Normalmente numa primeira vez em uma cidade, os principais pontos turísticos estão sempre no roteiro não é verdade? Não sei explicar o porquê de só termos ido conhecer a Catedral de Madrid em nossa 4ª vez por lá. Fomos ao Palácio Real e Jardim de Sabatini em viagens anteriores, mas deixamos a catedral para outra oportunidade. E finalmente chegou a vez de conhecê-la.
Nessa viagem ficamos num apartamento bem perto do Palácio Real e assim sendo, também da catedral. Dele ouvíamos os sinos tocaram, impossível não irmos conhecê-la dessa vez :).
Sobre a catedral
A Catedral Santa Maria a Real de Almudena, conhecida como Catedral de Almudena, foi a primeira igreja a ser consagrada catedral fora de Roma, feito do Papa João Paulo II em 15 de junho de 1993. O primeiro casamento a ser celebrado na catedral foi do príncipe Felipe com Letizia Ortíz em 2004.
É o edifício religioso mais importante de Madrid. Sua construção começou com o rei Alfonso XII colocando a primeira pedra em 4 de abril de 1883, dando início ao projeto do arquiteto Francisco Cubas.
A Catedral de Almudena traz vitrais e teto com cores vivas e linhas retas, características bem diferentes do que encontramos nas demais catedrais europeias. Seu interior mantém o estilo gótico e a fachada classicista. São 102m de comprimento e 73m de altura.
Foi construída sobre a antiga igreja de Santa Maria a Maior para homenagear a Virgem padroeira de Madrid. Em 1911 a cripta foi aberta, mas a construção ficou paralisada durante a Guerra Civil Espanhola.
Horário: de setembro a junho – segunda a domingo, das 10:00h às 20:30h. De julho e agosto – segunda a domingo, das 10:00h às 21:00h.
Entrada gratuita.
O museu
No percurso das 12 salas que compõem o museu da Catedral de Madrid, a história da diocese de Madrid é contada através de religiosas, históricas e artísticas como mosaicos, ornamentos e escudos episcopais.
⇒ É proibido fotografar.
Horário: De segunda a sábado, das 10:00h às 14:30h. Fechado aos domingos.
Entrada: 7€ com direito a subir à cúpula
Vista do alto da cúpula da Catedral de Madrid
Comprando o ticket para o museu, podemos subir à cúpula da catedral para vermos a cidade lá do alto. Adoramos esse tipo de lugar.
Como a Catedral de Madrid fica no centro histórico, podemos identificar muitos pontos turísticos próximos, vermos de perto as enormes esculturas que ficam na sacada e ainda temos uma vista privilegiada do Palácio Real.
Vale a pena conhecer a Catedral de Madrid, além de ser um prédio lindo, ainda oferece essa possibilidade se ver Madrid lá do alto.
Outras cidades que vimos do alto:
Catedral de St Paul e a linda vista de Londres do alto
The Shard: veja Londres em 360º
New York: Top of the Rock ou Empire State
Skywalk Observatory em Boston
Cerro de Monserrate em Bogotá
High Roller – a roda gigante de Las Vegas
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Nós também fomos para Madrid e nunca entramos na Catedral! Mas adorei as cores do domo e a vista do terraço. Pelo jeito teremos que voltar para Madrid para visitar hahaha
Vale a pena a visita sim 🙂
Já faz muuuito tempo que fui pra Madri, mas nem sabia que podia subir na catedral pra ver a cidade do alto! Tô querendo voltar e com certeza dessa vez eu subo!
Quando for me diz o que achou Fernanda.
Adoro ver as cidades do alto, são passeios que sempre coloco no meu roteiro. Acabei de salvar suas dicas, pois quero conhecer a Catedral de Madrid.
Tenho certeza de que vai adorar.
Que delícia de passeio esse na Catedral de Madrid! Não sabia que dava para fazer essa visita. Amei a dica e vou recomendar para amigos que estão indo conhecer a cidade. Obrigada por compartilhar
Passa a dica pra eles mesmo, é uma atração que vale a conhecer em Madrid.
No meu caso, já estive várias vezes em Madrid e não consegui visitar o palácio real ainda. Ou tem um evento de Estado ou a fila está muito grande.
A catedral de Almudena é belíssima. Vale a pens tb visitar a cripta, que tem entrada gratuita
Nossa que pena Ruthia, achei a visita ao palácio de Madrid maravilhosa. Quando fomos a cripta estava fechada para visitação, a abertura da Espanha pós COVID estava no início, lugares mais fechados ainda não estavam liberados.
Também não conheço essa catedral. É que não dá, realmente, para conhecer tudo de uma só vez, ainda mais quem gosta de ver tudo com cuidado, não é mesmo? Mas já está registrado para a próxima vez que eu for por lá. Adoro igrejas, vitrais e a histórias que elas guardam.
Não dá mesmo Sonia, nós só fomos à catedral de Madrid em nossa 4ª vez na cidade.
Maravilhosa Catedral de Madrid, linda por sua decoração interna e história. A vista a partir da cupula também é linda e fiquei apaixonada.
É tudo isso que você falou mesmo Deyse.
Nossa, que legal ler o seu texto! Eu já fui cinco vezes a Madrid e nunca entrei na catedral. Da próxima vez entrarei com certeza.
Vai mesmo Sylvia, a catedral é linda e subir à cúpula também vale e pena.