Não é só a paella que faz sucesso na culinária madrilenha, os churros em Madrid são tão tradicionais quanto e os da Chocolateria San Ginés, que fica entre a Puerta Del Sol e Tetro Royal funciona desde 1894 fazem parte da cultura da cidade e são muito procurados por turistas.
A filha de Ricardo casou com um espanhol e está morando em Madrid, quando dissemos a ela e ao marido que queríamos conhecer a San Ginés, Nico – o espanhol, ficou espantado porque estávamos no começo de setembro, ou seja, verão e como os churros em Madrid são servidos com chocolate quente não seria a melhor opção.
Mas quem disse que pra turista isso conta? E lá fomos nós em busca dos churros com aquele delicioso – e quente – chocolate cremoso servido numa xícara, enorme para meus padrões, mas que nem por isso deixamos de degustar e de lambermos os beiços. Inclusive o espanhol e Camila – a gringa.
⇒ Antes de mostrar o que vimos e comemos, vamos esclarecer uma coisa. Churros é o nome dado aqueles fininhos sem recheio e os grossinhos como conhecemos aqui, mas que vêm sem recheio são porras. Isso mesmo, então não se espantem.

Vejam a diferença. O caracol mais atrás é mais grosso, quando cortados são porras e o da frente, mais fininho, os churros.
A Chocolateria San Ginés começou na verdade como uma hospedaria em 1890 e 4 anos depois tornou-se um estabelecimento que produzia churros em Madrid usando a técnica conhecida como “no ombro”.

São 2 entradas, uma lateral que fica embaixo do arco e a principal
Mantém o estilo tradicional dos cafés do final do séc. XIX com uma decoração predominantemente verde escuro e branco. As mesas são de mármore branco a boa parte das paredes é coberta por rebuscados painéis de madeira com espelhos e molduras com fotos de muitos artistas e famosos que já frequentaram o lugar.
O espaço é grande, acomoda muita gente e não oferece apenas churros, quem não quiser experimentar os deliciosos e tradicionais doces, pode pedir um café com bolo que também estão disponíveis no cardápio.
Os madrilenhos frequentam a San Ginés independente da época do ano, se está quente vão comer bolo e se está frio, comem churros e ainda oferece biscoitos e chocolates que também podem ser levados como presente de viagem. E para quem tiver espaço na mala, há opções de canecas como souvenir.
Nos acomodamos numa mesa e pedimos 4 churros com chocolate, escolhemos os fininhos. A quantidade de chocolate é bem generosa, é servido numa xícara grande de café. Nenhum de nós 4 deu conta do chocolate do todo mas os churros não sobraram.
A Chocolateria San Ginés expandiu seus negócios e atravessou fronteiras, em 2010 abriu uma filial e Tokio, depois foi para a China e também chegou à Colômbia em 2013.
Informações
Endereço: Pasadizo de San Ginés, 5
Horário de funcionamento: 24 horas todos os dias do ano
Loja virtual: chocolateriasangines.com
Mais sobre o assunto aqui no blog
Viagens gastronômicas – Churros
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Os churros da San Gines são um clássico. Só os comi no Inverno, mas concordo com vc, não é por ser Verão que devemos deixar de provar de uma iguaria… sobretudo se tem chocolate!
Com certeza Ruthia.
Que delícia de post! Queria ter lido antes de ir a Madri, rs. Eu não dei muita sorte quando comi churros lá, comprei em um lugar qualquer e não estava muito bom. Adoraria ter experimentado esse que vc indicou, até as fotos dão água na boca!
Poxa que pena Debora, os churros fazem parte da tradição da cidade, mas agora você já tem a dica e quando voltar tenho certeza de que não irá perder a oportunidade de apreciar os melhores da cidade.
A San Gines é uma das churrerias mais tradicionais de Madrid, todo mundo que visita a cidade deveria comer um churros lá! Eu pessoalmente prefiro os churros brasileiros (que são mais doces), mas o churro espanhol não deixa de ser uma iguaria clássica!
Os nossos são bem mais doces realmente Gabriela, eu sou mais para o salgado do que pra o doce, mas adoro os daqui também, como não gostar né?
É até bonito de se ver esses churros! Podia estar o calor que fosse que eu não deixava de experimentar por nada! 😀
Exatamente Camila, são irresistíveis.
Quando eu fui a Madri comi muiiitos churros, são uma delícia mesmo! Já até salivei aqui vendo suas fotos rs
Eu sempre tenho vontade de comer quando vejo as fotos também :).