Chegou a hora de Arthur, nosso filho caçula, fazer um intercâmbio de férias em New York e tivemos que solicitar o visto americano de estudante pra ele mesmo tendo o visto de turista válido. A agência onde contratamos o intercâmbio faz todo o processo de preenchimento de formulários e agendamentos mediante o pagamento de uma taxa extra (R$ 350,00 em 2019), mas diante da cotação atual do dólar, optamos por fazermos nós mesmos a solicitação e transformarmos o valor cobrado em moeda pra ele levar.
O que é preciso para solicitar o visto americano de estudante
O procedimento para solicitar o visto americano de estudante não é muito diferente do que fazemos para o visto de turista, mas antes é preciso termos alguns documentos específicos.
A primeira coisa a fazer é contratar o curso, seja direto com a escola ou através de uma agência. Como fizemos com uma agência, vamos comentar sobre essa forma de solicitação. Pelo que entendemos depois de organizarmos intercâmbios de 2 filhos, é tudo igual para quem se matricula diretamente, os documentos serão enviados diretamente para o aluno ao invés de irem para a agência.
Como nosso filho tem 16 anos e irá aproveitar as férias de julho, contratamos o curso de 4 semanas com acomodação em casa de família que foi o mesmo que nosso outro filho fez.
⇒ Veja aqui como foi o planejamento da viagem de José Ricardo, a diferença foi que Arthur escolheu New York como destino logo, então não procuramos outros como fizemos com José Ricardo que ainda não tinha um destino definido.
Com a escola definida, preenchemos um formulário com algumas perguntas sobre o perfil do aluno e preferências sobre a acomodação.
Depois da solicitação de matrícula ser enviada para a escola, entregamos à agência um extrato bancário para ser enviado para a escola com pelo menos U$ 5.000 comprovados em depósito, que é o valor estimado para manutenção do menor durante o curso.
A agência preenche o I-20 que é o formulário padrão para a solicitação na escola, o aluno e o responsável assinam e esse documento é enviado para a escola que o devolve assinado depois de acatar a matrícula.
Dias depois a escola manda uma carta de aceitação, uma carta consular e outra com boas-vindas, além do I-20 assinado mais as orientações sobre os próximos passos a seguir. Esses documentos chegam na agência. Temos que levá-los para a entrevista no consulado, como optamos por fazermos o preenchimento do formulário de solicitação, passamos na agência para pegá-los.
Antes de começar o preenchimento do DS-160, é preciso pagar a taxa SEVIS através do o site fmjfee.com, o boleto é emitido online usando o código que vem no formulário entregue pela agência.
É a hora de preencher o DS-160 e dar entrada no pedido junto ao consulado.
O agendamento para a entrevista deve ser feito para no mínimo 2 dias após a data do pagamento que é o prazo máximo para confirmação pelo sistema.
Documentos exigidos para solicitação do visto americano de estudante
- Formulário I-20;
- Comprovante de pagamento da taxa SEVIS;
- Comprovante de preenchimento do formulário DS-160;
- Passaporte válido;
- É bom levar a cartas enviadas pela escola.
Como preencher o DS-160
Para solicitação de qualquer tipo de visto americano, o primeiro passo é preencher o tão temido DS-160 que está disponível online aqui. Temido porque muita gente diz que dependendo de como for preenchido pode atrapalhar a aprovação. Já preenchemos algumas vezes e nunca tivemos problema.
⇒ Veja todo o passo-a-passo no post Como solicitar ou renovar o visto americano.
A diferença entre o visto americano de estudante e o de turista é que temos que escolher o F-1 para o primeiro e B1/B2 para o segundo. Quase todas as perguntas ao longo do DS-160 são as mesmas, com exceção de que pede para colocarmos os dados da escola e do curso. Basta preencher de acordo com as informações que estão no I-20 e dar continuidade.
Depois de preenchido o DS-160 devemos seguir os mesmos passos conforme explicados no post sobre o visto para turista que mencionamos acima. Resumindo:
- Imprimir a confirmação de preenchimento do DS-160;
- Pagar a taxa DS-160;
- Agendar a biometria e a entrevista no site ais.usvisa-info.com (caso ainda não tenha cadastro, crie a conta na hora).
Quanto custa o visto americano de estudante
Infelizmente o visto americano de estudante é bem caro, mais do que o de turismo porque além da taxa de U$ 160 referente ao DS-160 temos que pagar a taxa SEVIS que custa U$ 200. Mesmo tendo o visto de turista válido temos que preencher e pagar a taxa referente ao DS-160.
Passos seguintes
Biometria e foto
O primeiro agendamento é para a biometria e foto. Nesse dia é preciso levar o comprovante do preenchimento do DS-160, o I-20 e o passaporte. O atendimento é bem rápido.
Entrevista no consulado
A entrevista é exatamente como a do visto de turista, no caso de Arthur que é menor de idade eu fui com ele. Levamos todos os documentos listados acima e foi muito tranquilo. A funcionária (bem chata) perguntou para onde ele pretendia ir, a duração do curso e o porquê do interesse dele pelo idioma. Visto concedido.
Pegar o passaporte com o visto
Quando fazemos o agendamento para a biometria podemos escolher se preferimos receber o passaporte pelos Correios ou se iremos pegá-lo no CASV (onde é feita a biometria). Optamos por irmos pegar, já pensou se há um extravio!!!
Dicas gerais
- Depois do agendamento recebemos um email de confirmação e nele vêm as instruções gerais para todos os casos, como quais os documentos necessários, como fazer em caso de precisar cancelar o agendamento, quando trata-se de um menor e tudo mais.
- Para fazer a biometria não precisa levar nada além do I-20, a confirmação do DS-160 e o passaporte;
- No dia da entrevista no consulado não esqueça nenhum dos documentos listados anteriormente;
- Pelo menos aqui em Recife, é proibido entrar com bolsa e celular no dia da entrevista, isto vale para todos. Há um guarda-volumes perto para quem não tiver onde deixar os pertences para entrar;
- Quando o visto for aprovado, o I-20 e o comprovante da taxa SEVIS ficam retidos no consulado mas são entregues juntos com o passaporte com o visto;
- O I-20 será apresentado na imigração junto com o passaporte, não esqueça de levá-lo quando viajar.
⇒ Uma informação que recebemos na entrevista foi que o visto americano de estudante não pode ser usado no mês anterior ao início do curso, ou seja, no caso de Arthur que fará o curso a partir da segunda semana de julho, ele não poderá viajar usando esse visto em junho. Corre o risco de ser revogado, caso queira viajar antes, entrará no país com o visto de turista.
Economizamos R$ 350,00, dediquei 1 hora do meu dia para preencher tudo com calma, fazer o pagamento do DS-160 (a taxa SEVIS paguei 2 dias antes) e agendar os 2 passos necessários. Foi muito tranquilo, a dica é ler com calma e ir respondendo às perguntas do formulário que não tem como errar. Depois é imprimir o que for necessário e dar andamento ao processo.
Para salvar no Pinterest
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
O visto americano que fiz foi de turista e é bem complicadinho, principalmente para quem precisa fazer pela primeira vez. Adorei seu passo a passo! Bem simplificado! Quem sabe não planejo um intercâmbio para lá? Sonho em fazer um em NY!
A primeira vez que estamos diante daquele monte de perguntas assusta mesmo, acho que o que vale é a tranquilidade na hora de preencher. Lendo com calma não é nenhum terror não é verdade? Meu marido e eu também temos planos de passar um mês em NY estudando inglês, tomara que aconteça logo :).
Gostei muito desse post sobre como tirar o visto americano de estudante porque foi super didático!!! É sempre tão burocrático esse tipo de coisa, com o seu passo a passo ficou fácil.
Muito burocrático tudo, né? E o valor não é nada simpático. Devia ser um pouco mais barato do que o de turista, afinal, deve incentivar-se o intercâmbio académico. Muito bom o seu passo a passo
Adorei seu passo a passo de como tirar o visto americano de estudante. O que eu tirei foi o de turista e já foi bem complexo, o seu passo a passo vai ajudar muitos estudantes. Parabéns pelo post
Bem completo o seu artigo sobre visto americano de estudante. É tanto documento e formulário que muitas vezes ficamos perdidos, não é? Obrigada pela ajuda!