Como boa comilona e nordestina que sou, vou fazer uma lista com 10 comidas típicas de Pernambuco para nenhum turista chegar por aqui dizendo que não sabia o que comer :). Nossa culinária é muito rica, variada e muito calórica também, não vou mentir, mas em viagens a gente deixa a dieta de lado e vai curtir certo?

Aqui em Pernambuco temos iguarias tão especiais que são patrimônio cultural do nosso Estado, é pra termos orgulho de sermos pernambucanos ou não? E eu que sou boa de garfo adoro todas, como de tudo.

Além do nosso querido frevo que também é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e da Humanidade. No post Paço do Frevo: espaço exclusivo dedicado ao ritmo pernambucano mostramos um pouco de sua história.

Mas vamos ao assunto desse post que faz parte de mais uma blogagem coletiva proposta pelos integrantes da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem. No final, vocês verão uma lista com os links dos outros blogs que escreveram sobre o tema Gastronomia da minha região.

A culinária nordestina é baseada no que temos aqui em nossa região, os pratos são feitos com produtos da terra e animais criados nos pastos daqui. A carne bovina e a de bode são muito consumidas e aparecem em várias formas e nos mais variados modos de preparo.

Vou destacar aqueles que acho mais típicos e que são facilmente encontrados nos restaurantes de comida regional, seja em Recife ou pelo interior.

Nessa lista vou comentar sobre 5 opções de pratos salgados e 5 de doces.

Salgados

1 – Carne de sol

Muito tradicional aqui, a carde de sol não precisa de nenhum tempero além do sal. Ela é curtida com esse tempero no sol por alguns dias e com isso não precisa de mais nada além de ser frita numa frigideria, assada numa chapa ou até numa churrasqueira.

comidas-tipicas-de-pernambuco-sol

É servida acompanhada por arroz branco, feijão de corda (também conhecido com feijão verde), vinagrete (tomate, cebola e coentro cortados bem pequenos temperados com vinagre, azeite e sal), farofa de ovo ou de cebola e em alguns lugares de jerimum, queijo coalho frito, macaxeira cozida ou frita e a manteiga de garrafa para dar aquele sabor que só em ver essas fotos fico com água na boca.

A carne de sol pode ser feita com carne de boi (contra filé alcatra, coxão mole, patinho, picanha, filé mignon), carne de porco, de bode ou de carneiro.

2 – Cozido

Amo cozido, é feito com chambaril (perna do boi), charque, bacon em pedaços e linguiça calabresa. Cozinha a carne com todos os temperos e bastante caldo. Para temperar: bastante cebola, tomate, pimentão, alho, sal, pimenta do reino, coentro, folha de louro Há quem coloque cominho em pó e colorau mas eu não uso nenhum dos 2.

É servido com pirão, que é feito com o caldo peneirado e engrossado com farinha de mandioca, verdura cozidas junto com a carne que pegam todo o sabor e arroz branco.

cozido

É uma comida pesada, aqui em casa só comemos no almoço dos finais de semana. Dizem que não se pode dar aquele cochilo depois de devorar um bom prato de cozido, mas isso é lenda :).

Uma dica é espremer um pouco de limão no pirão, fica uma delícia!

3 – Buchada

A buchada é um prato feito com as vísceras do bode. Não é todo mundo que gosta, eu adoro mas só como em lugares que conheço bem ou em casa de pessoas que confio.

A buchada leva as vísceras que são picadas em pedaços bem pequenos. Os intestinos servem para fazer os ‘buchos’ onde o sarapatel (picadinho feito das visceras) é colocado. Os buchos são costurados e levados ao fogo para se chegar ao caldo que depois será mexido com a farinha para fazer o pirão.

As tripas do bode também são usadas nesse prato. É acompanhado de verduras e arroz branco.

buchada

Geralmente é feita para muitas pessoas, nas festas nas fazendas, batizados no interior, almoços comemorativos. É um prato trabalhoso.

4 – Escondidinho de macaxeira e macaxeira cozida

Nossa como eu gosto. O escondidinho é feito com um tipo de purê de macaxeira com requeijão, e o que fica escondido é carne de sol ou charque desfiadas. Cobre-se tudo com queijo ralado e vai ao forno para gratinar. É bom demais.

comidas tipicas de pernambuco escondidinho

Aqui em casa faço muito para o jantar sem nenhum acompanhamento mas há quem coma com arroz branco, pra mim não precisa de mais nada.

É muito servido também em porções individuais em aniversários infantis ou outras ocasiões festivas.

A macaxeira cozida também á muito consumida por nós pernambucanos. Apenas cozida na água e sal, basta passar um pouco de manteiga por cima e pronto, não precise de mais nada no café da manhã ou no jantar.

Mas uma ótima variação também é ter uma boa carne de sol ou charque acebolada para acompanhar ou só um ovo mexido e a satisfação é total, garanto :).

comidas tipicas de pernambuco macaxeira

5 – Charque desfiada (carne seca)

A charque desfiada á servida como um petisco acompanhada de farinha de mandioca acebolada ou pura mesmo ou no lugar da carne de sol na refeição que mostrei no começo desse post.

comidas tipicas de pernambuco charque

Para desfiar a charque com mais facilidade, a dica é usar a panela de pressão. Veja como fazer no post Frango desfiado na panela de pressão.

Doces

6 – Pamonha

Na minha infância lembro que só comíamos comida de milho na época do São João – mês de junho. Minha vó e minha mãe passavam o dia inteiro na cozinha ralando milho e peneirando o leite de coco.

Mas atualmente, acredito que com o aprimoramento do plantio e colheita (apesar de que aqui ainda usam a mão de obra braçal para cortar a cana nos canaviais) encontramos comida de milho nas padarias praticamente durante todo o ano.

Tradicionalmente nossa pamonha é doce, mas há lugares que fazem a opção da salgada, eu detesto. Além do milho ralado, leva açúcar, leite e leite de coco. As palhas doas espigas são usada para embalar.

A pamonha é cozida num caldeirão com água. Acompanhar um cafezinho no café da manhã é uma delícia :).

comidas tipicas de pernambuco pamonha

7 – Canjica

Outra comida de milho que hoje em dia está sempre nas padarias e cafeterias daqui. Eu gosto muito de comê-la gelada mas confesso que quando está morninha e ainda cremosa fica dos deuses!

Leva os mesmos ingredientes da pamonha mas o modo de fazer é o que diferencia. Lembrando que nossa canjica é feita a partir do milho ralado e não aquele milho branco usado no sudeste do Brasil tá? Nossa canjica é amarelinha….

comidas tipicas de pernambuco canjica

Sempre é servida com canela em pó por cima. Pode ser levada à mesa em porções individuais como essas da foto que eu fiz ano passado na semana do São João ou num refratário grande no ponto de corte.

8 – Bolo de rolo

Vou logo esclarecer uma coisa, bolo de rolo é TOTALMENTE diferente de rocambole tá gente? Esse é aquele bolo grosso com recheio e cobertura. Nosso bolo de rolo tem uma massa extremamente fina e não leva cobertura, apenas recheio de goiabada e açúcar refinado por cima.

Tem o status de patrimônio imaterial de Pernambuco e depois de todo o sucesso que faz outros sabores de recheios foram incorporados ao bolo de rolo, mas eu sou fiel ao de goiabada. Amo de paixão!!!

Bolo de rolo

9 – Bolo Souza Leão

Outro bolo que é ‘nosso’. O Souza Leão não é aquele bolo que apenas com a receita todo mundo faz sem medo de errar. Também é patrimônio cultural e imaterial de nosso estado.

Não leva trigo, essa farinha é trocada por massa de mandioca. Ainda leva manteiga, ovos e leite de coco. O nome do bolo é o mesmo sobrenome da esposa de um coronel que chegou à receita e a divulgou.

comidas tipicas de pernambuco souza

Não é um bolo seco, parece mais um pudim mais consistente, por isso a dificuldade em acertar fazê-lo corretamente.

10 – Cartola

Mais um patrimônio imaterial de Pernambuco, esse doce é feito com queijo de manteiga, banana frita, açúcar e canela.

Não há quem resista a uma cartola, podem acreditar. Não podemos pensar no teor calórico certo kkk, mas garanto que vale a pena cada garfada.

A mistura dos sabores é prefeita. Dizem que a cartola vem da mistura dos ingredientes que era fáceis de se encontrar nos engenhos da região somados às culturas africanas e indígenas.

comidas tipicas de pernambuco cartola

Viram que eu tinha razão quando comentei que nossa culinária é rica em sabores e em calorias também?

Estando aqui não deixe de experimentar as comidas típicas de Pernambuco, são todas muito saborosas e preparadas com carinho por quem sabe da história de nosso Estado e tem prazer em divulgar e repassar a quem tem interesse em aprender.

Muita gente sai daqui com sacolas com algumas iguarias que só são encontradas aqui, mesmo os mercados de outros estados que vendem comidas típicas não é a mesma coisa, tem que estar aqui ou em casa de um pernambucano pra sentir esses sabores :).

Vejam os posts de outros blogs participantes dessa blogagem.

A Casa na MalaComida Regional Espanhola: Pratos típicos para provar nas Astúrias
Like Wanderlust – 7 comidas populares na Austrália que você deve provar
Livre & Leve5 comidas para provar em Seattle
Mapa na Mão10 comidas que tu precisas provar quando vier para Santa Catarina
Notícias da Bota10 pratos típicos da Toscana
SolonissesGastronomia grega: tentações natalinas
Sonhando em Viajar!Comidas típicas do Rio de Janeiro
Tire a Bunda do SofáGastronomia de São Bento do Sul e região
Vida de TuristaGastronomia do Médio Vale do Itajaí
Vida sem Paredes6 motivos para visitar as fazendas de queijo Canastra
Vivi na Viagem5 pratos típicos da carioca

Agora nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.

ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:

Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Passagens Promo;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hurb

Comidas típicas de Pernambuco

Agora nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo