Quando meus filhos já estavam crescidos, resolvi realizar um sonho de infância que era passar o Natal em New York. Depois dessa experiência, surgiu então a oportunidade de passar o Natal na França, destino que sinceramente não passava pelos meus planos naquele momento.
Todavia, essa viagem surgiu num contexto totalmente inesperado. Meu filho do meio estava morando em Grenoble, uma cidade linda nos alpes franceses. Viajou em fevereiro, nos encontramos em julho durante nossa viagem de bodas de prata em Paris em família, porém em dezembro segui para ficar com ele durante as festividades de final de ano. Ele tinha acabado um namoro antigo, estava sentindo-se sozinho e o coração de mãe falou mais alto. Assim, segui deixando aqui o marido e os outros 2 filhos.

Organizei essa viagem para a França em 2 semanas, tinha que deixar as coisas em ordem aqui, como também pensar num roteiro por lá para aproveitarmos a época que, como já sabíamos, as cidades ficam ainda mais lindas, por isso, o título desse post :).
O clima em dezembro na França
Cheguei em Grenoble com neve caindo, ainda bem que José Ricardo morava perto da estação de trem, eu não estava com calçado adequado ainda :).
O frio é grande nessa época na França, prepare-se para dias com temperaturas muito baixas incluindo neve, claro que a neve varia muito ano a ano, mas o frio é certeiro.

Nosso roteiro encantado durante o Natal na França
Nossa base era Grenoble, de lá seguimos para algumas cidades finalizando o Ano Novo em Paris. Eu voltei para o Brasil dia 04/01 e meu filho continuou na França.

Fiquei 23 dias por lá, José Ricardo ainda teve aulas durante 1 semana e meia, assim, ficamos por Grenoble alguns dias, viajamos o 1º final de semana e depois dividimos os dias entre outras cidades.
Como dividimos os dias:
De 16/12 a 18/12 – Lyon – fomos de ônibus, a viagem dura 1 hora. Leia Lyon em dois dias: roteiro de dicas de onde ficar e onde comer.

De 22/12 a 26/12 – Strasburg com bate-volta em Colmar. Fomos de trem. Strasburg foi a primeira cidade que me veio à cabeça para ficarmos no dia 24 de dezembro, é conhecida como a capital do Natal da Europa.


Dia 27/12 – Annecy.

De 30/12 a 01/01 – Paris.

Os mercados de Natal na França
Quando decidi passar o Natal na França, a primeira coisa que me veio à cabeça foram os mercados natalinos, afinal a tradição dos mercados faz parte da cultura francesa durante todo o ano e eu sempre imaginava como seriam maravilhosos nessa época. Inclusive somos fãs deles, não só na França, vamos conhecer em todas as cidades onde estamos.

⇒ Mercados em Paris que merecem uma visita
E como era esperado, realmente fazem jus à fama. Eu que adoro comer e experimentar novos sabores, em especial aqueles que fazem parte da cultura local, me deliciei com comidas típicas, inclusive algumas que só estão disponíveis para degustação na época do Natal.

Até me aventurei a aprender alguma frases em francês para fazer os pedidos sem depender de José Ricardo :).
É impossível escolher o mercado que mais gostei, desde o menorzinha em Grenoble, aos vários espalhados por Strasburg, Colmar, Lyon e Paris, não esquecendo do bem pequeno que vimos em Annecy.



Eles são atrações fundamentais e imperdíveis num roteiro natalino sem dúvida nenhuma. O que posso dizer resumidamente a respeito é: vá com calma, desfrute dos cheiros e permita-se conhecer novos sabores, tenho certeza de que não irá se arrepender.


A decoração natalina na França
Ah! Aqui outro ponto que posso dizer ser quase indescritível durante o Natal na França. Sabe quando estamos diante de muitas coisas lindas que não sabemos pra que lado olhar e ficamos com a sensação de se olharmos pra um lado podemos perder maravilhas melhores do outro?

Pois bem, foi isso que senti principalmente em Strasburg e Colmar. As cidades parecem de brinquedo, tudo tão perfeito, impecável que temos a sensação de estarmos em outro mundo e que aquilo ali é o ‘natural’ delas. É impressionante como conseguem transformá-las em cidades ainda mais encantadoras do que já são mesmo sem estarem decoradas com Papai Noel, luzes, bolas, presépios e tudo o mais que tanto nos encanta.


Uma coisa que me chamou muita atenção, foram as projeções que aconteciam em vários prédios pelas cidades. As imagens eram acompanhadas por músicas, eram espetáculos lindos, e gratuitos.
Das cidades onde fomos, Lyon foi a que estava com a decoração mais simples.
Ocupação nas cidades
Sobre Grenoble especificamente, o que posso dizer é que, por não ser uma cidade muito procurada no Natal – ela é alvo turístico nos esportes de inverno – estava com o movimento normal, segundo meu filho que morava lá.
Já Strasburg, Colmar, Paris e Annecy, sem dúvida estavam com suas ruas bem mais cheias do que outras épocas do ano, principalmente as duas primeiras por serem destinos muito procurados durante as festas natalinas.

José Ricardo já conhecia Annecy, havia ido no começo do ano logo depois de ter chegado à Grenoble e disse que a cidade estava bem mais movimentada quando fomos juntos. E Lyon estava bem tranquila, apesar de estarmos lá no dia da final da Copa do mundo com a França disputando o título.
O que comemos – uma lista de delícias típicas
Vale ressaltar que Strasburg e Colmar são cidades da região da Alsácia, ou seja, com forte influência alemã, assim, muito do que comemos por lá são comidas típicas de origem alemã. Aqui, uma lista do que ainda não tínhamos comido em outras viagens pela França e eu aproveitarmos os mercados e restaurantes tradicionais das cidades para experimentarmos.
Entradas
Terrine de boeuf (terrine de carne) – servida com salada verde e torradas
Torta de cebola – chega à mesa com uma farta salada verde
Ovos com maionese e ervas – tradicionalíssimo na França, esses ovos são muito pedidos a qualquer hora do dia

Bisque de caranguejo – um tipo de sopa de caranguejo servida com croutons
Queijo chèvre com pesto e patê de azeitonas pretas – bem refrescante, sabor forte, é servido com salada verde
Sopa de abóbora com nozes – outro ícone na culinária francesa, caldo de carne com cebola e pão
Pratos principais
Tarte Flambée – espécie de pizza com massa bem fina.
Hot dog de salsicha com chucrute – pão, salsicha e o tradicional chucrute alemão (conserva de repolho fermentado)

Joelho de porco – servido com batatas ou chucrute
Sanduíche de raclete e batata com raclete e charcuterie (frios)
Doces/ sobremesas
Späetzle – massa bem parecida com gnochi. Seu formato lembra pardais, daí o nome.
Baguete com queijo Munster – metade de uma baguete com típico queijo Munster derretido
Salsicha da fazenda
Strudel de maçã
Kouglof – vendido como um bolo, mas na verdade parece um panetone ou um bolo de reis

Torta Floresta Negra – dispensa apresentações 🙂

Bretzel – muito encontrado nas ruas em trailers e barracas. Pode ser doce ou salgado
Onde comer em…
Grenoble – acima tem o link para o post onde mostro os lugares onde fomos
Lyon – Fiston Restaurant Bouchon Lyonnais
Strasburg – Campona (fomos para o petit dejeuner), Zum Alten Strasssburg e na noite de Natal no Ancienne Douane (com reserva). E teve Five Guys num almoço também.

Colmar – L’Ardoise e Le Boudoir
Annecy – Le Chalet Restaurant
Paris – Eric Kayser, Au Camptoir Brasserie e no jantar do ano novo Le Machon d’Henry (com reserva)
E claro que os mercados onde tomei muito vinho quente (branco e tinto) e comemos alguns dos pratos descritos acima, além de outros lanches rápidos.
O que fazer durante o Natal na França
O que eu achei maravilhoso nessa experiência foi que podemos aproveitar de toda a beleza das cidades gastando apenas com refeições. Tudo é gratuito, os mercados são um encanto, com exceção dos parques para as crianças e da alimentação, sendo assim, não precisamos pagar nada para estar em lugares lindos, super decorados, um astral encantador.

Dessa forma, o que posso dizer é que vá preparado para andar, encher os olhos d’água ao se deparar com decorações que nos levam a um mundo de magia, de encanto, de fantasia.
Apesar dessa viagem ter sido sem planejamento, decidida em cima da hora, aproveitei muito o Natal na França com meu filho.

Sempre gostei muito da época natalina independente de onde estou, adoro decorar minha casa, programar a ceia, pensar nos presentes pra família. Tudo pra mim é muito especial e ter o privilégio de visitar cidades que ainda não conhecia e voltar à Paris num mês onde a cidade praticamente se transforma, foi encantador.
Aquele Natal será sempre inesquecível, não só pela época, mas principalmente por poder dar colo ao meu filho e ainda descobrirmos um pouquinho da França juntos, entrando nos trens e decidindo o que veríamos em cada cidade durante o trajeto.
Por falar em Natal, gostaria de deixar aqui um post sobre o destino mais procurado do Brasil durante o Natal, O blog 6 Viajantes escreveu um Roteiro de 4 dias em Gramado durante o Natal Luz que pode servir de inspiração para quem pretende aproveitar a cidade nessa época.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo







Eu sou completamente apaixonada pos mercados de Natal europeus. Adorei seu relato sobre o Natal da França e achei lindo vc passar com seu filho!
Vou salvar esse roteiro e todas as dicas, pois pretendo visitar a França na época de Natal!
Tenho certeza de que você vai amar e será um Natal inesquecível.
Que delícia de viagem, Cynara! Um roteiro de sonho mesmo, todos os lugares parecem cenário de filme. Super entendi seu sentimento de mãe de querer fazer companhia para o seu filho sozinho na França, e que maravilha poder juntar isso com uma viagem incrível, tenho certeza que fez muito bem aos dois.
Foi uma viagem bem especial Cintia, poder dar colo a um filho quando ele está precisando traz um grande alívio ao coração e juntando com ru roteiro por lugares tão lindos, foi mágico.
Ai que sonho viajar para a França no natal! Tenho um amigo de Strasbourg que sempre fala de como é lindo lá 🙂
É mágico o natal por lá Marcela.
Um verdadeiro encanto passar o natal numas cidades como estas…Fica mais fácil esquecer um grande amor, será? Não sei. Mas realmente, é uma experiência inesquecível, um verdadeiro conto de fadas.
Verdade Sonia. Acho que não deu pra esquecer naqueles dias, mas o tempo é sempre o melhor remédio pra esse assunto né?
Que sonho passar o Natal na França! O que é lindo se torna mais encantador nessa época. Lindo post!
Torna-se mesmo.
As fotos explicam o título da postagem. O Natal na França é realmente encantado. Que bela oportunidade você teve de admirar belezas enquanto apoiava seu filho!
Viajar é sempre maravilhoso, mas essa foi bem especial.