Como sempre na volta de uma viagem, aquele post com nossas dicas gastronômicas, nem que seja só sobre lanches, mas esse assunto sempre está bem presente aqui. Seguem então nossas dicas de onde comer em Bogotá.

Ficamos um dia e meio durante uma conexão em Bogotá. Como nos hospedamos no Centro Histórico, concentramos nossos passeios pelo bairro, assim sendo fizemos nossas refeições pela região, com exceção da única noite que fomos conhecer a badalada Zona Rosa e jantamos por lá.

Foram 2 almoços, 2 lanches e 1 jantar. Dessa forma, temos 5 endereços gastronômicos para indicar. Juro, todos são imperdíveis. O legal foi que conseguimos fazer um mini tour gastronômico pela cidade, fomos em lugares totalmente diferentes uns dos outros e que com certeza nos fariam voltar à Bogotá facinho, facinho.

Onde comer em Bogotá – Almoço

La Sociedad

Localizado na Calle 11 bem perto da Plaza de Bolívar, funciona num antigo prédio do séc XVIII. Um grande jardim no centro do prédio traz claridade e mostra um pouco das torres das igrejas próximas.

Bogota-5-enderecos11

Bogota-5-enderecos7

No térreo, um espaço aberto com mesas e vários ambientes separados servem o mesmo cardápio. O cliente escolhe em qual quer ficar e logo chega uma pessoa para atender. Achamos muito interessante, os ambientes são bem diferentes uns dos outros. São salas fechadas espalhadas pela área.

Bogota-5-enderecos6

Do lado direito dessa foto tem a entrada pra um ambiente, do lado esquerdo tem outro e mais atrás outros 2.

Entramos pela porta à direita no pátio. Era uma pequena ‘sala’ com 4 mesas de tamanhos diferentes.

Restaurante típico

Ficamos nessa ambiente ‘privativo’. Logo depois de nos acomodarmos, vimos que na sala em frente havia mais gente, era maior mas optamos por ficarmos nessa calminha, silenciosa.

Posteriormente a garçonete chegou e nos entregou o cardápio. Escolhemos uma entrada e depois um prato para dividirmos, perguntamos se era farto, assim sendo, fechamos nossos pedidos.

Para começar,  Empanaditas Paéces, são de carne com molho de pimenta, 14.000 COP = 5,20 U$. Muito gostosas, mas aviso que o molho é picante hein! Eu dei a primeira mordida mas para segunda coloquei menos molho e depois parei, não aguento muita pimenta.

Bogota-5-enderecos9

E nosso prato principal foi bem típico… Bandeja Paisa, são vários tipos de carnes, feijão, ovo, abacate tudo num prato só, segundo a garçonete era uma ‘comida bem nutritiva’ kkkk, 32.000 COP = 11,90 U$.

Bandeja Paisa

Não é bonito, mas bem gostoso. Contudo estávamos sentindo falta de carne, como contei no post onde comer em San Andrés, lá nossas refeições eram sempre peixes e frutos do mar, mas por opção tá, há outras ofertas nos cardápios, gostamos muito mas depois desses dias sentimos falta de uma proteína mais forte :).

Nossa bebida foi a tão procurada limonada natural, 4.000 COP = 1,50 U$. Até aquela viagem nunca tinha ouvido falar que os colombianos bebiam tanta limonada.

Ficamos muito satisfeitos com o restaurante em todos os sentidos: ambiente, atendimento, comida e preço. Saímos e fomos comer a sobremesa em outro lugar que eu queria muito conhecer que mostrarei mais adiante.

Endereço: Calle #6 – 42

Mais informações: La Sociedad Restaurante

La Crepé Maralulú – opção alternativa de onde comer em Bogotá

Descobrimos esse lugar por acaso. Estávamos conhecendo os museus em Bogotá e no caminho entre o Museo del Oro e o Museo Botero, vimos uma portinha estreita num dos vários prédios antigos da Candelaria, eram apenas 4 mesas mas com uma atmosfera bem agradável. Olhamos a placa, nos agradou e entramos.

Bogota-5-enderecos29

Das 4 mesas, 1 estava desocupada. Nos acomodamos e fomos logos atendidos por uma moça bem animada. Ela nos entregou os cardápios.

Bogota-5-enderecos30

O que víamos enquanto sentados, essa mesa da frente desocupou logo depois que chegamos.

Bogota-5-enderecos33

Detalhe da decoração no teto

Vimos que não serviam apenas crepes, as massas eram outro ponto forte no pequeno restaurante. Havíamos caminhado muito naquele dia e a fome apertou. Cada um de nós pediu uma massa e um suco.

Enquanto esperávamos nossos pedidos, observamos que além da garçonete, havia apenas a cozinheira. Uma moça jovem, com avental e chapéu de cozinheira. Ela sempre diante do pequeno fogão e com muita rapidez, montava os pratos e entregava para serem levados às mesas.

Nossos sucos chegaram e ficamos à espera dos pratos… ah, o cardápio de sucos é bem variado e diferente. Traz misturas bem inusitadas, pelo menos pra nós, eu escolhi maracyuá & lulo (maracujá e kiwi) e Ricardo piña e naranja (abacaxi e laranja), 4000 COP = 1,50 U$ cada.

E eis que chegam nossos pratos.

Meu pedido foi Spaguettis pollo champigñon, vinha com uma pequena salada e torradas. 9.500 COP = 3,50 U$. Prato bem farto e a comida muito saborosa.  Como o nome já diz, era com frango e molho branco com creme de leite e champignon.

Spaguettis pollo champigñon

O pedido de Ricardo foi Spaguetis a la española, com os mesmos acompanhamentos do meu. 9.000 COP = 3,30 U$. Molho madeira com carne moída.

Bogota-5-enderecos32

Adoramos a comida, não pedimos sobremesa, deixamos um espaço para uma fatia de torta com café no meio da tarde.

Quando fomos pagar, Ricardo puxou conversa com a cozinheira e foi aí que vimos logo acima do caixa, um diploma emoldurado. Ela é chef de cozinha e nos contou que ama cozinhar e que aquele lugar era a realização de um sonho. Percebemos então o porquê daquele astral, um lugar pequeno, simples e com o melhor: uma comida feira com amor! Apenas isso.

Elogiamos a qualidade da comida e a parabenizamos pelo belo trabalho.

Endereço: Cra 5 nº 12 – 63

Mais informações: La Crepé Maralulú

Onde comer Sobremesa/ Lanche

La Puerta Falsa

Engraçado esse nome né gente?

Bogota-5-enderecos12

Nosso objetivo específico no La Puerta Falsa era experimentarmos o famosíssimo dolce de leche ou arequipe como é chamado por lá.  Já que tínhamos pouco tempo na cidade, fomos logo depois de nosso almoço no La Sociedad. Como são vizinhos, nos programamos para não pedirmos sobremesa no restaurante.

La Puerta Falsa

Vejam que são colados, se não prestarmos atenção passamos direto.

Por isso sempre fazemos um roteiro prévio antes de qualquer viagem, se não tivéssemos pesquisado antes sobre o que ver e fazer em Bogotá, provavelmente teríamos passado direto pela estreita porta que leva a esse lugar tão tradicional que está aberto desde 1816.

O restaurante, que é famoso pelas aguas de panelas, serve muitos pratos típicos. Mas o que me deixou surpresa foi que não tem café!!!! Quase chorei, juro. Sabe aquela vontade de tomar um cafezinho quente depois do almoço num dia chuvoso e frio? Pois é, fiquei só na vontade. Comi doce de leite e depois tomei água :(.

O lugar é bem pequeno, no térreo fica a cozinha com o caixa do lado, o balcão refrigerado e uma bancada acompanhando todo o comprimento com um grande espelho em frente para os clientes sentarem e uma escada de madeira no canto que leva ao primeiro andar.

Nos sentamos no térreo já que em cima estava lotado. Vimos que havia umas 3 ou 4 mesas pequenas.

Bogota-5-enderecos15

A imagem está refletida no espelho.

Bogota-5-enderecos14

São 2 ou 3 garçons servindo, percebemos que o movimento é grande e eles são bem rápidos, é um lugar frequentado pelos moradores, artistas, políticos. A família toda trabalha junta, é nítido que eles procuram manter o ambiente familiar e tradicional.

E o doce de leite… nossa senhora!!! É dos deuses, sequinho por fora e macio por dentro. A textura é deliciosa, é um pecado ir à Bogotá e não experimentar um, garanto. Esqueci do preço e perdi a nota, sorry!

Doce de leite

Contudo o La Puerta Falsa não é só para um lanche, serve café-da-manhã (que aí sim oferece café) e almoço também, nós que optamos por essa refeição.

Endereço: Calle 11 #6-50

Juan Valdez Café – tradicional em Bogotá

São vários endereços espalhados não só por Bogotá, mas por toda a Colômbia. Nós fomos no que fica no térreo do Centro Cultural Gabriel García Marquez.

Era final da tarde, almoçamos no La Crepé Maralulú, visitamos os museus que ficam na mesma rua do café e depois de passearmos pelo Centro Cultural nos sentamos numa mesa no Juan Valdez para tomarmos o tradicional café colombiano.

O café fica numa esquina, é um ambiente espaçoso mas mesmo com a quantidade grande de mesas estava bem cheio quando chegamos.

Conseguimos uma mesa no terraço lateral. Um fez o pedido e o outro ficou aguardando na mesa.

Bogota-5-enderecos3

Ainda no espaço principal há uma lojinha com camisas, canecas, bonés personalizados e vários tipos de café.

Bogota-5-enderecos2

Ricardo escolheu um nevado de café com chocolate, 7.800 COP = 2,90 U$, eu pedi um capuccino, 4.300 COP = 1,60 U$ e dividimos uma fatia de Torta Tres Leches, 5.100 COP = 1,90.

Café Juan Valdez

O café realmente é muito bom, como eu gosto, encorpado e forte e a torta estava muito boa.

Para quem gosta de café, esse endereço é imperdível.

Mais informações: Juan Valdez Café

Jantar – onde comer num lugar super interessante

Andrés Carne de Rês

Nossa única noite em Bogotá não poderia passar em branco, fomos conhecer a badalada Zona Rosa que concentra uma grande quantidade de restaurantes, bares, lojas e shoppings. Fica a quase 30 minutos de táxi da Candelaria.

Chamamos um táxi no hotel e fomos. Porém, antes de sairmos, pedimos para a staff do hotel tentar uma reserva no Andrés Carne de Rês, tínhamos lido que não poderíamos deixar de conhecer.

Ela conseguiu nos colocar na fila de espera.

Bogota-5-enderecos16

O táxi nos deixou em frente, mas antes de entrar fomos dar uma caminhada pela região e depois voltamos ao restaurante/ bar/ boate, ele concentra tudo num só lugar.

A fila estava bem grande, antes de qualquer acesso é preciso falar com a hoster que fica numa bancada e é ela quem direciona cada um para seu destino.

No nosso caso, pagamos a entrada 20.000 COP = 7,50 U$ por pessoa e fomos orientados a ir para o quarto andar para esperarmos nossa mesa. Logo que vimos que o ambiente era bem eclético, resolvemos parar no primeiro andar e entrar.

Quando chegamos, fomos recebidos por um rapaz muito educado que nos perguntou se tínhamos reserva, dissemos que sim, falamos o nome e ele nos pediu para esperar e menos de 10 minutos depois estávamos acomodados numa mesa.

Bogota-5-enderecos38

Ficamos no Inferno, que é um dos 4 ambientes da casa, os outros são Purgatório, Terra e Céu. O prédio todo tem 2.000 m² e comporta 800 pessoas sentadas e outras muitas em pé.

Bogota-5-enderecos28

É tanta coisa para ver que a gente não consegue concentrar o olhar, por todos os lados muita gente, muita cor, muitos elementos, tudo lá é muito, mas é super bem bolado.

Bogota-5-enderecos27

O serviço

Chegamos à mesa, Ricardo escolheu um vinho, a água chegou antes e logo depois uma tigela com frutas. Fiquei apaixonada por toda a louça, pelos copos, queria trazer tuuuudo, amo uma mesa bem posta, bonita.

Bogota-5-enderecos17

Não usei esse guardanapo, não é de papel, parece um TNT mais grosso, trouxe de lembrança

Bogota-5-enderecos20

Esses copos são show hein. Tem de vários tamanhos.

Petisco

Os garçons e garçonetes são bem jovens, todos muito bonitos e estilosos. Além do ambiente super despojado, pocket shows e artistas performáticos ficam passando pelas mesas. Quando fomos, estavam fantasiados de personagens místicos, tinha ciganas lendo a mão, bruxas e outros que não consegui identificar.

A cartomante parou junto de Ricardo e pediu que ele escolhesse uma carta do baralho, fez toda a encenação, leu e depois deu a ele. Mais uma lembrança do lugar que trouxemos.

Bogota-5-enderecos39

Carta que a cartomante deu a Ricardo. Eu estava tão em câmera lenta que nem fotografei 🙁

Nosso jantar

Fizemos nossos pedidos. Eu realmente não estava nos meus melhores dias, o cardápio é muito variado e eu escolhi ‘sopa de carne’, coisa de doente, imaginem!

Bogota-5-enderecos35

Minha escolha foi um Consomé con carne y papa picada, 12.400 COP = 4,60 U$ que é uma sopa de carne. Ricardo escolheu uma carne.

Andres Carne de Res

Ainda bem que estava muito boa, nunca vi disso, mas trouxeram abacate para acompanhar e 2 deliciosos pãezinhos.

O pedido de Ricardo foi chegando aos poucos, primeiro trouxeram uns molhos. Antes da carne chegar à mesa, o garçom pediu licença e colocou um avental nele e logo após outra pessoa levou a tábua de cerâmica extremamente quente com a carne.

A escolha dele foi Lomo Tradicional De Rês, 47.000 COP = 17 U$. Duas pessoas comem muito bem. Como eu não estava disposta, sobrou ainda uma boa porção.

Bogota-5-enderecos21

Bogota-5-enderecos23

Andres Carne de Res

O garçom avisou que tivéssemos cuidado porque estava muito quente. E para nossa surpresa, ele pegou os talheres, cortou a carne em fatias e colocou na tábua de cerâmica para terminar de assar, na mesa mesmo.

Muito legal que não fez fumaça e a carne ficou extremamente suculenta. Eu não consegui resistir e experimentei um pedaço :).

Quando a conta chega, mais surpresas. Vem num pequeno baú de metal, cheio de mimos, tem uma lâmina de pesquisa para preenchermos, uma lupa para ajudar a ler, um saquinho com bombons, um charme.

Andres Carne de Res

E ainda tem uma loja linda

Como gostei muito das peças do serviço, perguntei se eles vendiam os copos, queríamos trazer para nossa coleção. Foi então que soubemos que há uma loja que vende praticamente tudo que se usa no restaurante.

Finalmente seguimos para a loja. Fica no andar que estávamos. Fiquei louca para trazer um de cada coisa que vi. Os preços até que eram bons, mas estávamos apenas com mala de mão, a outra estava no aeroporto. Não poderíamos arriscar levar coisas de vidro e ainda assim não resisti e comprei um copo pequeno para ver no que dava, e consegui embarcar com ele. Custou 40.000 COP = 15 U$.

Bogota-5-enderecos26

E na saída descemos pela escada que também é toda decorada.

Bogota-5-enderecos37

Nossa noite foi muito boa apesar do meu mau-estar, mas conseguimos aproveitar. Ficamos com muita vontade de voltar à Bogotá e com certeza repetir a noite no Andrés Carne de Rês, e nesse caso, não iremos mais em nossa primeira noite, vou esperar para estar mais habituada à altitude :).

Endereço: Calle 82 – El Retiro

Mais informações: Andres Carne de Rês

O que não falta é onde comer em Bogotá. As opções são muito variadas, o que com certeza vai deixar todo turista satisfeito. Como bons garfos que somos, boas opções de refeições sempre contam muito em nossas escolhas de destinos.

E aí, mais relatos sobre esses lugares ou outros legais onde comer em Bogotá para indicar? O espaço para comentários está aqui para isso.

Mais sobre essa viagem

Planejamento de uma viagem a dois para San Andrés
Como é voar com a LAN
GHL Capital, excelente opção de hotel durante uma conexão 
Hotel no centro histórico
O que fazer durante uma conexão em Bogotá
Passeio ao Cerro de Monserrate
Museus em Bogotá

Agora nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.

ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:

Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Passagens Promo;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano

5 lugares onde comer em Bogotá
Gastronomia em Bogotá
Onde comer em Bogotá

Agora nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo