O Instituto e Museu Lumière homenageia Louis e Auguste e apresenta suas descobertas e feitos nos 4 andares do Château Lumière, casa de Antoine, que foi a residência da família.
O museu dá destaque ao Cinematógrafo, a invenção mais famosa dos irmãos Lumière.
Além da exposição das invenções dos irmãos, o passeio pela casa é um deleite. O casarão está muito bem conservado. Entre tetos ornamentados, escadaria monumental e teto de vidro do jardim de inverno ainda vemos cômodos com decoração original da época que os moradores viviam lá.
Como surgiu o cinema
O ponto de partida deu-se após a exibição do filme La sortie de l’usine Lumière à Lyon (A saída dos funcionários da fábrica Lumière), imagem com 45 segundos que mostra os operários da fábrica deixando o trabalho no final do dia.
Foi lançado junto com outros curtas em 1895 no Le Grand Café em Paris, é considerado o 1º filme da história do cinema. Filme produzido pelos irmãos Lumière, considerados os inventores da sétima arte.
Sobre o Museu Lumière
A mansão, conhecida como Château Lumière, foi construída em 1899 na Place de Monplaisir. Era a residência da família e hoje abriga o museu, que abriu as portas em 1980.
São mais ou menos 20 ambientes com exposições de objetos que contam a trajetória dos irmãos Lumière, como também mostra cômodos com a mobília original da época dos moradores.
O museu tem em seu acervo, além das peças e objetos inventados/usados pelos Lumière, projeções particulares de filmes iluministas e fotografias coloridas. Acervo esse da família Lumière como também da coleção de Paul Gerard.
No subterrâneo do casarão, além de dezenas de materiais de produção, encontra-se a L’ancinne Salle, uma sala de projeção com 100 lugares e quase 100 anos de idade onde são exibidos filmes de 16mm em preto e branco 2 vezes ao mês.
O Instituto e Museu Lumière recebeu o status de Patrimônio Mundial UNESCO pela educação, ciência e cultura. É onde encontra-se o principal arquivo do mundo com películas filmadas antes dos anos 30.
Alguns posts que temos aqui sobre destinos que são Patrimônio UNESCO
Palácio de Versalhes: Patrimônio UNESCO com louvor
Cuenca, o que fazer num bate-volta de Madrid
Visita à Grande Mesquita de Córdoba
Visita ao Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa
Ainda no casarão, encontra-se uma livraria linda que vende, além de livros, pôsters de filmes, gravuras, camisas e muitas outras coisas relacionadas ao tema.
O Instituto Lumière
O Instituto foi aberto em 1982 por Bernard Chardère e Maurice Trarieux-Lumière, neto de Louis.
São 2 prédios, o Hangar que fica no jardim na parte de trás da casa e ainda há outro espaço do outro lado da rua. Lá acontecem exposições temporárias, workshops, cursos, palestras e também onde ficam o café e a biblioteca.
Bernard Tavenier, diretor do Instituto, os principais objetivos do espaço são:
- Conservação do patrimônio Lumière (filmes, livros, fotografias, cartazes e aparelhos de cinema e do pré-cinema);
- Incentivar as atividades artísticas de difusão (projeção de filmes, exposições, edições de livros como também formação de profissionais.
Quando fomos tivemos a sorte de vermos a exposição de fotografias de Marylin Monroe.
O Instituto e Museu Lumière é um destino imperdível em Lyon. A visita não é longa, vale a pena demais especialmente para quem gosta de cinema.
Horários: Segunda-feira, das 12h00 às 18h30 e de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h30.
Ingresso: 8 euros. Crianças até 5 anos não pagam.
Endereço: 25 rue du Premier-Film Place Ambroise Courtois
⇒ Aceita Lyon City Card. Para comprar, dá uma olhada no Get Your Guide.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Fantástico esse passeio pelo Instituto e Museu Lumière! Que prédio lindo e bem conservado!
Concordo contigo: passear pela casa já é uma atração a parte!
Com o Lyon City Card a entrada é grátis ou com desconto?
Adorei o post sobre o Instituto e o Museu Lumière, confesso que eu adoro cinema e me encantou. Eu não conheço Lyon ainda ee já coloquei na lista como mais um lugar para conhecer. E as fotos do Château Lumière que você postou me encantou. Parabéns.
Que passeio incrível! Adoro cinema e poder conhecer um pouquinho mais sobre a história do cinema, onde ele nasceu, deve ser maravilhoso!
Fiquei super curiosa para conhecer o Instituto e Museu Lumière. Parece super interessante.
E e mesmo Patricia, a visita rende um passeio tranquilo e bem diferente em Lyon.
Cinema é uma das minhas paixões, então amei saber mais sobre o Museu Lumière. Com certeza vale a pena incluir no roteiro né ?
Eu amo visitas que fazem conexão com o cinema e pra completar, na linda Lyon! Combinação perfeita que fala, né? Instituto e Museu Limière já na minha lista!
Combinação pra lá de perfeita mesmo Chris :).
Sou apaixonada por cinema e adorei sua dica!! Certamente é um passeio imperdível em Lyon conhecer o instituto e o museu Lumiére. Mesmo que não gosta de cinema deve curtir o passeio, pela oportunidade de conhecer um lindo casarão bem conservado como o do museu. Obrigada por compartilhar.
Verdade Lulu, basta gostar de história e arte que a visita já vale a pena e se gostar de cinema então, é perfeito.
Ainda não conheço Lyon e agora depois desse post com certeza absoluta que vou colocar o instituto e museu lumiere no meu roteiro – lindo! Quero voltar logo pra França pra conhecer mais além de Paris!
Faça isso mesmo Fernanda, a França tem cidades lindíssimas com atrações bem diversas como o museu Lumière em Lyon.
Sabia que o cinema tinha sido inventado pelos irmãos Lumière, mas não fazia ideia de onde eles eram. Faz muito sentido um Museu Lumière. Com certeza incluirei no meu roteiro, quando visitar Lyon. Abraço
Faz todo sentido mesmo Ruthia,tenho certeza de que você vai adorar quando for 🙂
Adoro cinema e por isso já anotei sua dica, visitar o Instituto Lumiere deve ser tudo de bom!
É sim Carol, não deixe de ir. Vale a pena.
Que maravilha essa postagem sobre o Instituto e Museu Lumière. Sou apaixonada por cinema eu adoraria conhecer tudo isso.
É um lugar imperdível para quem gosta de cinema Sylvia.