Para nós, viajar não é apenas conhecer um país/ cidade novos, experimentar a gastronomia local é um dos pontos fortes em nossos roteiros. Imagine como nos sentimos na Espanha, um destino com uma diversidade enorme de sabores somados à cultura bem diferentes dos que estamos acostumados aqui no Brasil.
Como temos uma filha (minha enteada) que mora na capital espanhola e é casada com um nativo, nossas refeições passaram a ser um ponto forte quando estamos por lá. Resolvemos fazer uma lista com os endereços de onde comer em Madrid com a proposta de irmos atualizando a cada volta à cidade, que com certeza estará em nossos roteiros pelo Velho Continente.
Quem quiser ir se familiarizando com a gastronomia da Espanha, sugerimos ler o post onde falamos sobre 12 comidas típicas espanholas, assim você já vai sair daqui sabendo o que quer, não perde tempo pedindo explicações ao garçom e o melhor, não corre o risco de encarar uma iguaria que pelo nome não consegue identificar e/ou não entendeu a explicação in loco do que se trata :).
Onde comer em Madrid
Nossa lista tem sugestões de lugares frequentados pelos madrilenhos, alguns mais turísticos e outros nem tanto, uma vantagem de ter família morando lá que nos apresenta opções que nem sempre estão nos guias sobre o assunto.
Tapas e petiscos
Já falamos aqui no blog sobre alguns bares em Madrid que são muito frequentados pelos moradores locais e oferecem ótimas opções das famosas tapas e outros petiscos típicos.
Casa Toni – Anotem esse nome e endereço! Quem passa pela frente não dá nada pelo local, mas é maravilhoso. Pequeno, com apenas 3 ou 4 mesas no térreo e outras no pavimento superior, é um lugar com uma variedade de delícias da cozinha tradicional. Perto da Puerta Del Sol.
Endereço – Calle de la Cruz, 14
Mesón del Champigñón – como o nome já sugere, a especialidade da casa são pratos à base de champignon. Nós nos acomodamos no balcão logo na entrada, pedimos champignons recheados e grelhados e bebemos cerveja. Uma delícia. Fica quase vizinho ao El Botín próximo ao Mercado de San Miguel.
Endereço – Cava de San Miguel, 17
Mercado de San Miguel – uma opção imperdível para quem quiser fazer um tour pelos mais variados sabores da cozinha espanhola num só lugar e no ritmo que quiser. Lá encontramos um pouco de tudo.
⇒ Tudo sobre ele aqui.
Museo do Jamon – típicos e tradicionais na Espanha, os jamóns estão em praticamente todos os cardápios dos bares e restaurantes em Madrid. Comemos em alguns deles e não poderíamos deixar de mencionar o Museo do Jamon que está espalhado em vários endereços pela cidade. Bastante turísticos, os moradores locais não frequentam muito, porém pela facilidade de serem encontrados em várias locais é uma opção para uma refeição rápida e tradicional. Nós escolhemos o tinto de verano como a bebida para acompanhar.
Quem quiser pode comprar jamon no peso e levar, comê-los ao longo do dia durante as longas caminhadas é uma boa pedida, considere essa opção.
Onde comer churros em Madrid
Como todos devem saber, ir à Madrid e não comer os tradicionais churros é o mesmo que ir à Itália e não comer uma pizza.
A Chocolateria San Ginés é histórica, fica coladinha à Plaza Mayor e tem uns churros deliciosos além do ambiente lindo de viver. Todas as informações no link acima :).
Churreria 1902 Chocolateria é outro lugar para apreciar essa delícia que é servida com uma generosa quantidade de calda de chocolate onde molhamos os doces. Fica perto da Puerta Del Sol.
Endereço – Calle San Martin 2
Restaurantes em Madrid
O El Botín, restaurante mais antigo do mundo segundo o Guinness também tem seu espaço aqui no nosso cantinho. Achamos imperdível para quem gosta de conhecer a cultura e tradição locais.
⇒ Tudo sobre ele aqui.
RitaSibaRita – restaurante muito bom que serve comida mediterrânea com toques da culinária contemporânea. Fomos jantar e adoramos tudo o que pedimos. Ambiente muito agradável, fomos direto do aeroporto quando chegávamos de Londres.
Endereço – Calle del Monasterio de Las Huelgas, 9-1
⇒ Ritasibarita. É aconselhável fazer reserva.
Poncelet Cheese Bar – uma proposta diferente e que amamos. O restaurante serve tábuas de queijos e foundue. Escolhemos as tábuas pela quantidade de pessoas, recebemos um menu com mais de 50 opções de queijos, marcamos os que queremos. A tábua chega à mesa com uma orientação da ordem que devemos consumir os queijos de acordo com o sabor de cada um para que um não mascare o sabor do outro.
A chef vai à mesa para dar as orientações e também indica o vinho que melhor harmoniza com o pedido.
O foundue escolhemos pela quantidade de pessoas também e se queremos com sabor mais leve ou mais intenso. Tem legumes no vapor, cogumelos e pães como acompanhamentos.
O espaço é bem amplo, alguns ambientes com mesas bem grandes. Decoração moderna e muito aconchegante.
⇒ Indicado no Guia Michelin 2020
Endereço – Calle de José Abascal, 61
⇒ Ponceletcheesebar. É aconselhável fazer reserva.
Doñaluz – no centro de Madrid, o Doñaluz fica na cobertura de um prédio onde funcionam um restaurante chinês no térreo e no restante do prédio um hotel.
O espaço não é muito grande mas bem aconchegante. O cardápio é bem variado, tem opções da gastronomia peruana, argentina, boliviana, havaiana e de outros países.
Pedimos alguns pratos e gostamos de todos. Dentre eles tivemos ceviche, arepas, poke e tábua com jamon é claro :).
Endereço – Calle de la Montera, 10, 12. É aconselhável fazer reserva.
⇒ Doñaluz
Bienmesabe – é uma rede presente em alguns bairros da capital espanhola, fomos no Moraleja.
O restaurante oferece um cardápio muito variado de pratos típicos locais. A carta de vinhos é excelente, ambiente aconchegante com ótimo atendimento.
Endereço – Calle de la Begonia, 113, 28109 Alcobendas. É aconselhável fazer reserva.
Pretendemos ir atualizando essa lista com dias de onde comer em Madrid à medida que formos conhecendo novos endereços gastronômicos pela cidade.
Não colocamos preços porque isso varia com o tempo, mas o valor médio por pessoa de um prato fica entre 12€ e 30€, depende do local e do tipo de refeição.
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com outros blogs participantes com o tema ‘Onde comer em…”. Segue a lista com os links de todos. Aproveitem que tem muita dica imperdível para quem gosta de comer bem nas viagens.
Let’s Fly Away – Almoço na vinícola Cristofoli: bom vinho e charme em Bento Gonçalves –
Vamos viajar pra onde agora? – Onde comer em Teresópolis
Expedições em Família – Onde comer em Cunha – Estrada Real
Viajante Móvel – Onde comer em Gramado e Canela – Dicas de restaurantes
Destinos Por Onde Andei… – Onde comer bem e barato no Porto
6 Viajantes – 20 Cafés e Casas de Chá de Montevidéu que valem uma visita
Vamos Por Aí – Restaurantes Temáticos em São Paulo que você precisa conhecer
Uma Viagem Diferente – Re Restaurante Dona Suzana, Salvador – Bahia
Across The Universe – 6 Docerias em Brasília que vale a pena conhecer
Me Leva Viajar – Onde comer em Garopaba – Restaurante Tasca dos Açores
Experiência Barbara – Onde comer em São Paulo – Viaje pela gastronomia!
Chicas Lokas na Estrada – Onde tomar café no Rio de Janeiro
3 Gerações e 1 Mala – Gastronomia: Onde comer em Siena
Viajante Econômica – Onde comer em Santos comidas típicas santistas
Mulher Casada Viaja – Onde comer na Rodovia Castelo Branco, SP
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Cynara, que delícia de post! Amei demais, até porque, pretendemos ir a Madrid quando a pandemia acabar. E agora já tenho um roteiro completo de onde comer em Madrid. Quero muito saborear tapas, churros e muito mais por lá! A Churreria 1902 Chocolateria ganhou meu coração e meu estômago! rsrs Amei! Obrigada!
Que bom saber disso Deyse. Minha enteada mora em Madrid, casou com um espanhol, é parada obrigatória quando vamos à Europa :).
Nunca fui para Madrid mas sempre ouvi falar muito bem das tapas e churros da cidade! Vendo suas fotos parecem mesmo muito bons! Quero ir nesses lugares quando visitar a cidade!
Vá mesmo Diego, vale a pena, é um lugar onde se come muito bem por preços bem razoáveis quando comparados aos demais países europeus.
Se teve um lugar que comemos muito bem foi na Espanha. Que comida maravilhosa!
No entanto não ficamos muito tempo em Madri, exploramos mais a Catalunha.
Lista de onde comer por lá mais que salva!
Sim, a comida espanhola é demais.
Que ótimas dicas de onde comer em Madrid! O que vem junto da tábua de jamon? Parecem micro pães…
Marcia, é tipo um biscoitinho sequinho, eu trouxe uns pacotes inclusive. Eles sempre comem junto do jamon.
Este post delicioso me deu uma saudade de Madrid, adorei as dicas de onde comer. Quando fomos, para quem gosta de doce, curtimos muito a Valor, que é a mesma do chocolate.
Hum, deve ser uma delícia, anotei para quando voltarmos. Obrigada pela visita.
Gostei muito da gastronomia de Madri e suas dicas de onde comer por lá estão ótima! Comer tapas com um bom vinho espanhol é tudo de bom! Com churros de sobremesa 🙂
Também adoro a culinária espanhola. Parar de comer quando estamos diante de tantas delícias é a parte difícil 🙂
Quantas delícias, Cynara, não saberia nem escolher entre tantas opções, mas uma me chamou muito a atenção, o restaurante Mesón del Champigñón, pelo ingrediente principal diferente e delicado, adoraria conhecer também.
Vale a pena conhecer o Mesón del Champigñón realmente Gisele, eu adorei e pretendo voltar sempre que estiver por Madrid.
Ainda não conheço Madrid, mas sei agora onde comer por lá. Obrigada pelo post cheio de delícias. Não vejo a hora de voltar a viajar para experimentar tudo o que vier.
Programe mesa Cecília, é uma cidade cheia de lugares lindos para conhecer e come-se muito bem!!!
Fiquei com água na boca ao ler esse post. Ameis as dicas de onde comer em Madrid. Só delícias! Não dispensaria esses churros kkk.
Não dispense mesmo, são tudo de bom 🙂
Que coisa maravilhosa esses churros? 🙂 A culinária espanhola é fantástica, né? Excelente dicas de onde comer em Madrid.
É fantástica sim, a variedade agrada a todos os gostos.
Amei seu post, pretendo visitar Madrid assim que possível e já sei onde comer na cidade. Além de comidas deliciosas os locais que você citou aqui são super charmosos né?
Gostamos de sentar numa mesa ou num balcão de um mercado gastronômico, sempre temos em nossos roteiros dicas nessa área. Os lugares são bem legais sim e as comidas nem se fala.
Os tapas são a cara da Espanha né? Quando estive em Sevilha me deliciei., todas as noites era nosso jantar. Já anotei suas dicas de onde comer em Madrid, principalmente a dos tapas.
Sim, adoramos as tapas, são uma ótima opção para experimentarmos um pouco de cada delícia da gastronomia espanhola.
Eu adorei suas dicas de onde comer em Madrid!!! Eu diante desses churros não seria capaz de responder pelos meus atos Rs
Quero muito um dia ir à cidade e provar estes sabores!!
Beijos!!
Os churros são muito bons mesmo e se for no inverno, a calda de chocolate que servem junto é de comer rezando.
Madrid foi uma cidade que me surpreendeu! Adorei e quero muito voltar! Com certeza vou querer conferir todas essas suas dicas de onde comer em Madrid. Anotei tudo.
Vale a pena voltar mesmo, minha enteada mora lá, então quando vamos para a Europa é uma parada obrigatória.
Demais! Adorei as dicas! Quando estive em Madrid tive a oportunidade de comer em uma das lojas do Museo del jamon! Muito bom. Adorei as dicas de onde comer em Madrid.
Que bom que gostou Itamar, meu marido é louco por Jamon, come horrores quando estamos na Espanha.
Eu amo DEMAIS a comida espanhola, sobretudo as tapas, junto com um bom vinho da casa! Adorei seu post com dicas sobre onde comer em Madrid! Amo essa cidade!
Também amo a comida espanhola, me esbaldo quando estou por lá 🙂
Eu simplesmente amo conhecer a culinária estrangeira! Aqui no brasil já comi alguns pratos espanhóis e estou maravilhada com a quantidade de delícias em Madri. Eu adorei todas essas indicações de onde comer em Madrid que você passou, e meu preferido foi el Museo do Jamon.
Também adoro conhecer outras culturas e a gastronomia faz parte, sempre procuro incluir em nossos roteiros lugares onde possamos experimentar a culinária local.
Delícia de postagem . Bom saber onde se pode comer tapas, churros e outras comidinhas especiais dos espanhois.
Uma delícia mesmo, concordo com você hehehe.
Estou com passagem comprada para visitar Madrid em abril e já estou sofrendo de ansiedade com vontade de comer tantos tapas e petiscos deliciosos! Quero muito conhecer o Museu do Jamón, amo de paixão
Que maravilha, adoro Madrid. Vá ao museu do Jamón sim e peça o ibérico :).
Adorei várias das dicas de onde comer em Madri neste post! Amo churros e também passaria vários dias em uma viagem para a Espanha “jantando” somente tapas kkkk que saudades de viajar!
As tapas são tudo de bom a qualquer hora 🙂