Em nossa última viagem à Europa colocamos como prioridade conhecermos mais a culinária dos países por onde passamos. Fomos para a França, Grécia e finalizamos na Espanha. Nesse último tivemos a companhia da filha de Ricardo que mora em Madrid e é casada com um espanhol. Fizemos um tour gastronômico com eles e experimentamos comidas típicas da Espanha em lugares tradicionais frequentados por locais.
Sabíamos que a Espanha tem pratos muito tradicionais e como as estações são bem definidas, há alguns que são servidos apenas em determinada estação. Nessa viagem fomos em pleno verão, mas nem por isso deixamos de experimentar os tradicionais churros e apesar do calor e do espanto de Nico, o espanhol da gema, pedimos chocolate quente sim!!! Coisas que só turistas fazem :).
Voltamos muito satisfeitos ‘gastronomicamente’ falando, as comidas típicas da Espanha nos surpreenderam não só pelos sabores mas pela tradição que está por trás de cada uma delas, seja no preparo, na união de sabores e até pelos hábitos dos espanhóis que são bem diferentes dos nossos nesse quesito.
Selecionamos 12 pratos e ainda uma bebida que é servida apenas no verão. Esse post trará também uma lista de links de outros blogs que também escreveram sobre culinária regional para uma blogagem coletiva que está mais do que saborosa. Confiram no final :).
12 top comidas típicas da Espanha
Todo mundo já ouviu falar das Tapas espanholas, que na verdade são vários pratos em pequenas quantidades que são servidos aos poucos, ou até mesmo juntos dependendo do lugar. Os espanhóis têm o hábito de saírem de bar em bar, ou de restaurante em restaurante comendo aos poucos, nós passamos um dia no ritmo deles e ficamos impressionados como comem e olha que somos comilões!
⇒ Leia também Viagens gastronômicas – Tapas
Nessa lista selecionamos algumas comidas típicas da Espanha que são servidas como tapas e outras que estão nos cardápios dos restaurantes que servem comida regional e claro que também saem deliciosas das cozinhas das casas dos moradores. E nós tivemos o prazer de termos até uma experiência dessa.
1 – Jamón
Impossível ir à Espanha e não comer pelo menos uma vez os famosos, cheirosíssimos, tradicionalíssimos e deliciosos jamón. Ricardo comeu todos os dias sem exceção, por ele comia nas 3 refeições, sempre gostou e depois de experimentar os espanhóis então nem se fala.
São servidos em todos os bares e restaurantes mas há vários tipos. E mesmo na Espanha aparecem variações duvidosas e preços de todos os tipos. O melhor mesmo e assim mais caro também é o Pata Negra.
⇒ Outros que estão classificados como melhores são o 5J, Joselito Ibérico Reserva, Jamón Ibérico Covap. O que define a qualidade do jamón é a alimentação do porco, os mais apreciados são os que vêm dos porcos que comem bellota (um tipo de fruto).
2 – Pinchos
São fatias de pão servidas com coberturas de vários sabores, pode ser de salmão, queijos, atum e muitos outros. É tipo uma bruscheta italiana onde o tomate é trocado por outros sabores.
3 – Croquetas
Bolinhos empanados recheados com o sabor à nossa escolha. Pedimos de jamón e de gorgonzola e são deliciosas.
4 – Patatas Bracioli
Pedaços de batatas cozidas e depois fritas servidas com molhos por cima, experimentamos o Bravia e o Alioli.
5 – Papas
Essas são bem conhecidas, mas as tradicionais espanholas são muito macias… Comemos em Córdoba no almoço, estavam perfeitas.
⇒ Leia também Córdoba, Espanha – o que ver em 1 dia
6 – Gazpacho
A famosa sopa de tomate que é servida fria. Essa especialidade só está nos cardápios durante o verão e como estávamos por lá justamente nessa época não poderíamos deixar de conhecer!

Gazpacho que é servido no copo e as papas
7 – Paella
Caso você precise escolher apenas um prato típico da culinária espanhola, nossa dica é a paella. Já comemos muitas por aí mas na Espanha é simplesmente incomparável. Experimentamos a black paella em Sevilha e depois tivemos o privilégio de comermos uma feita pela sogra de Camila que nos serviu num almoço de domingo. Ainda sinto o cheiro acredita?
8 – Pimientos padrón
Esse é um caso à parte. São pequenos pimentões bem verdinhos servidos como uma tapa. A questão é que alguns são muito picantes e outros não e não tem como identificá-los quanto isso. Todos os que eu comi eram picante e os de Ricardo nenhum, a brincadeira é cada um pegar e experimentar e dizer se ‘pica ou não pica’ kkkk. O ideal é comê-los acompanhados de uma bebida :).
9 – Lulas empanadas
Nós adoramos frutos do mar e nas comidas típicas da Espanha eles estão muito presentes – a paella que o diga – adoramos as lulas empanadas que comemos no Mercado de San Miguel no centro de Madrid. Super sequinhas e com umas gotinhas de limão ficam show.
10 – Tortila de patata
Também no Mercado de San Miguel, as tortilas não poderiam ficar de fora do nosso tour gastronômico. É um tipo de omelete com batatas, super macia e saborosa.
11 – Mexilhões com chips empanados
Amo mexilhões, Ricardo não era muito fã mas depois dos que comeu na Grécia antes de chegarmos à Espanha ele também entrou pra o time do apaixonados pela iguaria. Quando viu no cardápio do bar onde estávamos não resistiu e pediu. Eram servidos com chips empanados e molho de azeite delicioso.
12 – Churros
Como já dito anteriormente, claro que fomos à Chocolateria San Ginés e pedimos os churros com aquele chocolate quente muuuuito cremoso para molharmos o docinho né gente! 40ºC nas ruas e nós nos deliciamos um pouco antes de seguirmos para o Mercado de San Miguel para continuarmos nossos experimentos das comidas típicas da Espanha.
E ainda o Tinto de verão
Não poderíamos deixar de comenta sobre o Tendo de Verão. Não é uma sangria mas parece muito. Camila me explicou que é muito pedido durante essa estação por ser geladinho e refrescante. É feito com vinho tinto, refrigerante de limão e gasosa (tipo uma água com gás). A sangria leva muitos outros ingredientes, principalmente frutas. O tinto de verão foi minha verão em várias refeições, adorei.
As comidas típicas da Espanha são muito variadas, quem gosta de frutos do mar se esbalda mas quem não é fã encontra muitas opções e não sai do país com queixas sobre a gastronomia local, porque diversidade e preço bom não faltam. Quem não quiser numa mesa e fazer uma refeição tradicional pode muito bem se satisfazer experimentando algumas das tapas e voltar conhecendo muito da culinário local.
Os espanhóis têm o hábito de almoçar e depois fazerem a sesta – aquele cochilo depois do almoço – quando voltam vão trabalhar e no final do expediente é muito comum saírem para um bar antes de irem para casa. Outro hábito que ficamos sabendo e praticamos, é depois de irem a um restaurante seguirem para alguns bares para tomarem apenas drinks e é bem comum irem a mais de um na mesma noite.
Como voltar da Espanha e não falar muito bem da culinária? Quem mais tem dicas de pratos típicos para aumentar essa lista? Deixa nos comentários.
Confira muito mais sobre culinária regional lendo esses posts. Sigam #culinariaregional para verem todas as publicações dessa blogagem coletiva.
- Destinos por onde andei… – O melhor barreado de Morretes, Paraná
- 3 Gerações e 1 Mala – Culinária Regional: Churrasco Gaúcho
- Mariana Viaja – Panelas de barro do ES: símbolo capixaba tem tradição indígena e é essencial na moqueca
- Qualquer viagem. Eu vou! – Bolinho de frango ou encapotado – o salgado do interior de São Paulo
- Uma Viagem Diferente – Um café na Confeitaria Colombo , Rio de Janeiro
- Tá indo pra onde? – Comidas e bebidas típicas de Recife/Pernambuco
- Pelo Mundo com Manu – Culinária Capixaba: Cultura e Tradição
- Fui ser viajante – Comida holandesa: 10 pratos típicos da Holanda para conhecer e provar
Para salvar no Pinterest
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Fui duas vezes para a Espanha e realmente é um país que se come muito bem por preços que não são exorbitantes. Teu post me fez ter saudade de lá e ficar com vontade de comer Tapas com um refrescante tinto de verão.
Que delicia esse post. Ainda não conheço a Espanha mas já comi alguns desses pratos. Tortilla de Papas e churros são os meus preferidos da sua lista!
Belo post
Obrigada Diego, tenho certeza de quando for à Espanha você vai se encantar.
Que culinária mais colorida e saborosa! Confesso que em viagens, curtimos demais mergulhar na culinária local e aproveitar as especialidades difícil de ser ver pelo Brasil!
Nós também reservamos horas para degustarmos as delícias dos locais por onde passamos.
Depois de várias vezes na Espanha já comi e me esbaldei com várias dessas coisas deliciosas… Aprendi tb a fazer gazpacho na Andaluzia e adorei fazer degustação de jamón serrano em Barcelona! Ah, gostei muito mais da versão valenciana da paella, que não é de frutos do mar, mas sim com carne de porco, coelho e frango!
Já comemos a paella valenciana, mas preferimos a de frutos do mar, aqui adoramos peixes e crustáceos. A culinária espanhola não deixa ninguém na mão né?
Se eu já gosto das paellas que comi no Brasil, imagina quando eu comer a espanhola!!! Acho q vou gostar desses pinchos tbm, pq não como tomate (e, consequentemente, não como bruscheta). Churros tbm não dispenso. A lista toda parece ótima, mas esses foram os que mais me deixaram com água na boca!
Olha Mari, voltar da Espanha sem uns quilinhos a mais é impossível, tudo lá é muito gostoso e com uma variedade impressionante.
Que delícia de post, Cynara. Não conheço a Espanha, vou visitá-la em breve e espero provar pelo menos algumas dessas iguarias que citou.
Anotadinhas no roteiro de nossa viagem para Portugal, com um bate e volta para a Espanha. Corridinho, mas com certeza, hei de encontrar alguns desses pratos mencionados.
Programando com carinho dá pra conhecer muita coisa legal e claro, experimentar a gastronomia espanhola que é tudo de bom.
Adoro paella e lulas empanadas. Quero. De entrada vou querer provar os pinchos e para a sobremesa churros. Ah, e para beber vou pedir o tinto de verão. Pronto, meu pedido está completo. Que delícia! rsrsrs Agora, falando sério, vou tentar fazer o tinto de verão aqui em casa, parece fácil, gostoso e refrescante.
Tenta fazer mesmo, não parece ser difícil e é bem refrescante. Tomei vários.
Pulpo a la Gallega, por favor inclua nessa lista, também conhecido como Pulpo a la Feria. É polvo cozinhado de uma forma que o deixa com extrema maciez, servido em rodelas, temperadas com azeite de oliva, páprica doce e apimentada, sal grosso ou não e rodelas de batatas(tradicionalmente). Todo o preparo cheio de macetes. Quer aprender a fazer?, esqueça qualquer receita que não seja Espanhola. Um espetáculo, para quem aprecia polvo.
Adorei a indicação, quando voltarmos à Madrid vou procurar por esse prato e na volta comentarei aqui com certeza. Como minha enteada mora lá, é um destino que sempre estará em nossa programação, Muito obrigada pela dica.
Voltei agorinha da espanha e queria ter lido esse post antes, porque ficaram faltando algumas delicias pra provar! Acho que já tenho bons motivos pra voltar, ne?
Com certeza, aproveitar a culinária local é um ótimo motivo para voltar a um destino :).