A cozinha portuguesa é uma delícia ‘com certeza’ e estando em Lisboa, assim como em qualquer outra cidade pelo país, é impossível sair dizendo que não comeu bem. Mesmo o bacalhau não sendo uma das suas escolhas favoritas, há tantas outras opções que merecem uma parada para degustação. Nesse contexto, fazer um roteiro de onde comer em Lisboa é uma dica que deixamos para quem vai à cidade.
Vamos deixar dicas de restaurantes que conhecemos na capital portuguesa e que, por ser uma porta de entrada/ saída de voos que nos levam ao outro lado do oceano, Lisboa é uma cidade onde fomos algumas vezes e onde sem dúvida voltaremos outras tantas.
Como sempre digo, eu prefiro conhecer lugares novos, já Ricardo quando gosta muito de um quer voltar e assim vamos negociando onde ir quando retornamos a uma cidade. Ora repetimos um endereço, ora vamos a um novo, mas a curiosidade de sentir sabores novos e tradicionais de cada destino é o que mais nos motiva.
Dessa forma, nossa lista de onde comer em Lisboa é variada, tem restaurante onde é mais seguro reservar uma mesa com antecedência, tanto como aquele que passamos pela frente, nos agradamos e entramos.
Vamos lá às dicas de onde comer em Lisboa que iremos acrescentando à medida que tivermos novidades. Isso é uma promessa!
⇒ Contudo, para quem só terá algumas horas durante uma conexão e quer aproveitar para fazer uma refeição típica portuguesa, veja a review do Grand’ELias que temos aqui.
Onde comer em Lisboa
Claras em Castelo
Esse é um restaurante que se não prestar atenção vai passar despercebido já que funciona numa pequena casa coladinha ao muro da entrada do Castelo de São Jorge.
Alugamos um apartamento quase ao lado e numa noite voltando de nossos passeios vimos 2 mesas na rua e a porta entreaberta. Foi quando percebemos que ali funcionava um restaurante.

O muro onde está o quadro com o cardápio é o do castelo.
Resolvemos expiar, vimos que as 3 mesas internas estavam ocupadas, mas achamos tão charmoso o espaço que resolvemos encarar o frio dos 7ºC que fazia naquela noite esperando numa das mesas externas.
A espera foi bem curta, os 20 minutos que passaram foram sem estresse, pois estávamos conversando sobre nosso dia à base do aroma e sabor de um delicioso vinho nacional.
Logo fomos chamados para entrar assim que uma família de 4 pessoas passava pela porta.
Nos acomodamos. Pedimos então bacalhau com natas e ceviche também de bacalhau. Sabe aquela comida caseira muito bem feita e farta? Pois bem, foi assim.
O Claras em Castelo além de nos levar à sala de estar/ jantar de uma família portuguesa, nos levou à cozinha caprichosa daquele lar.

São 3 mesas iguais a essa
Ah, e ainda tem uma lojinha que funciona no mesmo espaço do restaurante.

Do lado esquerdo tem essas lojinha e á direita ficam as mesas
Gostamos tanto que depois fomos pesquisar sobre ele e vimos que está muito bem avaliado no Tripadvisor (4,7) e é o 160º entre 5.059 estabelecimentos da categoria. Vale a pena.
Endereço: R. Bartolomeu de Gusmão, 31
Horário: Diariamente das 10:30h às 21:30h, com exceção da quarta-feira que é fechado
Chapitô à mesa
Continuando pelo centro histórico que é nosso lugar preferido em Lisboa, mais uma vez numa descida de ladeira, vimos o Chapitô, estava fechado, pois ainda era começo da manhã, mas ficamos com ele na cabeça e na volta de nossas caminhadas paramos.
Naquele momento, havia uma pessoa numa recepção que nos informou que abriria às 19:00h, porém ela não tinha acesso às reservas e não sabia se teria disponibilidade.
Resolvemos então arriscar. Voltamos um pouco mais tarde do que foi proposto, por volta das 20:00h. E conseguimos uma mesa!
O Chapitô é muito conhecido pela vista panorâmica de Lisboa. Como fica no alto, o visual é um atrativo que o torna muito procurado especialmente no horário do almoço quando dá pra ver o Rio Tejo lá embaixo com toda sua imensidão.
Sobre o Chapitô
Antes de falar sobre nosso jantar, esse é um espaço que merece mais algumas linhas, coisa que descobrimos depois de estarmos lá e que nos deixou com aquela sensação de que precisamos voltar em outro horário para conhecermos mais.
Por ora, o que sabemos é que Chapitô na verdade é uma organização não governamental voltada à cultura com ênfase no circo. Funciona num prédio histórico onde outrora foi um orfanato.
Passando pela calçada, assim como após darmos os primeiros passos em direção à recepção, não dava para imaginarmos o que encontraríamos ao descermos as escadas.

Quem diria que por trás dessa fachada tem uma estrutura tão interessante, é surpreendente
O ambiente é dividido em 3 espaços principais que vão se ajustando de acordo com o horário e demanda.
O Bartô é uma biblioteca durante o dia e à noite transforma-se num bar onde, na noite que fomos, estava havendo um tributo a Caetano Veloso.
Já a Tenda, que durante o dia funciona como palco de espetáculos e sala de aula para performances circenses, eventos internos e externos como conferências e reuniões, à noite assume o papel de restaurante, foi lá onde conseguimos uma mesa.
Chapitô à mesa serve não só como restaurante com uma vista maravilhosa da capital portuguesa, mas também como cantina para colaboradores, alunos e amigos.

Sempre procuro fotografar quando estamos saindo, assim o espaço já esta vazio ou com pouca gente
Bom, isso foi o que soubemos numa conversa com um funcionário enquanto caminhávamos em direção à saída após nosso jantar. É ou não um lugar que merece uma visita com outro olhar?
Voltando ao tema desse post, pedimos polvo grelhado com espinafre e batatas e bife com batatas. Mas claro que com um vinho que chegou à mesa na companhia de azeitonas, azeite e pães e depois uma tarte de queijo com doce e abóbora. Tudo delicioso.

O polvo e o bife
Endereço: Costa do Castelo, 7
Horário: Diariamente das 12:00h às 18:00h e das 19:00h à 1:00h
Reservas: reservas@chapitoamesa.pt
Marlene Vieira no Time Out
O Time Out é o espaço do Mercado da Ribeira que foi reformado e onde atualmente funciona um mercado gastronômico cheio de stands dos mais variados tipos de comidas e nacionalidades.
Aproveitando, veja outros posts sobre mercados gastronômicos que temos aqui:
Mercados em Paris que merecem uma visita
Borough Market: o mercado milenar de Londres
Victoria: mercado em Cordoba cheio de sabor
Mercado de Triana em Sevilha
Mercado de San Miguel em Madrid: um tour pela culinária espanhola
O Mercado de San Telmo em Buenos Aires
Mercadão de São Paulo
Covent Garden Londres: gastronomia, arte e compras
Quando fomos estava na hora do almoço e isso não foi por acaso, organizamos nosso roteiro para conhecermos o novo espaço e almoçarmos por lá. Andamos, percorremos todo o mercado e optamos pelo restaurante da chef Marlene Vieira. A escolha foi pelas opções disponíveis no cardápio.
Pedimos uma petiscada surpresa com 5 opções que podem ser escolhidas pela chef, mas quem preferir pode escolher, nós deixamos por conta dela. Recebemos salada de polvo, salada de bacalhau, mexilhão com tomatada, sapateira com abacate e cogumelos recheados.
Pedimos uma taça de vinho branco para cada um e nosso almoço foi mútuo bom.
Endereço: Av. 24 de Julho, 49
Horário: De domingo a quinta das 10:00h à 0:00h, sextas e sábados das 10:00h à 1:00h
Laurentina, o rei do bacalhau
Marcamos um encontro com um casal de amigos que mudou para Portugal e desde então não tínhamos nos visto, deixamos o local à escolha deles e a sugestão não poderia ter sido melhor. Fomos ao Laurentina, o rei do bacalhau.
Comemos muitos pratos com bacalhau nessa viagem, mas o que pedimos nesse restaurante foi simplesmente perfeito, daqueles que sentimos o sabor quando falamos sabe?
O restaurante é muito conhecido, é daqueles que não pode ficar fora de uma lista de onde comer em Lisboa, anote porque vale a pena conhecer.
O ambiente é aconchegante, atendimento muito bom e a comida excepcional. Pedimos bolinhos de bacalhau inicialmente e depois o prato que é o carro-chefe da casa: bacalhau na brasa que vem acompanhado com batatas, grelos e ovos cozidos.
Éramos 4 adultos e o garçom nos aconselhou a pedirmos 1 porção e meia que seria suficiente e realmente foi, tanto que ainda sobrou um pouco.
Todavia é aconselhável fazer uma reserva antes, pois o Laurentina é muito disputado.
Endereço: Av. Conde Valbom, 71A
Horário: Diariamente das 12:00h às 16:00h e das 19:00h às 23:00h, com exceção do domingo que é fechado
Reservas: resdiary.com
Palácio Chiado
Recebemos a dica sobre 0 Palácio Chiado enquanto coincidentemente estávamos caminhando pelo bairro. A filha de Ricardo mandou uma mensagem falando que era um lugar legal, já que estávamos por perto resolvemos entrar.
Como era início da noite, infelizmente não conseguimos mesa para o restaurante, porém podíamos ficar no bar que fica no térreo.
O ambiente é bem sofisticado, predominantemente vermelho e com uma iluminação bem aconchegante.
Já que não iríamos jantar lá, pedimos uma tábua de frios como petisco, para beber eu escolhi um drink e Ricardo cerveja.
Meu drink foi o Mr. Shelby (claro que fui influenciada pela série hehehe). Leva vodka, Martini Bianco, clara de ovo, xarope, suco de limão, pepino, hortelã e gelo. Muito gostoso.
Ficamos curiosos para conhecermos o restaurante, pelo que vimos no bar, parece que vale a pena.
Endereço: Rua do Alecrim, 70
Horário: De quinta a sábado das 12:30h às 2:00h, de domingo a quarta das 12:30h a 00:00h
Reservas: palaciochiado.pt
Dica de leitor de onde comer em Lisboa
Nosso cantinho também está sempre aberto a vocês, queridos leitores. Adoramos quando recebemos dicas do que fazer, onde ir e claro endereços e sugestões de onde e o que comer. Além do blog, temos um grupo no WhatsApp onde estamos sempre conversando sobre viagens e lá as dicas fazem parte também.
Para deixar esse post mais apetitoso, vamos listar dicas de onde comer em Lisboa que recebemos lá no grupo. Quem tiver interesse em participar é só me chamar no direct do Instagram que mando o link ok?
As Salgadeiras
Restaurante tradicional em Lisboa, fica no Bairro Alto, dispõe de 40 lugares num ambiente acolhedor onde funcionava uma antiga padaria. Peça a Trilogia de bacalhau que serve muito bem 2 pessoas.
⇒Dica e fotos de Martha Menezes.
Endereço: Rua das Salgadeiras, 18
Horário: De terça a domingo das 19:00h a 00:00h
Reservas: as-salgadeiras.com
Javá Rooftop
Como o nome já sugere, fica na parte superior de um prédio. O acesso é por um elevador panorâmico e a vista do Rio Tejo lá de cima vale a pena. Comida boa, ambiente acolhedor e com música.
Endereço: Praça Dom Luís I, 30
Horário: De segunda a quinta das 16:00h às 00:30h, sexta, sábado e domingo das 10:00h às 00:30h
Reservas: letsumai.com
⇒Dica e foto de Martha Menezes.
Adega da Tia Matilde
Restaurante familiar de comida tradicional portuguesa. O nome é uma homenagem à mãe de Emílio, que abriu o estabelecimento com sua esposa Isabel. A família cresceu e Emílio, junto com suas filhas, mantêm a tradição na cozinha.
Endereço: Rua da Beneficência, 77
Horário: De segunda a sexta das 12:00h às 16:00h e das 19:00h às 22:30h. Sábado das 12:00h às 16:00h. Domingo é fechado.
Reservas: adegatiamatilde.com
⇒Dica e foto de Irene Diniz
Belcanto
O chef José Avillez levou o Belcanto a receber 2 estrelas Michelin. Dito isso não é preciso mais nada certo?
Com ambiente sofisticado e uma carta de vinho com 350 rótulos, é um lugar que com certeza proporciona uma experiência gastronômica inesquecível. Está em 42º lugar no ranking The World’s 50 Best Restaurants.
Endereço: Rua Serpa Pinto, 10A
Horário: De terça a sábado das 12:30h às 15:00h e das 19:00h a 00:00h. Domingo e segunda é fechado.
Reservas: sevenrooms.com
⇒Dica e foto de Irene Diniz
5 Oceanos
São 2 pontos altos no 5 Oceanos, a cozinha especializada em peixes e frutos do mar e a linda vista do Rio Tejo.
Endereço: Doca de Santo Amaro, Armazém 12
Horário: De seguna a sábado das 12:00h a 00:00h e no domingo das 12:00h às 17:00h
Reservas: 5oceanos.pt
⇒Dica e fotos de Irene Diniz
Fifty Seconds
Funciona a 120m de altura no topo do prédio do Myriad by Sana Hotel. São apenas 35 lugares e uma vista privilegiada. É aquele lugar onde só estando lá para ter noção do que realmente é, seja pela experiência gastronômica, seja pelo visual.
Endereço: Rua Cais das Naus
Horário: Quinta
Reservas: fiftysecondsexperience.com
⇒Dica e fotos de Irene Diniz
E ainda
Além de restaurantes onde comer em Lisboa, as confeitarias e docerias são lugares imperdíveis não só na capital, como também em outras cidades portuguesas. Afinal de contas quem vai para além-mar sai com um roteiro gastronômico na manga, nem que seja só para lanches não é verdade?
Para um café da manhã em Lisboa, veja A Brasileira, cafeteria tradicional em Portugal.
Agora quem não abre mão de um pastel de nata, não pode deixar de ler Viagens gastronômicas: pastel de nata, nesse post temos uma lista com indicações de onde encontrar essa delícia não só em Lisboa, confere e se tiver dicas de outros endereços abuse dos comentários.
Já que restaurantes imperdíveis por aí é um assunto que rende muitas linhas, seguem sugestões de posts sobre o assunto escritos por outros viajantes que, assim como nós, têm em seus roteiros endereços para aproveitarmos as tradições gastronômicas dos lugares para onde viajamos.
Mundo Viajante – Restaurantes em Maragogi: Onde comer?
3 Gerações e 1 Mala – O Butiá – Boa gastronomia à beira do Guaíba
6 Viajantes – Rei Arthur Casa de Fondue em Gramado
Destinos Por Onde Andei… – D’Artagnan Bistrô, alta gastronomia em BH
Expedições em Família – 3 Dicas de Restaurantes de comida mineira em Belo Horizonte
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Fantásticas essas suas dicas! Adorei conhecer essas opções de restaurante variados de onde comer em Lisboa. Vou basear meu roteiro gastronômico a partir dessas opções. Amo pratos que levam bacalhau.
Fazer um roteiro gastronômico numa viagem à Lisboa faz toda diferença, as opções são infinitas.
Nossa, pelo seu post vi que vou comer muito bem quando visitar Lisboa! Cada prato mais incrível que o outro. Amei as dicas!
Vai comer muito bem sim, sem dúvida nenhuma Angela, as opções são muitas e para gostos variados.
O único que eu já tive a oportunidade de visitar da sua listinha de onde comer em Lisboa, é o 5 oceanos, mas esse Chapitô me deixou aqui com água na boca! Sou completamente alucinada por polvo, e a cara dele está ótima
O Chapitô é muito bom Nathalia e além da comida tem um propósito muito valioso.
A culinária portuguesa é tudo de bom, e estas dicas de onde comer em Lisboa maravilhosas, já sei até quais quero conhecer quando retornar a Lisboa.
É verdade Andrea, estar em Portugal é sinônimo de comer bem.
Menina, fique desejando esta em Lisboa para comer nos lugares citados por você. Cada um melhor que o outro, e é claro, que o bacalhau é o rei da comida em Lisboa para mim. Deu muitas saudades e vontade de provar cada prato.
Sim, o bacalhau reina por lé mesmo 🙂
Ainda não tive oportunidade de conhecer Lisboa, mas essa sua lista de onde comer em Lisboa já me deixou com água na boca. Cada restaurante maravilhoso! Cada camarão enorme! Meu marido é louco por bacalhau. Já estou imaginando ele neste restaurante. Esse claras em castelo achei um achado.
Lisboa é um lugar que a gente Volta Redonda hehehehe
Lisboa é um local onde se pode comer ou muito bem ou muito mal. Assim, é sempre óptimo ter este tipo de post que nos ajuda a escolher o local indicado para degustar algumas das melhores especialidades portuguesas.
Isso Patrícia, sair com dicas ajuda muito para não cairmos no famoso ‘pega-turista’.
Que delícia de dicas de onde comer em Lisboa! A culinária portuguesa é muito maravilhosa, não há nem o que se discutir! Tenho tanta vontade de visitar Portugal e passar um belo tempo lá! E já anotei essas dicas, que parecem deliciosas, para quando eu for! Amei!
Que bosque gostou Letícia, tenho certeza de que você vai gostar muito de Portugal e em Lisboa terá acesso a muita comida deliciosa.
Tô apaixonada pelas suas fotos, principalmente pq ainda não conheço Portugal e já faz tempo que quero fazer uma viagem que inclui Lisboa. Amei as suas dicas gastronômicas 🙂
Foto é uma coisa que eu tenho dificuldade em lidar, é muito difícil escolher as que colocar nos posts e eles acabam ficando com muitas, mas em se tratando de comida acho que é válido né? Fico feliz em saber que o post lhe foi útil.
Suas dicas de onde comer em Lisboa me deram água na boca, amo a gastronomia portuguesa e quando estive na cidade não tinha indicação de locais bons para comer bem. Vou adorar conhecer estes locais, caso retorne à Lisboa, obrigada.
Que bom Gisele, essa é a intenção, deixar o leitor com vontade de experimentar :).
wowwww fiquei surpresa com tantas opções …
A família do meu marido é portuguesa e sou suspeita para falar pq eu amo aquele país.
Com certeza visitarei alguns deles quando retornar a Lisboa!
Amei as dicas e parabéns pelo conteúdo.
Espero que goste dos que escolher, apesar de que dessa lista acho difícil não gostar de algum hehehehe.
Ótimas dicas de onde comer em Lisboa. Já salvei tudo para seguir na próxima vez que for a Portugal.
Ótimo Sylvia, na volta me diz onde foi e o que achou.
Realmente, a culinária portuguesa é divina! Difícil escolher um lugar para comer, mas você fez uma ótima seleção e acho que vale a pena experimentar. Valeu pelas dicas!
Procurei diversificar nos quesitos ‘pratos e preços’.