Mercados com lojas, pubs, restaurantes com cozinha de várias partes do mundo, música, arte, cafés, agito? Camden Town tem tudo isso e não para por aí.
Amantes do punk, roqueiros, góticos e todas as tribos alternativas e descoladas estão por lá. Contudo isso não exclui aqueles que têm gostos e estilos diferentes desses. Camden Town é eclético em todos os sentidos e muito frequentado por londrinos e turistas independente de rótulos.
Imagine um bairro residencial que surgiu às margens do Regent’s Canal em 1791, foi importante no desenvolvimento das linhas férreas e por ter canais que cruzavam a região. Os mercados que vendiam verduras, frutas e cereais para os moradores foram surgindo, o bairro foi crescendo.
Posteriormente foram chegando os pubs, bandas de rock e punk se apresentando e o bairro foi ganhando a fama de ser descolado e defensor da contracultura. E é essa a atmosfera que ainda hoje encontramos pelas ruas de Camden Town.
Para você ter uma ideia, Oasis fazia apresentações no Camden Assembly (antigo The Barfly) e Coldplay no Good Mixer.
⇒ Leia também Borough Market: o mercado milenar de Londres
Como é Camden Town
Lendo a frase dita pela mãe de Amy Winehouse “Camden é a casa de Amy, é onde ela pertence” dá uma ideia da vibe da região. Não foi à toa que a cantora foi homenageada com uma estátua de bronze em tamanho real.
Camden Town tem vários mercados, uns com lojas de todos os tipos (brechó, artesanato, souvenirs, joia), outros com pubs, bares e restaurantes, pelas ruas estúdios de tatuagens, como também aquele que vende alimentos para os moradores da região. Mas não são espaços divididos por segmentos, em todos tem um pouco de tudo isso.
Após reformas e reestruturação, Camden Town atualmente está dividida praticamente em 2 áreas: Camden High Street e Camden Market. Vamos falar um pouco de cada uma delas.
Camden High Street
Podemos chamar de ‘porta de entrada’ já que para quem chega de metrô ou de ônibus passa por ela.
Por todos os lados há lojas dos mais variados segmentos que podem ir de roupas góticas, para os amantes do heavy metal a réplicas de camisas de futebol, tem para todos os gostos e bolsos. Lembre-se de que é um lugar onde londrinos vão para comprar coisas baratas também, dessa forma, quem pretende comprar tem que garimpar.
As fachadas das lojas são uma atração à parte. Em algumas tem verdadeiras esculturas penduradas, letreiros enormes, figuras 3D.
Passamos pela Camden High Street no meio da manhã e na saída já estava escuro.Tivemos a oportunidade de vermos as luzes acesas e percebermos assim como a mudança do público.
Explicando melhor…na chegada vimos mais famílias, grupos de pessoas de meia idade e jovens que estavam ali para passear, tomar uma cerveja, comer e na volta, já depois das 19 horas, o perfil dos frequentadores já era outro. As pessoas estavam chegando para curtir a noite, os shows. O visual já era diferente.
É na Camden High Street onde está o Electric Ballroom, espaço que existe dede os anos 70 destinado a apresentações de bandas, principalmente de rock. Tem capacidade para 1.500 pessoas.
Camden Market
São mais de 1000 lojas considerando todos os espaços físicos usados para esse fim, seja para venda de roupas, joias, restaurantes. Atualmente é o maior mercado de Londres, está dividido em 2 espaços: Camden Lock Market e o Stables Market.
Camden Lock Market
Local onde funcionava o antigo Camden Market, está dividido em 2 partes: Market Hall (coberta) e o West Yard, um grande pátio aberto.

Vendo o West Yard de dentro do Market Hall
No dia que fomos começou chuvoso, mas depois o céu abriu e podemos aproveitar bem o dia.
Caminhamos pelo Market Hall.
São lojas, barracas, stands dos mais variados produtos e estilos na parte interna e bares, pubs, restaurantes e barracas com culinária de praticamente todo o mundo no pátio externo. Só não come por lá quem não quiser, porque opções não faltam.

Market Hall
E despois seguimos para o West Yard. Conseguimos uma mesa no corredor do andar superior no terraço e nos acomodamos. Éramos 3 casais e 2 crianças, escolhemos algumas comidas para compartilharmos já que não estávamos com muita fome.
Pedimos fish and chips, falafel e o outro prato esqueci o nome :(.
Mesmo com frio a cerveja estava em nossa mesa, os que beberam disseram que estava ótima :).
Depois de nosso lanche seguimos para o Stables Market, mas antes resolvemos atravessar a ponte que passa por cima do Regent’s Canal e vimos os barcos que fazem o passeio para Little Venice.
O visual é lindo, era final de inverno quando fomos, e como o céu estava começando a limpar conseguimos ter uma ótima visão do lugar.

Twin locks
De lá descemos uma escada e seguimos para a margem do canal, fomos caminhando pela calçada guiados por meu irmão à procura de uma obra de Bansk, para quem não conhece, é um artista gráfico que prefere manter-se às escuras.
⇒ Saiba mais sobre ele nesse artigo da Super Interessante.
Além da famosa obra, os grafites pelo caminho também enchem os olhos.
Stables Market
Foi instalado nos antigos estábulos que serviam como hospital veterinário para os cavalos que puxavam os vagões com mercadorias a serem distribuídas pela cidade.
O prédio histórico faz parte do patrimônio inglês. São muitas lojas, restaurantes, oficinas espalhadas ao longo de estreitos becos. Passeamos por eles, chegamos à rua que tem o teto coberto por sombrinhas coloridas que dão um charme ao lugar.
Entramos em algumas lojinhas de produtos artesanais muito bem feitos e de muito bom gosto. A filosofia do mercado é não permitir que marcas renomadas tenham lojas por lá, eles estimulam a produção local, valorizam o pequeno produtor. Uma filosofia muito interessante.
Paramos no Camden Coffee para fazermos um lanche, a cafeteira é bem agradável e tem uma eclair muito gostosa assim como um tiramissu, fica a dica :).
O café fica ao lado da entrada da fomosa loja Cyberdog que é um lugar imperdível para os amantes da música eletrônica e rave.
Tiramos foto da estátua de Amy e seguimos no sentido da Camden High Street.
Na saída de Camden Town vimos com mais calma as fachadas das lojas na Camden High Street, como estavam acessas percebemos mais detalhes, tem verdadeiras esculturas penduradas nas fachadas e placas.
Foi um dia intenso e longo, entendem porque Camden Town é um dos lugares mais visitados por turistas que vão à Londres.
Quem puder ir num dia semana vai encontrar o bairro um pouco mais tranqüilo, já que nos finais de semana os londrinos também vão lá e somando aos turistas, dá um bocado de gente.
Abre todos dos dias da semana a partir das 10:00h, com exceção do dia 25 de dezembro.
Deu para entender porque Camden Town foi cenário de filmes como Dupla Explosiva, Sherlock entre outros e ainda da série Fleabag.
Por fim
Essa foi uma viagem especial, aproveitamos o feriado do carnaval (2020), juntamos os 2 finais de semana (antes e depois) e fomos comemorar o 1º aniversário de João, meu sobrinho. Meu irmão estava fazendo parte do doutorado dele em Londres. Ele e Mari têm 2 filhos – João e Rosa, estariam sem ninguém da família no aniversário do caçulinha.
Dessa forma nos organizamos para passarmos uma semana com eles em Londres e outra em Madrid com Camila (filha de Ricardo) e o marido, porém eles chegaram de surpresa e ficaram um final de com a gente em Londres.
Depois dessa viagem que acabou dia 04 de março de 2020, o mundo parou. Agora com a vida voltando a acontecer, estou registrando aqui no blog o que vimos e fizemos naqueles dias que foram tão bons, uma ‘despedida’ temporária dos aeroportos, roteiros, mas as lembranças ficaram e é isso que importa.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Adorei suas dicas de Camden Town. Vou incluir no meu roteiro de Londres
Adoro saber disso 🙂
Eu amo áreas assim, cheia de vida urbana, mercados, lojas, bares, restaurantes, arte etc! Fui pra Londres muito tempo atrás e não deu tempo de ir pra Camden Town, mas é uma das coisas que mais quero ver em uma próxima viagem pra lá!
Camden Town é um lugar que merece ser visto Fernanda, não deixe de ir mesmo quando voltar à Londres.
Estou planejando minha viagem por Londres e seu blog está ajudando muito! Obrigada pelas dicas de Camden Town, vai fazer toda a diferença!!
Legal Marcella, adoramos saber que estamos ajudando no planejamento de viagens dos leitores.
Que legal o Camden Town, não conhecia, achei bem interessante as lojinhas e mercado.
É muito legal sim, Ana Paula, um lugar que merece umas horas de um dia em Londres.
O mais legal de Londres é que cada dia você descobre mais um lugar legal, inclusive o seu post não me deixa mentir. Amei as suas dicas sobre Camden Town, já salvei para a próxima visita.
Exatamente isso Izabela, é uma cidade que podemos repetir várias vezes e sempre teremos coisas que ainda não conhecemos.