Aqui vou mostrar como vimos Madrid em 3 dias, que foi o tempo que ficamos na capital espanhola que tem muito o que oferecer. E não poderia ter sido diferente, prometemos a nós mesmos que voltaríamos, muita coisa ficou para a próxima viagem :).
Quando estamos programando uma viagem e escolhemos as cidades que pretendemos visitar, o próximo passo é dividir os dias entre elas e essa tarefa sempre é muito difícil, já que é quase impossível sairmos de qualquer uma delas com a sensação de que vimos tudo, sempre falta algum lugar que queríamos ir e não deu tempo.
Partimos de Lisboa num trem noturno com cabine exclusiva, já comentei como adoro viajar de trem pela Europa.
Colocamos no nosso roteiro alguns principais pontos turísticos e um bate-volta em Toledo. Vamos então aos detalhes de nossos dias em Madrid.
Hotel na região metropolitana de Madrid
AC Hotel San Sebastián de los Reyes by Marriott. Encontramos uma promoção nesse hotel em San Sebatiian de Los Reyes, região metropolitana de Madrid. Resolvemos ficar nele por ser bem novo e aparentava ser muito confortável e o preço para um 4 estrelas estava excelente. Não nos decepcionamos com o hotel, mas a distância pesou porque a estação de trem que nos levava para Madrid não era tão perto como imaginávamos, isso nos fez perder tempo nos deslocamentos.
Transporte
Andamos de metrô e trem em todos os percursos que fizemos. Vimos que táxi em Madrid é algo bem difícil porque eles não param nas ruas quando acenamos, é preciso ligar pra central e pedir. Como o metrô funciona muito bem, usamos sem problemas, precisamos de táxi apenas para seguirmos do hotel para o estação de trem onde embarcaríamos para Barcelona.
Não compramos nenhum passe, como ficaríamos apenas 2 dias, comprávamos as passagens individuais.
Estação Atocha de Madrid
A estação de Atocha, que fica bem no centro da capital, recebe trens de toda região metropolitana, de algumas cidades vizinhas como Toledo e Segovia além de cobrir trajetos internacionais para alguns países como França e Portugal.
Pela importância e volume de gente, foi alvo de um atentado em 11 de março de 2004 deixando quase 200 mortos e mais de 1.500 feridos.
A estação é também uma atração turística, fica num prédio muito bonito, tem muitas opções para alimentação e um espaço onde sempre há eventos.
Endereço: Plaza Emperador Carlos V
Mais informações aqui.
Museu do Prado
Esse museu dispensa apresentação, acredito que mesmo quem não é apaixonado por arte vai conhecê-lo, mas como somos do grupo que adora arte, ficamos praticamente toda a manhã de nosso primeiro dia nele. O acervo de pintura é maravilhoso, as obras dos pintores italianos são as minhas preferidas, Tintoretto, Botticelli e Ticiano, dentre muitos outros, têm quadros expostos no museu.
Fica bem no centro de Madrid, é de fácil acesso.
Endereço: Calle Ruiz de Alarcón 23
Mais informações aqui.
Parque do Retiro
Fica bem próximo ao Museu do Prado, vale muito a pena conhecer, muita gente bonita caminhando, andando de bicicleta, pedalinho no lago…
Criado no séc. XVII, o parque, também conhecido como Jardins do Bom Retiro, são mais de 120 hectares no centro da capital. Em 1808, durante a invasão francesa, serviu como quartel para as tropas de Napoleão.
Nos anos de 1920, foi feito um concurso entre artistas para construir um monumento em homenagem a Afonso XII. Feito em bronze e mármore, fica às margens do lago.
São várias as atrações dentro do parque: Passeo de las Estatuas, local dedicado a estátuas dos monarcas espanhois; Porta de Espanha, portal que dá acesso ao parque; Vários jardins, além de muita área verde para passeios.
Endereço: Plaza de la Independencia, 7
Palácio de cristal
Fica no meio do parque do Retiro e só o percurso até chegar nele já é valioso.
É o principal prédio do parque, era uma estufa e atualmente serve como local para exposições.
Puerta de Alcalá
No centro da rotonda na Plaza de la Independencia, data do ano de 1877 e é uma das 5 portas reais que davam acesso à cidade de Madrid.
Perto do Parque do Retiro e da Fuente das Cibeles, é considerada pelo Governo espanhol desde 1976 como um Monumento Histórico-Artístico. Várias alterações urbanísticas ao redor foram realizadas mas o portal de mantém e hoje é um dos grandes pontos turísticos da cidade.
Prédio da Bolsa de Valores
Endereço: Plaza de la Lealtad, 1
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía
Fica no Edifício Sabatini, abriga exposições permanentes e temporárias, além de biblioteca, espaço para atividades de arte e eventos culturais. Nele está o quadro original Guernica de Picasso, fiquei encantada diante dele, os esboços que ficam na sala ao lado também são lindos e surpreendentes. Salvador Dali também está presente no acervo.
Endereço: Calle Santa Isabel, 52
Mais informações aqui
Plaza Mayor
Passear nos arredores da Plaza Mayor, entra nas várias lojas de souvenirs e experimentar uma paella já preenche um período do dia. A paella servida pelos restaurantes não são as melhores de Madrid, mas se estiver com pouco tempo, como foi o nosso caso, vale a pena sentar em uma das mesas espalhadas ao redor da praça e apreciar esse prato típico espanhol.
Palácio Real de Madrid
Morada da família real espanhola, está aberto ao público, mas atente para o horário, o horário limite para entrada é às 17h.
Endereço: Calle Bailén, s/n
Mais informações aqui
Estádio Santiago Bernabeu
Sede do Real Madrid, tem um museu do futebol e visita às dependências do estádio. Nós passamos por um daqueles perrengues em nossa visita ao estádio. Ricardo foi furtado. Levaram a carteira dele quando estávamos entrando. Não chegamos a entrar no museu nem no campo porque percebemos o furto quando fomos comprar nossas entradas. Infelizmente essa visita ficou para a próxima viagem.
Endereço: Av de Concha Espina, 1
Mais informações aqui
Veja aqui como foi o furto da carteira de Ricardo em frente ao Santiago Bernabeu
Esses foram os principais pontos que visitamos em Madrid, fora isso, foram muitas caminhadas pelas ruas a caminho de alguns desses endereços. A cidade é muito movimentada e muito bem cuidada também. Os prédios são bem conservados, as avenidas largas, o trânsito bem agitado mas tudo funciona muito bem. Os espanhóis são bem diferentes dos portugueses, mais receptivos na verdade.
Tem mais dias disponíveis? Então dá uma olhada no post O que fazer em Madrid em 5 dias do blog Turismo de primeira.
Agora nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Comprar passes turísticos com GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Passagens Promo;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo