Caminhando por cerca de 4km pelo centro, encontramos os lugares que formam a Freedom Trail em Boston. O caminho conta um pouco da história da independência americana. Está marcado por uma linha de tijolos vermelhos no meio das calçadas e em alguns pontos atravessam as ruas para indicar por onde deveremos seguir.

freedom trail 9

A Freedom Trail é uma trilha que mostra 16 importantes lugares que relatam eventos da era revolucionária americana. Hoje é parte da cidade e contribui muito com o turismo e preservação da história de Boston.

Milhões de pessoas percorrem anualmente o caminho que leva aos principais pontos da história da revolução que ocorreu na Nova Inglaterra.

Dos 16 lugares que formam a Freedom Trail, nós fomos a 11 deles, os outros ficam mais afastados do centro e como nós tínhamos 2 dias em Boston, optamos por visitarmos os que estavam mais próximos uns dos outros.

freedom trail 24

Os que estão em vermelho foram os lugares que fomos na trilha

A Freedom Trail tem muitos de seus lugares no Boston National Historical Park, e o ponto inicial fica no Boston Common. Vamos começar por ele nosso passeio para conhecermos um pouco da história da região.

1 – Boston Common

É o parque público mais antigo dos Estados Unidos, existe desde 1634. Serviu de acampamento para os soldados britânicos durante a ocupação de Boston em 1775.

freedom trail 17

O Boston Common era o lugar para celebrar o bem, nele muitos eventos foram comemorados, como o fim da Revolução. E até hoje continua sendo um lugar para atos e assembleias públicas.

Mas o parque não foi sempre usado para eventos recreativos. Atos de punições e violência também foram praticados no início de sua história.

Para obter informações sobre a Freedom Trail, vá ao Visitor Center (Centro de Informações) que fica no parque. Lá tem vários folders informativos, venda de souvenirs e é onde se contrata o tour guiado para quem preferir fazer a trilha na companhia de um/ uma guia caracterizado(a) com roupas da época.

freedom-trail-16

Vejam o guia com trajes típicos da época

Nós preferimos seguir sozinhos, os tours têm hora marcada e são feitos em grupos.

Mais informações: bostonusa.com

Endereço: 139 Tremont Street

2 – Massachussets State House

Projetado por Charles Bulfinch, a Casa do Estado foi finalizada em 1798 e é considerada um dos mais magníficos e bem situados prédios no país.

freedom trail 3

A cúpula é em ouro, seus móveis tem um mobiliário em madeira e tiveram influência de Paul Revere. Foi pintada de cinza durante a Segunda Guerra Mundial para disfarçar e não ser alvo de ataques. A mais recente reforma foi em 1997.

É um dos mais antigos prédios em Bacon Hill e ocupa 6,7 acres.

Embaixo da cúpula de ouro, é onde senadores, representantes de estado e o governador conduzem a cidade.

O moradores de Boston chamam o Massachusserts State House de nova Casa de Estado para diferenciar da Old State House (Velha Casa de Estado) que fica em outro local.

Quando fomos estava havendo uma manifestação contra a candidatura de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. Tinha muita gente com bandeiras, muita agitação, policiais. Por precaução não chegamos muito perto, preferimos garantir que não iríamos ficar no meio de um piquete de manifestantes.

freedom trail 1

É possível fazer um tour gratuito pelo interior do prédio.

Mais informaçõessec.state.ma.us/trs/

Endereço: Beacon Street

3 – Park Street Church

Projetada por Peter Banner, com uma torre com quase 70 mestros de altura era a primeira paisagem que os viajantes viam ao se aproximarem de Boston.

freedom trail 7

 

A Park Street Church era conhecida como um suporte às causas abolicionistas e muitas causas sociais. Até hoje continua tendo semanalmente atividades religiosas.

Não podemos entrar porque estava fechada. Fica ao lado do Boston Common e vizinha à próxima parada da trilha.

Mais informações: parkstreet.org

Endereço: 1 Park Street

4 – Granary Burying Ground

Lugar onde repousam os filhos mais ilustres de Boston, tem mais de 2.345 lápides e estima-se que mais de 5.000 pessoas estejam sepultadas ali.

freedom trail 2

Fica ao lado da Park Street Church, passando pela calçada dá pra ver o cemitério. Para entrar é preciso seguir à esquerda numa entrada estreita porque os portões que dão para a Park Street estão fechados (pelo menos estavam quando fomos)

O maior túmulo localizado próximo ao obelisco central é dos pais de Benjamin Franklin.

Outros nomes ilustres da história de Boston aparecem nas lápides, como John Hamcock’s, Paul Revere, Samuel Adams e vários que foram vítimas do Massacre de Boston: Samuel Gray, Patrick Carr e outros.

Mais informações: thefreedomtrail.org

Endereço: 108 Tremont Street

5 – King’s Chapel & King’s Chapel Burying Ground

A capela original foi construída em 1688 mas a que vemos atualmente foi finalizada em 1754. Foi construída ao redor da antiga que era toda em madeira.

freedom trail 6

Seu interior é considerado um dos mais refinados exemplos de arquitetura Georgiana numa igreja na América do Norte.

Mais informações: thefreedomtrail.org

Endereço: Tremont Street

6 – Boston Latin School Site & Benjamin Franklin Statue

A mais antiga escola de latim da América – Boston Latin America’s foi fundada em 1635. Até a conclusão da escola, as aulas eram dadas na casa do mestre Philemen Pormont.

Uma estátua do ilustre Benjamin Franklin sinaliza o lugar da original Boston Latin que foi concluída em 1645.

freedom trail 20

Mais informações: thefreedomtrail.org

Endereço: School Street

7 – Old Corner Bookstore

O prédio que conhecemos como Old Corner Bookstore, foi inicialmente um apothecary shop. Foi contruído em 1718 por Dr. Thomas Crease.

freedom trail 10

A casa onde funcionava é essa, mas hoje é um restaurante. Vejam as pessoas paradas em frente. Reparem que dá pra ver a trilha de tijolinhos vermehos na calçada.

Em 1828 uma loja de livros e de impressos foi aberta. Passou por vários proprietaries até 1903. Entre 1833 e 1864 a Ticknor and Fields publicou importantes trabalhos sendo uma grande empresa na area na época. Trabalhos de Henry Wadsworth Hawthorne estavam entre seus primeiros impressos.

Nos anos 60, estava prevista a demolição do prédio para a construção de uma garage de estacionamentos, mas os moradores de Boston reinvidicaram e a casa foi restaurada e não demolida.

Mais informações: historicboston.org

Endereço: 3 School Store

8 – Old South Meeting House

Construída em 1729 com uma casa de encontro de puritanos, a Old South Meeting House foi palco de um dos mais dramaticos eventos da Revolução Americana.

freedom trail 18

Em 1773 houve problemas com pagamentos de impostos do chá que chegava de navio à cidade. O evento ficou conhecido como a Boston Tea Party (Festa do Chá de Boston).

A igreja é aberta à visitação, mas a entrada não é gratuita. Adultos pagam U$ 6 e jovens até 18 anos pagam U$ 5. Vale a pena entrar para conhecer, está muito bem conservada e é linda.

freedom-trail-23

Mais informaçõesosmh.org

Endereço: 310 Washington Street

9 – Old State House

Construída em 1713 para ser a casa do governador da colônia, a Old State House foi um centro cívico de eventos que iniciaram a Revolução Americana.

freedom trail 19

É um símbolo da liberdade de Boston há mais de 300 anos. Hoje é o Museu da Revolução Americana, a entrada é gratuita para jovens dos 6 aos 18 anos e adultos pagam U$ 10. Nossos meninos entraram e visitaram, quase não saíam de lá.

freedom trail 22

Mais informações: bostonhistory.org

Endereço: 206 Washington Street

10 – Boston Massacre Site

Fica na calçada da Old State House. Representa o massacre que começou em 1768 em Boston quando cerca de 2.000 soldados ocuparam a cidade. Detalhe que a população na época era de 16.000 habitantes.

freedom trail 12

Todos o anos os Filhos da Liberdade como foram chamados os soldados que ali morreram são lembrados no dia de aniversário do funeral que foi muito propagado na época.

Mais informações: thefreedomtrail.org

Endereço: Corner of State & Congress Streets

11 – Faneuil Hall

Construído em 1792 por Peter Faneuil, um rico comerciante com um intuito de ser um centro comercial, o Faneuil Hall teve no segundo andar do prédio um importante lugar de reuniões revolucionárias.

freedom trail 4

A estátua de Samuel Adams em frente não poderia ter tido melhor local, porque era ali que ele reunia as pessoas, e uma dessas reuniões foi para organizar o funeral das vítimas do fatídico Massacre de Boston.

A praça em frente sempre está cheia de gente. Artista se apresentam, pessoas aproveitam os bancos que estão ao redor para descansar e curtir um pouco a sombra que resulta de algumas árvores e prédios altos ao redor.

Mais informações: thefreedomtrail.org

Endereço: 1 Faneuil Hall Square

Nossa trilha acabou nesse ponto, as demais locações ficam mais afastadas e optamos por ir a outros lugares. Mas deixaremos os nomes e endereços para quem tiver interesse e tempo de ir. E um mapinha com a trilha inteira :).

freedom trail 15

12 – Paul Revere House – Endereço – 19 North Salem Street

13 – Old North Church– Endereço – 193 Salem Street

14 – Copp’s Hill Burying Ground – Endereço – 18 Hull Street

15 – USS Constitution – Endereço – Charlestown Navy Yard

16 – Bunker Hill Monument – Endereço – Monument Square, Charlestown

Como vocês podem ver, esse é um passeio muito interessante pra se fazer em Boston, a Freedom Trail conta de uma forma muito particular a história da Revolução Americana. É uma maneira leve de mostrarmos às crianças um pouco de história.

Em uma próxima viagem à Boston queremos conhecer os 5 pontos que faltaram.

Mais sobre essa viagem
EasySIM 4U – Chip pré-pago para viagens
CityPASS em Boston vale a pena?
Aquário em Boston: uma atração imperdível
Carro em Boston: sim ou não?
Como é o passeio de barco em Boston
Skywalk Observatory em Boston
3 dicas de onde comer em Boston
Museu de Ciência em Boston: as crianças piram

Freedom Trail em Boston