecermos.

      Cynara Vianna 02/10/2017 15:29 Responder
  • Ah, que delícia saber dessa facilidade de viajar de trem pela Espanha. Quando fui não tive a oportunidade, pois minha tia insistiu em me levar de carro para todos os lugares.
    Muito bom saber que por lá também é prático e agradável.

    Rayane 30/09/2017 16:14 Responder
    • Viajar de carro pela Espanha deve ser uma delícia também hein Rayane. Quando voltar pra lá, pede pra tia lhe acompanhar numa viagem de trem, tenho certeza que você irá gostar.

      Cynara Vianna 02/10/2017 15:30 Responder
  • Ainda não tive a oportunidade de viajar de trem pela Espanha, mas adorei ler o seu relato e as suas dicas! Fiquei morrendo de vontade! Ótimo post!

    Ana Zacchello 02/10/2017 16:29 Responder
    • Obrigada Ana, quando for nos conte o que achou :).

      Cynara Vianna 02/10/2017 18:44 Responder
  • oi Cynara… assim como vocês também adoro viajar de trem! Será mesmo lembranças boas de outras vidas?! rsrs

    Já viajamos pela Espanha em 2 momentos na Espanha: pela Cataluña e Valência e pela Andaluzia e Madri. Também compramos com antecedência pela internet, sem problemas, a exceção do trem para Toledo, que compramos em Madri.

    Menina, acredita que perdemos este trem para Toledo?! tivemos que comprar outro bilhete de ida ali mesmo na hora. Sabor amargo! rsrsrs

    Sempre compro lanchinhos para comer no trem, principalmente porque geralmente viajamos cedinho. 🙂 adoro este ritual. rsrsr bjus

    Analuiza 22/10/2017 17:29 Responder
    • Perderam o trem? Isso ainda não aconteceu com a gente, mas uma vez em Amsterdam foi por pouco porque fomos para a estação errada, mas deu tempo de chegarmos na certa. Também adoramos o ritual das viagens de trem :).

      Cynara Vianna 23/10/2017 14:37 Responder

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title