Somos fãs das viagens sobre trilhos e viajar de trem pela Espanha é uma maneira prática e rápida de nos locomovermos entre as cidades que queremos conhecer. Mesmo aquelas que são mais distantes têm acesso fácil com os trens bala que em velocidades superiores aos 200 km por hora tornam os trajetos super rápidos.

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema Viagens de trem pelo mundo. Muitos destinos serão mencionados por outros blogueiros que também são adeptos desse transporte que é tão eficiente mundo afora e vem crescendo no Brasil.

⇒ Leia a tag Blogagem Coletiva para ver as que já participamos

Os trens fazem parte de nossas viagens sempre que possível, quando estamos na fase do planejamento que envolve mudança de cidades, sempre pesquisamos se as ferrovias são presentes e eficazes para onde vamos, e quando são, estão sempre como prioridade em nossas escolhas. 

Já viajamos de trem pela Espanha em trajetos longos e curtos, em trens diurnos e noturnos. Fomos de Madrid para Barcelona num trem noturno que não era bala (parece que não tem mais essa opção), já fizemos bate-volta da capital para Toledo, já fomos para Córdoba e de lá pra Sevilha e voltamos dessa cidade para Madrid.

E todas foram viagens ótimas que não temos do que reclamar, pelo contrário, a cada vez que saímos de um trem confirmamos nossas predileção por andarmos sobre os trilhos em nossas viagens.

Muitos fatores contribuem para trocarmos os aviões ou carro pelos trens, dependendo das distâncias claro. Já falamos sobre isso no post 11 motivos para viajar de trem na Europa.

No geral

  • O processo de embarque é muito mais simples;
  • As restrições de bagagens são poucas;
  • São extremamente pontuais;
  • Mesmo na categoria turística são muito confortáveis;
  • Os preços das passagens são melhores do que as de avião considerando que podemos levar nossas malas sem ter que pagarmos a mais por elas.

⇒ Leia outra experiência que tivemos nos Estados Unidos no post Trem Amtrak de Washington para New York 

Passagens

Para comprar as passagens de trem pela Espanha é muito simples, com exceção de nossa viagem de Madrid para Toledo, compramos todas com antecedência pela internet. Os vouchers chegaram por email e os pagamentos via cartão de crédito, sem burocracia alguma.

Usamos o site renfe.com para compra dos tickets, é bem simples de navegar. O processo é o mesmo dos das cias aéreas. Podemos escolher o coche (vagão) e o assento de acordo com a categoria escolhida.

Os preços variam de acordo com o percurso, podem custar € 15 como mais de € 100 de acordo com a classe escolhida e duração da viagem.

Todos oferecem primeira classe mas as vantagens de uma classe pra outra podem mudar de um trem para o outro.

Classe turística num num trem pela Espanha

As estações

Todas que passamos até hoje pela Espanha são muito bem estruturadas e uma coisa que me chama muito atenção é a sinalização, coisa de graphic designer. Mas independente disso, basta ficar atento às placas que não tem como se perder ou não encontrar o lugar procurado.

Estação Chamartín em Madrid

A Estação de Atocha é a principal de Madrid, mais de 15 milhões de pessoas circulam por ela anualmente. Além de ser ponto de chegada/ partida de trens internacionais e domésticos, tem o terminal para metrô que liga toda a região metropolitana da capital.

Estação de Atoche

Fica no centro da cidade e o acesso a ela é muito fácil. Mesmo para quem não vai fazer uma viagem de trem ou usar uma das linhas do metrô que passam por ela deve ir à Atocha conhecer.

Estação de Atocha em Madrid

 

Estação de Atocha em Madrid

Outra estação que tem um prédio lindo é a de Toledo. É bem pequena quando mas o quando chegamos ela já temos um exemplo do que a cidade tem a oferecer.

 

Estação de trem de Toledo

As demais estações que passamos foram as de Chamartín em Madrid, Barcelona, Córdoba e Sevilha. Umas mais modernas do que as outras mas todas com a mesma eficiência na sinalização, limpeza e organização.

Trem pela Espanha

Fachada da estação de Córdoba

Os trens

São nossos queridinhos, se realmente passamos por outras encarnações, tanto Ricardo quanto eu devemos ter viajando muito e passado por momentos muito bons dentro de um trem, porque adoramos. Até hoje não vimos nenhum ponto negativo em escolhermos fazer alguns trajetos neles.

Uns têm 12, 13 vagões, outros são um pouco menores com 7,8 no máximo. Mas todos são bem confortáveis, já viajamos na classe turística como em cabine privativa com beliche e banheiro. Fizemos uma refeição no restaurante e fomos servidos por um garçom numa mesa super bem posta, nos sentimos nos filmes antigos.

Os horários são cumpridos à risca, os assentos são bem amplos e macios, os banheiros espaçosos – nesse caso os que ficam nos vagões, porque os das cabines privativas são bem pequenos tá?

Há 2 tipos de compartimentos de bagagens. Um que fica na entrada de alguns vagões com umas prateleiras onde podemos colocar as malas maiores e acima dos assentos. Esses são abertos, não têm portas como nos aviões, mas o espaço é suficiente para uma mala de mão.

Trem pela Espanha

Todas as cidades que passamos pelo caminho onde o trem para são comunicadas com antecedência para que os passageiros daquele destino se dirijam à porta para não atrasar o desembarque, enfim, não temos nada a relatar de negativo.

O painel interno mostra algumas informações como temperatura, velocidade, qual o vagão onde estamos, hora e em alguns a próxima estação.

Trem pela Europa

Em cada vagão há uma pequena TV passando filmes que fica em cima do portal das portas de acesso ao outro vagão.

Refeições

Todos os trens têm no mínimo uma lanchonete, alguns podem ter um pequeno restaurante, depende do percurso e duração da viagem.

Dependendo do horário de nossa partida, compramos um lanche na estação e levamos para comer no trem como já compramos dentro deles também. Os preços são um pouco mais salgados do que na estação mas nada que vá pesar no orçamento da viagem.

Trem pela Espanha

Lanche que compramos na estação e levamos para o trem

Trem pela Espanha

Numa lanchonete dentro de um trem pela Espanha

Quando estiver planejando sua viagem, considere fazer pelo menos um trajeto de trem pela Espanha para passar por essa experiência e ter sua impressão. Não conhecemos ninguém que tenha se arrependido até agora.

Somos fãs de carteirinha de viagens sobre os trilhos e sempre que possível incentivamos outros viajantes a testarem. Não poderíamos ficar de fora dessa blogagem :).

Para acompanhar as postagens dessa Blogagem Coletiva, é só seguir a #viajardetrem nas redes sociais e ficar por dentro das dicas dos outros blogueiros participantes.

Posts de outros blogs participantes dessa blogagem

Ligado em Viagem – Viagem de trem na Alemanha – Como comprar, andar e dicas
Vem que te Conto! – Viagem de trem do Vale Sagrado para Machu Picchu pela Inca Rail
Gastando Sola Mundo Afora – De São João Del Rey a Tiradentes de Maria Fumaça, um passeio a moda antiga – Tiradentes – MG
AzWanderlust – Viajar de trem pela Europa: como comprar passagens baratas
Viajonários – Dicas para viajar de trem pela Inglaterra
Espiando Pelo Mundo – Viajando de trem por algumas cidades do mundo
Destinos por onde andei… – Minhas viagens de trem na Europa
Viajento – Suiça – Perguntas frequentes sobre viagens de trem pelo país
Viajante Comum – De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale
Apure Guria – Trens panorâmicos na Suíça e trajetos incríveis

Agora nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo