Conhecer as cidades históricas mineiras estava nos nossos planos há muito tempo e com um roteiro de uma viagem em família. Queríamos que os meninos tivessem acesso à nossa história e nada melhor do que fazer um roteiro por algumas cidades do interior de Minas Gerais.
Nossos 2 filhos mais novos (são 4 ao todo) estão na universidade, um na federal e outro na estadual que, como consequência da COVID 19, ainda estão com os calendários desorganizados. O ano letivo será dividido em 3 períodos com férias em meses não convencionais.
Assim, a primeira temporada de férias foi em maio, então resolvemos viajar nesse mês para que eles pudessem nos acompanhar. Ficamos 8 dias no estado, chegamos e saímos por Belo Horizonte.
Contudo, antes de ler sobre essas férias, dê uma olhada no roteiro Paris em família: bodas de prata na Cidade do amor, uma viagem que fizemos em julho de 2022.
Cidades históricas mineiras – nosso roteiro
1º dia – Chegada em Belo Horizonte.
Dia 2 – Passeio pela cidade.
No 3º dia – Alugamos um carro e seguimos para Inhotim e de lá fomos para Tiradentes no final do dia.
Dia 4 – Passeio na Maria Fumaça até São João del Rei, passeamos pela cidade e no meio da tarde voltamos para Tiradentes.
Dia 5 – Passeio por Tiradentes e seguimos para Bichinho. No final do dia fomos para Ouro Preto.
Dia 6 – Ouro Preto (tour guiado durante todo o dia).
Dia 7 – Passeio em Ouro Preto e seguimos para Mariana. No final da tarde, fomos para Belo Horizonte.
Por fim 8º e último dia – Partimos no meio da manhã para São Paulo.
Como escolher o roteiro pelas cidades históricas de Minas
São muitas as cidades históricas mineiras: Tiradentes, Ouro Preto, São João del Rei, Mariana, Diamantina, Congonhas, Sabará, Serro. Eventualmente, não conseguiríamos ir em todas, dessa forma escolhemos aquelas pelas quais tínhamos mais interesse, como também levamos em conta a melhor logística.
Assim sendo, resolvemos fazer seguindo um sentido. Percorremos quase 600km. Entenda.
Dormimos 2 noites em Belo Horizonte, Tiradentes e Ouro Preto, fizemos bate e volta para São João del Rei, passamos por Bichinho e Mariana a caminho de Belo Horizonte para embarcarmos no outro dia pela manhã.
Como resultado, conseguimos otimizar o tempo.
De antemão, gostaria de ressaltar que as estradas de Minas Gerais têm muitas curvas, subidas e descidas, o que leva a poucos trechos para ultrapassagem. Consequentemente a viagem torna-se mais longa. Portanto, considere a distância, sobretudo confirme nos aplicativos o tempo gasto, pois não é o mesmo necessário em outras estradas com outras características. Esse foi um ponto que nos chamou atenção durante a viagem.
O que consideramos imprescindível nas cidades históricas onde estivemos
Em Tiradentes
Antes de tudo, compre os tickets online para o passeio até São João del Rei na Maria Fumaça, vimos muita gente ficando por deixarem para comprar na hora.
⇒ Procure sentar do lado direito do trem, a vista é bem mais bonita.
Em São João del Rei
Reserve algumas horas para passear pela cidade. O centro histórico fica perto da estação de trem e dá pra passear a pé. Vale a pena, quem gosta de história sem dúvida vai adorar.
⇒ Fomos num domingo e só tem 1 trem que faz o trajeto, porém o primeiro sai de São João del Rei para Tiradentes e volta. Assim sendo, voltamos num carro de aplicativo. NÃO TEM UBER. Baixe o MOVE que é o que atende à cidade. É tranquilo e a viagem dura menos de 20 minutos.
Em Ouro Preto
Contrate um tour guiado de 1 dia pelas ruas e igrejas. O guia nos pegou no hotel às 10:00h da manhã e nos levou de volta às 18:00h. É excelente. Reserve no site ouropreto.org.br.
Em Mariana
Sinceramente, das cidades históricas que visitamos foi a que achamos bem mais ou menos. Não tem nada que não pode deixar de ser visto por lá.
Bichinho, não é uma cidade histórica, mas vale a pena
Fica bem perto de Tiradentes e apesar de ficar na Estrada Real, Bichinho não está no circuito das cidades históricas mineiras. O Museu do Automóvel fica antes de chegar a cidade, os meninos visitaram e gostaram. Em Bichinho, além da Casa Torta, reserve um tempo para sair do carro e passear pelas várias lojas de artesanato, conhecer uma cachaçaria e se der, almoce no Tempero da Ângela.
Aluguel de carro
Fazer um roteiro pelas cidades históricas mineiras sem alugar um carro é loucura. Vi relatos de quem teve Belo Horizonte como base e fez viagens bate-volta para cada uma das cidades históricas. Gente, é impossível usufruir do melhor desse roteiro.
Não dá pra entrar nas igrejas para conhecê-las por dentro, tem tanta história que faz toda diferença no contexto da viagem. E aquela parada para tomar um café coado no hora? Programe-se com mais calma e faça da melhor maneira possível.
Quando estiver programando sua viagem, faça orçamento na nossa parceira, o valor é o mesmo e a comissão que recebemos nos ajuda a manter o blog. Obrigada desde já :).
O que mudamos durante a viagem
Inicialmente tínhamos reservado 3 noites em Ouro Preto, de onde pretendíamos fazer um bate e volta para Mariana, voltarmos e ficarmos a última noite para por fim seguirmos no outro dia cedo para Belo Horizonte.
A princípio pretendíamos sair para jantar e aproveitarmos o máximo possível as últimas horas em Ouro Preto, já que seria a última cidade de nosso roteiro histórico, porém tivemos que ponderar os prós e os contras.
Diante da realidade que encontramos na relação distância/ tempo nas estradas, resolvemos fazer o checkout após a 2ª noite, seguirmos para Mariana e de lá direto para Belo Horizonte. Como resultado dessa alteração, não teríamos que sair praticamente de madrugada para chegarmos em Belo Horizonte com tempo hábil para devolvermos o carro e irmos para o aeroporto.
Reservamos então uma Mini House em Belo Horizonte o mais próximo do aeroporto, onde dormimos e seguimos no outro dia com horário tranquilo para a locadora e aeroporto.
Os hotéis onde nos hospedamos nas cidades mineiras
Antes de mais nada, confesso que tive um pouco de dificuldade para escolher nossas hospedagens em Tiradentes e em Outro Preto. Nossa viagem seria em maio e em fevereiro eu comecei a procurar.
As disponibilidades não eram nada convidativas. Apareciam pousadas muito simples, não que estivéssemos procurando hotéis 5 estrelas, mas queríamos locais confortáveis e com um bom café da manhã.
Diante disso, mudei de estratégia, deixei de escolher o filtro ‘centro histórico’ e então encontrei 2 pousadas que adoramos e indicamos de olhos fechados, é impossível não gostar.
Por outro lado, em Belo Horizonte foi bem tranquilo, muitas opções, escolhemos um hotel que julgamos ser numa área central para nos locomovermos de Uber. Para a última noite que foi uma decisão bem em cima da hora e o intuito era apenas uma pernoite, de preferência perto do aeroporto já que a locadora para devolução era lá também, reservamos uma mini house que também nos deixou muito satisfeitos.
Belo Horizonte – Tryp by Wyndham Belo Horizonte Savassi
Ótimo hotel, quartos espaçosos, banheiro muito bom e um café da manhã excelente. Reservamos 2 quartos, 1 com cama de casal e outro com 2 camas de solteiro para os meninos.
Tiradentes – Pousada d’Oleo de Guignard
Nos sentimos numa casa de fazenda. Atendimento exemplar, café da manhã maravilhoso, com tudo feito na hora e muita coisa servida no fogão à lenha. Reservamos 1 quarto quádruplo com banheiro, ambos muito espaçosos. Tínhamos 1 cama de casal e 2 de solteiro.
Ouro Preto – Hotel Recanto da Serra
O visual do hotel é lindo, quando abríamos a janela do nosso quarto tínhamos uma vista linda do vale. Esse hotel era uma antiga fazenda que ainda preserva uma mina que podemos visitar. Tem umas piscinas muito boas e uma cachoeira natural que cai em uma delas. Ficamos num quarto de casal no prédio principal e os meninos num chalé com 2 camas de solteiro.
Belo Horizonte – Mini House Lagoa Santa
Por último, esse foi uma grata surpresa por termos reservado tão em cima da hora. É uma estrutura pré-moldada com a composição de flat. Dormimos muito bem, cama confortável, roupas de cama e banho limpas. Reservamos 2 quartos de casal.
⇒ Caso optem em fazer as reservas pelo Booking, agradecemos se as fizerem pelos nossos links.
Por fim
Nossa viagem pelas cidades histórias mineiras superou nossas expectativas. Fizemos muitas pesquisas antecipadamente e lemos muitos relatos de outros viajantes e apesar disso fomos surpreendidos. Além de todo o contexto histórico que já esperávamos, o povo mineiro é muito receptivo e a comida um caso à parte.
Mesmo com filhos adultos, sempre que possível procuramos viajar em família. Em contrapartida às rotinas e agendas que são bem diferentes, com jeitinho a gente vai conseguindo. Nesse contexto, para você que também faz parte do grupo que defende as viagens em família, segue uma lista de posts de outros blogs com dicas para as férias com os rebentos, independente das idades.
Blog Elizabeth Werneck – Resorts no interior de São Paulo, conheça os melhores para ir nas férias de Julho
Turismo em Família. Férias de Julho em Santa Catarina
6 Viajantes – Férias de julho com as crianças: aulas de Ski em Bariloche
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Nossa, adorei seu roteiro pelas cidades históricas mineiras em família. Me deu saudade dessa terrinha onde fui muito feliz parte da infância e da adolescência. Adorei suas dicas. Obrigada por compartilhar. Adoro acompanhar o blog. Beijinhos
Você morou em Minas? Adoramos o povo mineiro, foi uma viagem que superou nossas expectativas.
Que delícia esse roteiro em família pelas cidades históricas mineiras. Como filha dessa terra, , tenho como meta fazer essa viagem com meus filhos.
Então você sabe melhor do que eu a maravilha que é esse roteiro com os filhos.
Que viagem maravilhosa para fazer em família! Deu vontade de pegar a galera e rumar pra cidades históricas mineiras agora mesmo 🙂 obrigada por compartilhar as dicas, ótimas como sempre.
Essa viagem em família foi maravilhosa mesmo Marcella.
Excelente roteiro pelas cidades históricas mineiras! Também quero fazer esse passeio em família. Mariana já está recuperada do acidente ambiental? Está sendo possível visitá-la e aproveitar? Obrigada!
Adoramos conhecer as cidades históricas mineiras Alexandra. Mariana está recuperada sim, a cidade está com o turismo normal. Quando fomos, havia 2 igrejas em manutenção e não estavam abertas, mas de resto normal.
Seu roteiro ficou bem do jeitinho que penso fazer, adorei! Ainda não conheci as cidades e muito pouco de Minas aliás, mas já quero muito!
Que bom que nosso roteiro se encaixa no seu estilo de viajante, tomara que aproveite e muito as cidades mineiras quando for.
Que legal esse roteiro pelas cidades históricas mineiras, nunca pensei em fazer algo assim, mas faz todo sentido rs. Adorei as dicas!
Nunca pensou num roteiro desse? Pois estava em nossos planos há muito tempo, finalmente conseguimos realizar essa viagem em família.
Belo roteiro de cidades mineiras. Conheço todas as históricas mas nunca fui à Bichinho. Está na minha lista.
Não deixe de ir quando voltar à Minas Sylvia, nós gostamos muito.
Eu fiz um roteiro bem parecido por essas cidades históricas mineiras. Fiquei encantada com a beleza de toda região e sua relevância história! Adorei relembrar através do seu post. Obrigada!
É um roteiro que todo viajante deveria fazer, é muito bom.
Este é o tipo de lugares que gosto de visitar, locais com história e que nos levam a viajar no tempo e imaginar como aqueles locais foram importantes para o que existe hoje.
Com certeza Patricia e são destinos excelentes também para levarmos os filhos para terem essa visão mais real e de perto da história.
Como nosso Brasil é grande! Num roteiro pelas cidades históricas mineiras a gente roda a mesma quilometragem de um roteiro por 1 país inteiro europeu. Mas sem dúvida é um destino para estar na bucket list de todo mundo.
Sem dúvida e numa viagem em família então é perfeito.
Essa é uma viagem que tenho bastante vontade de fazer e o seu post chegou na hora certa. Gostei muito do roteiro, porque foi bem prático e objetivo. Você tiraria Mariana do roteiro? Ou visitaria mesmo tendo achado pouco interessante? Será que a cidade é assim por conta do desastre de há alguns anos?
Eu deixaria no roteiro sim, como é bem perto de Ouro Preto a caminho de BH, vale a pena parar sim. Mas acredito que o desastre ambiental não influenciou nos pontos históricos.
Amo Minas e acho as cidades históricas um passeio imperdível. Já fiz um roteiro parecido, mas dividido em 2 viagens diferentes: São João del Rei (a minha cidade preferida, achei linda) e Tiradentes, e numa outra ocasião, Ouro Preto a partir de BH.
Você mora por perto, facilita. Nós que moramos aqui pra ‘cima’ temos que otimizar o tempo para aproveitá-lo da melhor forma possível.