banner

Van Gogh em Paris no Grande Halle de la Villette

Imagine Van Gogh em Paris

Enquanto pesquisava sobre as novidades em Paris para nossa volta à cidade, encontrei a Imagine Van Gogh no Grande Halle de la Villette. Nem consultei Ricardo, entrei no site e comprei nossas entradas pra não perdermos tempo em possíveis filas na bilheteria.

Pesquisando no blog Conexão Paris, cheguei no post sobre a exposição/ espetáculo e fiquei muito feliz quando vi que estaríamos por lá durante a temporada. Fomos em agosto/2017 e a exposição seria de junho a setembro.

⇒ Leia mais sobre essa viagem em Quanto custa viajar para a Europa a dois

Pagamos 14,50 € por cada ingresso. Levamos um voucher impresso e lá trocamos na bilheteria. Foi bem rápido e não havia filas nem para troca nem para compra.

Chegamos ao La Grande Halle um pouco antes do horário que havíamos escolhido, mas quando fomos à bilheteria não tivemos problemas para trocar com 30 minutos de antecedência.

Imagine Van Gogh foi uma exposição muitimídia de 200 obras produzidas pelo artista holandês nos seus 2 últimos anos de vida na França. A intenção era mostrar detalhes dos quadros que não vemos quando estamos diante deles em tamanho natural.

Mas antes de falarmos sobre o evento, o lugar onde ele aconteceu merece um pouco de nossa atenção. Não conhecíamos e adoramos descobrir aquele espaço voltado 100% à arte e cultura.

Imagine Vah Gogh no Grande Halle de la Villette

Entrada o La Grande Halle

O La Grande Halle foi construído em 1865 e fica no Parc de la Villette, um dos maiores parques de Paris que é um grande centro cultural da cidade. Nele ficam teatros, conservatório de música, acontecem eventos culturais, festivais de música e o que mais surgir nessa área.

Parc de la Villette

Quando foi construído, o Grande Halle era um matadouro e futuramente foi transformado num pavilhão para eventos culturais e claro que os parisienses só têm a agradecer por isso.

Grande Halle de la Villette em Paris

Grande Halle de la Villette em Paris

Descobrimos sem querer um lugar muito interessante em Paris que quando voltarmos iremos ver o que estará acontecendo por lá, porque com certeza alguma coisa muito boa como essa exposição de Van Gogh poderá estar em cartaz.

Mais informações: lavillette.com

E vamos à exposição.

Os quadros, desenhos, cartas, fotografias da infância de Van Gogh foram expostos em enormes telões pendurados no interior do galpão. Não havia iluminação, toda a luz existente no local vinha das projeções.

Grande Halle de la Villette com Van Gogh

Cada obra era apresentada em fragmentos, cada parte aparecia num painel e as imagens iam passando de um para o outro e num determinado momento eles se completavam formando a obra completa.

Imagine Van Gogh

Imagine Van Gogh

Imagine Van Gogh

Como som ambiente, uma música para cada quadro, uma mais linda do que a outra, as pessoas entravam, circulavam pelo enorme salão e depois iam sentando no chão ou se acomodando como achavam melhor.

Confiram nesse vídeo que fizemos durante nossa visita.

Imagine Van Gogh em Paris

Vimos gente de todas as idades, crianças, famílias inteiras, idosos, jovens, foi uma experiência maravilhosa. Chegamos a nos deitar no chão, fechamos os olhos e ficamos ali ouvindo as músicas e depois ouvimos tudo de novo mas só que olhando as enormes telas.

Os curadores foram de uma sensibilidade incrível. Para qualquer lado que olhávamos víamos as pessoas concentradas, compenetradas no que viam e ouviam. Olhando para os lados, para trás, procurando em cada um dos painéis algo inesperado. E encontraram com certeza.

O galpão tem um pavimento superior numa das extremidades onde todo o processo de montagem e produção da exposição estava explicado através de grandes painéis. E do outro lado um resumo da vida e obra de Van Gogh.

E entre esses dois espaços, um mezanino com grandes pufes onde ficávamos de frente para o salão e tínhamos uma visão geral do espaço.

Em cima do mezanino

No salão embaixo olhando para o mezanino que tinha um enorme painel ao fundo.

A exposição foi muito além do que esperávamos, nos emocionamos, foi muito bom vermos as obras dessa artista que com sua inquietude conseguiu passar tanta emoção e colorido em suas telas apesar dos seus problemas mentais e emocionais.

Não sabemos se será levada para outras cidades, mas se for e você estiver indo pra o destino, não deixe de ver. E a outra dica é ir conhecer o Parc de la Villette, algum dos espaços terá um evento que lhe interesse.

Exposição Imagine Van Gogh no Grande Halle de la Villette em Paris. Uma maneira muito diferente de ver e sentir a obra desse artista.
Exposição Imagine Van Gogh em Paris

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · · ·
Categorias:
França 🇫🇷 · Onde fui · Paris

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title