A tragédia que ocorreu com o Museu Nacional do Rio de Janeiro levou muitos de nós a refletirmos sobre o assunto e constatei que eu não conhecia todos os museus da cidade que eu moro há 30 anos. O Museu do Estado de Pernambuco estava nessa lista.

Na hora me veio à cabeça a possibilidade de não ter acesso ao acervo do museu que conta a história do meu estado natal, eu adoro história, estudei história da arte na faculdade e os museus sempre estão em nossos roteiros de viagem, me senti constrangida que perceber que não conhecia os da minha cidade.

Era hora de pararmos para pensar e tomarmos uma atitude a respeito. Por que dedicamos nosso tempo durante uma viagem para visitar os museus dos países onde estamos e não fazemos o mesmo na nossa cidade? Levamos nossos filhos, fazemos questão de incentivá-los a esse tipo de passeio em viagens e não vamos juntos conhecer os que estão tão perto de nós?

Diante dos acontecimentos surgiu a ideia de uma Blogagem Coletiva com o tema Museus Brasileiros, mesmo blogueiros brasileiros que moram fora do país resolveram abraçar a ideia. Aproveitamos a oportunidade para conhecermos o Museu do Estado de Pernambuco, como o post será divulgado em muitos outros blogs, nada mais justo do que valorizar o museu que conta a história do nosso tão querido estado.

Fiz de tudo para irmos em família mas como a ação tinha data e hora para ser publicada, não conseguimos ajustar os horários para irmos todos, então eu fui sozinha e saí de lá muito supresa com o que encontrei. Não vou negar que fiquei surpresa com a organização, estrutura e destaque para a qualidade do acervo do museu.

Não vou fazer uma review para que você leitor que está diante desse texto agora sinta-se passeando pelo museu, minha intenção é incentivá-lo a conhecer os museus de sua cidade. Claro que vou mostrar um pouco do interior do museu, do acervo e sua estrutura inclusive para deixar muito claro aqui que nós temos sim museus de qualidade em nosso país e em nossa cidade.

O Museu do Estado de Pernambuco me mostrou muita coisa da história do meu estado que não conhecia porque nasci aqui mas mudei muito pequena para Sergipe, depois para São Paulo onde estudei história do Brasil e a história do estado onde morava. Quando voltei a morar em Pernambuco o assunto já não era mais esse, não vou negar que as informações que tinha sobre a invasão holandesa por exemplo eram muito superficiais por não ter me aprofundado nas minhas aulas de história lá atrás quando ainda era chamado de primário o atual ensino fundamental 1.

Percebi com isso que com certeza a visita ao Museu do Estado será ainda mais valiosa para meus filhos que sempre estudaram no estado que nasceram e verão bem de perto muita coisa que já ouviram falar na escola.

Estrutura do Museu do Estado de Pernambuco

O museu divide seu acervo entre 2 prédios, um deles é um palacete do século XIX que pertenceu ao Dr. Augusto Frederico de Oliveira – Barão de Beberibe e o Espaço Cícero Dias que foi construído posteriormente e traz uma maravilhosa exposição permanente sobre Pernambuco e outras sazonais de temas variados no andar superior.

No casarão encontramos uma residência da burguesia da época retratada com mobiliário, quadros, coleções de porcelanas, de instrumentos musicais e outros objetos que pertenceram à família do Barão e outros que foram doados por colecionadores ou famílias que por algum motivo iam se desfazer das peças e resolveram doar ao museu.

Há um estacionamento amplo, acesso para portadores de necessidades especiais incluindo elevadores nos 2 prédios.

Uma biblioteca pública também faz parte do museu com 4 mil livros, não podem ser retirados mas estão disponíveis para consulta e o acesso é gratuito.

O Palacete

Foi residência do filho do Barão de Beberibe durante o verão onde ia passar férias com a família. No começo da década de ’40 passou a ser a sede do Museu do Estado e traz um mobiliário que retrata a época aristocrata da sociedade pernambucana além de muitos objetos entre quadros, jarros e instrumentos musicais.

Palacete do Museu do Estado de Pernambuco

Museu do Estado de Pernambuco Palacete

Interior do Museu do Estado de Pernambuco

Museu do Estado de Pernambuco

O casarão do Museu do Estado de Pernambuco

 

 

O espaço e o acervo são impecáveis, estão muito bem preservados, sinalizados e o ambiente é todo climatizado. O casarão tem um jardim com esculturas e jarros portugueses e ainda um espaço com alguns canhões que foram usados nas batalhas locais.

Jardins do Museu do Estado de Pernambuco

Espaço Cícero Dias

A entrada no Museu do Estado de Pernambuco é pelo Espaço Cïcero Dias, é lá onde compramos os ingressos e já podemos começar a visita pela exposição que mostra história, arte, religião e tradição pernambucanas.

Espaço Cícero Dias no Museu do Estado de Pernambuco

Espaço Cícero Dias no Museu do Estado de Pernambuco

No térreo ficam o pavilhão com uma bela exposição contando a história do estado e um espaço para uma oficina de acordo com a exposição sazonal montada no hall de entrada.

Oficina do Museu do Estado de Pernambuco

Pavilhão do Museu do Estado

Museu do Estafo de Pernambuco

Museu do Estado de Pernambuco

Museu do Estado de Pernambuco

 

Museu do Estado de Pernambuco

Museu do Estado de Pernambuco

Museu do Estado de Pernambuco

Museu do Estado de Pernambuco

No primeiro andar ficam dias salas para exposições temporárias e a biblioteca, essas exposições ficam de 2 a 3 meses em cartaz, mas isso pode variar.

Exposições temporárias no Museu do Estado de Pernambuco

Salas para exposições temporárias

Dá pra perceber como a estrutura do Museu do Estado aqui em Pernambuco é excelente? Todo turista que estiver visitante Recife deve reservar uma hora do seu tempo para ver de perto e entender um pouco mais sobre a nossa história e não me refiro a do nosso estado e sim do nosso país, afinal os conflitos e conquistas em todo o território brasileiro foram em prol do país.

Pernambuco foi disputado pelos holandeses, espanhóis e acabamos com os portugueses como todo o restante do Brasil, mas cada um deixou um pouco de sua cultura e tradições aqui e no museu tudo isso está muito bem ilustrado através de seu rico acervo.

Vem pra Recife? Não deixe de visitar nossos museus, temos muitas opções que merecem uma visita. Indicamos também o Instituto Ricardo Brennand que é referência nacional e o Paço do Frevo que é um charme.

⇒ A visita ao Museu do Estado pode ser guiada e não é cobrado nada a mais por isso, um monitor acompanha e conta todos os detalhes sobre cada espaço e peças.

Endereço: Av. Rui Barbosa, 960 – Graças

Horários: Terça a sexta-feira: 10h às 17h – Sábados e domingos: 14h às 17h

Ingressos: R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia

Para ver todas as postagens sobre essa Blogagem Coletiva nas redes sociais, sigas as #lutomuseunacional e #museusbrasileiros e abaixo os links dos blogs participantes.

Para você guardar no Pinterest

Visita ao Museu do Estado de Pernambuco

 

Visita ao Museu do Estado de Pernambuco
Como é o Museu do Estado de Pernambuco
Vem conhecer o Museu do Estado de Pernambuco
A história de Pernambuco contada no Museu do Estado
Como é o Museu do Estado de Pernambuco

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.