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11 motivos para viajar de trem pela Europa

Tenho recebido algumas mensagens de pessoas com dúvidas a respeito de viagens de trem pela Europa. O que vale a pena, que tipo de ticket comprar, como é a questão das malas, diferenças entre primeira e segunda classes, enfim, cada um com suas indecisões. Como já fizemos algumas viagens nesse que é meu transporte favorito pra conhecer o Velho Mundo, vou relatar o que sei e o que indico.

A maior dúvida é quando escolher trem ou avião, pelo menos pra mim é o maior impasse antes de concluir a compra das passagens. Pra isso levo em conta vários aspectos, que são:

1 – Preço das passagens

Sempre começo a pesquisar as passagens de avião nas cias low coast Easyjet ou  Ryanair e quando elas não fazem o trajeto pesquiso nas tradicionais, aí nesse caso depende dos países envolvidos, comparo com os preços dos tickets de trens. Onde comprar vai depender dos destinos. Trenitalia,  Renfe Bahn, Obb.  Há ainda os passes entre países, nunca serviu pra nós, isso depende dos países que estarão no seu roteiro. Eurail,  Raileurope;

2 – Verifico os horários dos voos e comparo com os dos trens

3 – Duração da viagem

Às vezes o voo é mais rápido mas o tempo gasto entre antecedência pra chegar no aeroporto, checkin, despacho de bagagem, imigração podem ficar equivalentes ou até mesmo maiores do que a viagem de trem;

4 – Distância dos aeroportos e meios de transportes pra se chegar neles

A Ryanair geralmente opera em aeroportos secundários distantes dos centros das cidades, a Easyjet não, opera na maioria nos aeroportos internacionais tradicionais, mas as estações de trem sempre ficam muito bem localizadas, quando não estão nos centros das cidades, é fácil chegar fazendo baldeação em outras estações ou até mesmo de táxi;

trem pela Europa 1

Milane Centrale

5 – Limite de bagagem

Nos voos dentro do mesmo país principalmente, isso depende da cia aérea, o limite pode ser 1 bagagem de mão e tudo o mais tem que ser pago, ou 1 mala de mão e 1 despachada e no trem isso não existe. O incoveniente é que você mesmo leva suas malas pra dentro dos trens e nem sempre se consegue vagas pra guardá-las no mesmo vagão, aí a dica é levar correntes com cadeados, ficarão presas e você tranquilo;

Trem pela Europa 2

6 – Refeições

Nas cias low coast só água é gratuita, nos trens há bares/ lanchonetes e em alguns até restaurantes. Os preços não são baixos, mas dá pra se fazer um lanche sem gastar muito. E dependendo da categoria do seu ticket, 1ª ou 2ª classe, uma refeição pode estar incluída. Experimentamos a 1ª classe numa viagem noturna entre Lisboa e Madrid onde nosso café-da-manhã foi servido num restaurante, nos sentimos num filme hollywoodiano kkkk. Pena que a única foto que temos está fora de foco, o garçom não tinha prática em fotografar e tinha o balanço do trem também pra agravar a situação, mas ficou a lembrança;

Trem pela Europa 3

Chegaríamos a Madrid às 7:30h, o café-da-manhã foi servido a partir das 5:30h. Na noite do embarque uma pessoa passou em nossa cabine e nos avisou sobre os horários e qual o vagão do restaurante

 7 – O visual

Sim, esse é um ponto que pra mim faz diferença em viajar de trem pela Europa. É uma viagem à parte, claro que estou falando de viagens diurnas. Já fizemos muitos trajetos (Madrid/Toledo, Roma/Firenze, Firenze/Veneza, Londres/Amsterdam, Amsterdam/Hamburgo, Viena/Salzburg, Salzburg/Veneza) e a paisagem é uma parte complementar da viagem. Ricardo geralmente descansa, eu raramente consigo, fico sempre nos assentos na janela pra apreciar o que passa do lado de fora e sempre vale a pena. Tenho uns vídeos de algumas viagens mas não consegui abrir no Mac, estou tentando resolver isso e se conseguir prometo postar.

Trem pela Europa 4

De Salzburgo pra Veneza

 8 – Escalas e conexões

De avião não preciso comentar a respeito, todos já sabem como funcionam. Dependendo do percurso, o número de paradas em uma viagem de trem depende muito. Também há a possibilidade de conexões, mas nos 2 casos funcionam muito tranquilamente.

Nos assentos do trem tem um folder que é um guia mostrando as paradas que aquele trem fará até o destino final, que nem sempre será o seu. Os nomes das cidades e os horários estarão muito bem explicados, não tem como se confundir.

Em conexões é preciso confirmar qual o número da plataforma onde irá pegar o outro trem e principalmente atentar pra o horário, há conexões de 3 minutos, isso deverá ser verificado antes da compra, porque o trem não espera por ninguém. A dica é nunca comprar um ticket com menos de 30 minutos entre os trens, esse tempo é suficiente pra você localizar onde vai embarcar novamente. Quando pegamos um trem com muitas paradas eu vou me guiando, quando ele para confiro se está batendo com o guia, os segundos são obedecidos, é impressionante. 

Trem pela Europa 5

O da esquerda é da DB Bahn e o da direita da OBB. Vejam que mostram o nome da cidade, horário da chegada e o número da plataforma de parada.

 

Trem pela Europa 6

Parada entre Amsterdam e Hamburgo. Reparem que no folder acima aparece essa cidade.

Trem pela Europa 7

Aguardando o trem numa conexão entre Lisboa e Madrid

 9 – Viagem noturna numa cabine privativa

Passamos por essa experiência 2 vezes. A primeira entre Lisboa e Madrid e depois de lá pra Barcelona. Fui uma excelente escolha, ficamos em cabines com banheiro e um beliche. É tudo apertadinho mas dá muito bem pra nos movimentarmos considerando as malas inclusive. Fizemos o comparativo e optamos pelo trem porque economizamos uma diária de hotel e já acordamos no destino. O trem balança? Sim. Se me perguntar se eu dormi bem? Mais ou menos, meu sono é muito leve e em toda parada eu acordava por causa dos freios, mas Ricardo dormiu muito bem. Se faria novamente? Com certeza. Fizemos uma viagem no final da tarde chegando à noite de Berlim pra Praga e dela pra Budapeste.

Trem pela Europa

Antes do embarque em Lisboa e Ricardo já na cabine do trem

Trem pela Europa 8

De Madrid pra Barcelona

10 – O conforto interno

Independente de estar numa cabine privativa ou não, as poltronas dos trens são muito confortáveis. Há vagões com 2 fileiras de 2 assentos com o corredor no meio, há outros com bancos distribuídos frente a frente com uma mesa no meio e há outros com um corredor numa extremidade e cabines com 6 assentos frente a frente cada, essas são fechadas com uma porta de vidro corrediça. Relato aqui os que já andei ok?

Trem pela Europa 9

2 fileiras de 2 cadeiras com corredor no meio

Trem pela Europa 9

Cabines com 6 assentos fechadas com porta de vidro

Ficarei devendo a que tem a mesa no meio, acho que não fotografei :(.

11 – As estações de trem

Eu adoro conhecer prédios históricos, monumentos e as estações de trem europeias, em sua maioria, são lindas. Desde as que funcionam em prédios bem antigos até às mais modernas. Me encanto com o que vejo.

Trem pela Europa

Estação de Atocha em Madrid (nela houve um atentado terrorista em 2004)

Trem pela Europa

Estação de Praga (não fotografei o interior porque estava em reforma na época

Trem pela Europa 10

Estação de Berlim

Trem pela Europa 11

Estação de Toledo

trem pela Europa 12

Estação de Hamburgo

Um fator bem importante na hora de comprar seus tickets de trem, quando for dada a opção de pagar pra escolher o assento, não tenha dúvidas, pague, cobram em torno de 5 euros por assento e isso garante o seu lugar. Funciona como avião, você escolhe o vagão e o assento. Presenciamos um passageiro chegar e seu assento estar ocupado e quem estava nele precisou pegar as malas e sair carregando por outros até encontrar vaga. Como também já vimos uma moça viajar sentada no chão porque o trem estava lotado. Essas coisas acontecem!

Acho que dá pra perceber que sou fã de viajar de trem pela Europa, mas tenho meus motivos concordam?

E aí, quem já viajou neles e tem o que contar?

⇒ Leia também Trem Amtrak de Washington para New York

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Europa · Onde fui

Comments

  • Olá, adorei seu post…
    Vi que vc tem mt experiência com viagens de trem.. rsrs.. será que poderia me ajudar?!? Na Itália, tem muita diferença entre o trem intercity e aqueles frecciabianca.. estou vendo umas passagens pra pisa e a diferença entre eles é de cerca de 20 euros!! Será que o intercity é bom?

    Rafaela 15/07/2014 00:58 Responder
    • Oi Rafaela, na Itália viajamos com os intercity, são muito bons. Obrigada pela visita.

      cynara 15/07/2014 12:13 Responder
      • Já me convenci, vou comprar o Intercity mesmo, até porque, é só um bate e volta que vou fazer em Pisa!!
        Obrigada pela dica 😉

        Rafaela 15/07/2014 19:29 Responder
        • Na volta vem aqui contar o que achou Rafaela, mas tenho certeza que você irá adorar. Em dezembro iremos experimentar os trens americanos. Contarei aqui o que achamos. Boa viagem. 🙂

          cynara 16/07/2014 13:50 Responder
  • Gostaria de saber a distancia e o tempos de salzburg ate viena . .E necessario reservar antes ou pode comprar na hora. sao trens de alta velocidade….Obrigado

    ana heberle 13/09/2014 22:39 Responder
    • Ana, a viagem que fizemos ente Salzburg e Viena durou cerca de 3h, não era trem de alta velocidade e ele fez algumas paradas no caminho, mas eram rápidas, o tempo suficiente pra um passageiro descer e/ou outro subir. Não passavam de 3 minutos cada.

      Cynara Vianna 01/10/2014 18:44 Responder
  • The abiltiy to think like that shows you’re an expert

    Kethan 04/01/2015 03:11 Responder

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