Não é só a paella que faz sucesso na culinária madrilenha, os churros em Madrid são tão tradicionais quanto e os da Chocolateria San Ginés, que fica entre a Puerta Del Sol e Tetro Royal funciona desde 1894 fazem parte da cultura da cidade e são muito procurados por turistas.

A filha de Ricardo casou com um espanhol e está morando em Madrid, quando dissemos a ela e ao marido que queríamos conhecer a San Ginés, Nico – o espanhol, ficou espantado porque estávamos no começo de setembro, ou seja, verão e como os churros em Madrid são servidos com chocolate quente não seria a melhor opção.

Mas quem disse que pra turista isso conta? E lá fomos nós em busca dos churros com aquele delicioso – e quente – chocolate cremoso servido numa xícara, enorme para meus padrões, mas que nem por isso deixamos de degustar e de lambermos os beiços. Inclusive o espanhol e Camila – a gringa.

⇒ Antes de mostrar o que vimos e comemos, vamos esclarecer uma coisa. Churros é o nome dado aqueles fininhos sem recheio e os grossinhos como conhecemos aqui, mas que vêm sem recheio são porras. Isso mesmo, então não se espantem.

Churros em Madrid na San Ginés

Vejam a diferença. O caracol mais atrás é mais grosso, quando cortados são porras e o da frente, mais fininho, os churros.

Chocolateria San Ginés começou na verdade como uma hospedaria em 1890 e 4 anos depois tornou-se um estabelecimento que produzia churros em Madrid usando a técnica conhecida como “no ombro”.

Onde comer churros em Madrid

São 2 entradas, uma lateral que fica embaixo do arco e a principal

Mantém o estilo tradicional dos cafés do final do séc. XIX com uma decoração predominantemente verde escuro e branco. As mesas são de mármore branco a boa parte das paredes é coberta por rebuscados painéis de madeira com espelhos e molduras com fotos de muitos artistas e famosos que já frequentaram o lugar.

Onde comer churros em Madrid

Churros em Madrid na San Ginés

O espaço é grande, acomoda muita gente e não oferece apenas churros, quem não quiser experimentar os deliciosos e tradicionais doces, pode pedir um café com bolo que também estão disponíveis no cardápio.

Os madrilenhos frequentam a San Ginés independente da época do ano, se está quente vão comer bolo e se está frio, comem churros e ainda oferece biscoitos e chocolates que também podem ser levados como presente de viagem. E para quem tiver espaço na mala, há opções de canecas como souvenir.

Churros em Madrid

Nos acomodamos numa mesa e pedimos 4 churros com chocolate, escolhemos os fininhos. A quantidade de chocolate é bem generosa, é servido numa xícara grande de café. Nenhum de nós 4 deu conta do chocolate do todo mas os churros não sobraram.

O melhores churros em Madrid

A Chocolateria San Ginés expandiu seus negócios e atravessou fronteiras, em 2010 abriu uma filial e Tokio, depois foi para a China e também chegou à Colômbia em 2013.

Informações

Endereço: Pasadizo de San Ginés, 5

Horário de funcionamento: 24 horas todos os dias do ano

Loja virtual: chocolateriasangines.com

Mais sobre o assunto aqui no blog

Viagens gastronômicas – Churros

 

Churros em Madrid
Churros em Madrid

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.