Passagens aéreas com Vai de PromoNão entendo como só tomamos conhecimento sobre o Restaurante Bouillon em nossa 4ª ida à Paris. E foi através de um vídeo que minha nora viu no Instagram e repassou quando estávamos a todo vapor com a programação de nossa viagem de bodas em Paris em família.

Assim sendo, caiu como uma luva, já que o lema dos restaurantes com o nome Bouillon é ‘comida típica, farta e com preço bom’, tudo o que precisávamos, afinal nosso grupo era formado por 10 adultos e 1 bebê.

Logo depois fui pesquisar sobre eles, endereços, menus e encaixar algumas refeições em nosso roteiro. Como éramos um grupo grande, coloquei apenas almoçar/ jantar num restaurante Bouillon e dependendo de onde estivéssemos, iríamos para o que estivesse mais perto ou dentro do nosso itinerário.

A partir desse planejamento, fomos jantar no Bouillon Chartier em Montparnasse e em outro dia, almoçamos no Bouillon Pigalle que fica em Montmartre.

Depois dessas experiências, numa nova viagem para Paris, fui com meu filho em mais um endereço. E pretendo conhecer os que ainda faltam.

O que é um Restaurante Bouillon

Restaurante Bouillon na França

Pode-se dizer que Restaurante Bouillon é um ‘conceito’ de servir. Surgiu em meados do séc. XIX quando um açougueiro de nome Pierre-Louis Duval resolveu abrir um restaurante que servisse comida barata, farta e consistente para atender aos trabalhadores do Las Halles que ficava perto do seu estabelecimento.

Ele começou com o caldo de carne de boi (bouillon) e assim foi criado o estilo de serviço que foi tão copiado ao ponto de no começo do séc. XX serem encontrados cerca de 250 endereços em Paris.

Contudo, nem todos conseguiram manter o negócio. Muitos fecharam ou até mudaram de estilo, mas por outro lado houve quem resolveu investir na ideia e abriu novos restaurantes.

Foi o que Camille e Édouard Chartier fizeram ao inaugurar o Bouillon Chartier Grands Boulevards e mais tarde outros 2 endereços. O estilo Art Nouveau estava com toda força e com ele a decoração dos Bouillon ficou cheia de requinte e personalidade.

Bouillon em Paris

Porém, em Paris não encontramos apenas Restaurante Bouillon com história, por isso achei adequado nomear com um ‘conceito’. Em 2017 surgiu o Bouillon Pigalle e 4 anos depois o Bouillon République que oferecem o mesmo tipo de cardápio e estilo de servir como os primeiros que surgiram.

O Bouilon Chartier Grands Boulevards é o mais antigo e também famoso, mantém a decoração da época de sua abertura. Os outros do grupo são Bouillon Chartier Gare de L’est e Bouillon Chartier Montparnasse. Esse último também com uma decoração linda e cheia de elementos Art Nouveau com seu teto de vidro.

Bouillon Chartier Montparnasse

Bouillon Chartier Montparnasse

Já o Bouillon Pigalle tem um visual mais limpo e contemporâneo, enquanto o Bouillon République apostou numa decoração mais tradicional com paredes cobertas com painéis de madeira trabalhada e um ambiente mais clássico.

Bouillon Pigalle

Bouillon Pigalle

As opções não param por aí, ainda tem o Bouillon Julien, que se enquadra no hall dos restaurantes históricos já que surgiu em 1906 e até hoje mantém a tradição de servir comida típica francesa num ambiente pra lá de charmoso com todos os adornos que a Art Nouveau oferece e que eu particularmente adoro.

Até porque me faz voltar no tempo e relembrar das minhas aulas de História da Arte nos 2 primeiros períodos da faculdade de Design quando tive acesso a vários tipos de movimentos artísticos/ culturais que me deixaram mais apaixonada pelo que os olhos vêem e nos fazem sentir.

Fachada do Bouillon Julien

Vamos voltar o ao que interessa aqui.

Cardápio padrão

Como já dito anteriormente, todos mantêm um mesmo serviço e isso inclui o cardápio. Tendo ido a qualquer um deles, chegando em outro endereço, encontrará as mesmas opções. Essa uma característica Bouillon.

Assim sendo, à medida que vamos conhecendo um a um, nossos pedidos vão variando para experimentarmos o máximo que pudermos. Afinal, a culinária francesa tem uma farta lista para todos os gostos.

Como em todo restaurante, há aquele prato conhecido como o carro-chefe, dependendo do estabelecimento, pode haver mais de um e no Bouillon não seria diferente.

O boeuf bourguignon é um que está no topo dos mais pedidos, como também os ovos com maionese que são servidos como entrada. Ambos já estiveram em nossas mesas :).

Pratos mais pedidos

Seguem alguns outros que experimentamos e aprovamos.

Pedidos nos Bouillon

Restaurante Bouillon no interior da França

Para minha surpresa, quando fui passar uns dias no interior da França com meu filho estava passando uma temporada lá, soube que havia um Bouillon em Grenoble, cidade onde ele estava morando. Resultado… mais um restaurante que entrou na lista dos visitados.

O Bouillon A tem uma decoração moderna, bem na linha visual do Pigalle que fomos em Paris.

Bouillon A em Grenoble

Como era de se esperar, o cardápio é o mesmo dos demais e o sistema de serviço idem. Mais uma vez, um ótimo jantar com comida típica francesa.

Numa visita a um Bouillon, você terá…

Serviço contínuo, ou seja, abre os 7 dias da semanas das 11:30h a meia-noite;

Nos mais antigos, decoração Art Nouveau tradicional da época da abertura no séc. XIX;

Comida típica francesa, preço justo e pratos fartos;

Garçons apressados e serviço muito rápido;

Visitamos em Paris o Chartier Montparnasse, Pigalle e Julien e pretendemos conhecer os demais.

Agora nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo