Nosso pensamento na função de pais, é sempre que nós ensinamos e mostramos tudo aos filhos não é verdade? Mas o tempo vai passando e em determinados momentos ou situações os papéis se invertem, concorda? Grenoble foi um exemplo disso. Cheguei até essa pequena cidade nos alpes franceses através de José Ricardo, nosso filho do meio que foi aceito por 1 ano numa universidade na cidade.

Eu nunca tinha ouvido falar em Grenoble, José Ricardo mudou e apesar dele não ficar tirando fotos e postando ou mandando sempre pra gente, de vez em quando enviava alguma coisa. Até que eu resolvi fazê-lo companhia durante o recesso das aulas do final de ano e a temporada incluía Natal e Ano Novo.

Aí sim, fui turistar por Grenoble com ele, chegamos inclusive a conhecer lugares que ele ainda não tinha ido, imagine!

Fiquei 22 dias na França, fizemos algumas viagens para outras cidades do interior e evidentemente esticamos até Paris, afinal nunca é demais voltar :). Assim sendo, resolvi compartilhar com meus leitores o que fazer em Grenoble. Acredite, é uma cidade muito charmosa, desconhecida pelos turistas brasileiros, porém, muito procurada pelos europeus que adoram esportes radicais e de inverno.

Ah! Antes disso, mas dentro do tema desse post que é ‘o que fazer em…’, vou compartilhar com você alguns posts sobre destinos internacionais que estão na minha lista de lugares para conhecer, com certeza algum deles está na sua também.

De Lugar Nenhum – Pontos turísticos da Turquia. O que fazer no país?
Mulher Casada Viaja – O que fazer em Montreux
Let’s Fly Away O que fazer em Abu Dhabi: roteiro e dicas imperdíveis [guia]

Bom, vamos lá. Apresentando Grenoble.

Fundada  no séc. I a.c. entre a maior cadeia de montanhas da Europa (Vercors, Chartreuse e Belledonne) e às margens dos rios Drac e Isève, Grenoble está na região de Rhône-Alpes no sudeste da França. Como dá pra perceber, é uma cidade com mais de 2.000 anos de história.

Para você ter uma ideia da localização, fica a 575 km de Paris, bem perto das fronteiras com a Itália e com a Suíça. Está a 236 km de Turim e 143 km de Genebra.

É conhecida como a Capital dos Alpes Franceses. Não à toa, sediou os jogos olímpicos de inverno em 1968.

Contudo, Grenoble não é uma cidade para ser visitada apenas no inverno. Afinal, com uma média de 200 dias de sol por ano, o turista tem muito o que ver durante todo o ano. A região é muito conhecida por suas estações de esqui com fácil acesso, porém, além disso a cidade tem um centro histórico, muitos parques urbanos e pelas redondezas trilhas e passeios maravilhosos, além de ótimos restaurantes para experimentar gastronomia francesa e de muitas outras nacionalidades.

Os franceses procuram muito a cidade não só para prática de esportes radicais, mas também pelos seus inúmeros museus. Além disso, Grenoble é muito conhecida por suas 4 universidades e centros de pesquisas (daí José Ricardo ter ido estudar lá) e ainda é onde está a Sede do Comissariado de Energia Atômica e Energias Alternativas.

Quando ir

Como já foi dito, você pode planejar sua viagem para Grenoble durante todo o ano, vai depender do que pretende aproveitar mais na cidade.

Entre junho e agosto, a temperatura varia entre os 14ºC e 29ºC. Entre novembro e março, fica entre os -2ºC e 20ºC, contudo fevereiro é o mês mais procurado para quem pretende aproveitar a neve em abundância nas montanhas para esquiar.

Eu estive lá de meados de dezembro a primeira semana de janeiro e cheguei a pegar -4ºC e vi neve nos 2 primeiros dias.

Como chegar

Eu sou suspeita pra falar, mas viajar de trem pela Europa é a melhor opção para se deslocar entre cidades/ países e para Grenoble não seria diferente.

Partindo de Paris, você pode pegar um trem nas estações Gare De Lyon, Marne-La-Vallée-Chessy (a da Disneyland) e ainda Ouigo. A viagem dura entre 3h e 4h, depende do trem que você escolher.

Estando em Lyon, a distância é de 111 km o que leva 1h de trem ou de ônibus. Ainda, se estiver pela Suíça, partindo de Genebra que fica a pouco mais de 100 km como já mostrei anteriormente, a viagem também não é longa.

Devidamente apresentada, agora vamos ao que interessa.

O que fazer em Grenoble

Não fiz roteiro quando fui para Grenoble, deixei que meu filho me levasse para os lugares que ele sabia que eu iria gostar de conhecer. Adianto que não terei dica de hospedagem, pois fiquei no apartamento dele. Apesar de estar ’em casa’, almoçamos e jantamos fora alguns dias.

Centro – Cidade Velha

Os prédios antigos estão por todos os lados na região central de Grenoble, mantendo o estilo tradicional dos que encontramos em Paris. Como bem disse meu filho “Acho Grenoble uma mini Paris”. E é bem isso. Caminhando pelas ruas vemos as características marcantes da arquitetura e presença histórica que vemos pelas ruas da capital. Todavia, as proporções são menores, os prédios são mais baixos, com medidas reduzidas, mas a essência é a mesma.

Estando no centro, vale visitar: Catedral Notre-Dame, a Place aux Herbes, Place Victor Hugo, Rue de Bonne, Église Saint Louis, Halles Sainte-Claire e ainda as Galeries Lafayette.

Centro histórico de Grenoble

Como estive lá em dezembro, tive a sorte de ver o Marché de Noel (Mercado de Natal) montado na Place Victor Hugo, não me cansava de passar por ele de dia e à noite.

Marché de Noel à noite

Como em todo centro histórico de qualquer cidade, vale se perder entrando e saindo das muitas vezes pequenas e estreitas ruas sem destino. Experimente se ainda não testou esse tipo de passeio.

Jardins

A caminho do teleférico, vale passar pelo Jardin de Ville, como também em outro trajeto passar pelo Jardin Hoche que fica bem próximo ao La Caserne de Bonne, um centro comercial com algumas lojas para quem pretende fazer umas comprinhas.

Jardin de Ville

Parques

Grenoble recebeu o título de Capital Verde da Europa em 2022. Pois é, mais uma curiosidade sobre a cidade :). Concorrem a esse título cidades com mais de 100 mil habitantes que se destacam por realizarem ações em prol do meio ambiente.

Hoje com pouco mais de 160 mil habitantes e, lá vem outro dado surpreendente – é a cidade francesa com maior número de moradores que usam bicicleta para irem ao trabalho.

São 475 km de ciclovias, desses, 25 km são em rodovias, o que proporcionam aos ‘grenoblois’ fazerem pequenas viagens intermunicipais sobre 2 rodas.

O contato muito próximo com a natureza – no inverno praticando esqui e no verão trekking e escaladas, ou seja, usufruindo do que eles têm ao redor, os habitantes são muito engajados ecologicamente falando.

Assim sendo, os parques urbanos também fazem parte do cotidiano e são lugares muito frequentados por todos. Fomos ao Paul Mistral que é o principal deles e onde foi construído Palais des Sports, local para prática de vários esportes nas olimpíadas e que hoje é palco de várias atividades esportivas.

Musée de Grenoble

São muitos museus para serem visitados, escolhemos visitar o Musée de Grenoble já que seu acervo tem arte moderna e contemporânea como principal atrativo. Encontramos obras de Warhol, Picasso, Kandinsky e Matisse, como também muita coisa interessante sobre as civilizações antigas.

Museu de Grenoble

Téléphérique

Mesmo em francês, sabemos do que se trata. O Les Bulles (As Bolhas), é o teleférico urbano mais antigo da Europa, começou a operar em 1934. Chega a 500m de altura passando por cima do rio Isève e levando ao topo da montanha até La Bastille.

Teleférico de Grenoble

Ingresso: Adulto – 9,50€, crianças entre 5 e 15 anos – 5 €, estudante 6,10€. Valores para ida e volta, mas pode comprar só ida ou volta caso queria subir ou descer pela trilha.

Endereço: 3 Quai Stéphane Jay

Fort de La Bastille

É um antigo complexo militar incrustado na montanha, foi construído no séc. XVIII.

Passeio de teleférico

Indo para a Bastilha lá no alto e voltando para a cidade no teleférico

O ponto alto da visita é a vista que temos da cidade lá do alto. Contudo, ainda tem um museu militar e 2 restaurantes bem conceituados, que além de boa comida, proporcionam uma refeição com vista privilegiada.

Vista da idade do alto da Bastilha

Museu Militar na Bastilha em Grenoble

Patinoire Polesud

Centro esportivo com pista de patinação no gelo onde acontecem os jogos de hóquei. A fila é enorme no inverno, mas para quem curte, é muito bom.

Comer também é uma coisa que fazemos né gente?

Então, nesse quesito combinamos de irmos a lugares bem diferentes a cada vez. E isso incluía não só comida francesa já que iríamos a outras cidades e teríamos acesso à gastronomia local.

José Ricardo escolheu os lugares onde fomos e eu adorei todos. Foram refeições bem distintas. Vou colocar os nomes dos lugares e nossos pedidos para quem prefere não arriscar muito já levar tudo anotadinho.

Restaurante tailandês em Grenoble

Hamburgers – ravioli com queijo e hamburger

Côte Sushi – Sushi com trufas brancas e tempurá de camarão (divino), Yakitori chicken balls (espetinhos de frango), Guioza, Samba Truffe, Mochi Glace (um docinho dos deuses, escolhemos de manga com maracujá)

Bouillon A – O cardápio é clássico e igual em todos os restaurantes. Dê uma olhada no post que temos sobre Restaurante Bouillon: preço bom e tradição na França.

My Little Warung – restaurante tailandês com proposta de cozinha Fusion. Coleslaw Coco, Pad Thai e Nasi Goreng Mie Goreng e como sobremesa Mousse de chocolate com menta.

L’1D3 – Peito de frango com creme de leite fresco e batatas, Ravioli gratinado com queijo Roquefort e nozes e ainda Velouté de cortes butternut (sopa de abóbora com nozes) e a tradicional sopa de cebola com queijo Comté.

No Marché de Noel – Sanduíche de raquete e batata com raclete e charcuterie (frios)

Le Tacos de Lyon – não vá pensando nos tacos mexicanos, são completamente diferentes, são uma variação proposta por imigrantes, parecem um pouco com calzones.

Concorda que Grenoble é uma cidade que rende um roteiro bem eclético e muito bom? Uma opção para quem não quer passar mais tempo é fazer um bate e volta de Lyon por exemplo. Em 1 dia dá para fazer muita coisa e tem trens e ônibus até mais tarde para voltar.

⇒ Leia também Bate e volta: uma maneira de conhecer novos lugares

Grenoble como base para viagens curtas

Para quem preferir ter como base uma cidade menor, mais calma e com boas opções para conhecer as redondezas. Grenoble se encaixa bem nesse contexto.

Fizemos bate e volta para Annecy por exemplo, 1 hora de trem e estávamos lá. Outra ideia é ir para Lyon, passar 1 dia lá que, apesar de ser uma cidade maior e com muito o que fazer, dá pra ter uma ideia bem geral durante 1 dia por lá. Sem falar de outros destinos próximos que podem ser vistos em viagens curtas.

E por falar em o que fazer em… ainda temos dicas de outros posts sobre destinos nacionais que ainda não conhecemos e pretendemos ir.

Vamos Por Aí – O que fazer em Canela: melhores passeios, restaurantes e dicas
Mundo Viajante – O que fazer em Porto Seguro
Vamos viajar pra onde agora? – O que fazer em Cabo Frio
Até onde eu puder ir – O que fazer em Balneário Camboriú
Entre Mochilas e Malinhas – O que fazer em Pomerode: melhores passeios com crianças (+ bônus para os adultos!)
Mystras – O que fazer em Santo Ângelo-RS

É isso, não falta o que fazer em Grenoble, independente da época do ano que você for, numa viagem sozinho, a dois ou ainda em família, é um destino que pode entrar num roteiro pelo interior da França e que rende muitas surpresas.

Agora nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;