A sopa é uma prato sempre associado às noites frias, mas há receitas de opções que caem muito bem num jantar em noites mais quentes. Essa receita que vamos compartilhar é uma das nossas preferidas por aqui. Moramos em Recife, uma cidade quente o ano todo mas não é por isso que não aproveitamos uma sopinha por aqui :). Vamos dividir com vocês a sopa fria de cenoura com suco de laranja finalizada com creme de leite.

As sopas estão no cotidiano do homem desde a pré-história por ser uma comida de preparo fácil e ingredientes simples. Com o passar do tempo foi ganhando notoriedade. Deixou de ser uma iguaria que servia de base para a alimentação dos mais pobres e chegou à mesa da nobreza europeia ganhando nomes, ingredientes e preparos mais sofisticados. Está presente até hoje em todo o mundo e em muitos lugares faz parte do cardápio de menus cheios de requinte.

É vista como um alimento saudável, rico em nutrientes razão que está nas recomendações médicas de algumas enfermidades, hábito esse que vem lá de trás e muita gente é adepta ainda hoje.

⇒ Leia também nossos posts da série Viagens Gastronômicas

Sopa fria de cenoura com suco de laranja

Ingredientes

5 cenouras médias cortadas em rodelas

1/3 de cebola em rodelas

2x. de chá de caldo de legumes ou de água

1x. de chá de suco de laranja fresco

Sal a gosto

2c. de sopa de creme de leite

Azeite a gosto

Modo de preparo

Cozinhe a cenoura junto com a cebola no caldo (ou água), coloque sal e azeite a gosto. Quando a cenoura estiver amolecida retire do fogo mas não escorra. Deixe esfriar.

Depois de fria triture no liquidificador ou processador. Acrescente o suco de laranja aos poucos até chegar na consistência desejada.

⇒ A quantidade de suco e de caldo fica a critério da consistência desejada, quem preferir mais consistente pode separar um pouco do caldo antes de triturar e se quiser acrescentar aos poucos, assim como o suco de laranja.

Coloque no prato de servir. Encha uma colher de sopa com creme de leite sem soro, coloque no meio da sopa e com um garfo puxe delicadamente para os lados para espalhar o creme na sopa mas sem misturá-lo demais.

Para quem gosta, pimenta do reino moída na hora dá um up no sabor. Bom apetite!

Sopa de cenoura e laranja

⇒ Você também pode gostar desse Creme de abóbora com batata

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.

ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:

Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para usar em todo o mundo na EasySim4U  ou no Viaje Conectado;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano