banner

O MIS mostra a vida de Renato Russo em exposição

Exposição sobre Renato Russo no MIS em São Paulo

Quem nasceu entre o final da década de 60 a meados da de 80 pelo menos, já ouviu falar da banda Legião Urbana e claro que de Renato Russo. E mesmo os mais jovens nascidos depois dessa época que gostam do estilo musical também sabem do que estamos falando.

O artista que morreu precocemente aos 36 anos, em 1996 vítima de complicações por ser soro-positivo, deixou um legado até hoje defendido e difundido por seus fãs que cantam as músicas quando ouvem em rádios ou em qualquer outro lugar. Não tem como não se emocionar ao ouvir as letras tão bem escritas por Renato Russo.

O MIS – Museu da Imagem e do Som em São Paulo, reuniu um acervo maravilhoso do cantor/ compositor/ desenhista/ poeta. São mais de 1.000 itens expostos desde sua infância até seus últimos dias de vida.

Nos 2 pavimentos que expõem os objetos que vão desde seus famosos cadernos a discos de ouro, roupas, desenhos, cartas para os pais, seus diários e tantos outras formas de expressão usadas por Renato, podemos ver e principalmente sentir os conflitos e emoções vividos por uma criança que quando tornou-se jovem lutava pelas injustiças sociais e políticas do país que vivia além das suas dúvidas e dolorosas incerteza pessoais.

Tendo a música Ainda é cedo como exemplo já tentou ler a letra ou ouvir a música com atenção? Ela foi escrita para uma grande amiga brasiliense do jovem Renato Manfredini Junior que estava com a cabeça e o coração a mil por hora e isso fico muito claro na música…essa é uma das minhas favoritas. Era assim que ele ‘gritava’ seus setimentos.

Percorrendo os corredores e salas do MIS, lendo as cartinhas comemorativas do dia dos pais ou dia das mães, as redações a pedido dos professores, os rascunhos das músicas, poemas, é impossível não se sentir mais perto do artista.

Renato Russo no MIS

A organização de Renato Russo ajudou muito na concepção da exposição que ficará até dia 28 de janeiro de 2018 e ainda não se sabe qual será o destino do acervo que está tão lindamente organizado no museu.

Não há muitas fotos dele pelas paredes e sim registros de momentos tão pessoais que cheguei a sentir um nó na garganta e um calor no peito, não que a exposição seja triste, de forma alguma, mas ela transmite muita emoção, talvez toda a explosão de emoções que Renato levava no peito.

Renato Russo no MIS em São Paulo

Camisas que ele usava nos shows

Há centenas de cartas escritas pelos fãs ao longo de sua carreira que estão coladas no teto e nas paredes da escada que leva ao segundo piso, como passar por ali e não parar para ler gente? O difícil é ler apenas algumas, a vontade que dá é de ler todas, cada frase escrita em qualquer um daqueles papéis traz um pouco de amor, emoção, paixão, admiração.

Renato Russo no MIS

Sua vida amorosa aparece sutilmente, seu quarto foi montado exatamente como estava quando morreu no seu apartamento no Leblon e sinceramente nos surpreendemos ao ver como era. Nunca pensamos que fosse daquele jeito. Totalmente oposto ao estilo que ele mostrava nos palcos.

Quem for, não deixe de entrar na sala onde passa o clip de um de seus shows, é uma delícia sentar nos bancos em frente ao telão e ouvir e ver aquela energia coberta numa roupa toda branca e pulando de um canto a outro do palco. Foi e sempre será um show!

Renato Russo

Telão do show que passa na sala multimídia

Fiquei apaixonada pela capa de um dos cadernos que ele desenhou, sabe aquela vontade de trazer pra casa e pendurar na parede da sala?

Quem acompanhou o sucesso da Legião Urbana e curte reviver alguns daqueles momentos não pode deixar de ver a exposição.

Ingressos: R$ 30,00 (meia entrada R$ 15,00)

Horário: 3ª a domingo das 10h às 21h

Endereço: MIS – Avenida Europa 36

Mais informações: www.mis-sp.org.br

Renato Russo
Renato Russo

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · · · · ·
Categorias:
Brasil 🇧🇷 · Onde fui · São Paulo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title