Sempre que temos uma conexão mais longa, queremos saber como é o aeroporto onde iremos descer, quais as opções de alimentação, como são os banheiros, a estrutura dos portões, imigração e tudo mais que envolve a descida de um avião num país estranho. Em nossa viagem para o Peru fizemos uma conexão na capital e mostramos aqui tudo sobre o aeroporto de Lima, o movimentado Jorge Chávez.
⇒ Leia também como é o Aeroporto de Tocumen na Cidade do Panamá
Sobre o aeroporto de Lima
O Aeroporto Internacional Jorge Chávez fica em Callao, uma cidade na região metropolitana a 10km de Lima. Em 2009 recebeu 2 importantes títulos: Melhor Aeroporto da América do Sul segundo pesquisa realizada pela renomada Skytrax Research, empresa inglesa especialista no setor aeroportuário e o de Aeroporto Líder na América do Sul pela The World Travel Awards que é um prêmio comparado ao Óscar do cinema.
Um fator que eleva e muito o conceito do aeroporto de Lima é sua posição geográfica, pela sua localização, o mais movimentado e importante aeroporto peruano é hub de algumas companhias aéreas e é alvo de muitas outras que tentam negociar esse privilégio.
O Aeroporto Internacional Jorge Chávez homenageia Jorge Chávez Dartnell, um piloto peruano que foi o primeiro a cruzar os Alpes num monoplano, isso aconteceu em 1910.
Em 2001 o aeroporto foi privatizado e é controlado pela Lima Airport Partners, uma empresa com origens americana e inglesa.
Estrutura
41 cias aéreas operam no aeroporto, anexo tem o Hotel Costa del Sol, oferece 17 lugares para refeição dentre restaurantes como o famoso Tanta a fast foods, 19 lojas pelos corredores com marcas como Hugo Boss e H. Stern.
Vamos mostrar um pouco de cada parte que tivemos acesso durante nossa conexão.
Saguão principal
É bem amplo e vimos muita gente trabalhando, seja na área de segurança como na parte operacional. Tanto em nossa conexão na ida como na volta fomos despachar nossas malas e estava muito movimentado.
Os balcões de check in são bem sinalizados, há serviço de proteção para malas em frente a alguns deles e funcionários das cias aéreas dando suporte.
Á noite quando voltamos para nosso embarque estava bem mais tranquilo, não havia fila nenhuma nos balcões, parecia outro aeroporto.
Saguão de chegada
Na ida não saímos do aeroporto, mas pegamos as malas e passamos pela imigração, pelo raio-x e depois tínhamos que despachá-las novamente.
⇒ Leia também Raio-x de aeroporto: lugar que acontece de tudo
Quando voltamos de Cusco, pegamos as malas, saímos no saguão de chegada que dá para o saguão principal, fica no extremo direito do prédio. Tinha muitos taxistas abordando os passageiros. Assim que saímos vimos o locker para bagagens, mas não sabíamos se precisaríamos usá-lo ou se poderíamos despachar logo nossas malas.
Chegamos então ao saguão, tinha muita gente, passamos por todos e seguimos para o balcão da LATAM.

Essa foto tiramos à noite quando voltamos, o aeroporto estava muito mais calmo
Lá soubemos que como nossa conexão era de mais de 9 horas, só poderíamos despachar as bagagens quando faltassem 4 horas. Como iríamos passear em Lima, voltamos para o locker e fomos guardar nossas malas.
Guarda-volumes no aeroporto
Fica à direita do portão do desembarque, não tem como passar despercebido, os taxistas ficam logo à frente de quem sai e o guichê de atendimento do guarda-volumes à direita.
Conversamos com o atendente que foi bem simpático, ele nos explicou que uma de nossas malas seria levada para o depósito que fica numa sala atrás desse móvel da foto e as demais ele iria tentar acomodá-las todas no mesmo locker, assim pagaríamos menos. O locker foi esse com a porta aberta abaixo.

Tabela de preços
As malas foram acomodadas como ele programou, pagamos 50 soles pelo locker + 11 soles pela mala que ficou no depósito. (a relação do Real para Sol é de +- 1 Sol = R$ 0,85)

Depósito do guarda-volumes
Recebemos a chave do locker onde ficaram nossas malas e um recibo pela mala que ficou no depósito. Saímos para passear apenas com nossas mochilas pequenas. Na volta fomos lá, pegamos nossas bagagens e despachamos.
Achamos o serviço muito bom, o preço bem razoável para a tranquilidade e comodidade que tivemos.
Alimentação
O aeroporto de Lima oferece 17 estabelecimentos para refeições, incluindo o famoso restaurante Tanta, fast foods na praça de alimentação e pequenos quiosques ao longo de alguns corredores e claro que cafeterias incluindo Starbucks.
Em nosso trajeto da ida, chegamos em Lima perto do meio-dia, nossa conexão foi de quase 5 horas. Fomos procurar um lugar para almoçarmos e encontramos a praça de alimentação que fica no primeiro andar. Estava um barulho, muita gente mas mesmo assim resolvemos nos sentar numa mesa e Ricardo foi ver as opções.

Atrás dessa divisória de vidro é a praça de alimentação
Ele chegou à mesa com um prato de frango assado com batatas fritas e salada, não tinha como errar né gente? Estava bom, nada do outro mundo como era de se esperar pelo visual da praça, mas deu pra encarar.

Eu detesto pratos descartáveis mas não tina outro jeito….
Na praça tem Mc Donald’s, pizza, comida chinesa e muitas opções de frango, que depois vimos que isso é comum no Peru.
Quando voltamos à noite depois de nosso passeio por Lima, encontramos o Tanta e outros restaurantes pequenos fora da praça, ai sim, um ambiente bem agradável, calmo, pouca gente, mas infelizmente encontramos tarde demais :(.
Depois de termos entrado no setor dos portões de embarque, vimos algumas lanchonetes com opções de sanduíches frios, empanadas, bolos e outros tipos de doces e salgados e com serviço self-service para bebidas e outros lanches.
Lojas
Além do Dufry, tem mais 19 lojas espalhadas pelos corredores, pricipalmente na parte de acesso aos portões de embarque. Vimos algumas de marcas como H. Stern e Hugo Boss além de muitas vendendo souvenirs.
Sala VIP no aeroporto de Lima
Há 3 salas VIP’s no aeroporto mas a LATAM não tem mais a sua exclusiva. Na ida fomos na classe executiva e na volta de Premium Business, teríamos direito a usar mas como nossos voos eram com a LATAM, teríamos que pagar para termos acesso às outras.
Quem for por outra cia aérea pode verificar o acesso, é uma ótima opção para esperar o
Área de embarque
A área de acesso aos portões de embarque é bem pequena e é a mesma para voos nacionais e internacionais. Fica bem perto da praça de alimentação no primeiro andar.
Depois de passarmos pela conferência dos documentos, vimos umas setas mostrando o lado que deveríamos seguir e o outro oposto seria para voos nacionais.
Os corredores de acesso aos portões são bem amplos e tem uma parte mais moderna do que a outra.
Vimos estações para carregar celulares com várias tomadas, alguns caixas eletrônicos e livrarias próximos a alguns portões de embarque.
Não sabemos dizer quantos são ao todo, mas acreditamos que sejam mais de 50. Uma coisa que nos chamou atenção foi que de tempos em tempos ficam avisando nos auto-falantes que o aeroporto não faz chamada dos voos, é preciso que o passageiro fique atento aos painéis espalhados pelos corredores para conferir o portão correto.
O nosso voo mudou de portão 3 vezes e de um para outro era distante, tipo o primeiro era o portão 13 e depois mudou para o 34 por exemplo, mas não tivemos nenhum atraso.
Hotel
Em frente ao prédio do aeroporto de Lima há o Hotel Costa del Sol Wyndham que é uma excelente opção para quem vai fazer uma conexão noturna por exemplo, não precisa sair do aeroporto e consegue ter uma boa noite e sono. Não fomos conhecê-lo porque nossa conexão foi diurna e aproveitamos para conhecermos um pouco da capital.
Dicas
- Numa conexão mesmo que curta, se for no primeiro destino do país estrangeiro, temos que pegar as bagagens e fazermos imigração, depois despachamos novamente as malas. Em Lima foi bem rápido, já estávamos com os cartões de embarque e as bagagens etiquetadas, apenas entregamos no balcão;
- Numa conexão longa, com mas de 5 horas mesmo que esteja saindo do país e não precise passar pela imigração, procure saber com os funcionários da cia aérea qual o procedimento relativo às bagagens, isso muda de uma para outra. Na LATAM, só podemos despachar novamente as malas com no máximo 4 horas de antecedência do voo, por isso tivemos que deixá-las no guarda-volumes;
- Caso esteja planejando sair do aeroporto, pode contratar um táxi ainda dentro do saguão, o preço e maior do que se sair e tentar negociar com os que ficam na frente do prédio, mas leve em conta o tempo que pode perder nessa negociação. Pagamos 50 soles para irmos a Miraflores e soubemos de pessoas que pagaram 40 para o mesmo percurso mas depois de negociarem com 3 taxistas. Pra nós tempo vale ouro no caso de entramos com poucas horas para aproveitarmos a cidade;
- Antes de irmos lemos que era cobrada uma taxa dos passageiros que optassem por sair do aeroporto durante uma conexão, isso não aconteceu conosco, não vimos nada sobre isso por lá. Não fomos abordados em nenhum momento sobre nosso destino nem tampouco quando voltamos do passeio.
- Há wi-fi gratuito nos primeiros 30 minutos depois de fazer login;
- Os banheiros são pequenos mas têm fraldário.
Vimos que o aeroporto de Lima está passando por reformas, vimos tapumes em algumas áreas, em outras a sinalização estava precária por causa das obras. Observamos muitas situações de passageiros correndo de um portão para outro para conferir o voo, entendemos que é comum a troca de portão, o nosso mudou 3 vezes e isso deve gerar muitos problemas aos passageiros,
O aeroporto Jorge Chávez tem uma estrutura bem razoável para quem precisa ficar algumas horas esperando o próximo voo, nada comparado com o Terminal 3 de Guarulhos que está excelente nem tampouco com o Galeão, mas não é dos piores. Mas não vá esperando muita modernidade.
Agora nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Passagens Promo;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hurb
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Já tive que passar noite nesse aeroporto hahahah mas é um dos mais organizados da América do Sul, sem dúvidas. Pena que fica longe de tudo e pra se locomover, precisa de taxi (o bom é que não é caro!)
Fica afastado realmente mas transporte lá tem um preço muito acessível né Camila? O aeroporto é bem organizado sim.
O aeroporto de Lima é um dos melhores quando a gente pensa na América do Sul. Tive conexões longas por lá e foi sempre muito tranquilo, o setor de serviços é bem servido em opções!
Cynara, Tenho uma conexão de 1.05h no aeroporto de lima, gostaria de saber se temos que passar pela aduana pegar as bagagens enfim. Acho o tempo curto se poderes me dar uma ajuda. Parabéns pelo blog material de excelente qualidade.
Filipe, se a conexão é de menos de 4 horas e não vai sair do aeroporto não passa pela Aduana, é chegar e seguir direto para o portão de embarque do próximo voo. Obrigada pela visita. Boa viagem.
Olá boa noite tenho um voo com pernoite em lima com destino a punta cana, vc sabe se tem alguma taxa de aeroporto neste caso? é quanto a moeda utilizada lá o dólar é valorizado? Obrigada
Oi Daniela, acredito que não terá nenhuma taxa de aeroporto. A taxa que já ouvi falar acontece quando o passageiro sai do aeroporto, mas como disse no post, no nosso caso não pagamos essa taxa mesmo saindo para passarmos o dia em Lima. Quando à moeda usamos Soles peruanos e cartão de crédito, os dólares entram na conversão que é muito variável.
Olá preciso de uma informação. Meu filho fará uma conexão curta no Aeroporto de Lima e precisará se alimentar. Gostaria de saber se ele poderá pagar em dolar nos restaurantes do aeroporto.
Grata!
Olá Tania, nós pagamos o almoço na ida no cartão porque ainda não tínhamos feito câmbio, levamos poucos dólares e mais Real mesmo porque vimos que a cotação para nossa moeda estava melhor. Eu tomei um café enquanto esperávamos nosso voo na volta e paguei com soles que sobraram. Eu aconselho pagar no cartão ou reservar alguns soles pra isso porque pelo que vimos lá nem todo lugar aceita dólares e Real em nenhum lugar.
Olá Cynara Vianna, tudo bem? Antes de mais nada parabéns pelo blog, informações muito úteis aos passageiros e viajantes de plantão. Uma dúvida, tenho uma escala de pouco mais de 1h tanto na ida quanto na volta, com destino à Punta Cana. Sabe dizer se é necessária alguma documentação específica ou comprovante internacional de vacinação?
Obrigado!
Olá Marcus, muito obrigada. Olha, não mostramos nossas carteiras de vacina, estávamos com elas mas não pediram. Na verdade o Peru não está na lista dos países que exigem mas como temos as carteiras levamos. Pode ir tranquilo que não pedem nenhum documento além da ID emitida a menos de 10 anos ou o passaporte. Boa viagem.
Boa noite!! Gostaria de saber se no aeroporto de Lima tem WI-FI???
Olá Fernanda, tem a opção de 30 minutos fazendo o cadastro e colocando o localizador, tentei mas estava muito lenta, não consegui que com certeza foi pela quantidade de acessos aquela rede. Usei a do chip pré-pago que levei para a viagem.
Olá. Em um voo de Lima a Cusco, acredita que chegar ao aeroporto com uma hora de antecedência é suficiente?
Oi Wal, acho uma hora pouco porque você terá que pegar as malas e passar pelo raio-x para despachá-las novamente.
Olá, estou na duvida se de Lima a cusco é necessario chegar 1 ou 2 hs para fazer o checkin.
Abraços
Oi Raquel, aconselho chegar 2 horas antes.
Olá! No voo de Cusco para Porto Alegre, com conexão em Lima por 9 horas, é possível sair do aeroporto para dar uma volta pela cidade?
Olá Felipe, dá sim, aproveitamos nossa conexão e fomos conhecer um pouco de Lima, dá uma olhada nesse post onde mostramos que fizemos e ainda demos dicas para quem tem mais ou menos horas do que tivemos. Você vai adorar com certeza. https://cantinhodena.com.br/2018/08/conexao-em-lima-o-que-fazer-e-onde-comer/
Olá Cynara! Parabéns pelo Blog e pela iniciativa de contribuir com as pessoas, facilitando a vida das mesmas!
Por falar em ajudar, veja o meu caso: Farei uma conexão de 6 horas (chegada às 06:50 e partida para Havana às 13:05.
Como podemos, minha mulher e eu, aproveitar esse tempo fora do aeroporto? O que devemos fazer para tornar o deslocamento rápido e onde ir?
Obrigado!
Cynara Vianna boa tarde!
Qual moeda você indicaria para usar no aeroporto de Lima? Vou fazer conexão la.
Oi Ana Paula, nós levamos uns poucos dólares que tínhamos em casa.
Graças à Deus achei esse blog rsrs, imagina que vou fazer minha primeira viagem internacional para Cancún e tenho conexão em Lima meia que apavorada rs. Não vou despachar mala levarei somente a de 10kg e uma pequena mochila. Quando desembarca tem auxílio para k novo embarque?
Olá Edilaine, fique tranquila, o aeroporto de Lima é bem sinalizado e como você não precisará pegar mala sua conexão será bem simples. Quando desembarcar pode perguntar a um dos funcionários do aeroporto que ficam nos corredores sinalizando as conexões ou aos da própria companhia aérea que muitas vezes ficam chamando também. Boa viagem.
Olá Cynara.. vou fazer uma viagem à Miami com conexão em Lima… porém de 45min 🙁 gostaria de tirar essas dúvidas kkkk qdo o avião pousar não precisamos pegar as malas né? Aí eh desembarcar e já embarcar de novo? Tem alguma orientação lá para ajudar no momento do desembarque? Obrigada
Oi Fernanda. Pelo tempo de sua conexão eu acredito que não precisará passar por imigração nem pegar malas. Quando fizer o checkin confirme com a cia aérea onde pegará as malas para ficar tranquila quando a isso. Com relação à chegada no aeroporto de Lima, há funcionários da cia aérea orientando sobre conexões como acontece aqui no Brasil sim, mas se por acaso não os vir, peça informações a um funcionário do aeroporto que ele vai ajudar. Boa viagem :).
ola Fernanda, boa tarde!
o blog esta me ajudando muito e vi sua pergunta e vou fazer este mesmo voo, você conseguiu? estou achando 45 minutos muito pouco tempo. certo receio. Obrigada!!!!!
Oi Paula, vi que Fernanda não respondeu sua pergunta ainda, talvez ela não tenha recebido notificação de respostas. Eu vou enviar um email pra ela avisando que tem uma pergunta aqui, mas não posso garantir que ela venha responder ok?
Oiii Paula 🙂 agora q recebi o email da Cynara, desculpa não tinha visto antes. Mas eh bem tranquilo, eu tb tinha esse receio, mas na hora que chegares lá eh tudo bem sinalizado. Ao descer do avião vais ir até o setor de embarque, não eh preciso passar pela imigração e nem pegar malas. Vais sair do avião, caminhar por um corredor e na frente da entrada da imigração dobrar a direita e seguir para embarque. Normalmente grande parte das pessoas do avião vão fazer conexão, então da para seguir o fluxo tb kkkkk Para nos deu bem tranquilo os 45min.. ficamos ainda esperando um pouco no setor de embarque até abrir o próximo voo. Claro tentamos não perder muito tempo na saída da aeronave e na caminhada. Mas fica tranquila e boa viagem!! Qualquer dúvida só chamar 🙂
Olá. Penso em realizar retorno de Miami o Brasil, onde o vôo passará por Lima (1h20) de conexão. Esse tempo seria viável? Há necessidade de pegar malas ou passar por alfândega? Grato.
Oi Lucio, eu acredito que você não precisará pegar as malas em Lima, mas confirme isso com a cia aérea, com relação à alfândega não passará, você fará isso quando pousar no Brasil. Quanto ao tempo dá sim, principalmente se você confirmar que não precisará pegar as malas. Boa viagem.
Oi, tudo bem. Primeiramente obrigada pelo seu blog, ajuda muito os marinheiros de primeira viagem como eu rs. Bom, estou indo para Machu pitchu, mas levo comigo muita mala pq sigo para outro país. Quero deixar estas malas no guarda volumes por aproximadamente 7 dias, mas não entendi bem os valores que vc colocou . 50 soles pela locker ou 11 por uma mala individual? Se eu tiver duas malas seria possível pagar apenas por elas ( totalizando 22 soles) ou eu teria q pegar o locker?
Obrigada 🙂
Oi Danielle, que bom que o blog está lhe ajudando. Quanto ao locker, há valor para um volume e outro para o espaço maior onde você pode guardar o que couber nele. Você tem que ver quando chegar os tamanhos dos lockers para ver qual seria a melhor opção. Você vai de Lima para Cusco e de lá para Mapi certo? Eu no seu lugar veria o valor na cia aérea para embarcar com suas malas para Cusco e deixar as malas no hotel. Talvez saia mais em conta. Nós ficamos em 2 hotéis em Cusco, quando fomos para Mapi fizemos ckeckout e deixamos nossas malas no primeiro hotel e na volta de Mapi passamos lá e pegamos e não pagamos nada por isso. Pense nessa possibilidade. Espero ter lhe ajudado :).
Olá, boa tarde. Você comprou o CHIP pré pago onde? Eu vou ficar 7 dias em LIMA e estava pensando em usar o Wifi para chamar um uber e ir até uma loja da claro comprar um pré-pago.
Olá Henrique, eu comprei o chip aqui no Brasil antes de seguir viagem, vou deixar aqui 2 links de empresas que indico. Dá uma olhada: https://www.easysim4u.com/?utm_source=cantinhodena&utm_campaign=campanha_cantinhodena&.e. https://www.viajeconectado.com/?utm_medium=parceirospromo&pcrid=80&utm_source=site-blog&ref=parceirospromo
Oi, Cynara. Muito bom seu texto. Vou para Cartagena com conexão de 6 h em Lima, pela LATAM. Gostaria de saber como funciona, se vou precisar pegar as malas, passar pela imigração. Marinheira de primeira viagem aqui.
Oi Danielle, obrigada pela visita ao blog. Nós viajamos com a LATAM também e quando fomos, nas conexões acima de 4 horas os passageiros tinham que retirar as bagagens, passar pela imigração e depois despachá-las de novo. Mas como a política das cias aéreas muda sempre, aconselho entrar em contato com a empresa para confirmar, mas se precisarem fazer isso é bem tranquilo. Boa viagem.
Olá, muito obrigado pelo artigo. Minha questão é estou indo de Los Angeles para São Paulo e irei ficar 4 horas no aeroporto de Lima. Queria saber como funciona a parte da moeda, se posso usar dolar/real (cartão de débito ou espécie) ou tenho que trocar e como poderia fazer isso.
Oi Ricardo, você pode usar dólar sim mas a conversão na hora de pagar algum lanche por exemplo é bem ruim. No seu lugar eu usaria cartão de crédito/ débito porque assim seria a cotação do dólar do seu cartão.Como serão poucas horas acho que seria a melhor opção.