Seguimos do Porto para Aveiro, onde passamos 1 dia inteiro e 1 noite a caminho de Lisboa. Descobri a cidade quando pesquisava sobre destinos interessantes para incluir em nosso roteiro pela Espanha e Portugal numa viagem de 18 dias.

Chamada de Veneza Portuguesa por ter canais cortando parte da cidade, não tanto como a cidade italiana, mas o suficiente para proporcionar um visual lindo inclusive com os moliceiros – barcos que parecem gôndolas  – que fazem passeios pelos canais, Aveiro também atrai por ser conhecida como a cidade-museu do Art- Nouveau.

Apesar desses títulos recebidos, a cidade ainda não está entre as mais procuradas por turistas que vão a Portugal, mas esse cenário está mudando. Temos visto cada vez mais turistas comentando sobre a cidade, o que achamos mais do que merecido depois que voltamos de lá.

Canal de Aveiro

Quanto tempo separar para Aveiro

Como já dito anteriormente, passamos 1 dia inteiro, dormimos em Aveiro e seguimos para Lisboa na manhã do outro dia. Foi tempo suficiente para vermos o que queríamos, mas não fomos a todos os pontos turísticos listados nos guias. Escolhemos o que mais nos interessava para passearmos com calma.

Contudo, ir à cidade num bate e volta partindo do Porto ou de Coimbra é o que faz a maioria dos turistas que vão por lá. Do Porto são pouco mais de 70km e de Coimbra passa pouco dos 60km. Distâncias que podem ser percorridas em viagens de 1 dia tranquilamente e, como Aveiro é uma cidade pequena, organizando um roteirinho dá pra visitar as atrações de maior interesse sem dúvida.

Porém, nós optamos por dormirmos lá. Naquela viagem, que foi a nossa primeira após a COVID se instalar no mundo, alugamos apartamentos em todos os destinos.

Nosso apartamento

Escolhemos um apartamento perto do centro, daria pra ir a pé, mas como estávamos de carro e pretendíamos ganhar tempo para passearmos com calma, resolvemos uma opção que tivesse estacionamento gratuito.

O apartamento foi esse. Alugamos pelo Booking. Foi perfeito, estava super cheiroso quando chegamos e todo nosso contato com a proprietária para recebermos as senhas de acesso foi via WhatsApp.

Hospedagem em Aveiro

O que fazer em Aveiro

Assim como em qualquer cidade, cada um tem suas preferências do que gostaria de ver e fazer né gente? Diante do tempo que tínhamos em Aveiro, escolhemos conhecer e usufruir daquilo que mais nos chamava atenção, excluindo inclusive uma das principais da cidade, o que comentaremos mais a frente.

Passeio de moliceiro pelos canais

Inicialmente uma pequena explicação sobre os moliceiros. Eram barcos que antigamente transportavam moliços, um tipo de alga usada como fertilizante na região. Essa atividade deixou de existir, porém os barcos tornaram-se um meio de transporte nos tours pelos canais de Aveiro.

Pois bem. O passeio parte da Rua Viana de Castelo que fica bem ao lado da Avenida Central. Não tem como não encontrar, basta comprar o ticket (14€) e aguardar o próximo barco.

Onde contratar o passeio de moliceiro

Aquele guarda-sol do lado esquerdo é onde contrata o passeio

Quando fomos o passeio foi exclusivo, apenas Ricardo, eu e o barqueiro que também é guia. Durante o trajeto ele conta a história da cidade que é ligada ao mar pela chamada Ria de Aveiro.

Pelo percurso, que dura cerca de 40 minutos, passamos por várias pontes, vemos prédios que confirmar o título de cidade-museu do Art Nouveau, restaurantes que funcionam em antigos armazéns pesqueiros e chegamos à parte mais moderna da cidade. O desembarque é no mesmo ponto inicial.

Passeio de barco em Aveiro

Aveiro a Veneza Portuguesa

Antiga fábrica de cerâmica em Aveiro

Antiga fábrica de cerâmica onde hoje funciona em centro para congressos, espetáculos e conferências

Canais de Aveiro

Uma curiosidade: em todos os moliceiros tem pinturas, algumas com temas de humor e outras com um certo ‘ar’ obsceno. Quando estiver esperando pelo barco ou durante o passeio, observe que tem coisas bem engraçadas.

Moliceiro em Aveiro

Ponte Laços de Amizade (Ponte das Fitas ou Ponte dos Namorados)

Enquanto aguardávamos nosso barco, que sairia em 15 minutos, fomos caminhar pelas margens do canal da Avenida Central e chegamos à famosa Ponte Laços de Amizade.

Ponte de Amizade Aveiro

Fica no Canal do Cojo em frente ao Fórum Aveiro. Era conhecida como Ponte dos Cadeados, porém para preservação, os cadeados foram retirados. Até que em 2004, 2 estudantes da Universidade de Aveiro penduraram laços de fita no corrimão da ponte como símbolo de amor e amizade (daí os 2 nomes) e lançaram o desafio a quem passasse por lá repetir o gesto.

Aveiro à noite

As fitas estão à venda em várias lojas de souvenirs perto do Mercado Manuel Firmino.

Caminhar pelo centro

Do passeio de moliceiro saímos caminhando pela Praça do Doutor Joaquim de Melo Freitas, onde vimos lojinhas de souvenirs e bares, seguindo em frente chegamos à Praça 14 de julho com mesas espalhadas e muita gente já almoçando.

Centro de Aveiro

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação

Independente de nossas crenças religiosas, as igrejas sempre estão presentes em nossos roteiros. Contudo essa de Aveiro não estava, enquanto caminhávamos pelas ruas nos deparamos com ela e entramos.

Endereço: Rua Dom Jorge de Lancaster

Mercado do Peixe

Quando chegamos havia encerrado as atividades daquele dia, estavam lavando mas isso não impediu de vermos a construção tipicamente Art Noveau que abriga o mercado. Fica em frente ao Cais dos Mercanteis de onde também saem passeios de barco.

Mercado do Peixe de Aveiro

No Largo da Praça do Peixe tem vários restaurantes, alguns que tínhamos visto referências durante a elaboração do nosso roteiro inclusive. Porém, para nossa surpresa, alguns estavam fechados com avisos de férias por mais 1 ou 2 semanas. Era novembro e nunca tínhamos visto isso em cidades turísticas.

Almoçar num restaurante tradicional

Como sempre fazemos em nossas viagens, procuramos fazer pelo menos 1 refeição num restaurante típico, tradicional para experimentarmos a culinária local. Queríamos comer algum peixe já que estávamos numa cidade tradicionalmente pesqueira, todavia, o guia do barco nos disse que o prato típico de Aveiro eram as enguias. E lá fomos nos degustá-las :).

Diante do que foi dito sobre as férias, entramos no O Telheiro, fica bem ao lado do Mercado do Peixe, gostamos da fachada, estava bem movimentado quando chegamos.

O ambiente é bem amplo, decoração simples mas de bom gosto e bem adequada para o lugar onde se encontra.

Pedimos as enguias fritas claro, batatas ao murro e arroz com grelos como acompanhamento.

Ricardo não gostou a aparência das enguias, eu como sou boa de garfo e como praticamente tuuuudo, consumi o que caberia a mim a ele numa boa. As enguias me lembraram nossa agulhinha frita, concordo que a aparência da ‘cobrinha’ não é agradável, mas eu que aprecio experimentar novos sabores, deixo essa parte como segundo plano.

Comer ovos moles na Pastelaria Rossio

Depois do almoço, deixamos espaço para a sobremesa que estava planejada :). Ovos moles de Aveiro!

Gente, esse doce é tudo de bom, acredite, não tem cheiro nem sabor de ovo cru. É um delicioso creme de gemas envolvido num tipo de conchinha com sabor, características e nome de hóstia, isso mesmo, aquelas da igreja. Ou seja, uma massinha branquinha, bem fininha e levinha e praticamente sem sabor para não encobrir a delícia do doce de gemas.

Ovos moles de Aveiro

Os ovos moles são vendidos em porções ou individualmente. Há 2 tamanhos, pedimos os 2 pois a atendente da pastelaria nos disse que os maiores são mais doces por terem uma porção maior do doce de gemas. Adoramos o doce, comemos com um cafezinho pra acompanhar, era um lindo dia de sol mas com temperatura baixa e um vento que às vezes doía a bochecha hehehe.

Praça da República

O edifício da prefeitura de Aveiro, a Igreja da Misericórdia e a estátua de José Estevão, politico do século XIX que nasceu na cidade são os principais pontos de interesse da Praça da República, além do Teatro Aveirense que completa o entorno da praça.

Praça da República em Aveiro

Não visitamos a igreja da Misericórdia, estava fechada quando chegamos por lá, já era finalzinho da tarde.

Lindos prédios antigos

Não poderia deixar de mencionar a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, conhecemos no Porto e ficamos fãs. Tem uma na praça, fica a dica.

Fórum Aveiro

Trata-se de um shopping bem moderno e com boas lojas. Uma grande praça da alimentação e pelo que vimos é um ponto de encontro dos moradores.

Na verdade foi o primeiro lugar onde fomos em Aveiro após deixarmos a mala no apartamento, pois foi no estacionamento do shopping que deixamos nosso carro.

Fórum Aveiro Shopping

Resolvemos finalizar nosso passeio por ele pois vimos que havia um terraço estilo rooftop que com o cair do sol deveria proporcionar uma bela vista da cidade.

Nossa teoria foi comprovada. Subimos ao terraço e ficamos lá em cima esperando o sol cair e a noite chegar.

Comer pastel de bacalhau (bolinho)

Como ir à uma cidade portuguesa e não comer pelo menos um ‘pastel’ de bacalhau?

Quando passamos pela Praça 14 de julho no começo da tarde, vimos muitos bares e restaurantes com suas mesas espalhadas pela praça. Isso nos gerou curiosidade e resolvemos voltar à praça para comer alguma coisa após o shopping.

Todavia para nossa surpresa, as mesas estavam lá, porém quase todos os restaurantes fechados e praticamente ninguém na praça.

Resolvemos então entrar no Cantinho do Bacalhau que achamos bem bonitinho e com certeza encontraríamos uma opção pra um lanche naquele final de noite.

Como estávamos de carro, eu tomei um vinhozinho, mas Ricardo refrigerante, o vinho só quando voltamos para o apartamento

Conversando com o garçom, soubemos que após às 20:00h Aveiro fica deserta, como já passava um pouco desse horário, justificava o cenário que encontramos.

Comemos pastéis de bacalhau, gostosos mas não maravilhosos e voltamos o shopping onde pegamos nosso carro e seguimos para nosso apartamento para no outro dia pegarmos estrada a caminho de Lisboa.

⇒ Não fomos à Casa Portuguesa que indicamos acima porque estava fechada quando resolvemos comer.

O que NÃO fizemos em Aveiro

Praticamente em todos os textos que encontramos sobre Aveiro fala-se da Sé, das salinas e do Museu de Arte Nova. E nós não fomos conhecê-los.

Passamos pela frente do museu quando estávamos indo para a Pastelaria Rossio, mas sabe aquele dia que queríamos caminhar sem horário pra nada? Pois bem, se parássemos no museu poderíamos ter que nos apressar ou até deixar de irmos a outro lugar que queríamos.

A igreja da Sé ficava depois da Praça da República e como chegamos à praça já bem no final da tarde, com certeza a igreja estaria fechada.

E quanto às salinas já chegamos em Aveiro sem a intensão de visitá-las. Ficam um pouco mais afastadas, se fôssemos a pé era uma caminhada boa e se pegássemos o carro teríamos que voltar ao shopping para estacionarmos novamente. Como já tínhamos visitado as Salinas de Maras no Peru, achamos impossível que as de Aveiro fossem mais interessantes ou até mesmo tão interessantes quanto. Assim, escolhemos ‘o que’ e ‘como fazer’ em Aveiro num ritmo tranquilo.

Passamos pelas salinas de carro quando estávamos indo para Praia da Costa Nova

Bônus para quem vai a Aveiro

Já sabemos que Aveiro fica na costa e com isso tem praias. A mais famosa e bem próxima é Praia da Costa Nova. Nos organizamos para passamos por ela quando estivéssemos indo para Lisboa, ou seja, no outro dia.

Apesar do dia ter amanhecido muito frio, nublado e chovendo em alguns momentos, mantivemos nossa programação e pegamos a estrada para Praia da Costa Nova.

Não fomos em busca de um lindo mar, que apesar de muito forte é bonito sim. Nosso interesse eram as casas de madeira coloridas da orla que deram fama à praia.

As casas foram pintadas pelos pescadores que passavam muito tempo no mar. Contam que eles resolveram pintá-las para conseguirem identificá-las com mais facilidade quando estivessem voltando do mar.

Atualmente poucas ainda são residências, em algumas funcionam pousadas e restaurantes.

Apesar do tempo feio, do frio e do vento fortes, ainda paramos em alguns trechos da orla para vermos as casinhas, que realmente são bem bonitinhas e embelezam a praia.

Gostaram de nossas dicas do que fazer em Aveiro?

Quando pegamos o carro e fomos pagar o estacionamento (6€20), vimos que ficamos 7:15h passeando pela cidade. Dá pra ter uma ideia de que em 1 dia dá pra fazer muita coisa em Aveiro, mesmo parando para almoçar e lanchar 2 vezes sem pressa.

Aveiro à noite

Seguem dicas de outros posts de blogs amigos com dicas de “O que fazer em…” no Brasil e no mundo.

No Brasil

No mundo

Vamos viajar pra onde agora? O que fazer em Paris de Graça
6 Viajantes – O que fazer em Bariloche no inverno com crianças

Agora nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;