Visitar muitos museus em Cusco foi imprescindível para conhecermos sobre a história dos Incas, da região do Vale Sagrado e sobre a cidade que é Patrimônio da Humanidade. Apesar de pequena, Cusco tem muito para mostrar, fomos a 9 museus e ainda faltaram alguns por falta de tempo.
Voltamos do Peru uma semana antes da Museum Week (23 a 29/04/18), um evento anual que divulga museus por todo o mundo e para participarmos mais uma vez, já que sempre visitamos esse tipo de atração em nossas viagens, não poderíamos deixar de indicar aos nossos leitores os museus em Cusco. Sendo esse o primeiro post sobre essa viagem :).
Outros posts publicados na Museum Week em outros anos:
Paço do frevo: espaço exclusivo dedicado ao ritmo pernambucano
Museu do Futebol em São Paulo: paixão, história e entretenimento
Instituto Ricardo Brennand em Recife
Museu de História Natural de Viena: magnífico
Muitos dos museus da cidade são gratuitos e outros estão incluídos no boleto turístico, que é um cartão com várias atrações tipo o CityPASS. Como fizemos todos os passeios para o Vale Sagrado, compramos o boleto e usamos para irmos aos museus incluídos.
Museus em Cusco que cobram entrada
1 – Museo Historico Regional
Fica no centro histórico da cidade e como o nome já sugere, conta a história da cidade, como surgiu, política, tradições, cultura, culinária.
Funciona num casarão colonial que foi a residência de um dos mais célebres escritores sobre a história Inca – Garcilaso de la Vega.
É proibido fotografar as salas, só é permitido registrar o pátio externo.
Endereço: Calle Garcilaso
Horário: das 8:00h às 17:00h todos os dias da semana (inclusive sábados e domingos)
2 – Museo de Arte Contemporaneo
Funciona no prédio da Municipalidad = Prefeitura. Isso mesmo, 3 salas na prefeitura expõem obras em pintura, escultura, cerâmica entre outras que vão surgindo nas exposições que sempre acontecem. São obras de arte contemporânea de artistas nacionais e estrangeiros.
O prédio é muito bonito e conta com quase 300 obras em seu acervo além de cerca de 50 exposições sazonais durante o ano.
Endereço: Santa Teresa, Palacio Municipal, Plazoleta del Regocijo s/n
Horário: De segunda a sábado das 9:30h às 18:00h
3 – Museo de Sitio Qorikancha
O museu funciona no subsolo de um gramado, quase passa despercebido se não fosse pelo movimento de pessoas na escadaria que dá acesso ao seu interior.
O acervo vem das escavações que acontecera na década de ’90 em Korikancha = Qorikancha em Quechua que é o idioma inca que significa pátio de ouro.
São 5 salas que exibem a história do povo inca e da época colonial de uma forma cronológica. Nela há uma múmia original do período Inca mas que não pode ser fotografada.
Endereço: Avenida El Sol
Horário: Segunda a sábado das 8:00h às 17:00h e Domingo das 14:00h às 16:00 h
⇒ Esses 3 museus estão incluídos no boleto turístico.
Museus em Cusco gratuitos
Não imaginávamos encontrar tantos museus em Cusco e dos mais variados segmentos. Lá, não são apenas obras de arte que enchem as salas de exposições, há outros interesses que atiçam a curiosidade de quem passa pelas calçadas e se depara com a placa do Choco Museo ou Museo de Cafe por exemplo.
E nós não resistimos, entramos e gostamos muito do que vimos. Uns são mais interessantes do que outros claro, mas todos valem uma visita. Como são bem pequenos, nenhum deles leva muito tempo para ser visitado e depois de vermos todos, saímos com muito mais bagagem para falarmos sobre a cultura e tradições peruanas.
4 – Museo Quechua
Vimos o Museo Quechua por acaso, saímos do Museo de Sitio Qorikancha, subimos à direita no sentido da igreja Santo Domingo e quando vimos lá estava na fachada a placa sinalizando onde ficava o museu. Ficamos muito interessados sobre o povo quechua porque nosso guia falava muito sobre eles durante nossos passeios para o Vale Sagrado.
O museu é muito bonito, bem cuidado, moderno e traz em seu acervo peças que contam os 3.000 anos da história do povo Quechua = Inca.
São várias salas com peças de todos os tipos e em algumas há peças que estão à venda. No final tem uma loja com muitos produtos interessantes.
Endereço: Zetas 109
Horário: das 9:00h às 18:00h todos os dias da semana incluindo sábados e domingos
5 – Museo da Coca
Cusco não poderia deixar de dedicar um espaço à coca certo? Fomos almoçar no Pacha Papa e o Museo da Coca fica quase vizinho. Saímos do restaurante e fomos lá conhecer mais sobre a história dessa planta que nos ajudou tanto com a aclimação durante nossa viagem.
A entrada é modesta, o museu é pequeno mas interessante. Mostra os benefícios da planta e sua importância na sobrevivência do povo da região.
No final tem uma loja com produtos feitos à base de coca.
Endereço: 618 618, Cuesta de San Blas
Horário: das 9:00h às 19:00h todos os dias da semana incluindo sábados e domingos
6 – Museo del Café
O Museo del Café fica um pouco escondido, só vimos porque entramos numa lojinha em frente e quando olhamos vimos a sinalização na parede o antigo prédio.
Entramos e adoramos o que encontramos. No térreo tem uma cafeteria que é puro charme, estava vazia quando fomos, era por volta das 11h da manhã.
Subimos as escadas e fomos para o museu. Ocupa o primeiro andar do prédio e é muito bem estruturado. Explica através de painéis e máquinas o processo do cultivo do café, tem uma parte onde vemos as pessoas selecionando os grãos e por fim uma bela cafeteria onde podemos sentar e degustar vários tipos de cafés da região.
Havíamos saído do Museu do Chocolate e lá tomamos um chocolate quente, então não sentamos, uma pena :(.
Endereço: Espaderos 136
Horário: De segunda a sábado das 8:30h às 123:00h e aos domingos das 9:00h as 17:00h
7 – Choco Museo
Como dá pra ver na foto, o Museu do Chocolate fica no primeiro andar de um prédio antigo na praça onde ficam a Prefeitura com o Museu de Arte Contemporânea e ao lado o Museu Historico Regional. Dá pra visitar os 3 museus sem pressa porque ficam bem próximos e não podemos tempo.
No térreo logo na frente do carro que aparece na foto, tem uma lojinha do museu, mas a entrada fica nessa rua lateral naquele portal de pedra onde tem 2 pessoas em pé na frente.
O museu é pequeno mas muito organizado. Logo que chegamos uma moça nos abordou, perguntou se tínhamos tempo para uma visita guiada. Concordamos e ela nos explicou tudo, desde o cultivo do cacau até a produção dos vários tipos de chocolates.
Muitos produtos estão à venda: vários tipos de chocolates (com coca, com amendoim, com muda, com sal, entre outros) cosméticos à base de cacau, pisco de vários sabores à base de cacau, cacau desidratado para chás e muitos outros.
Quem estiver com tempo na cidade pode marcar uma hora e ir lá ao museu para fazer seu próprio chocolate, há uma cozinha onde um guia ensina todo o processo. Nós até poderíamos ter feito isso se tivéssemos ido 2 dias antes, fomos em nosso penúltimo dia na cidade.
Há uma cafeteria dentro do museu que serve bebidas e doces à base de chocolate. É bem bonitinha e tem umas mesas na varanda que dão para a praça.
Nem precisamos dizer que amamos o museu e que saímos com algumas comprinhas né?
O Choco Museo também está presente na Guatemala, Nicarágua, República Diminicana, Colômbia e México.
Endereço: Calle Garcilaso 21
Horário: das 9:00h às 19:00h todos os dias da semana incluindo sábados e domingos
8 – Museo Maximo Laura
Outro lugar que nos surpreendeu foi essa galeria/museu. O artista Maximo Laura é muito conhecido no Peru e premiado em outros países. Ele trabalha divinamente com tapeçaria mas também faz gravuras.
O museu tem apenas peças dele e tudo está à venda. São 2 pavimentos com tudo muito organizado. A foto da capa desse post é uma tapeçaria dele que eu achei linda.
No primeiro andar tem um tear mostrando como é o processo de criação e confecção das tapeçarias. Ele desenha na base formada pelas linhas e vai preenchendo com cores, é impressionante. É a última imagem da foto acima.
Maximo Laura tem mais de 35 anos de experiência do setor da tapeçaria e vem aprimorando seu estio incorporando um visual mais contemporâneo a seus trabalho desenvolvendo técnicas inéditas.
Endereço: Santa Catalina Ancha 304
Horário: das 8:00h às 21:00h todos os dias da semana incluindo sábados e domingos
9 – Centro de Textiles Tradicionales del Cusco
Esse centro tem uma loja de tapeçaria e peças de tecido feitas com lã de alpaca. São bolsas, blusas mantas, caminhos de mesa, toalhas de mesa, toucas, cachecóis, chales e tudo mais que produzem a partir dessa matéria-prima tão importante para a economia da cidade.
A entrada do museu fica dentro da loja e é proibido fotografar as salas. É pequeno mas bem organizado e mostra a evolução da cultura têxtil na região.
Endereço: Av El Sol 603
Horário: das 7:30h às 20:00h todos os dias da semana incluindo sábados e domingos
Como dissemos, os museus em Cusco são dos mais variados temas, nenhum deles é grande, mas seus acervos são muito interessantes. O Museo Qerokancha e o de Arte Contemporâneo deixam um pouco a desejar no quesito estrutura, são organizados mas bem simples, mas isso não os torna desinteressantes.
Sugestões para organizar à visitação aos museus
1 – Museo Regional Histórico, Choco Museo e Museo de Arte Contemporaneo no mesmo passeio, ficam todos na mesma praça;
2 – Centro de Textiles Tradicionales del Cusco, Museo de Sitio Qorekancha, Museo Quechua, Museo del Café e Maximo Laura no mesmo dia, os 2 primeiros ficam na Av El Sol e os outros 3 são próximos;
3 – Museo da Coca quando for visitar a igreja San Blas que fica ao lado.
Para quem gosta de visitar museus esse lista com certeza vai ajudar a escolher em quais ir e se der, acredite, vale a pena conhecer todos.
E na tag museus todos os posts que temos aqui sobre o tema.
Agora nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Passagens Promo;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hurb
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
eu fui nesse do chocolate por acaso e gostaria de ter ido nos outros porém não tive tanto tempo. Cusco tem muuuita história e é preciso voltar mais vezes para aproveitar bem!
Cusco é uma cidade pequena mas com tanto pra ver né? Adoramos a cidade e tentamos otimizar o tempo o máximo possível.
O Museu da Coca foi o primeiro que visitei na cidade e achei muito bacana para esclarecer sobre os efeitos medicinais da planta. Dos que você citou, faltou visitar o Choco Museo. Quem sabe numa próxima viagem?
amei, obrigada! irei em maio agora. Você sabe de mais algum lgar dedicado ao têxtil lá?
Oi Maria Claudia, museu têxtil eu não sei lhe dizer, mas passamos pela Factoria Tesoros del Inca que fica perto de Cusco, nela vimos uma explicação de como chegar aos tons das tintas, é bem interessante para quem gosta do assunto. Boa viagem.