O segundo post da série Viagem em grupo é de Lucimar Venturim, a conheço de um grupo de viagens que participo no Facebook e tive o prazer de ter nosso primeiro encontro pessoalmente durante uma viagem à Las Vegas em dezembro, que foi justamente essa viagem em grupo que ela nos conta como planejou. Vamos ver como ela resolve isso?

1)   Como surgiu a ideia de viajar em grupo?

Eu e meu filho já estávamos programando a viagem  desde março/2012 e a minha cunhada se interessou  em junho/2012 e como nunca tinha viajado para os EUA com as duas filhas, animaram de ir junto conosco. Viajamos em novembro de 2012.

2)  Como era formado seu grupo (número de pessoas, adultos, crianças)?

Eu, meu filho de 16 anos, minha cunhada com duas filhas de 15 e 20 anos. Aliás, a de 15 comemorou aniversário lá em SF.

3)   Qual o destino? Era novidade pra todos ou algum viajante já conhecia?

O destino era São Francisco e Las Vegas. Ninguém conhecia.

4)    Definir o roteiro e as atrações a serem visitadas, shows, espetáculos, parques, foi uma ação em conjunto ou alguém ficou responsável por isso e repassando para os demais aprovarem? Marcavam reuniões periódicas pra discutirem o assunto, trocavam e-mails?

Todo roteiro como tudo que vimos (de shows a pontos turísticos, de hotéis a passagens) foi tudo escolhido, pesquisado por mim mesma. Falava com todos e davam “ok” e eu comprava tudo antes de viajar (com exceção do pagamento de hotéis e passagens que cada um fez o seu antes de sair do Brasil).

Eu as mantinha atualizadas, por email, para elas irem interagindo com os lugares…procurando curtir o antes da viagem. E foi muito gostoso.

E na viagem, cada um ficou com um roteiro impresso e se caso alguém mudasse de ideia, tínhamos liberdade de fazer o que quiséssemos.

5)   Os interesses eram comuns a todos ou o grupo se dividiu em determinados momentos?

Como elas não sabiam exatamente o que tinha a ser visitado, em detalhes nos lugares, fizemos praticamente tudo juntos. Um dia em SF que nos separamos, pois eu e meu filho fomos “turistar” e elas foram “comprar”. Mas combinamos no dia anterior e deu tudo certo!

6)  O perfil dos viajantes era parecido, todos gostavam de andar a pé, tirar fotos, conhecer coisas novas, tinham hábito de viajar, etc?

Não tínhamos os mesmos hábitos…isso foi até uma pequena preocupação antes de viajar. Elas não tinham viajado para outro país juntas e eu não sabia como seria, mas deu tudo tão 100% que já pensamos em fazer outra viagem juntos. Andamos muito a pé, pegamos ônibus onde precisava ir mais longe e sempre querendo conhecer tudo que tinha no lugar!

Fotos era um detalhe meu super em comum com minha sobrinha e fizemos muitas fotos lindas.

Lucimar 2

7)   Se tiver ocorrido algum imprevisto, como foi resolvido (em comum acordo, alguém ficou de frente pra resolver)?

No primeiro dia saímos para passear e em um determinado local em SF, cansamos de andar e resolvemos pegar um ônibus ou táxi. Como estávamos em cinco, não caberia em um carro só e ônibus estava demorando demais. Ao ficarmos falando para onde íamos, um táxi apareceu e eu e meu filho entramos sem eu ter certeza se elas saberiam ir. Cheguei ao local, bateu o desespero pela demora delas…achei que elas não saberiam chegar no local definido ou  voltar para o hotel. Foram uns quarenta minutos de choro (eu,claro!) até elas apareceram sorridentes e sem o menor dúvida que iriam me achar! Afinal, estavam com o meu roteiro na mão.

8)  Houve alguma divergência de opinião sobre pra onde ir ou o que fazer em determinado ponto da viagem, se houve, como resolveram?

Nenhuma divergência. No único dia em que nos separamos, foi sem problema algum.

9)   Houve alguma situação que gerou algum mal-estar entre o grupo? Se houve, o que foi e como resolveram?

Nenhum. Até nos horários que sempre causa algum problema em viajar com mais pessoas, nós não tivemos. Nos locais de compras, uma ajudava a outra. Foi perfeito!

10)  Você viajaria novamente em grupo? Se não, por quê? Se sim, mudaria alguma atitude que tomou na primeira experiência?

Se for com elas, sim! E não mudaria nada! Se for com outras pessoas, terei que pensar. Analisar o perfil de quem vai, como são os costumes…

11)  Qual seu conselho pra quem planeja ou está planejando viajar em grupo?

Conhecer os costumes; discutir o roteiro para a pessoa não chegar ao local sem ter noção do que fazer; ter liberdade de ir a outros pontos sem depender de quem fez o roteiro; cada um tem um desejo em sua viagem e que ele não se perca no caminho.

É muito gratificante voltar para casa com sonho realizado!

Lucimar 3

Foi nessa noite que nos conhecemos lembra Lucimar? Durante o Le Rève, na saída conversamos um pouco. No outro dia eles iriam embora e eu ainda fiquei mais 3 dias

Durante seu planejamento Lucimar, lembro que você comentou que iria viajar em grupo, como também na volta quando você falou que havia corrido tudo muito bem. O episódio que vocês foram em carros separados em SF foi um pouco parecido com o que passamos na Cidade do Panamá mês passado, mas o problema foi que a motorista do carro que levava a outra metade do grupo errou o caminho e dificultou o contato deles conosco por telefone, eles voltaram pra o aeroporto e recebemos apenas um recado dado pelo nosso motorista que o pessoal havia desistido do passeio, isso gerou um mal-estar mas que depois de tudo esclarecido as coisas ficaram bem.

Outros posts da série:

Série Viagem em grupo por Rafaela Matsuoka