No planejamento de uma viagem para os Estados Unidos precisamos levar em conta a documentação necessária que temos que providenciar para entrarmos no país. Além do passaporte válido, os Estados Unidos exigem um visto de turista ou a apresentação da ESTA, que é uma autorização eletrônica de viagem (Electronic System for Travel Authorization).
O visto de turista é do conhecimento de todos, mesmo quem ainda não viajou para terras americanas sabe da necessidade e tem ideia do procedimento para solicitação, já a ESTA é uma autorização que pouquíssimas pessoas sabem que existe e que podem ter direito a ela.
Visto de turismo e ESTA – como solicitar
Etapas
Visto de turismo – etapa online – leia os detalhes em Visto americano: como solicitar ou renovar, pagamento da taxa, entrevista presencial.
Validade de até 10 anos.
⇒ Leia também Visto americano de estudante – como solicitar
ESTA – autorização eletrônica de viagem – totalmente online. Basta preencher o formulário, pagar a taxa e em até 72 horas receberá por email o resultado.
Validade 2 anos.
Quem pode solicitar a ESTA
Infelizmente a possibilidade de entrar em território americano sem precisar solicitar o visto é restrita a algumas pessoas.
Quem são? Cidadãos naturais dos países membros os Programa de Isenção de Visto (Visa Waiver). 39 nações estão incluídas nesse programa e o Brasil não faz parte dessa lista.
Países membros: Andorra, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Chile, Coréia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça e Taiwan.
Porém, quem tem dupla cidadania e uma delas seja de um país que está no Programa de Isenção de Visto está apto a solicitar a ESTA, isso inclui brasileiros que se enquadrem nesse perfil.
⇒ Leia também Lista dos países onde brasileiros não precisam de visto
Objetivos da ESTA – autorização de viagem para os Estados Unidos
- Diminuir as filas na imigração dos aeroportos;
- Dificultar a entrada de terroristas e criminosos;
- Fortalecer a política externa.
A ESTA pode ser negada? O que fazer?
Sim, a autorização de viagem para os Estados Unidos pode ser negada. O prazo de resposta varia entre 24 e 72 horas. Para conferir o status de sua solicitação, é necessário entrar no site oficial, clicar no botão CHECAR STATUS e preencher os dados solicitados (nome exatamente como está no passaporte, data de nascimento, nacionalidade, país onde o passaporte foi emitido e número do documento e ainda o email utilizado na solicitação).
A negativa pode ter várias razões, dentre elas problemas com a polícia americana por exemplo.
Caso tenha a ESTA negada, o viajante pode solicitar o visto de turista normalmente. Um não exclui o outro. Por isso é aconselhável solicitar com uma certa antecedência já que o visto de turista requer um tempo maior.
E ainda
- O turista pode ficar nos Estados Unidos por até 90 dias usando a ESTA como documento de acesso ao país;
- A validade do documento é de 2 anos, caso o passaporte vença antes, o que conta é a validade desse documento;
- Caso precise emitir outro passaporte, se houver alteração de nome, de sexo ou mudança de país de moradia é necessário solicitar outra ESTA mesmo que esteja dentro da validade;
- A ESTA não garante a entrada em território americano. O viajante portando a autorização passa por um processo eletrônico, mas isso não exclui totalmente a passagem por um agente da polícia federal.
Para mais informações consulte o etiasestadosunidos.com.br.
⇒ Esse post é um publieditorial
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Meu marido tem passaporte italiano. Fomos para o Japão (de lua de mel!) com escala nos EUA e o ESTA estava dele vencido/ expirado… você não imagina o sufoooco! Muito bom ter um post assim pra ajudar a quem planeja viajar. =)
Nossa que bronca. Mas ele estava com um visto válido?
Ótimo post, com dicas importantíssimas! Tirou todas as minhas dúvidas sobre a autorização de viagem para os EUA 🙂
Muito bom saber disso Débora 🙂
Poxa, eu mesma era alguém que não sabia da possibilidade da ESTA como autorização de viagem para entrar nos Estados Unidos. Ótima opção para os brasileiros com dupla cidadania!
Exatamente, há certas informações burocráticas que não chegam a todos.
Não sabia da existência da autorização ESTA. Uma pena o Brasil não fazer parte da lista de países que podem emiti-la. Mas, de qualquer forma, é uma mão na roda pra muitos países. Òtimo post!
Com certeza.
Opa! Adorei essa possibilidade de conseguir o ESTA com o passaporte português. Ótimo post!
É sim, muitas pessoas têm cidadania de países que podem usufruir do ESTA e não sabem.
o jean vai poder fazer o ESta quando viajarmos aos EUA. ele tem o passaporte italiano e é tudo muito mais prático e fácil né!
Ai como eu queria ter um passaporte vermelhinho 🙂
Excelente post Cynara, estava mesmo procurando informações para o ESTA, um amigo tem cidadania italiana e me pediu um help. Vou passar seu post pra ele, vai ajudar muito.
Que bom saber disso Hebe, fico feliz quando um post ajuda outros viajantes.
Eu não sabia desse documento! Desde quando estão exigindo? Meu visto venceu há uns dez anos e eu não me animei a tirar outro… E esse esta é caro como o visto?
Não é uma exigência nova Sonia, é uma opção para quem tem cidadania europeia, no caso não precisa solicitar um visto americano, apenas pagar uma taxa bem menor do que a do visto.
Nossa, quero de agradecer por deixar tudo tão detalhado em seu post de uma larte da viagem tao complicada para se ajeitar, a documentação. Tomei nota de como obter a ESTA, Autorização de viagem para os Estados Unidos e agora ficará mais fácil pra mim.
Que bom Deyse 🙂
Soube agora da existência do ESTA. Infelizmente não se aplica a meu caso. Não tenho passaporte estrangeiro. Mas a informação certamente será útil pra muita gente.
É uma informação que poucas pessoas tem ciência Sylvia e com isso podem estar deixando de usufruir de um benefício ao qual têm direito.
Realmente eu tinha conhecimento da necessidade de visto para os EUA, mas não sabia do ESTA! Muito bom seu artigo, obrigada por compartilhar
Poucas pessoas sabem Marcella.