Esse foi um roteiro definido bem em cima da hora para nossos padrões, pois sempre planejamos nossas viagens com antecedência e esse roteiro pela Espanha e Portugal foi numa situação bem inusitada.

Digo isso porque foi nossa primeira viagem em tempos de COVID. No final de 2019 recebemos um email da TAP anunciando uma promoção de aniversário da companhia e para comemorar estavam com preços muito tentadores para voos partindo de Lisboa.

Na ocasião ficamos bem balançados, estávamos ainda no auge da pandemia, com restrições em todos os sentidos, mas como as passagens teriam validade de 1 ano, ou seja, novembro de de 2020, resolvemos arriscar. Compramos apenas a volta Lisboa – Recife para dia 28 de novembro de 2020, que era o último dia vigente da promoção.

Pagamos a passagem em 10 suaves parcelas (R$ 98,00 mensais para 2 pessoas). O tempo foi passando, a vacina chegou, a flexibilização foi chegando aos poucos mundo afora e nós ainda sem coragem para irmos além da nossa casa de praia em Maragogi, que foi nosso único refúgio/destino, imagine fazermos uma viagem internacional!

Voo TAP para Madrid

A Espanha abre as fronteiras

Contudo, em agosto de 2020 a Espanha começou a dar sinais de que receberia turistas brasileiros, o neto de Ricardo havia nascido no final de junho em Madrid e claro que esse seria nosso primeiro destino quando nos sentíssemos mais à vontade para viajar.

Logo que a Espanha oficializou a abertura do país, recebemos uma mensagem de Camila sobre isso e fomos direto pesquisar passagens. Compramos então a ida, dessa forma chegaríamos por Madrid e sairíamos por Lisboa.

Embarcaríamos dia 11 de novembro e voltaríamos dia 28. Eu particularmente precisei de mais tempo para começar a entrar no clima da viagem, a pensar em estadia, o que faríamos, se iríamos ou não passear  ou apenas ficar em Madrid e de lá seguimos para Lisboa próximo ao embarque.

Os 2 meses seguintes (setembro e outubro) foram para definições e organizações práticas (definir destinos, hospedagem, transporte, seguro viagem). Mas uma coisa era inevitável para mim, não ficaríamos em hotéis, iríamos alugar apartamentos pois assim eu me sentiria mais segura com relação ao contágio.

⇒ Temos um post sobre Hospedagem, como escolher em tempos de pandemia?

Tão logo definimos as cidades, reservamos os apartamentos e deu tido certo. Segue então nosso roteiro pela Espanha e Portugal, os nomes nos apartamentos onde ficamos e os meios de transporte que usamos para cada deslocamento.

Roteiro pela Espanha e Portugal

Saída do Brasil 11/11/2020

Espanha

Desde que Camila mudou pra lá, vamos 1 vez ao ano, aproveitamos para conhecer cidades por perto em viagens bate e volta ou até mesmo ficamos 2 ou 3 noite em algumas, depende da distância. Dessa vez incluímos Cuenca para bate e volta e Zamora como cidade com uma boa opção para atravessarmos a fronteira para Portugal.

Veja nossas viagens pelo interior da Espanha

Bate-volta de Madrid para Toledo de trem
Córdoba, Espanha – O que ver em 1 dia
O que fazer em Sevilha – top 15 dicas

11 a 18 – Madrid – Oriente Palace Apartments.

Roteiro pela Espanha e Portugal

16 – Bate e volta de trem para Cuenca.

18 a 19 – Zamora – Trem partindo de Chamartin em Madrid. Ficamos no Alquilaz Apartamentos

Portugal

Nossa ideia era alugarmos um carro em Zamora e seguirmos para Portugal até o final de nossa viagem em Lisboa. Contudo os preços do aluguel do carro nessa condição estavam um absurdo.

Após várias simulações, chegamos a conclusão de que a melhor forma de passarmos a fronteira e ficarmos de carro para conhecermos as cidades que pretendíamos seria irmos de Zamora de ônibus para Bragança e de lá seguirmos nosso roteiro.

Detalhamos isso no post O que fazer em Bragança, Portugal em poucas horas

Nosso roteiro foi:

19 – Bragança de ônibus. Passaremos o dia lá e seguimos de carro para Braga

19 a 21 – Braga – Palhotas Guest House – apartamento Sameiro

21 – Algumas horas em Guimarães e seguimos para Porto

21 a 24 – Porto – Oportolazaro Apartment

Onde comer no Porto

24  a 25 – Aveiro – Family Studio Aveiro

Roteiro pela Espanha e Portugal

25 a 28 – Lisboa Casas do Bairro Conqvistador

Devolvemos o carro no dia 25 antes mesmo de irmos para o apartamento. Usamos o transporte público durante os 3 dias que ficamos em Lisboa.

28 – Embarque de volta dia 28 às 21:00h 

Para ver os apartamentos e um pouco dos nossos dias nessa viagem, passa lá no Instagram @cantinhodena que tem vídeos nos destaques de cada cidade.

Apartamento no Porto

Nosso apartamento no Porto

O roteiro foi tal e qual planejamos?

Quem tem o hábito de viajar com um roteiro pré-definido sabe que é lenda achar que será seguido à risca.

Na verdade, nós fazemos um roteiro para dividirmos melhor os dias e não perdermos tempo sem saber para onde ir a cada dia. Nossa programação é sempre com pontos principais e ao longo do dia vamos sendo levados por caminhos inusitados.

Nesse roteiro pela Espanha e Portugal não foi diferente. Claro que a ordem das cidades não foi alterada, mas o tempo que ficamos em Bragança e Guimarães, que foram as cidades apenas de ‘passagem’, foi menor do que imaginávamos.

Em Bragança o processo para pegar o carro na locadora demorou mais do que imaginávamos. Dessa forma fomos almoçar antes de começarmos nosso roteiro pela cidade murada que era nosso objetivo. Lá vimos tudo que pretendíamos, mas fora dela não conseguimos conhecer 2 pontos que estavam na programação.

Já para Guimarães seguimos de carro de Braga e de lá para Porto onde tínhamos o passeio de barco agendado para o final da tarde. O passeio contratamos na semana do embarque e essa era a única opção disponível. Assim sendo, tivemos que acelerar nossas horas em Guimarães.

Dessa forma, conhecemos o castelo que era o ponto principal para nós e caminhamos para algumas ruas do centro histórico inclusive com uma parada para experimentarmos as famosas tortinhas de Guimarães e o toucinho do céu.

Como pretendemos voltar a Portugal para conhecermos outras cidades, talvez Guimarães entre no roteiro, quem sabe…

⇒ Veja também 3 cidades para bate-volta partindo de Lisboa

Por fim

Foi uma viagem maravilhosa, a opção de ficarmos em apartamentos em todos os destinos foi excelente. Ficaríamos em todos novamente sem dúvida. Apesar de já termos tido essa experiência em New York e Orlando, dessa vez foi diferente porque havia toda a tensão da COVID, assim ficamos mais à vontade e nos sentimos mais seguros.

Foram cerca de 1.300km percorridos passando por cidades lindas que valem muito a pena serem conhecidas. Espero que tenham gostado do nosso roteiro pela Espanha e Portugal e se tiver alguma dúvida pode usar o espaço dos comentários que estarei sempre por aqui e respondo.

 

Agora nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo