Alugar um apartamento ou reservar um hotel? Essa é uma questão que divide muito as opiniões dos viajantes. Em nossa primeira viagem internacional após a chegada da COVID-19, optamos pela hospedagem em apartamento na Europa. Essa foi a forma de nos sentirmos um pouco mais seguros pela questão da privacidade.

Apesar de não ter sido nossa primeira experiência com esse tipo de hospedagem, já que já havíamos alugado apartamento em New York como também uma casa em Orlando, dessa vez estávamos num contexto diferente. Os países estavam começando a flexibilizar a entrada de estrangeiros e cada um tinha suas restrições.

Diante disso e de nosso sentimento a respeito, decidimos que em todas as cidades por onde passaríamos nossa hospedagem seria em apartamentos. Veja nosso roteiro Espanha e Portugal, viagem de 18 dias.

⇒ Leia também Hospedagem – como escolher em tempos de pandemia?

Roteiro definido, começamos então a pesquisar apartamentos.

Temos um post com uma lista de hotéis onde já nos hospedamos nos Estados Unidos e outro com uma lista de hotéis na Europa. Agora, depois de nossa primeira experiência com hospedagem em apartamento na Europa, chegou a hora de termos um post sobre o assunto, que assim como os outros dois, iremos atualizando sempre que voltarmos de uma viagem para os destinos.

Onde reservar?

Vamos deixar aqui os sites onde pesquisamos hospedagem em apartamento na Europa, há outros mas como ainda não restamos não podemos falar a respeito.

AirBnb – acredito que todos conhecem ou pelo menos já ouviram falar. O site tem todas as informações do imóvel, calendário de disponibilidade, preço médio por diária e espaço para envio de mensagens diretamente com o proprietário. Há possibilidade de cancelamento sem custo dependendo dos prazos.

A forma de pagamento depende do imóvel e da política aplicada por destino. Geralmente pode ser transferência bancária ou cartão de crédito (há variações de acordo com o destino/ contrato que pode ser em parcela única ou parcelado com ou sem juros).

Booking – nem todo mundo sabe que é possível alugar casa e apartamentos pelo Booking. O processo de pesquisa, reserva e cancelamento é o mesmo aplicado para hotel, assim como as opções para pagamento e acesso aos proprietários/ administradores por mensagens.

Nossas experiências por destino

Espanha

Madrid

Oriente Palace Apartments.

Hospedagem em apartamento na Europa Madrid

Trocamos de unidade porque nosso voo da dia foi antecipado em 1 dia, assim sendo, na alteração de datas não conseguimos ficar no mesmo apartamento da mesma categoria em nenhuma das 2 opções, então dividimos entre os 2.

Começamos em um bem espaçoso com cozinha completa e sala de estar/jantar.

Apartamento em Madrid

Oriente Palace Apartments Madrid

Posteriormente fomos para um menor onde tínhamos microondas e uma pequena saleta.

Ambos muito bons.

Itens disponíveis: toalhas, lençois, amenidades no banheiro, aquecedor, secador de cabelo, papel higiênico. No apartamento maior tinha máquina de lavar roupas e lava-louça.

Acesso: tem recepção no térreo onde recebemos as chaves

A localização desse apartamento é perfeita, fica em frente ao Palácio Real, com 2 estações de metrô bem próximas e a poucos passos da Plaza Mayor, ou seja, super central.

Nesse prédio de apartamentos podemos solicitar limpeza, para isso basta sinalizar na porta com a placa que está disponível na bancada do apartamento.

Zamora

Alquilaz Apartamentos

Hospedagem em apartamento na Europa

Fica num prédio de flats onde há moradores também, não é exclusivo para locação temporária.

O apartamento tem cozinha completa, sala de estar/ jantar, banheiro, 1 quarto e área de serviço com máquina de lavar roupa.

A localização é ótima, fomos andando tanto para o centro histórico como para a rodoviária de onde partimos de ônibus para Bragança.

Apartamento em Zamora

Cozinha do ap de Zamora

Quarto em Zamora

Itens disponíveis: toalhas, lençois, amenidades no banheiro, aquecedor, secador de cabelo, papel higiênico, material de limpeza e baldes/ bacia na área de serviço.

Acesso: baixamos um app que recebemos o link pelo WhatsApp. Comunicamos horário previsto de chegada para recebermos as chaves, porém chegamos um pouco mais cedo e encontramos com a administradora diretamente no apartamento que tinha acabado de ser limpo. Na saída deixamos as chaves em cima da mesa e batemos a porta.

Portugal

Braga

Palhotas Guest House – apartamento Sameiro

Apartamento em Braga

O nosso era no primeiro andar onde está essa varanda.

Adoramos esse apartamento. Muito moderno com cozinha compacta, porém com tudo que precisamos. O prédio é reformado, mas a fachada permanece com as características originais, antigo e muito bem conservado.

Apartamento em Braga

Apartamento em Braga quarto

Itens disponíveis: toalhas, lençois, amenidades no banheiro, aquecedor, secador de cabelo, papel higiênico, máquina de lavar e secar roupa, varal de chão, lava-louça.

Acesso: recebemos as instruções com a senha da porta de acesso ao prédio e depois a senha de acesso à caixa onde estava a chave do nosso apartamento, mesmo local onde deixamos na saída.

Estávamos de carro, esse apartamento não tem garagem mas na rua tem vagas para estacionar.

Porto

Oportolazaro Apartment

Hospedagem em apartamento na Europa

A entrada para o prédio é na primeira porta verde da esquerda

Excelente apartamento no andar térreo do prédio. Bem moderno, com cozinha completa, banheiro enorme e terraço privativo.

Apartamento no Porto

Hospedagem em apartamento na Europa

Itens disponíveis: toalhas, lençois, amenidades no banheiro, aquecedor, secador de cabelo, papel higiênico, máquina de lavar roupa e lava-louça.

Estávamos de carro, esse apartamento não tem garagem mas na rua tem estacionamento com parquímetro.

Aveiro

Family Studio Aveiro

Apartamento em Aveiro

O prédio fica um pouco afastado do centro, mas como a cidade é pequena a distância não é grande. Estávamos de carro e em 5 minutos chegamos ao centro.

Estrutura de flat, muito bem decorado, estava super cheiroso quando chegamos. Cozinha compacta muito bem montada. Tem varanda e vaga para estacionamento no subsolo.

Hospedagem em apartamento na Europa Aveiro

Apartamento em Aveiro wc

Esse apartamento comporta até 4 pessoas, pois há um sofá-cama de casal.

Lisboa

Casas do Bairro Conqvistador

Apartamento em Lisboa fachada

Nosso lugar preferido para ficar em Lisboa é no centro histórico e dessa vez ficamos nesse apartamento em frente à entrada do Castelo de São Jorge. Adoramos a oportunidade.

O apartamento é amplo, tem 1 quarto, sala, cozinha e banheiro mas são cômodos separados por portas, não é tipo flat.

Hospedagem em apartamento na Europa Lisboa

Apartamento em Lisboa quarto

Hospedagem na Europa

Apartamento em Lisboa

Na foto, o muro do castelo e o ônibus na parada

O único ponto que não foi 100% satisfatório foi ficar no 3º andar e o acesso é de escada :(. Mas como saíamos no começo da manhã e só voltávamos à noite, foi tranquilo.

Tem parada de ônibus em frente e o bondinho elétrico para a algumas quadras.

Itens disponíveis: toalhas, lençois, amenidades no banheiro, aquecedor, secador de cabelo, papel higiênico, lava-louça.

Acesso: pegamos as chaves na loja ano térreo do prédio e devolvemos no mesmo lugar.

Uma observação a fazer: os carros de aplicativos não podem chegar ao prédio, eles param 1 quadra abaixo, mas o táxi comum pode.

⇒ Tem vídeos nos destaques de cada cidade no Instagram.

Varandas de Lisboa – Tejo River

Varandas de Lisboa

Ficamos em 2 tipos de apartamentos nesse prédio. Na verdade um era apartamento com 2 quartos e o outro 1 quarto, esse cocom banheiro compartilhado.

Muito bem localizado, fica às margens do Rio Tejo, bem perto da Rua Augusta. Na rua muitos restaurantes e bares. Funcionários muito atenciosos.

Quarto com banheiro compartilhado.

Quarto de apartamento em Lisboa

Banheiro compartilhado

Apartamento com 2 quartos e banheiro privativo.

O outro quarto é exatamente igual ao postado acima

Itens disponíveis: toalhas, lençois, amenidades no banheiro, ar-condicionado, secador de cabelo, papel higiênico. (Esses 2 últimos nas 2 categorias de apartamentos)

Acesso: tem recepção durante todo o dia e parte da noite.

Lisbon Five Stars Apartments São Julião 72

Fachada apartamento em Lisboa

O prédio é o azul

Apartamento com 150m², 3 quartos, 3 banheiros. Tem 4 camas (2 de casal e 2 de solteiro).

O que ficamos é duplex, no andar de baixo ficam sala de estar e de jantar, cozinha, 1 banheiro, 1 quarto e 1 suíte.

Sala de jantar Lisboa

Sala de estar Lisboa

Suíte 1 Lisboa

Quarto e banheiro social

Suíte 2 Lisboa

Suite do térreo, o banheiro é igual ao social

No andar superior outra suíte enorme.

Suíte master ap de Lisboa

Os banheiros são espaçosos, nos quartos do andar de baixo não têm armários, mas na suíte de cima tem 2 abertos com vários nichos e prateleiras.

Acesso: Recebemos um código para entrarmos no prédio e outro para abrirmos a caixa onde ficam as chaves do apartamento.

França

Paris

124 Suíte Beata Townhouse

Fachada ap Paris

Apartamento excelente, muito bem localizado com 130m², duplex, 3 quartos, sofá-cama na sala, cozinha muito bem equipada e 3 banheiros.

Sala ap Paris

São 3 pavimentos, no térreo ficam cozinha, sala de jantar e estar com um sofá-cama de casal, lavabo e 1 suíte com cama de casal, sofá-cama de casal e armário aberto.

Quarto térreo ap Paris

No subsolo um espaço bem grande com uma mini- academia e um 1 banheiro com banheira e pia (sem vaso sanitário) e máquinas de lavar e secar roupas.

Subsolo ap Paris

Levamos o colchão do sofá-cama para esse espaço para aliviar o espaço na sala.

No andar superior tem 1 banheiro, 1 quarto e mais 1 quarto com chuveiro (sem pia e sem vaso sanitário).

Pavimento superior ap Paris

Quarto e banheiro social no pavimento superior

Suíte pavimento superior Paris

Outro quarto com chuveiro no pavimento superior

O apartamento fica no final de um prédio de 4 andares. O acesso é por um portão principal de acesso comum e depois tem uma porta que leva ao terraço privativo de acesso ao apartamento.

A localização é ótima, pois tem metrô bem perto, padaria, supermercados, farmácias e restaurantes.

Itens disponíveis: toalhas, lençois, amenidades no banheiro, ar-condicionados móveis, ventiladores, secador de cabelo, papel higiênico.

Acesso: Recebemos as instruções por WhatsApp 2 dias antes de nossa chegada. Precisamos de 1 senha para abrirmos o portão de acesso ao prédio e outra para abrirmos a caixa onde estavam as chaves.

⇒ Vamos atualizando à medida que tivermos outras experiências com hospedagem em apartamento na Europa.

E por fim

Segue uma listinha com algumas sugestões de outros viajantes que têm blogs onde relatam suas dicas sobre hospedagens, seja hotel, seja bairro, com certeza você vai encontrar alguma avaliação que irá somar às suas informações.

Vamos Por Aí – Onde ficar em São Paulo: 10 melhores opções
De Lugar Nenhum – Onde ficar em Milão?
Entre Polos – Melhores Bairros para ficar em Buenos Aires
Viagem e Cura – Melhores hotéis em Lisboa Portugal
Destinos Por Onde Andei… – Vila Galé Marés, Camaçari, Bahia
3 Gerações e 1 Mala – Vigneto Octavio – hospedagem em uma casa centenária no Vale dos Vinhedos
Mundo Viajante – Onde ficar em Búzios (RJ)
6 Viajantes – Onde se hospedar em Montevidéu
Uma Viagem Diferente – Hotéis em Salvador: Guia Completo

Agora nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;