No planejamento de uma viagem para os Estados Unidos precisamos levar em conta a documentação necessária que temos que providenciar para entrarmos no país. Além do passaporte válido, os Estados Unidos exigem um visto de turista ou a apresentação da ESTA, que é uma autorização eletrônica de viagem (Electronic System for Travel Authorization).

O visto de turista é do conhecimento de todos, mesmo quem ainda não viajou para terras americanas sabe da necessidade e tem ideia do procedimento para solicitação, já  a ESTA é uma autorização que pouquíssimas pessoas sabem que existe e que podem ter direito a ela.

Visto de turismo e ESTA – como solicitar

Etapas

Visto de turismo – etapa online – leia os detalhes em  Visto americano: como solicitar ou renovar, pagamento da taxa, entrevista presencial.

Validade de até 10 anos.

⇒ Leia também Visto americano de estudante – como solicitar

ESTA – autorização eletrônica de viagem – totalmente online. Basta preencher o formulário, pagar a taxa e em até 72 horas receberá por email o resultado.

Validade 2 anos.

Quem pode solicitar a ESTA

Infelizmente a possibilidade de entrar em território americano sem precisar solicitar o visto é restrita a algumas pessoas.

Quem são? Cidadãos naturais dos países membros os Programa de Isenção de Visto (Visa Waiver). 39 nações estão incluídas nesse programa e o Brasil não faz parte dessa lista.

Países membros: Andorra, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Chile, Coréia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça e Taiwan.

Porém, quem tem dupla cidadania e uma delas seja de um país que está no Programa de Isenção de Visto está apto a solicitar a ESTA, isso inclui brasileiros que se enquadrem nesse perfil.

⇒ Leia também Lista dos países onde brasileiros não precisam de visto

Objetivos da ESTA – autorização de viagem para os Estados Unidos

  • Diminuir as filas na imigração dos aeroportos;
  • Dificultar a entrada de terroristas e criminosos;
  • Fortalecer a política externa.

A ESTA pode ser negada? O que fazer?

Sim, a autorização de viagem para os Estados Unidos pode ser negada. O prazo de resposta varia entre 24 e 72 horas. Para conferir o status de sua solicitação, é necessário entrar no site oficial, clicar no botão CHECAR STATUS e preencher os dados solicitados (nome exatamente como está no passaporte, data de nascimento, nacionalidade, país onde o passaporte foi emitido e número do documento e ainda o email utilizado na solicitação).

A negativa pode ter várias razões, dentre elas problemas com a polícia americana por exemplo.

Caso tenha a ESTA negada, o viajante pode solicitar o visto de turista normalmente. Um não exclui o outro. Por isso é aconselhável solicitar com uma certa antecedência já que o visto de turista requer um tempo maior.

Esta autorização de viagem

E ainda

  • O turista pode ficar nos Estados Unidos por até 90 dias usando a ESTA como documento de acesso ao país;
  • A validade do documento é de 2 anos, caso o passaporte vença antes, o que conta é a validade desse documento;
  • Caso precise emitir outro passaporte, se houver alteração de nome, de sexo ou mudança de país de moradia é necessário solicitar outra ESTA mesmo que esteja dentro da validade;
  • A ESTA não garante a entrada em território americano. O viajante portando a autorização passa por um processo eletrônico, mas isso não exclui totalmente a passagem por um agente da polícia federal.

Para mais informações consulte o etiasestadosunidos.com.br.

⇒ Esse post é um publieditorial

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.

ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:

Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para usar em todo o mundo na EasySim4U  ou no Viaje Conectado;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano