Como arrumar uma mala de inverno que não pese muito, não seja muito grande e que ainda acomode todos os casacos e acessórios que precisamos? Esse assunto sempre foi um dilema e depois das mudanças na política de bagagem no Brasil a coisa piorou ainda mais.

Nas viagens para trechos na América do Norte e Europa por exemplo, podíamos levar 2 volumes de 32kg e agora o limite é de 23kg por volume. Falando em viagens para países na América do Sul, podemos levar apenas 1 volume de 23kg, isso na tarifa econômica que é a usada pela maioria dos viajantes.

Então chega a hora daquela viagem para um país na América do Sul onde a temperatura média na semana da sua viagem estará na média dos 8ºC.

Como arrumar e mala de inverno considerando casacos, sapatos, toucas, cachecóis que são sempre volumosos e mais pesados?

Nós passamos por essa situação quando fomos ao Peru (2018), vimos que os dias que estaríamos em Cusco amanheceriam na casa dos 6ºC. Durante o dia a temperatura poderia chegar aos 15ºC e à noite cairia novamente para perto dos 5ºC.

Pensando na arrumação da mala

O que levar na mala para conseguirmos nos sentir confortáveis já que ficaríamos a maior parte do dia fora do hotel?

A solução que encontrei foi aderir à ideia de vestir-se em camadas. 

Aproveite e veja nosso Roteiro de 8 dias de viagem para o Peru

Quando vamos viajar eu arrumo nossas malas sempre no dia do embarque, isso acontece nos embarques à tarde ou à noite. Já nos voos pela manhã, fecho tudo na noite anterior mas durante os 4, 5 dias que antecedem a viagem vou pensando no que levar e no dia separo tudo, coloco em cima da cama e vou arrumando.

O processo não leva mais do que uma hora.

Roupas separadas para uma mala de inverno

Quando fui arrumar nossas malas para nossa viagem ao Peru – fomos apenas Ricardo e eu – eu separei uma mala para cada um de nós, ambas médias mas a de Ricardo um pouco maior do que a minha.

Separei tudo de nós 2, ele não teve tempo para ver nada, mas como sei como ele gosta de se vestir nas viagens, separei tudo. Quando ele chegou em casa a mala estava fechada.

Como faço para arrumar uma mala de inverno

Pré-requisitos

O primeiro passo é ver a previsão do tempo, se há possibilidade de chuva e qual a temperatura média.

Depois disso eu vejo como será nosso roteiro, se ficaremos longe do hotel por muito tempo durante o dia porque isso dificulta a possibilidade de irmos até lá para trocarmos uma roupa que molhou na chuva ou esquentou de repente e precisemos trocar blusas/ casacos.

Começo a pensar nas peças de frio que precisamos tirar dos roupeiros para levarem sol, como moramos em Recife, só usamos casacos quando viajamos.

Colocando a mão na massa

Depois que comecei a usar as sacolas organizadoras para malas, o processo tornou-se muito mais simples e rápido. Separo todas as roupas por categorias (blusas, calças, casacos, roupa íntima, acessórios, etc), coloco tudo dobrado e junto de acordo com o tipo e daí é só pegar as sacolas e ir colocando dentro e pronto!

Ainda não conhece as sacolas que estou falando? São essas aqui…

Sacolas organizadoras para malas

Sacolas organizadoras para malas

Essas eu comprei nos Estados Unidos, as primeiras na Marshall’s e as outras no Walmart na seção de malas. São da marca American Tourister que é bem conhecida por suas malas.

O primeiro conjunto tem 3 tamanhos, geralmente uso com as roupas de Ricardo porque elas são maiores, a maior tem quase 50m de largura. As outras com tela são 3 unidades, 2 do mesmo tamanho e 1 menor, mas as que são iguais nas medidas têm uma diferença de uma pra outra. Um delas tem um único compartimento e a outra tem dois, um lado com tela e o outro sem.

Uso também como necessarie e levo as que sobram para ir colocando as roupas sujas (isso quando não temos problemas de espaço nas malas).

São muito práticas e deixam qualquer mala super organizada e fácil de manusear no dia-a-dia da viagem.

Quem pretende comprar aqui no Brasil, pesquisei e vi que podem ser encontradas no mercadolivre.com.br e americanas.com, mas não conheço a qualidade dos produtos.

Tenho 1 conjunto do primeiro modelo e 3 do segundo. Gosto muito delas porque têm a tela na frente o que facilita ver o que tem dentro :).

Bom, vamos ao que levar…

Mala de inverno – Roupas para uma semana num destino frio

Independente do destino ser frio ou quente, já se foi o tempo de levar muitas roupas para uma viagem, com a atual franquia de bagagem manter looks transados e diferentes nas fotos ficou quase impossível, temos que ser práticos.

Procuro levar roupas de tons mais neutros por serem mais fáceis de combinar e no caso de uma mala de inverno, procuro separar roupas mais escuras.

Para o Peru, levei na minha mala de inverno:

4 blusas de linha de mangas compridas;

4 legs;

1 calça preta para noite;

1 vestido de mangas compridas para noite;

2 casacos impermeáveis sendo 1 com capuz;

1 casaco de sobrepor de lã;

1 blusa jeans de mangas compridas;

4 blusas de malha de manga curta;

3 regatas;

1 blusa segunda pele;

1 par de meias de média compressão para os voos;

3 pares de meias;

1 meia-calça preta 40 fios;

1 blusa de manga comprida e gola alta para noite;

1 blusa de manga comprida para noite;

4 cachecóis de cores variadas;

2 boinas;

1 touca;

1 par de luvas de couro;

1 camisola de mangas compridas;

1 tenis;

1 bota rasteira de cano longo.

Minha mala de inverno

Na mala de inverno de Ricardo:

2 calças jeans;

2 casacos – 1 de couro e 1 impermeável;

7 camisas de malha de mangas compridas;

4 camisas brancas de malha para usar por baixo das de manga longa;

1 blusa segunda pele;

1 pijama;

2 cachecóis;

2 toucas;

1 par de luvas de couro;

1 par de meias de média compressão para os voos;

5 pares de meias;

2 cintos;

1 sapatênis;

1 tênis;

Mala de inverno para uma semana

Como guardar tudo e ganhar espaço

Para acomodar tudo separei por tipo de roupa – blusas de linha todas juntas empilhadas, legs/ calças, cachecóis, roupa íntima e assim por diante.

Depois é só ir colocando dentro das bolsas organizadoras e fechar o zíper. Fica tudo bem guardadinho e ainda não amassa!

Minhas roupas para uma mala de inverno

Dentro das bolinhas

Depois de fechar todas, coloque dentro da mala e você vai ver como ganha-se espaço. O peso não é alterado claro, mas como fica tudo bem compacto e organizado, ganhamos muito espaço. A questão do peso está na escolha do tipo de roupa que se leva.

Bolsas organizadoras numa mala de inverno

As bolsas maiores medem 30cm de largura e a menor 15cm

Mala de Ricardo finalizada

Minha mala finalizada

Lembra que comentei que a minha mala é menor do que a dele? A minha pesou depois de colocar a bota e os casacos que foram fora das bolsinhas 11.800kg e a de Ricardo 12.300kg e ainda ficou com bastante espaço.

Ah! Além das peças de roupas, colocamos 2 necessaries, 1 com produtos de higiene e outra com remédios que nunca viajamos sem eles :).

Viu que dá pre fazer uma mala de inverno para uma viagem de 8 dias levando pouco peso? O segredo é escolher roupas práticas e no caso do nosso destino, nos vestimos em camadas pela variação de temperatura.

Como nos vestimos durante a viagem

Pela manhã saíamos do hotel com uma camiseta + blusa de linha + casaco e touca. À tarde tirávamos o casaco quando esquentava e teve dia de tirarmos até a blusa de linha. Separamos um casaco para usamos durante o dia e outro à noite.

À noite eu saía com a calça preta + regata + blusa de mangas compridas + casaco com capuz ou com o de tricô e para variar trocava a calça pelo vestido. E Ricardo usava uma calça jeans + camisa branca + blusa de linha + casaco de couro. Usamos luvas todas as noites e toucas/ boinas.

Usamos todas as peças que levamos, eu ainda comprei uma manta peruana, daquelas que vestimos por cima de tudo, parece um poncho.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.

ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:

Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para mais de 200 países na EasySim4U;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano