No meu ponto de vista, demoramos um bocado pra finalmente incluirmos esse país vizinho, tão perto de nós, conhecido por suas carnes e vinhos como o destino de uma viagem. Contudo, o país foi o escolhido para comemorarmos nossos 26 anos de casados. Sendo assim, além de termos um motivo para comemorarmos, adoramos vinho e claro que colocamos vinícolas no Uruguai em nosso roteiro.

Fomos para Colônia del Sacramento, Montevidéu e Pinta Del Este, nessa ordem. E ja adianto que foi a melhor escolha, já que Colonia e Punta ficam em direções opostas com Montevidéu entre elas.

Bom, mas vamos falar das vinícolas no Uruguai que é o que interessa nesse relato.

Já sabe que somos consumidores de vinho, mas antes de você, que não bebe nada ou não gosta especificamente de vinho, deixo aqui minha sugestão: não deixe de conhecer pelo menos 1 vinícola quando estiver em lugares onde essa experiência fizer parte da cultura local.

As vinícolas oferecem visitas variadas, com ou sem degustação. Assim, você pode conhecer como funciona a produção da bebida sem ter que obrigatoriamente consumí-la.

Nosso turismo de experiência em vinícolas no Uruguai

Vinícolas pelo Uruguai

Optamos por uma vinicola em Colonia del Sacramento, a mais antiga do Uruguai e outra em Punta del Este. Porém, quando estávamos em Montevidéu, resolvemos ir a uma por lá, mas não fizemos a visita guiada tivemos acesso à área externa, ao restaurante e à loja.

Não irei detalhar o que vimos e ouvimos em cada visita, afinal, quero incentivar você a conhecê-las, deixarei aqui como foram os processos de reserva e, claro, mostrar algumas fotos para lhe animar :). Além de que, não podemos filmar nem fotografar a maior parte dos tours guiados.

⇒ No Uruguai, a tolerância para álcool na direção é ZERO, assim, contrate um transfer ou vá em grupos com guias que pegam e deixam no hotel.

Em Colonia del Sacramento – Bodega Los Cerros de San Juan

Contratamos um táxi exclusivo, estávamos com um carro alugado, mas como pretendíamos tomar vinho, optamos por um transporte particular.

Contato do taxi – Gastón Taxi +598 – 98 999 444. Acertamos tudo por WhatsApp, o motorista nos pegou na pousada, ficou nos esperando e nos levou de volta à cidade. Pagamos em dólares na volta.

A Bodega Los Cerros de San Juan fica a 35km de Colonia del Sacramento, foi a primeira do país, fundada em 1854 por uma família alemã. Hoje pertence ao grupo que faz o transporte fluvial entre Buenos Aires e Colonia.

Bodega Los Cerros de San Juan

O espaço onde acontece a visitação não é muito grande. O percurso dura em torno de 1 hora. Toda a visita é guiada e vemos os processos de produção de todos os tipos de vinho da vinícola.

Oferece algumas opções com degustação de vinhos e azeite com ou sem refeição. Nós escolhemos almoço em 3 etapas onde estão incluídas 2 taças de vinhos para harmonizar com a refeição.

Restaurante da Bodega Los Cerros de San Juan

Na loja podemos comprar todos os rótulos produzidos na vinícola.

Achamos muito interessante a experiência, a vinícola passou em tempo desativada, mas com a nova administração está voltando ao mercado com tudo. Vale a pena visitar.

Mais informações e reservas: bodegaloscerrosdesanjuan

Em Montevidéu – Bodega Bouza

Durante os dias que ficamos em Montevidéu, tomamos alguns vinhos da Bodega Bouza, gostamos muito e resolvemos dar uma passada pela vinícola já que fica bem perto da cidade, cerca de 20km do centro.

Estávamos com um carro alugado, já havíamos tomado alguns rótulos, assim optamos por irmos conhecer as áreas livres e a loja.

Bodega Bouza

A bodega tem uma excelente estrutura, um restaurante maravilhoso (não comemos lá), com uma decoração linda. Na loja fomos muito bem atendidos, eu degustei alguns para escolhermos, como Ricardo estava dirigindo, só eu aproveitei :).

Depois de fazermos nossas compras, passamos pelo restaurante pra conhecer, saímos pra área aberta e demos umas voltas pela parreiral.

Restaurante da Bodega Bouza

Mais informações e reservas: bodegabouza

Em Punta del Este – Bodega Garzón

Saímos com nosso carro alugado de Punta del Este para a Bodega Garzón que fica a mais ou menos 70km, dando 1:30h de viagem em média. O combinado era que Ricardo faria a degustação e eu não, para voltar dirigindo.

Das 3 que fomos, a Garzón é a mais sofisticada.

Bodega Garzon em Punta del Este

São várias opções de visitas e também oferece opções para almoço após o tour que começa pelas plantações próximas à sede e depois segue para os galpões de produção.

Na chegada nos dão taças para degustação, que para nossa frustração, temos que devolver no final :(.

Logo no início do tour, eu avisei que não iria beber pois iria voltar dirigindo, o guia perguntou se iríamos almoçar depois. Confirmamos, ele disse que colocaria uma quantidade menor pra mim e que até a hora da volta estaria tudo ok. Bom, resolvi arriscar, minha degustação foi menor do que a de Ricardo, voltamos e deu tudo certo!

Galpão de produção da Bodega Garzon

Depois da visita guiada, somos levados à sede novamente onde cada um segue para continuar a experiência – no caso de quem reservou almoço – ou vai embora.

Nós ficamos para almoçar e foi maravilhoso. São 2 opções com 4 ou 5 etapas com vinhos para harmonizar. Escolhemos a de 4 etapas. O cardápio oferece opções de escolha em todas as etapas. Tudo que chegou à nossa mesa estava maravilhoso, atendimento impecável, apresentação dos pratos caprichosa. Vale a pena demais.

Mais informações e reservas: bodegagarzon

Foram dias regados a muito vinho tanah principalmente, mas independente disso, vale visitar pelo menos uma vinícola no Uruguai, faz parte da cultura do país e nunca é demais aprendermos.

Nessas visitas ouvimos sobre empreendedorismo, cultura, tradição, cultivo da uva, sistemas de produção, armazenamento, são muitas informações valiosas.

Uma dica legal para leitura: Descobrir o turismo de experiência em Portugal no blog Descobrir Viajando.

Visitamos também uma vinícola  em Temecula Valley – EUA e ainda, para quem não gosta de vinho, mas curte whisky, dá uma olhada no post Visita à destilaria Jack Daniel’s no Tennessee.

 

 

Agora nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo