Como arrumar uma mala de inverno que não pese muito, não seja muito grande e que ainda acomode todos os casacos e acessórios que precisamos? Esse assunto sempre foi um dilema e depois das mudanças na política de bagagem no Brasil a coisa piorou ainda mais.
Nas viagens para trechos na América do Norte e Europa por exemplo, podíamos levar 2 volumes de 32kg e agora o limite é de 23kg por volume. Falando em viagens para países na América do Sul, podemos levar apenas 1 volume de 23kg, isso na tarifa econômica que é a usada pela maioria dos viajantes.
Então chega a hora daquela viagem para um país na América do Sul onde a temperatura média na semana da sua viagem estará na média dos 8ºC.
Como arrumar e mala de inverno considerando casacos, sapatos, toucas, cachecóis que são sempre volumosos e mais pesados?
Nós passamos por essa situação quando fomos ao Peru (2018), vimos que os dias que estaríamos em Cusco amanheceriam na casa dos 6ºC. Durante o dia a temperatura poderia chegar aos 15ºC e à noite cairia novamente para perto dos 5ºC.
Pensando na arrumação da mala
O que levar na mala para conseguirmos nos sentir confortáveis já que ficaríamos a maior parte do dia fora do hotel?
A solução que encontrei foi aderir à ideia de vestir-se em camadas.
Aproveite e veja nosso Roteiro de 8 dias de viagem para o Peru
Quando vamos viajar eu arrumo nossas malas sempre no dia do embarque, isso acontece nos embarques à tarde ou à noite. Já nos voos pela manhã, fecho tudo na noite anterior mas durante os 4, 5 dias que antecedem a viagem vou pensando no que levar e no dia separo tudo, coloco em cima da cama e vou arrumando.
O processo não leva mais do que uma hora.
Quando fui arrumar nossas malas para nossa viagem ao Peru – fomos apenas Ricardo e eu – eu separei uma mala para cada um de nós, ambas médias mas a de Ricardo um pouco maior do que a minha.
Separei tudo de nós 2, ele não teve tempo para ver nada, mas como sei como ele gosta de se vestir nas viagens, separei tudo. Quando ele chegou em casa a mala estava fechada.
Como faço para arrumar uma mala de inverno
Pré-requisitos
O primeiro passo é ver a previsão do tempo, se há possibilidade de chuva e qual a temperatura média.
Depois disso eu vejo como será nosso roteiro, se ficaremos longe do hotel por muito tempo durante o dia porque isso dificulta a possibilidade de irmos até lá para trocarmos uma roupa que molhou na chuva ou esquentou de repente e precisemos trocar blusas/ casacos.
Começo a pensar nas peças de frio que precisamos tirar dos roupeiros para levarem sol, como moramos em Recife, só usamos casacos quando viajamos.
Colocando a mão na massa
Depois que comecei a usar as sacolas organizadoras para malas, o processo tornou-se muito mais simples e rápido. Separo todas as roupas por categorias (blusas, calças, casacos, roupa íntima, acessórios, etc), coloco tudo dobrado e junto de acordo com o tipo e daí é só pegar as sacolas e ir colocando dentro e pronto!
Ainda não conhece as sacolas que estou falando? São essas aqui…
Essas eu comprei nos Estados Unidos, as primeiras na Marshall’s e as outras no Walmart na seção de malas. São da marca American Tourister que é bem conhecida por suas malas.
O primeiro conjunto tem 3 tamanhos, geralmente uso com as roupas de Ricardo porque elas são maiores, a maior tem quase 50m de largura. As outras com tela são 3 unidades, 2 do mesmo tamanho e 1 menor, mas as que são iguais nas medidas têm uma diferença de uma pra outra. Um delas tem um único compartimento e a outra tem dois, um lado com tela e o outro sem.
Uso também como necessarie e levo as que sobram para ir colocando as roupas sujas (isso quando não temos problemas de espaço nas malas).
São muito práticas e deixam qualquer mala super organizada e fácil de manusear no dia-a-dia da viagem.
Quem pretende comprar aqui no Brasil, pesquisei e vi que podem ser encontradas no mercadolivre.com.br e americanas.com, mas não conheço a qualidade dos produtos.
Tenho 1 conjunto do primeiro modelo e 3 do segundo. Gosto muito delas porque têm a tela na frente o que facilita ver o que tem dentro :).
Bom, vamos ao que levar…
Mala de inverno – Roupas para uma semana num destino frio
Independente do destino ser frio ou quente, já se foi o tempo de levar muitas roupas para uma viagem, com a atual franquia de bagagem manter looks transados e diferentes nas fotos ficou quase impossível, temos que ser práticos.
Procuro levar roupas de tons mais neutros por serem mais fáceis de combinar e no caso de uma mala de inverno, procuro separar roupas mais escuras.
Para o Peru, levei na minha mala de inverno:
4 blusas de linha de mangas compridas;
4 legs;
1 calça preta para noite;
1 vestido de mangas compridas para noite;
2 casacos impermeáveis sendo 1 com capuz;
1 casaco de sobrepor de lã;
1 blusa jeans de mangas compridas;
4 blusas de malha de manga curta;
3 regatas;
1 blusa segunda pele;
1 par de meias de média compressão para os voos;
3 pares de meias;
1 meia-calça preta 40 fios;
1 blusa de manga comprida e gola alta para noite;
1 blusa de manga comprida para noite;
4 cachecóis de cores variadas;
2 boinas;
1 touca;
1 par de luvas de couro;
1 camisola de mangas compridas;
1 tenis;
1 bota rasteira de cano longo.
Na mala de inverno de Ricardo:
2 calças jeans;
2 casacos – 1 de couro e 1 impermeável;
7 camisas de malha de mangas compridas;
4 camisas brancas de malha para usar por baixo das de manga longa;
1 blusa segunda pele;
1 pijama;
2 cachecóis;
2 toucas;
1 par de luvas de couro;
1 par de meias de média compressão para os voos;
5 pares de meias;
2 cintos;
1 sapatênis;
1 tênis;
Como guardar tudo e ganhar espaço
Para acomodar tudo separei por tipo de roupa – blusas de linha todas juntas empilhadas, legs/ calças, cachecóis, roupa íntima e assim por diante.
Depois é só ir colocando dentro das bolsas organizadoras e fechar o zíper. Fica tudo bem guardadinho e ainda não amassa!
Depois de fechar todas, coloque dentro da mala e você vai ver como ganha-se espaço. O peso não é alterado claro, mas como fica tudo bem compacto e organizado, ganhamos muito espaço. A questão do peso está na escolha do tipo de roupa que se leva.
Lembra que comentei que a minha mala é menor do que a dele? A minha pesou depois de colocar a bota e os casacos que foram fora das bolsinhas 11.800kg e a de Ricardo 12.300kg e ainda ficou com bastante espaço.
Ah! Além das peças de roupas, colocamos 2 necessaries, 1 com produtos de higiene e outra com remédios que nunca viajamos sem eles :).
Viu que dá pre fazer uma mala de inverno para uma viagem de 8 dias levando pouco peso? O segredo é escolher roupas práticas e no caso do nosso destino, nos vestimos em camadas pela variação de temperatura.
Como nos vestimos durante a viagem
Pela manhã saíamos do hotel com uma camiseta + blusa de linha + casaco e touca. À tarde tirávamos o casaco quando esquentava e teve dia de tirarmos até a blusa de linha. Separamos um casaco para usamos durante o dia e outro à noite.
À noite eu saía com a calça preta + regata + blusa de mangas compridas + casaco com capuz ou com o de tricô e para variar trocava a calça pelo vestido. E Ricardo usava uma calça jeans + camisa branca + blusa de linha + casaco de couro. Usamos luvas todas as noites e toucas/ boinas.
Usamos todas as peças que levamos, eu ainda comprei uma manta peruana, daquelas que vestimos por cima de tudo, parece um poncho.
E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para mais de 200 países na EasySim4U;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Adorei as dicas. Nunca tinha pensado em comprar esses organizadores de mala. Vou comprar e usar na próxima viagem.
Você não vai se arrepender 🙂
Nossa gente, que organização! Não tenho muita paciência com os organizadores. Confesso que acabo bagunçando mais na hora de abrir…rsrsr Mas adorei as dicas, não só pelo peso, mas pelo próprio conforto na hora de carregar e arrumar, sou super adepta da menor mala possível!
Mesmo usando os organizadores precisamos de uma certa disciplina para manter a mala arrumada realmente, eles por si só não fazem milagres né? Eu gosto muito porque ganhamos espaço também.
Essas dicas são muito valiosas!! Andar com mala pesada já é ruim, no inverno então… hahaha também adorei a ideia dos organizadores.
Com certeza Débora, as roupas de inverno são mais pesadas e muito volumosas, temos que escolher com cuidado o que levar para ficarmos confortáveis no destino mas durante o trajeto também :).
Eu nunca tinha pensado nesses organizadores, mas tenho o costume de usar aqueles sacos para reduzir o volume e tal…
Nada de levar coisas desnecessárias, né?!?Ótimas dicas!
Os spaces bags são excelentes para economizarmos espaço realmente. Uso quando vamos para os EUA e compramos mais roupas. Em outras viagens nunca uso, prefiro os organizadores porque têm o fechamento mais simples e os tamanhos se adaptam super bem às malas.
Ótimas dicas! Acho que quanto mais leve, melhor!
Também curto a técnica de me vestir em camadas, ajuda muito realmente 🙂
Ninguém merece puxar malas pesadas :). Depois que fomos para Washington DC no mês de dezembro vi o quão importante é vestir-se em camadas em destinos frios.
Oi Cynara, como viajo muito de moto e o espaço é super reduzido, aprendi a viver com pouca roupa, mas eu uso os sacos a vacuo, me ajuda muito, agora quero vijar de avião somente com mala de bordo.bjs
Também uso sacos à vácuo quando vou para os EUA, sempre compro edredons e toalhas e os sacos são uma ótima opção para trazê-los ganhando espaço.