Tenho recebido algumas mensagens de pessoas com dúvidas a respeito de viagens de trem pela Europa. O que vale a pena, que tipo de ticket comprar, como é a questão das malas, diferenças entre primeira e segunda classes.

Enfim, cada um com suas indecisões. Como já fizemos algumas viagens nesse que é meu transporte favorito para conhecer o Velho Mundo, vou relatar o que sei e o que indico.

A maior dúvida é quando escolher trem ou avião, pelo menos pra mim é o maior impasse antes de concluir a compra das passagens.

O que considerar numa vigem de trem pela Europa

1 – Preço das passagens

Sempre começo a pesquisar as passagens de avião nas cias low coast Easyjet ou  Ryanair e quando elas não fazem o trajeto pesquiso nas tradicionais, aí nesse caso depende dos países envolvidos, comparo com os preços dos tickets de trens. Onde comprar vai depender dos destinos. Trenitalia,  Renfe Bahn, Obb.  Há ainda os passes entre países, nunca serviu pra nós, isso depende dos países que estarão no seu roteiro. Eurail,  Raileurope;

2 – Horários dos voos e comparação com os dos trens

3 – Duração da viagem

Às vezes o voo é mais rápido mas o tempo gasto entre antecedência pra chegar no aeroporto, checkin, despacho de bagagem, imigração podem ficar equivalentes ou até mesmo maiores do que a viagem de trem;

4 – Distância dos aeroportos e meios de transportes para chegar neles

A Ryanair geralmente opera em aeroportos secundários distantes dos centros das cidades, a Easyjet não, opera na maioria nos aeroportos internacionais tradicionais, mas as estações de trem sempre ficam muito bem localizadas, quando não estão nos centros das cidades, é fácil chegar fazendo baldeação em outras estações ou até mesmo de táxi;

trem pela Europa 1

Milane Centrale

5 – Limite de bagagem dos trens

Nos voos dentro do mesmo país principalmente, isso depende da cia aérea, o limite pode ser 1 bagagem de mão e tudo o mais tem que ser pago, ou 1 mala de mão e 1 despachada e no trem isso não existe. O incoveniente é que você mesmo leva suas malas pra dentro dos trens e nem sempre se consegue vagas pra guardá-las no mesmo vagão, aí a dica é levar correntes com cadeados, ficarão presas e você tranquilo;

Trem pela Europa 2

6 – Refeições

Nas cias low coast só água é gratuita, nos trens há bares/ lanchonetes e em alguns até restaurantes. Os preços não são baixos, mas dá pra se fazer um lanche sem gastar muito. E dependendo da categoria do seu ticket, 1ª ou 2ª classe, uma refeição pode estar incluída. Experimentamos a 1ª classe numa viagem noturna entre Lisboa e Madrid onde nosso café-da-manhã foi servido num restaurante, nos sentimos num filme hollywoodiano kkkk. Pena que a única foto que temos está fora de foco, o garçom não tinha prática em fotografar e tinha o balanço do trem também pra agravar a situação, mas ficou a lembrança;

Trem pela Europa 3

Chegaríamos a Madrid às 7:30h, o café-da-manhã foi servido a partir das 5:30h. Na noite do embarque uma pessoa passou em nossa cabine e nos avisou sobre os horários e qual o vagão do restaurante

 7 – O visual pelo caminho

Sim, esse é um ponto que pra mim faz diferença em viajar de trem pela Europa. É uma viagem à parte, claro que estou falando de viagens diurnas. Já fizemos muitos trajetos (Madrid/Toledo, Roma/Firenze, Firenze/Veneza, Londres/Amsterdam, Amsterdam/Hamburgo, Viena/Salzburg, Salzburg/Veneza) e a paisagem é uma parte complementar da viagem. Ricardo geralmente descansa, eu raramente consigo, fico sempre nos assentos na janela pra apreciar o que passa do lado de fora e sempre vale a pena. Tenho uns vídeos de algumas viagens mas não consegui abrir no Mac, estou tentando resolver isso e se conseguir prometo postar.

Paisagem pelo caminho

De Salzburgo pra Veneza

 8 – Escalas e conexões dos trens

De avião não preciso comentar a respeito, todos já sabem como funcionam. Dependendo do percurso, o número de paradas em uma viagem de trem depende muito. Também há a possibilidade de conexões, mas nos 2 casos funcionam muito tranquilamente.

Nos assentos do trem tem um folder que é um guia mostrando as paradas que aquele trem fará até o destino final, que nem sempre será o seu. Os nomes das cidades e os horários estarão muito bem explicados, não tem como se confundir.

Em conexões é preciso confirmar qual o número da plataforma onde irá pegar o outro trem e principalmente atentar pra o horário, há conexões de 3 minutos, isso deverá ser verificado antes da compra, porque o trem não espera por ninguém. A dica é nunca comprar um ticket com menos de 30 minutos entre os trens, esse tempo é suficiente pra você localizar onde vai embarcar novamente. Quando pegamos um trem com muitas paradas eu vou me guiando, quando ele para confiro se está batendo com o guia, os segundos são obedecidos, é impressionante. 

Trem pela Europa 5

O da esquerda é da DB Bahn e o da direita da OBB. Vejam que mostram o nome da cidade, horário da chegada e o número da plataforma de parada.

 

Trem pela Europa 6

Parada entre Amsterdam e Hamburgo. Reparem que no folder acima aparece essa cidade.

Trem pela Europa 7

Aguardando o trem numa conexão entre Lisboa e Madrid

 9 – Viagem noturna numa cabine privativa

Passamos por essa experiência 2 vezes. A primeira entre Lisboa e Madrid e depois de lá para Barcelona. Fui uma excelente escolha, ficamos em cabines com banheiro e um beliche.

Apesar de ser tudo apertadinho, dá muito bem pra nos movimentarmos considerando as malas inclusive. Fizemos o comparativo e optamos pelo trem porque economizamos uma diária de hotel e já acordamos no destino.

O trem balança? Sim. Se me perguntar se eu dormi bem? Mais ou menos, meu sono é muito leve e em toda parada eu acordava por causa dos freios, mas Ricardo dormiu muito bem. Se faria novamente? Com certeza. Fizemos uma viagem no final da tarde chegando à noite de Berlim pra Praga e dela pra Budapeste.

De Lisboa para Madrid

Antes do embarque em Lisboa e Ricardo já na cabine do trem

Trem pela Europa 8

De Madrid pra Barcelona

10 – O conforto interno do trem pela Europa

Independente de estar numa cabine privativa ou não, as poltronas dos trens são muito confortáveis. Há vagões com 2 fileiras de 2 assentos com o corredor no meio, há outros com bancos distribuídos frente a frente com uma mesa no meio e ainda há outros com um corredor numa extremidade e cabines com 6 assentos frente a frente cada, essas são fechadas com uma porta de vidro corrediça. Relato aqui os que já andei ok?

Trem pela Europa 9

2 fileiras de 2 cadeiras com corredor no meio

Trem pela Europa 9

Cabines com 6 assentos fechadas com porta de vidro

Ficarei devendo a que tem a mesa no meio, acho que não fotografei :(.

11 – As estações de trem pela Europa

Eu adoro conhecer prédios históricos, monumentos e as estações de trem europeias, em sua maioria, são lindas. Desde as que funcionam em prédios bem antigos até às mais modernas. Me encanto com o que vejo.

Estação de Atoche Madrid

Estação de Atocha em Madrid (nela houve um atentado terrorista em 2004)

Trem pela Europa

Estação de Praga (não fotografei o interior porque estava em reforma na época

Estação de Berlim

Estação de Berlim

Trem pela Europa 11

Estação de Toledo

trem pela Europa 12

Estação de Hamburgo

Um fator bem importante na hora de comprar seus tickets de trem, quando for dada a opção de pagar para escolher o assento, não tenha dúvidas, pague, cobram em torno de 5 euros por assento e isso garante o seu lugar.

Funciona como avião, você escolhe o vagão e o assento. Presenciamos um passageiro chegar e seu assento estar ocupado e quem estava nele precisou pegar as malas e sair carregando por outros até encontrar vaga.

Como também já vimos uma moça viajar sentada no chão porque o trem estava lotado. Essas coisas acontecem!

Acho que dá pra perceber que sou fã de viajar de trem pela Europa, mas tenho meus motivos concordam?

E aí, quem já viajou neles e tem o que contar?

⇒ Leia também Trem Amtrak de Washington para New York

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