Para nós, viajar não é apenas conhecer um país/ cidade novos, experimentar a gastronomia local é um dos pontos fortes em nossos roteiros. Imagine como nos sentimos na Espanha, um destino com uma diversidade enorme de sabores somados à cultura bem diferentes dos que estamos acostumados aqui no Brasil.

Como temos uma filha (minha enteada) que mora na capital espanhola e é casada com um nativo, nossas refeições passaram a ser um ponto forte quando estamos por lá. Resolvemos fazer uma lista com os endereços de onde comer em Madrid com a proposta de irmos atualizando a cada volta à cidade, que com certeza estará em nossos roteiros pelo Velho Continente.

Quem quiser ir se familiarizando com a gastronomia da Espanha, sugerimos ler o post onde falamos sobre 12 comidas típicas espanholas, assim você já vai sair daqui sabendo o que quer, não perde tempo pedindo explicações ao garçom e o melhor, não corre o risco de encarar uma iguaria que pelo nome não consegue identificar e/ou não entendeu a explicação in loco do que se trata :).

Onde comer em Madrid

Nossa lista tem sugestões de lugares frequentados pelos madrilenhos, alguns mais turísticos e outros nem tanto, uma vantagem de ter família morando lá que nos apresenta opções que nem sempre estão nos guias sobre o assunto.

Tapas e petiscos

Já falamos aqui no blog sobre alguns bares em Madrid que são muito frequentados pelos moradores locais e oferecem ótimas opções das famosas tapas e outros petiscos típicos.

Casa Toni – Anotem esse nome e endereço! Quem passa pela frente não dá nada pelo local, mas é maravilhoso. Pequeno, com apenas 3 ou 4 mesas no térreo e outras no pavimento superior, é um lugar com uma variedade de delícias da cozinha tradicional. Perto da Puerta Del Sol.

Onde comer tapas em Madrid

Casa Toni em Madrid

Endereço – Calle de la Cruz, 14

Mesón del Champigñón – como o nome já sugere, a especialidade da casa são pratos à base de champignon. Nós nos acomodamos no balcão logo na entrada, pedimos champignons recheados e grelhados e bebemos cerveja. Uma delícia. Fica quase vizinho ao El Botín próximo ao Mercado de San Miguel.

Onde comer em Madrid

Champingon em Madrid

Endereço – Cava de San Miguel, 17

Mesondelchampignon

Mercado de San Miguel – uma opção imperdível para quem quiser fazer um tour pelos mais variados sabores da cozinha espanhola num só lugar e no ritmo que quiser. Lá encontramos um pouco de tudo.

⇒ Tudo sobre ele aqui.

Museo do Jamon –  típicos e tradicionais na Espanha, os jamóns estão em praticamente todos os cardápios dos bares e restaurantes em Madrid. Comemos em alguns deles e não poderíamos deixar de mencionar o Museo do Jamon que está espalhado em vários endereços pela cidade. Bastante turísticos, os moradores locais não frequentam muito, porém pela facilidade de serem encontrados em várias locais é uma opção para uma refeição rápida e tradicional. Nós escolhemos o tinto de verano como a bebida para acompanhar.

Quem quiser pode comprar jamon no peso e levar, comê-los ao longo do dia durante as longas caminhadas é uma boa pedida, considere essa opção.

Onde comer em Madrid

Onde comer Jamon em Madrid

Onde comer churros em Madrid

Como todos devem saber, ir à Madrid e não comer os tradicionais churros é o mesmo que ir à Itália e não comer uma pizza.

A Chocolateria San Ginés é histórica, fica coladinha à Plaza Mayor e tem uns churros deliciosos além do ambiente lindo de viver. Todas as informações no link acima :).

Churreria 1902 Chocolateria é outro lugar para apreciar essa delícia que é servida com uma generosa quantidade de calda de chocolate onde molhamos os doces. Fica perto da Puerta Del Sol.

Churros em Madrid

Chocolateria 1902 em Madrid

Endereço – Calle San Martin 2

Chocolateria1902

Restaurantes em Madrid

O El Botín, restaurante mais antigo do mundo segundo o Guinness também tem seu espaço aqui no nosso cantinho. Achamos imperdível para quem gosta de conhecer a cultura e tradição locais.

⇒ Tudo sobre ele aqui.

RitaSibaRita – restaurante muito bom que serve comida mediterrânea com toques da culinária contemporânea. Fomos jantar e adoramos tudo o que pedimos. Ambiente muito agradável, fomos direto do aeroporto quando chegávamos de Londres.

Endereço – Calle del Monasterio de Las Huelgas, 9-1

Ritasibarita. É aconselhável fazer reserva.

Poncelet Cheese Bar – uma proposta diferente e que amamos. O restaurante serve tábuas de queijos e foundue. Escolhemos as tábuas pela quantidade de pessoas, recebemos um menu com mais de 50 opções de queijos, marcamos os que queremos. A tábua chega à mesa com uma orientação da ordem que devemos consumir os queijos de acordo com o sabor de cada um para que um não mascare o sabor do outro.

A chef vai à mesa para dar as orientações e também indica o vinho que melhor harmoniza com o pedido.

O foundue escolhemos pela quantidade de pessoas também e se queremos com sabor mais leve ou mais intenso. Tem legumes no vapor, cogumelos e pães como acompanhamentos.

O espaço é bem amplo, alguns ambientes com mesas bem grandes. Decoração moderna e muito aconchegante.

⇒ Indicado no Guia Michelin 2020

Endereço – Calle de José Abascal, 61

Ponceletcheesebar. É aconselhável fazer reserva.

Doñaluz – no centro de Madrid, o Doñaluz fica na cobertura de um prédio onde funcionam um restaurante chinês no térreo e no restante do prédio um hotel.

O espaço não é muito grande mas bem aconchegante. O cardápio é bem variado, tem opções da gastronomia peruana, argentina, boliviana, havaiana e de outros países.

Pedimos alguns pratos e gostamos de todos. Dentre eles tivemos ceviche, arepas, poke e tábua com jamon é claro :).

Endereço – Calle de la Montera, 10, 12. É aconselhável fazer reserva.

Doñaluz

Bienmesabe – é uma rede presente em alguns bairros da capital espanhola, fomos no Moraleja.

O restaurante oferece um cardápio muito variado de pratos típicos locais. A carta de vinhos é excelente, ambiente aconchegante com ótimo atendimento.

Endereço – Calle de la Begonia, 113, 28109 Alcobendas. É aconselhável fazer reserva.

Bienmesabe

Pretendemos ir atualizando essa lista com dias de onde comer em Madrid à medida que formos conhecendo novos endereços gastronômicos pela cidade.

Não colocamos preços porque isso varia com o tempo, mas o valor médio por pessoa de um prato fica entre 12€ e 30€, depende do local e do tipo de refeição.

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com outros blogs participantes com o tema ‘Onde comer em…”. Segue a lista com os links de todos. Aproveitem que tem muita dica imperdível para quem gosta de comer bem nas viagens.

Let’s Fly AwayAlmoço na vinícola Cristofoli: bom vinho e charme em Bento Gonçalves
Vamos viajar pra onde agora?Onde comer em Teresópolis 
Expedições em FamíliaOnde comer em Cunha – Estrada Real 
Viajante MóvelOnde comer em Gramado e Canela – Dicas de restaurantes 
Destinos Por Onde Andei…Onde comer bem e barato no Porto 
6 Viajantes20 Cafés e Casas de Chá de Montevidéu que valem uma visita
Vamos Por AíRestaurantes Temáticos em São Paulo que você precisa conhecer 
Uma Viagem DiferenteRe Restaurante Dona Suzana, Salvador – Bahia
Across The Universe6 Docerias em Brasília que vale a pena conhecer
Me Leva ViajarOnde comer em Garopaba – Restaurante Tasca dos Açores
Experiência BarbaraOnde comer em São Paulo – Viaje pela gastronomia! 
Chicas Lokas na EstradaOnde tomar café no Rio de Janeiro
3 Gerações e 1 MalaGastronomia: Onde comer em Siena
Viajante EconômicaOnde comer em Santos comidas típicas santistas
Mulher Casada ViajaOnde comer na Rodovia Castelo Branco, SP

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.

ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:

Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para usar em todo o mundo na EasySim4U  ou no Viaje Conectado;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano