Quem assistiu ao casamento de Lady Diana com o Príncipe Charles viu como a Catedral de St Paul é linda. Eu era fã da princesa, embora bem criança ainda assisti ao casamento quase todo pela TV. Fiquei encantada com tudo e a partir daquele dia coloquei a Catedral na minha lista de destinos, sim, porque desde cedo eu anotava no meu diário lugares que queria conhecer um dia.
Quando havíamos decidido colocar Londres em nosso roteiro durante nossa primeira viagem à Europa, bem antes do blog existir, a primeira coisa que escrevi quando estávamos listando o que ver e para onde ir foi a Catedral de St Paul.
⇒ Leia também Borough market, o mercado milenar de Londres
Eu queria muito entrar na igreja onde a princesa havia começado seu conto de fadas (na época seria). E para nossa surpresa, vimos que poderíamos subir à cúpula e vermos Londres lá do alto.
Optamos por essa experiência a andar na London Eye, com as libras sempre bem caras pra gente, tivemos que optar e não nos arrependemos.
Um pouco sobre a Catedral de St Paul
A Catedral de St Paul foi construída entre os anos de 1675 e 1710 após o grande incêndio de Londres em 1666 quando a principal igreja da cidade foi totalmente destruída.
Foi a primeira Catedral construída depois da Reforma Inglesa no séc. XVI quando Henrique VIII tirou do Papa e de Coroa a jurisdição religiosa e assumiu a igreja.
Há mais de 1.400 anos como ícone da cidade de Londres, a Catedral já foi destruída e reconstruída 5 vezes, é o maior símbolo da arquitetura do Sir Christopher Wren.
Subida à cúpula da catedral
Conhecemos a Catedral por dentro – quando fomos não poderia ser fotografada por dentro – e em seguida nos dirigimos para a escada que dá acesso à cúpula.
Estávamos em Londres no mês de outubro, fazia frio e o céu estava nublado, o que eventualmente acontece principalmente nessa época do ano, mas estávamos agasalhados e isso não nos atrapalhou em nada.
São 259 degraus numa escada estreita que, à medida que vamos chegando ao topo, vai ficando ainda mais estreita.
E ao chegar ao topo nos deparamos com uma vista linda da cidade lá embaixo…
O que vimos lá do alto
O Rio Tâmisa, as pontes, os prédios modernos junto aos tradicionais, uma vista que é impossível visualizarmos se não estivermos a alguns (muitos) metros de altura.
Acima de tudo o que mais gostamos desse tipo de vista é que nos situamos melhor na cidade vendo do alto. Fica tão mais fácil quando descemos, nos localizamos melhor.
Podemos dar uma volta inteira ao redor da cúpula e ver 4 lados de Londres.
É uma forma diferente de ver a cidade. Quando fomos não tinha muita gente, não tivemos dificuldade nenhuma de tirarmos as fotos que queríamos. Não precisamos esperar as pessoas saírem da sacada para chegarmos perto, foi super tranquilo.
Ficamos quase uma hora lá em cima contemplando a cidade e conversando sobre o que víamos, onde já tínhamos ido e para onde iríamos depois. Fiquei encantada com a grandiosidade da igreja, tudo é impecável.
Adoramos a visita à Catedral de St Paul, foi um sonho realizado e o melhor, saí mais encantada do que esperava.
As imagens que tinha em minha memória da época do casamento real tinham outra dimensão, com toda a certeza pelo fato de eu ser uma criança ainda, via as coisas por outro ângulo.
Para minha surpresa tudo era ainda maior do que eu imaginava, não só em tamanho, principalmente em beleza.
Mais informações: St Pauls
Tickets: a partir de U$ 22
Horário: De segunda a sábado das 8:30h às 16h (limite de entrada)
Endereço: St. Paul’s Churchyard, London EC4M 8AD
Para quem gosta de visitar igrejas e tem um motivo especial (como eu tinha), vale a pena. A Catedral é lindíssima, imponente e o sacrifício de subir os quase 300 degraus é recompensado com o visual.
Quem estiver com crianças pequenas não aconselho subir à cúpula, mesmo quem encara levar no braço a escada é muito estreita. E ainda acredito até que seja proibido subir com crianças no braço.
Aos viajantes que topam conhecer cidades próximas em bate e voltas, aqui nossas dicas para conhecer algumas que ficam próximas à Londres e merecem entrar no roteiro.
Para quem tem dúvidas sobre a imigração por lá, indicamos o post A temida imigração na Inglaterra, Debora do blog Foco no Mundo.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Já visitei a Igreja de St. Paul, mas nunca subi na cúpula. Deve valer a pena. Pelas fotos, a vista é linda, num dia de sol. Na próxima vez em Londres, não vou deixar de seguir a sua dica!
Isso Sonia, nós adoramos ver as cidades do alto, essas atrações sempre nos atraem.
Eu já estive na Catedral de St Paul, mas não subi a cúpula. Agora sei exatamente o que perdi. Mas agradeço a você por trazer essas imagens e lembranças maravilhosas de Londres.
Reviver é sempre com não é Norma?
Adorei essa dica! Realmente valeu a pena subir até a cúpula da Catedral de St Paul. Achei lindas as fotos.
Vale a pena sim.
Eu amo essas vistas das catedrais por onde passo. Essa da cúpula de ST Paul, é magnifica heim…. Parabéns pelo post. amei
Eu também adoro visitar as catedrais, são verdadeiras abras de arte.
Uau!! Estou incrivelmente impressionada e encantada com a Catedral de St Paul. Sou fascinada pelas edificações religiosas, sua imponência, ornamentação e história. Também fiquei muito encantada com a linda vista de Londres do alto. Amei!
A catedral de St Paul é incrível mesmo, vale demais a visita.