Fomos a Bichinho durante uma viagem em família pelas cidades históricas de Minas Gerais. Fiquei bem interessada depois que li alguns relatos durante as pesquisas para fechar nosso roteiro. Para essa viagem, alugamos um carro em Belo Horizonte e fizemos todo o trajeto do roteiro com ele. Vem conhecer um pouco desse vilarejo que está crescendo no turismo mineiro.

Uma viagem pelo interior de Minas Gerais era um projeto que tínhamos há algum tempo e queríamos ir com nossos filhos para que eles pudessem ver de perto parte da história do nosso país.

Após algumas tentativas de encaixar datas favoráveis a todos, finalmente conseguimos realizar essa viagem durante as férias deles.

Como organizamos nosso roteiro

Em nosso roteiro, além de Belo Horizonte, cidade por onde chegamos e partimos, estavam Inhotim, Tiradentes, São João Del Rei, Bichinho, Ouro Preto e Mariana.

⇒ Aproveite e leia também O que fazer em Inhotim em 1 dia, relato da experiência do blog Expedições em Família.

Tínhamos 11  dias disponíveis, separamos 7 para Minas e 4 para São Paulo. Contudo, para conseguirmos encaixar essas cidades no tempo que tínhamos, foi necessário escolhermos em quais pretendíamos ficar mais tempo.

Assim sendo, decidimos dormir em BH, Tiradentes e Ouro Preto. Nos demais destinos foram passeios de 1 dia em cada, o que pra nós foi uma divisão satisfatória dentro do que pretendíamos conhecer.

Acrescentamos à nossa lista de lugares onde estivemos apenas por 1 dia ou de passagem: Naples na Flórida, Siena e San Gimigniano na Itália. Toledo, Ávila, Córdoba e Segóvia na Espanha, dentre vários outros pelo mundo.

Seja em viagens nacionais, seja nas internacionais, conhecer lugares onde não precisamos de muitos dias ou até mesmo apenas de poucas horas estão sempre em nossos roteiros.

Aproveite e veja também Visitar Vigo em 1 dia: o que fazer na bonita cidade da Galiza, um post do blog Descobrir viajando que depois que li, fiquei com muita vontade de conhecer.

⇒ Leia mais sobre viagens bate e volta.

Assim como nós, há muita gente adepta desse tipo de viagem. No blog 6 Viajantes, leia sobre O que fazer em 1 dia em Itanhaém no interior de São Paulo, já no interior do Rio de Janeiro, veja no blog Vamos viajar pra onde agora?  O que fazer em 1 dia em Arraial do Cabo, e no Chicas Lokas na Estrada, saiba O que fazer em Petrópolis em 1 dia.

O que fazer em Bichinho em 1 dia

Partimos de Tiradentes e programamos passarmos o dia em Bichinho de onde seguiríamos para Ouro Preto.

Como chegar

Bichinho do Mato fica no distrito de Prados a pouco menos de 8km de Tiradentes, há quem faça o trajeto de bicicleta e os mais esportistas chegam ao pequeno vilarejo caminhando aproveitando as trilhas pelo caminho.

A estrada é bem estreita e ainda de barro, ou seja, tem buracos e em alguns trechos não passam 2 veículos, temos que parar e dar passagem ao que vem e vice-versa. Mesmo assim, uma viagem bem tranquila até porque é bem curta.

Paisagem

Museu do Automóvel da Estrada Real

Antes de chegar a Bichinho, passamos pelo Museu do Automóvel e como aqui em casa sou a única mulher entre 4 homens, essa teria que ser uma parada obrigatória. Ricardo e eu ficamos num café vizinho enquanto os meninos fizeram a visita.

Museu do Automóvel MG

O acervo é composto pelos carros do colecionador Rodrigo Cerqueira Moura que é um apaixonado por automóveis, ele uniu o apreço por mecânica e montou o museu em seu sítio. Atualmente, são cerca de 90 carros e outros ainda em restauração.

Museu do automóvel Bichinho

Dentre os carros da coleção, estão alguns que foram usados em filmagens de séries e filmes, como exemplos, estão Hilda Furacão e o filme Chico Xavier.

Endereço: Sítio Pau D’angu Estrada Real Tiradentes Bichinho, Km 4,5

Ingresso: R$ 40,00 inteira.

Horário: Diariamente das 9:00h às 18:00h

Além disso, não poderia deixar de mencionar a cafeteria que fica ao lado do museu. A decoração é uma graça, toda rústica com objetos antigos. E claro que um cafezin coado mineiro delicioso. Quando entramos percebemos que também é uma choperia.

Cafeteria na estrada entre Tiradentes e Bichinho

A famosa Casa Torta de Bichinho

Infelizmente, no dia que fomos o espaço estava fechado, vimos apenas por fora e claro que não poderíamos deixar de tirar a clássica foto na frente :).

Casa Torta em Bichinho

Como não entramos, não vimos as opções das atividades propostas.

Horários: De quarta a domingo das 10:00h às 17:00h. Fechado às segundas e terças.

Cachaça Mazuma Mineira

Visitamos a loja, mas também há o tour guiado que dura em torno de 2 horas e ainda a visita a uma parte da fazenda. Como estávamos de passagem e queríamos conhecer os ateliês de Bichinho, nos concentramos na loja.

Cachaçaria Mazuma

Mesmo apenas de passagem, podemos degustar as cachaças e ainda ouvimos uma pequena explanação sobre cada uma. O espaço é muito agradável e da loja podemos ver uma parte do alambique.

Loja da Mazuma

Endereço: Rua São Bento, 300

Horário: De segunda a terça e de quinta a sábado, das 9:30h às 17:00h, domingo das 10:00h às 14:00h e na quarta é fechado.

Artesanato

Ricardo e eu adoramos artesanato e conhecer os ateliês de Bichinho era o principal objetivo de nossa visita ao vilarejo.

São vários ao longo da rua principal. Há lojas que vendem artesanatos produzidos na região, além de ateliês que também são as casas dos artistas.

Rua principal de Bichinho

Paramos em várias, em uns encontramos artesanato têxtil, em outros cerâmica, barro, madeira e ainda lojas que vendiam um pouco de tudo.

A Oficina de Agosto, muito conhecida por quem precisa artesanato, tem uma loja/ oficina em Bichinho na rua principal e claro que não poderíamos deixar de parar nela. O espaço é encantador, móveis de peças de decoração feitos dentro do conceito da coletividade e difusão da arte brasileira. Simplesmente encantador.

Oficina de Agosto

Outro lugar que nos chamou atenção foi o ateliê Cida Guimarães. Vende móveis e objetos de decoração dos mais diversos materiais como também aceita encomendas. Compramos um Divino Espírito Santo que foi entregue em Maragogi onde temos uma casa de veraneio. Chegou dentro do prazo contratado e a peça lindíssima.

⇒ Na maioria dos ateliês é proibido tirar fotos.

Onde comer

No final da Rua São Bento, fica a Galeria Bichinho com algumas lojas e restaurantes. Fomos lá apenas conhecer, queríamos comida típica mineira e o lugar que todo mundo recomendava era o Restaurante Tempero da Ângela.

Foi um almoço delicioso, espaço amplo, simples e com ótimo atendimento. E o melhor, comida com gostinho de cozinha com amor entende?

Restaurante Tempero da Ângela

Onde comer em Bichinho

Endereço: R. Dep. José Bonifácio, 64

Horário: De segunda a quinta das 11:30h às 16:00h. Terça e quarta é fechado.

E assim foi nosso dia em Bichinho, depois de andarmos um bocado de um lado para o outro entre as lojas e por fim um almoço já bem tardio, seguimos viagem para Ouro Preto.

Sem dúvida Bichinho é um destino para ser visto em poucas horas, dessa forma que fizemos, ou de passagem para outro destino ou para quem estiver em Tiradentes seguir pra lá e voltar.

Agora nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo