Já passamos pelo Aeroporto de Tocumen na Cidade do Panamá várias vezes, como a Copa Airlines tem voos que saem aqui de Recife direto pra o Panamá e de lá seguem pra vários destinos incluindo os Estados Unidos, é uma excelente opção pra nós que moramos aqui.

Já fizemos conexões de todos os tipos, de apenas 2 horas, de pouco mais de 1 hora, de 7/8 horas, de um dia pra o outro, conhecemos bem o aeroporto de Tocumen. E em quase todas as conexões com mais tempo, aproveitamos pra conhecer um pouco a Cidade do Panamá.

Veja aqui e aqui o que já fizemos nessas ocasiões. E tem mais post sendo preparado sobre esse assunto, logo logo atualizo aqui :).

O Aeroporto de Tocumen foi inaugurado na década de 1940, e de lá pra cá só vem crescendo. É um dos principais hubs das Américas por ficar praticamente no meio entre a América do Sul e a do Norte. É a sede da Copa Airlines, a cia aérea tem centenas de voos que partem da Cidade do Panamá para vários destinos pelas Américas. Além da Copa, a American Airlines, KLM, United Airlines, TAP, Aeroméxico, Avianca entre outras usam o Aeroporto de Tocumen para conexões.

Aeroporto-de-Tocumen-no-Panama-patio

O aeroporto é conhecido também por suas centenas de lojas, é um verdadeiro shopping. No Panamá não é cobrado o imposto que pagamos nos Estados Unidos, mas sinceramente nunca achei vantagens am compras lá, os preços são os mesmos dos Estados Unidos quando colocamos o imposto, sai uma coisa pela outra.

Aeroporto-de-Tocumen-no-Panama-mall

O aeroporto encontra-se em expansão, o Terminal 2 está sendo construído. Uma parte dele já está em funcionamento mas ainda há muitas obras sendo realizadas.

São mais de 40 portões de embarque/desembarque. Há wi-fi livre pra os viajantes durante as 2 primeiras horas, depois disso é preciso pagar, mas a velocidade deixa muito a desejar, cai com frequência e às vezes mesmo dentro do tempo ainda não consegue-se conectar novamente, é mita gente disputando conexão ao mesmo tempo.

Não sei a quantidade de lojas, mas são muitas, das mais variadas lojas. A La Riviera e a Attenza estão espalhadas por todos os corredores. São divididas por produtos (bebidas, perfumes/maquiagem, eletrônicos, etc). Marcas como Lacoste, Tommy Hilfiger, Burberry, Carolina Herrera, Mac e muitas outras fazem do shopping do aeroporto uma opção para quem não conseguiu fazer suas compras no destino de sua viagem e ainda tem alguns dólares (ou não…). Afinal, os cartões de crédito são muito bem aceitos em todas as lojas.

O aeroporto é todo climatizado, bem estruturado, muitas cadeiras em todos os portões de embarque, vários painéis espalhados por todo canto com as chegadas e partidas dos próximos voos, vários banheiros, principalmente no setor mais novo, os dos portões mais antigos ainda não foram reformados, são bem precários e pequenos. Se chegar por um desses, ande um pouco mais, vale a pena se apertar um pouco até encontrar um banheiro novo :). Esses portões são os que ficam nas pontas, dá pra saber porque o saguão é redondo, os mais novos ficam em corredores compridos.

O setor de imigração fica no andar térreo, é quente e os agentes são sempre chatos, nunca fomos atendidos por um(a) que fosse ao menos educado. Mas como o contato é bem rápido, isso não importa nem faz a menor diferença.

Depois de passar pela imigração, pega-se as malas (quando for o caso) e segue-se para o raio-X, isso mesmo, pra sair do aeroporto é preciso passar todas as malas, bolsas e tudo o que estivermos levando pelo máquina no raio-X e aí é que os funcionários são chatos e grosseiros.

Para quem vai sair do aeroporto, assim que passar pelo raio-X chega a um saguão, e logo depois aos portões de saída para a parte externa onde ficam as vans de transportes e os taxistas oferecendo seus serviços.

Aeroporto-de-Tocumen-no-Panama-carro

A cidade do Panamá é sempre muito quente, abafada, se estiver com casacos, vá com uma roupa bem leve por baixo ou leve uma pra trocar quando chegar lá. Mesmo com o céu nublado, é muito quente, e olha que a gente mora no Nordeste e sente calor lá :).

Caso saia do aeroporto para fazer algum passeio, o transporte vai lhe deixar no primeiro andar, logo na entrada fica o setor de segurança, é muito tranquilo e rápido, e para não ser diferente, o pessoal é bem chatinho.

Passa-se então pelo raio-X pra embarcar e chega-se no mall de lojas que ocupa toda  a extensão do aeroporto, é sério, não estou exagerando, são lojas por todos os lados. Os portões de embarque ficam num corredor paralelo ao mall.

Para embarques para os Estados Unidos, é preciso passar novamente pelo raio-X no portão de embarque, mas pra outros destinos não, pelo menos isso aconteceu com a gente todas as vezes, é aquela história, vai pra os EUA, revista, vai voltar pra o Brasil, passa direto, só o raio-X da entrada resolve!

Uma falha que eu acho no Aeroporto de Tocumen é no setor de alimentação. Há poucas opções, principalmente no terminal 1. E as que têm são bem fraquinhas, não tem como fazer uma refeição sentada numa mesa, é tudo serviço de balcão e raramente as lanchonetes e cafeterias têm mesas com cadeiras. Eu acho isso o fim :(.

Uma coisa que descobrimos pela necessidade em nossa viagem com conexão noturna, foi o guarda-volumes. Saindo pelo portão que fica depois do raio-X, aquele da saída que comentei antes, seguindo à direita tem um lugar para guardarmos as malas. Não tem como errar, vejam a fachada como é.

Aeroporto-de-Tocumen-no-Panama-guarda-volumes

Eles cobram por mala e a cada 24 horas. Segue a tabela de preços.

Aeroporto-de-Tocumen-no-Panama-guarda-volumes2

O serviço é bom, cada mala é etiquetada e tem um código de barras, ficamos com uma via de cada e a outra adesivada na mala, são armazenadas nesse espaço mesmo e para pegá-las é preciso mostrar os tickets que foram entregues.

Aeroporto-de-Tocumen-no-Panama-guarda-volumes3

Nesse setor finalmente encontramos pessoas mais simpáticas :).

Achamos bem seguro e confiável. Deixamos 5 malas e no outro dia pegamos sem problemas.

Como o embarque é no andar superior, é preciso pegar o elevador par subir com as malas, ele fica looonge, e bem escondido. Mas tem sinalização, seguindo chega-se fácil.

Fiz uns videozinhos pelo snapchat, juntei num só pra vocês terem um ideia melhor da área das lojas e do pátio do aeroporto.

Mais informações:

Sitetocumenpanama

Endereço – Avenida Domingo Díaz, Panamá

Estacionamento – Sim, taxa cobrada por hora, fica em frente da entrada

Wi-fi – Free nas 2 primeiras horas, mas cai com frequência e é lenta

Transporte – Tem quiosques oferecendo na saída

Tours – Há agências de turismo pelo aeroporto que fazem pequenos tours durante conexões, nunca usamos

Tudo sobre o Aeroporto Tocumen no Panamá