Sempre que temos uma conexão mais longa, queremos saber como é o aeroporto onde iremos descer, quais as opções de alimentação, como são os banheiros, a estrutura dos portões, imigração e tudo mais que envolve a descida de um avião num país estranho. Em nossa viagem para o Peru fizemos uma conexão na capital e mostramos aqui tudo sobre o aeroporto de Lima, o movimentado Jorge Chávez.

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Sobre o aeroporto de Lima

O Aeroporto Internacional Jorge Chávez fica em Callao, uma cidade na região metropolitana a 10km de Lima. Em 2009 recebeu 2 importantes títulos: Melhor Aeroporto da América do Sul segundo pesquisa realizada pela renomada Skytrax Research, empresa inglesa especialista no setor aeroportuário e o de Aeroporto Líder na América do Sul pela The World Travel Awards que é um prêmio comparado ao Óscar do cinema.

Um fator que eleva e muito o conceito do aeroporto de Lima é sua posição geográfica, pela sua localização, o mais movimentado e importante aeroporto peruano é hub de algumas companhias aéreas e é alvo de muitas outras que tentam negociar esse privilégio.

Aeroporto Internacional Jorge Chávez homenageia Jorge Chávez Dartnell, um piloto peruano que foi o primeiro a cruzar os Alpes num monoplano, isso aconteceu em 1910.

Em 2001 o aeroporto foi privatizado e é controlado pela Lima Airport Partners, uma empresa com origens americana e inglesa.

Estrutura

41 cias aéreas operam no aeroporto, anexo tem o Hotel Costa del Sol, oferece 17 lugares para refeição dentre restaurantes como o famoso Tanta a fast foods, 19 lojas pelos corredores com marcas como Hugo Boss e H. Stern.

Vamos mostrar um pouco de cada parte que tivemos acesso durante nossa conexão.

Saguão principal

É bem amplo e vimos muita gente trabalhando, seja na área de segurança como na parte operacional. Tanto em nossa conexão na ida como  na volta fomos despachar nossas malas e estava muito movimentado.

Saguão do aeroporto de Lima

Os balcões de check in são bem sinalizados, há serviço de proteção para malas em frente a alguns deles e funcionários das cias aéreas dando suporte.

Saguão do aeroporto de Lima

Saguão do aeroporto de Lima

Á noite quando voltamos para nosso embarque estava bem mais tranquilo, não havia fila nenhuma nos balcões, parecia outro aeroporto.

Saguão de checkin

Saguão de chegada

Na ida não saímos do aeroporto, mas pegamos as malas e passamos pela imigração, pelo raio-x e depois tínhamos que despachá-las novamente.

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Quando voltamos de Cusco, pegamos as malas, saímos no saguão de chegada que dá para o saguão principal, fica no extremo direito do prédio. Tinha muitos taxistas abordando os passageiros. Assim que saímos vimos o locker para bagagens, mas não sabíamos se precisaríamos usá-lo ou se poderíamos despachar logo nossas malas.

Chegamos então ao saguão, tinha muita gente, passamos por todos e seguimos para o balcão da LATAM.

Saguão de chegada do aeroporto de Lima

Essa foto tiramos à noite quando voltamos, o aeroporto estava muito mais calmo

Lá soubemos que como nossa conexão era de mais de 9 horas, só poderíamos despachar as bagagens quando faltassem 4 horas. Como iríamos passear em Lima, voltamos para o locker e fomos guardar nossas malas.

Guarda-volumes no aeroporto

Fica à direita do portão do desembarque, não tem como passar despercebido, os taxistas ficam logo à frente de quem sai e o guichê de atendimento do guarda-volumes à direita.

Conversamos com o atendente que foi bem simpático, ele nos explicou que uma de nossas malas seria levada para o depósito que fica numa sala atrás desse móvel da foto e as demais ele iria tentar acomodá-las todas no mesmo locker, assim pagaríamos menos. O locker foi esse com a porta aberta abaixo.

Guarda-volumes do aeroporto de Lima

Tabela de preços

As malas foram acomodadas como ele programou, pagamos 50 soles pelo locker + 11 soles pela mala que ficou no depósito. (a relação do Real para Sol é de +- 1 Sol = R$ 0,85)

Guarda-volumes do aeroporto de Lima

Depósito do guarda-volumes

Recebemos a chave do locker onde ficaram nossas malas e um recibo pela mala que ficou no depósito. Saímos para passear apenas com nossas mochilas pequenas. Na volta fomos lá, pegamos nossas bagagens e despachamos.

Achamos o serviço muito bom, o preço bem razoável para a tranquilidade e comodidade que tivemos.

Alimentação

O aeroporto de Lima oferece 17 estabelecimentos para refeições, incluindo o famoso restaurante Tanta, fast foods na praça de alimentação e pequenos quiosques ao longo de alguns corredores e claro que cafeterias incluindo Starbucks.

Em nosso trajeto da ida, chegamos em Lima perto do meio-dia, nossa conexão foi de quase 5 horas. Fomos procurar um lugar para almoçarmos e encontramos a praça de alimentação que fica no primeiro andar. Estava um barulho, muita gente mas mesmo assim resolvemos nos sentar numa mesa e Ricardo foi ver as opções.

Praça de alimentação do aeroporto de Lima

Atrás dessa divisória de vidro é a praça de alimentação

Ele chegou à mesa com um prato de frango assado com batatas fritas e salada, não tinha como errar né gente? Estava bom, nada do outro mundo como era de se esperar pelo visual da praça, mas deu pra encarar.

Opção de Almoço

Eu detesto pratos descartáveis mas não tina outro jeito….

Na praça tem Mc Donald’s, pizza, comida chinesa e muitas opções de frango, que depois vimos que isso é comum no Peru.

Quando voltamos à noite depois de nosso passeio por Lima, encontramos o Tanta e outros restaurantes pequenos  fora da praça, ai sim, um ambiente bem agradável, calmo, pouca gente, mas infelizmente encontramos tarde demais :(.

Alimentação

Depois de termos entrado no setor dos portões de embarque, vimos algumas lanchonetes com opções de sanduíches frios, empanadas, bolos e outros tipos de doces e salgados e com serviço self-service para bebidas e outros lanches.

Quiosques de alimentação no aeroporto de Lima

Lojas

Além do Dufry, tem mais 19 lojas espalhadas pelos corredores, pricipalmente na parte de acesso aos portões de embarque. Vimos algumas de marcas como H. Stern e Hugo Boss além de muitas vendendo souvenirs.

Corredores com lojas

Sala VIP no aeroporto de Lima

Há 3 salas VIP’s no aeroporto mas a LATAM não tem mais a sua exclusiva. Na ida fomos na classe executiva e na volta de Premium Business, teríamos direito a usar mas como nossos voos eram com a LATAM, teríamos que pagar para termos acesso às outras.

Quem for por outra cia aérea pode verificar o acesso, é uma ótima opção para esperar o

Área de embarque

A área de acesso aos portões de embarque é bem pequena e é a mesma para voos nacionais e internacionais. Fica bem perto da praça de alimentação no primeiro andar.

Depois de passarmos pela conferência dos documentos, vimos umas setas mostrando o lado que deveríamos seguir e o outro oposto seria para voos nacionais.

Os corredores de acesso aos portões são bem amplos e tem uma parte mais moderna do que a outra.

Corredores internos do aeroporto de Lima

Aeroporto de Lima

Saguão de espera dos voos

Portão de embarque no aeroporto de Lima

Vimos estações para carregar celulares com várias tomadas, alguns caixas eletrônicos e livrarias próximos a alguns portões de embarque.

Não sabemos dizer quantos são ao todo, mas acreditamos que sejam mais de 50. Uma coisa que nos chamou atenção foi que de tempos em tempos ficam avisando nos auto-falantes que o aeroporto não faz chamada dos voos, é preciso que o passageiro fique atento aos painéis espalhados pelos corredores para conferir o portão correto.

O nosso voo mudou de portão 3 vezes e de um para outro era distante, tipo o primeiro era o portão 13 e depois mudou para o 34 por exemplo, mas não tivemos nenhum atraso.

Hotel

Em frente ao prédio do aeroporto de Lima há o Hotel Costa del Sol Wyndham que é uma excelente opção para quem vai fazer uma conexão noturna por exemplo, não precisa sair do aeroporto e consegue ter uma boa noite e sono. Não fomos conhecê-lo porque nossa conexão foi diurna e aproveitamos para conhecermos um pouco da capital.

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Dicas

    • Numa conexão mesmo que curta, se for no primeiro destino do país estrangeiro, temos que pegar as bagagens e fazermos imigração, depois despachamos novamente as malas. Em Lima foi bem rápido, já estávamos com os cartões de embarque e as bagagens etiquetadas, apenas entregamos no balcão;
    • Numa conexão longa, com mas de 5 horas mesmo que esteja saindo do país e não precise passar pela imigração, procure saber com os funcionários da cia aérea qual o procedimento relativo às bagagens, isso muda de uma para outra. Na LATAM, só podemos despachar novamente as malas com no máximo 4 horas de antecedência do voo, por isso tivemos que deixá-las no guarda-volumes;
    • Caso esteja planejando sair do aeroporto, pode contratar um táxi ainda dentro do saguão, o preço e maior do que se sair e tentar negociar com os que ficam na frente do prédio, mas leve em conta o tempo que pode perder nessa negociação. Pagamos 50 soles para irmos a Miraflores e soubemos de pessoas que pagaram 40 para o mesmo percurso mas depois de negociarem com 3 taxistas. Pra nós tempo vale ouro no caso de entramos com poucas horas para aproveitarmos a cidade;
    • Antes de irmos lemos que era cobrada uma taxa dos passageiros que optassem por sair do aeroporto durante uma conexão, isso não aconteceu conosco, não vimos nada sobre isso por lá. Não fomos abordados em nenhum momento sobre nosso destino nem tampouco quando voltamos do passeio.
    • Há wi-fi gratuito nos primeiros 30 minutos depois de fazer login;
    • Os banheiros são pequenos mas têm fraldário.

Vimos que o aeroporto de Lima está passando por reformas, vimos tapumes em algumas áreas, em outras a sinalização estava precária por causa das obras. Observamos muitas situações de passageiros correndo de um portão para outro para conferir o voo,  entendemos que é comum a troca de portão, o nosso mudou 3 vezes e isso deve gerar muitos problemas aos passageiros,

Corredores do aeroporto de Lima

O aeroporto Jorge Chávez tem uma estrutura bem razoável para quem precisa ficar algumas horas esperando o próximo voo, nada comparado com o Terminal 3 de Guarulhos que está excelente nem tampouco com o Galeão, mas não é dos piores. Mas não vá esperando muita modernidade.

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