Quando estamos com um destino para uma viagem em mente, sempre damos uma olhada no que tem por perto, como nas possibilidades de irmos às cidades vizinhas e para isso o tempo dos deslocamentos e as distâncias sempre são fatores decisivos. São as chamadas viagens bate e volta.
Apesar de ser uma forma de aproveitar a proximidade de cidades ou lugares que temos interesse, nem todo viajante se enquadra nesse tipo de formato. Há quem prefira dormir no lugar, acordar e aproveitar o dia todo com calma.
Todavia também há quem encare acordar mais cedo para seguir viagem para aproveitar o máximo possível da cidade vizinha e voltar para a base onde estava.
Saiba que as viagens bate e volta não são apenas aquelas que vamos e voltamos no mesmo dia para o lugar de partida. Podemos sair de um destino e ir parando em outros pelo caminho, voltando ou não para onde partimos. Ou ainda podemos seguir viagem e dormir em outro destino e dele partir para outros.
Foi isso que fizemos na Itália, saímos de Florença, fomos de carro para Siena, no outro dia saímos de lá, passamos por San Gimignano e seguimos estrada até Milão.

San Gimignano
O bate e volta significa uma passagem rápida, curta, mas não necessariamente aquela onde não pernoitamos no destino.
Em praticamente todas as nossas viagens fazemos algum bate e volta e já experimentamos todos os estilos que citamos, desde ir e voltar para a cidade de origem como sairmos de carro parando onde queríamos até chegarmos ao destino pretendido, com e sem pernoite.
Nossas viagens bate e volta
Foram muitas até agora, daria para fazer um post índice mas nossa intenção é mostrar que há várias formas de programar passeios/ viagens nesse formato. Vamos deixar aqui relatos de algumas de nossas viagens bate e volta como também de outros blogs que têm o que contar e acrescentar.
O que levar em conta na hora de escolher o destino
Para nós o mais importante é estudarmos as cidades ou atrações vizinhas para vermos o que nos interessa. Não é porque um amigo foi a tal lugar e amou que vamos colocá-lo no roteiro sem sabermos o mínimo que podemos encontrar lá.
Só vamos se tivermos alguns pontos de nosso interesse e não para marcarmos no mapa mais uma cidade que conhecemos.
Nossas dicas:
- Veja a distância entre a cidade que você está e a que pretende ir;
Em nossa segunda viagem para a França resolvemos fazer um bate e volta de Paris para Mont Saint Michel. Quando pesquisamos vimos que havia a possibilidade de irmos de ônibus (saindo bem cedo e voltando no começo da noite), mas resolvemos alugar um carro apenas para aquela viagem.
Porém não prestamos atenção a um pequeno detalhe: entendemos que seriam 140km, mas na verdade eram 150 milhas.
Assim sendo, a viagem que pensávamos durar 1:30h mais ou menos, durou quase o dobro e com isso tivemos que conhecer o lugar com mais pressa, já que ainda teríamos que voltar para Paris para devolvermos o carro à locadora.
Gostamos tanto e como foi tudo bem corrido, quando etivemos no país anos depois, resolvemos voltar, mas daquela vez pernoitamos no Mont Saint Michel e aí sim, foi perfeito.
- Pesquise os melhores meios de transporte, se estiver de carro, veja se há pedágios e postos de gasolina;
- Caso opte por ir de ônibus ou trem, chegue com pelo menos 40 minutos de antecedência para localizar o local do embarque sem pressa.
Algumas viagens que fizemos com diferentes meios de transporte
Fizemos duas viagens bate e volta de trem na Europa, que para nós é o melhor meio de transporte para se locomover entre pequenas e grandes distâncias por lá. Fomos de Madrid para Toledo e em outra viagem de Madrid para Córdoba.

Mesquita de Córdoba
Em Portugal alugamos um carro e conhecemos 3 cidades próximas partindo de Lisboa (Óbidos, Cascais e Sintra) e foi uma delícia.
Pelo Brasil as opções também são muitas, se formos listar dicas aqui seria uma lista imensa, então escolhemos indicar o post do blog Uma Viagem Diferente sobre 12 cidades para um bate e volta em São Paulo. e também 15 viagens bate-volta a partir do Rio de Janeiro do blog Viajei Bonito.
Na Inglaterra, minha irmã e o marido conheceram 4 cidades partindo de Londres em 3 dias de viagens usando o passe de trem e na Holanda conheceram 3 cidades partindo de Amsterdam. Todas viagens bate e volta indo e voltando no mesmo dia para Londres e Amsterdam onde estavam hospedados.

York

Parque de tulipas na Holanda
Planeje o que fará no destino
- Chegue ao destino com pelo menos um planejamento do que pretende conhecer para não perder tempo à procura do que ver e como chegar;
- Caso sua viagem seja no final de semana ou feriado local, confirme se o que pretende visitar estará aberto, o mesmo para lugares para comer.
Compramos as passagens para ficarmos uma semana em Fort Lauderdale para fazermos umas compras para nosso apartamento que estava próximo de ser entregue. Com as passagens compradas, percebemos que estaríamos no Thanksgiving que é um feriado onde praticamente tudo fecha no país.
Assim sendo, programamos nosso roteiro de comprar e incluímos passar o dia em Naples.

Naples
Em outro dia nessa mesma viagem, tiramos uma folga das compras e fomos conhecer várias cidades vizinhas à Fort Lauderdale, foi um dia bem diferente onde passamos por várias praias, valeu demais o passeio.
Bate e volta não é só para outra cidade, pode ser para uma atração que fica fora de onde estamos
O conceito de bate e volta não se restringe a uma outra cidade, sairmos de onde estamos para passarmos o dia num lugar que fica fora da cidade onde estamos também é um bate e volta concorda? Visitas à vinícolas, a parques ou qualquer outro tipo de atração onde passamos algumas horas se incluem nesse conceito de viagem.
Veja o post do blog Vem por Parque sobre um passeio bate e volta ao Wet’n Wild SP.
Estávamos em Los Angeles com um carro alugado pegamos a estrada para Las Vegas e no caminho fomos conhecer uma Vinícola em Temecula Valley na California. Aproveitamos que estávamos em Nashville e seguimos de carro para a Destilaria Jack Daniel’s, foi um passeio maravilhoso.
Não poderíamos deixar de mencionar a visita a Versalhes, como ir à Paris e não aproveitar a proximidade para conhecer aquela maravilha e ainda a visita ao Castelo de Neuschwanstein na Alemanha.
Há destinos que não precisam de muitos dias
Nem todas as cidades são maravilhosas e têm muitas coisas para conhecermos, como também há certos lugares que não precisam de mais de 1 dia ou poucas horas para vermos o que nos interessa.
Isso não quer dizer que não sejam interessantes ou que não valham a pena, muito pelo contrário, apenas que são pequenos ou restritos a algumas atrações.
Eu sonhava em conhecer Machu Picchu, passamos uma semana em Cusco e fizemos um bate e volta com pernoite em Águas Calientes para no outro dia subirmos a montanha. Foi maravilhoso mas para nós, não é um destino que peça mais do que o tempo que passamos (1 noite e voltamos no final da tarde do outro dia). Voltamos encantados e recomendamos a todo mundo um dia ir lá.
Outro lugar semelhante para nós é o Grand Canyon South. Não somos adeptos de ecoturismo, mas queríamos muito conhecer. Partimos de Las Vegas logo cedo, aproveitamos o resto do dia no parque e o amanhecer para vermos o sol nascer. Partimos de volta no meio da manhã e ficamos satisfeitos.
Em síntese
Escolher os destinos ou as atrações para aproveitar um bate e volta depende muito do estilo de viajante e interesses de cada um. Na verdade vemos como escolha de hotel sabe? Nós podemos ter adorado um hotel, indicar aqui e você chegar lá e não gostar não é verdade?
Assim sendo, nossas impressões estão registradas aqui para, quem sabe, inspirar mais e mais viajantes a aproveitarem todo o tempo possível nas suas viagens.
Como disse, são tantas sugestões que teríamos para dar que a lista seria gigante e ainda ficamos de olho nas viagens de outros viajantes.
Pretendemos ir ao Japão em breve, quando vimos o post sobre bate volta de Tóquio do blog Let’s Fly Away favoritamos e claro que quando a viagem estiver no gatilho voltaremos a ler para relembrarmos as dicas.
Deu pra perceber que somos adeptos sim às viagens bate e volta, já passamos por perrengues, mas o motivo foi não termos prestado atenção às informações. Imprevistos acontecem e vamos encarando-os como fatos de viagem. O importante é ter a mente aberta para novos desafios e algumas viagens bate e volta tornam-se uns, pode acreditar, mas no final sempre valem a pena.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Adorei o post! Acho muito válido ficar em cidades maiores, e aproveitar os arredores como os “bate-volta”. Fiz o mesmo que você em Madrid, e foi excelente! Adorei!!
Partindo de Madrid há muitas opções interessantes, já temos a lista para quando voltarmos.
Adoro um bate e volta, Cynara, e pelo visto vocês também. É uma forma de aproveitar ao máximo um destino, conhecendo seus arredores e transformando a viagem em uma experiência muito mais rica e divertida. Excelente post, amei as dicas.
Gostamos sim, ganhamos tempo, conhecemos lugares novos e ainda nos aventuramos pelas estradas por aí 🙂
Quantas aventuras Cynara! Ler sua matéria me fez ter outro ponto de vista sobre os passeios bate e volta… e o planejamento antecipado é fundamental. Parabéns!
Obrigada Daniela, nada como troca de experiências não é?
Adorei o post pois ampliou meu olhar para viagens bate e volta. Meu marido e eu tb adoramos bate e volta mas temos feito essas de ir,passar o dia e voltar. Olhando da forma como você ressaltou verifico que já fizemos mais viagens bate e volta. O post tem muitas idéias legais. Parabéns e um abraço, Lilian
Que bom saber disso Lilian 🙂
Eu também fui às cidades menores italianas, fazendo bate e volta. A única vez que fiz esse tipo de viagem através de trem foi na Suíça e França, onde a proposta era andar de trem full time. Achei interessante essa metodologia na Europa.
Verdade, os trens pela Europa são um grande meio de transporte em todos os sentidos.
Excelente posto sobre viagem de bate-volta!!! Achei muito didático e a sua história de como não deu muito certo o bate-volta para o Mont de Saint Michel mostra como é importante o planejamento. Um pequeno detalhe (no caso milhas x km) fez toda a diferença no tempo do passeio.
Exato, temos que estar atentos a tudo!!!
Muitas dicas legais! Acho que esse bate e volta a Machu Pichu é um dos mais cotados, já que águas calientes não tem muitos atrativos. Nós tb fizemos assim com apenas um pernoite.
Achamos a melhor opção, se voltarmos faremos do mesmo jeito.
Eu particularmente amo organizar meus roteiros com viagens bate e volta. O seu texto traz dicas muito boas sobre este tipo de viagem.
Abraços!
Obrigada Denise.
Eu adoro Bate e volta principalmente nesse estilo de ir descobrindo cidades pelo caminho sem necessariamente voltar de onde partimos. Fizemos isso recentemente pelo norte da Itália. Adorei o post.
A Itália é um país onde podemos usar e abusar das viagens bate e volta já que muitas cidades são muito próximas.
Viagens assim sempre valem a pena né? Este ano fiz essa do Grand Canyon South Rim também. Gostei muito!
Muito Diego, sempre colocamos em nossos roteiros quando vemos opções viáveis.
Adorei o seu post de como o bate e volta pode ser uma opção quando não se tem tempo suficiente para conhecer todos os lugares com o nível de detalhes que às vezes queremos ou quando a viagem cabe em 1 dia! De fato, essa opção deve ser considerada em muitos casos!
Com certeza Emilia, e nem todos os destinos precisam de muito tempo para vermos o que nos interessa, o segredo é selecionar o que pretendemos visitar para vermos se vale a pena um bate-volta ou não.
Sou super fã de viagens bate-volta e pratico bastante rsrs Como moro em uma cidade perto de SP, perto do litoral e perto da Serra da Mantiqueira, costumo fazer viagens desse tipo nos fins de semana. Também já fiz isso na Argentina e no Uruguai e achei que valeu muito a pena.
Que sorte a sua de morar numa região assim, com tantas opções por perto.
Eu AMO fazer bate-voltas nas viagens! Conhecer mais algum lugar sem ter que me preocupar com as malas é tudo de bom! Faço incontáveis bate voltas pela Europa pq tem muitos lugares fofos que não precisam de tanto tempo assim para ser visitados e aí facilita a logística de não ter que ficar trocando de hotel!
Exatamente Fernanda, ganhamos tempo, poupamos dinheiro e ainda conhecemos lugares maravilhosos.
Eu curto muito esse estilo de viagem.
Interessante que vocë citou Firenze como base e quando eu morava lá, costumava fazer até viagens de meio dia.
Saía do trabalho às 14h, ia para a Estação de Santa Maria Novella e esperava o próximo trem para alguma cidade próxima que eu ainda não conhecia. Era bom demais!
Que delícia morar em Firenze :). Eu e meu marido fazemos sempre viagens bata e volta.
Ótima dica para otimizar uma viagem!! Bate e volta é perfeito para quem tá com pouco tempo conhecer mais destinos. Eu prefiro sempre ficar mais tempo nos lugares, mas nem sempre dá né…
É sim, também prefiro ficar mais tempo nos destinos, mas tem aquelas cidadezinhas bem pequenas que em 1 dia dá pra ver muito bem, então não penso 2 vezes, incluo no roteiro já com a opção de bate e volta.
Eu curto bastante viagens bate-e-volta! Acho que é bem legal passear pelo entorno de cidades que uso como base. Boa dica de ir com a programação definida pra não perder tempo e otimizar a visita!
Exatamente Mariana, esse é o espírito :).
Eu gosto de bate e voltas, mas também gosto de roteiros circulares e ficar 2 ou 3 dias em cada cidade. Depende de tantos fatores, como você pontuou. Agora, interessante é notar que tem gente que não entende o que é bate e volta (me perguntaram em rede social), por isso é tão importante um post assim.
Verdade Marcia, um roteiro incluindo bate e volta depende do planejamento geral da viagem.
Eu faço bastante viagens bate e volta nos destinos que vou, fica cansativo, mas compensa conhecer lugares novos.
Mas depende muito das distâncias né? Eu só encaro quando a viagem não passa de 1:30h, mais do que isso prefiro dormir no local.