Quando voltamos várias vezes para o mesmo destino procuramos conhecer algumas cidades próximas e as viagens bate e volta sempre fazem parte de nosso roteiro. Aqui vamos mostrar o que vimos em St Petersburg na Flórida num bate e volta partindo de Orlando.

Já conhecemos muitas cidades na Europa e nos Estados Unidos fazendo esse tipo de viagem.  A maioria das vezes quando voltamos às que já conhecíamos. Dessa forma dividimos o roteiro entre irmos a lugares novos na cidade e viagens curtas pelas redondezas.

Contudo essa não é a regra geral que adotamos. Já aconteceu de ficarmos mais tempo numa cidade na primeira viagem mesmo que não precisássemos de determinada quantidade de dias para vermos o que nos interessava ficamos sim pela proximidade com outras que pretendíamos conhecer.

Quando fui para Orlando para encontrar com Arthur que estava estudando inglês durante as férias, organizei um roteiro para conhecermos algumas cidades próximas. Ficamos 11 dias dessa vez, dividi nosso roteiro entre os parques que pretendíamos ir e alguns destinos para conhecermos já que Orlando é nossa ‘velha conhecida’ de tantas outras viagens.

Como ir à St Petersburg na Flórida partindo de Orlando

Estávamos hospedados no Destiny Palms Hotel Maingate West em Kissimmee, saímos no começo da manhã. Os meninos iriam ficar no Busch Gardens e eu e Vanessa – uma amiga que estava nos acompanhando – fomos para St Petersburg.

Seguimos então para Tampa, cidade vizinha à Orlando onde fica o Busch Gardens e que fica no caminho para St Petersburg, por isso colocamos esse passeio nesse dia já que nós duas não pretendíamos ir para o parque.

165km separam Orlando de St Pete como também é chamada a cidade. Nosso percurso foi: US-17 S, US-92 W/N, John Young  Pkwy, Osceola Polk Line Rd e por fim chegamos a I-4 W sentido Tampa. A viagem durou em torno de 1:30h.

St Petersnburg na Flórida

Seguimos do Busch Gardens pela I-275 S e chegamos a St Petersburg em 30 minutos.

O que ver na cidade

St Petersburg fica em Tampa Bay, tem praia e areias brancas. É uma cidade para quem gosta de mar, sol além de ser um reduto de muitas manifestações artísticas.

Fomos no mês de agosto, ou seja, muito calor mas com as famosas tempestades que acontecem na Flórida nos finais de tarde (em todos os dias que passamos lá isso aconteceu, sem exceção). Apesar de St Petersburg ter ficado 360 dias consecutivos sem chover – acontecimento que ocorreu em 2 anos –  no dia que fomos fazer nosso passeio a chuva chegou e bem mais cedo do que estava chegando em Orlando naqueles dias.

Assim que chegamos à cidade o céu começou a ficar escuro e os trovões começaram a anunciar o que viria pela frente. Dessa forma fomos obrigadas a mudar de planos. Demos uma geral no roteiro que havíamos planejado para aquele dia e com a ajuda da internet, que por sinal estava bombando com o chip da EasySim4U que estávamos usando, consultamos outras opções e fizemos os devidos ajustes.

Estacionamos o carro na Central Ave com a 5th onde tinha parquímetro. Vimos que aquela região tinha muitas lojas, galerias de arte, parques públicos. Seguimos a pé mesmo pressentindo que a chuva iria nos encontrar em pouco tempo, mas como diz o ditado “quem está na chuva é pra se molhar…”

Relaxamos e deixamos que o tempo (0 mal tempo melhor dizendo) nos conduzisse.

Saímos pela Central Ave no sentido contrário à baía, melhor dizendo, fomos ‘subindo’ da 5th a 8th. Caminhamos pela calçada, entramos em alguns lojinhas super charmosas pelo caminho até que a chuva chegou com toda força.

St Petersburg na Flórida – o que fazer em 1 dia

Mesmo assim não desanimamos. Paramos embaixo de uma marquise para esperarmos um pouco até que vimos que o dia não iria mudar. Eu estava usando um lenço no pescoço, tirei e coloquei na cabeça para amenizar a chuva na cabeça e seguimos.

Como aproveitamos  St Petersburg com chuva

1 – Central Avenue

Fica no centro e corta a cidade no sentido Norte/ Sul. Nela há um pouco e muito de tudo. Bares, restaurantes, lojas, museus, livrarias, consultórios médicos, bancos, parques públicos e por aí vai. Nós ficamos entre a 4th e 8th e voltamos para o carro.

Central Ave em Petersburg na Flórida

Entramos em algumas lojinhas lindinhas, vimos street art nas paredes de alguns prédios e em alguns muros, as cafeterias muito convidativas, movimento razoável de carros e mais de pessoas.

O que fazer em St Petersburg na Flórida

2 – Morean Arts Center

Um centro de artes que vimos por acaso quando pulávamos de uma marquise para outra pela calçada da Central Avennue. Entramos e foi uma deliciosa descoberta.

É uma escola de arte que expõe e vende o que os alunos produzem. Tem peças e trabalhos de vários tipos, estilos e materiais. É muito organizado, o espaço amplo, climatizado e ainda tem acesso a um café charmosíssimo que também tem uma entrada ela avenida.

St Petersburg na Flórida

Endereço: 719, Central Ave

3 – The Mail at Sundial

Nosso destino depois de um pouco molhadas pela chuva. Pegamos o carro e seguimos para a indicação que tínhamos para almoçarmos. Mas não sabíamos que ficava no The Mail at Sundial que é um pequeno shopping que fica a poucos minutos da Centroal Ave, mas a pé é uma boa caminhada tá?

St Petersburg na Flórida

O shopping não é grande, tem um estacionamento coberto em frente que não cobra pela 1ª hora e a partir disso U$ 1/ hora e lá encontramos um mercado gourmet que merecia visita.

Endereço: 153 2nd Ave N

4 – Locale Market

Esse é o mercado gourmet que fica no térreo do The Mail at Sundial. Lembra um Eataly em menores proporções mas com certeza quem gosta de comer bem e/ou cozinhar passa um bom tempo passeando, se deliciando e se tiver espaço na mala e uns dólares de reserva comprando iguarias que estão aos montes pelas prateleiras.

Locale Market

Locale Market em Sr Petersburg na Flórida

⇒ Leia também Eataly em New York e em São Paulo

5 – Almoço no FarmTable Cucina

No piso superior do Locale Market fica um restaurante lindinho e com cardápio com preços muito bons pela qualidade dos pratos que serve. É o FarmTable Cucina. O ambiente é bem grande, tem um enorme salão fechado e ainda um terrado que estava vazio com certeza por causa da chuva.

Pedimos uma salada (eu) e uma pizza (Vanessa), ambos muito boas. Fomos muito bem atendidas e percebemos que é um lugar frequentado por moradores, ou seja, não é focado em turistas. Vale a pena sentar nem que seja para pedir uma entrada :).

FarmTable Cucina

Cobb Salad e Margherita Pizza

Cardápio do almoço

6 – Passeio pela Bayshore Dr

Seguimos para a orla da Bayshore Dr, a chuva havia dado uma trégua mas o céu continuava cinza e fechado.

Não paramos o carro, demos uma volta por uma parte da avenida, vimos muitos barcos ancorados, hotéis, casarões, prédios residenciais e o Museum of Fine Arts que não visitamos porque queríamos ir ao  Salvador Dalí Museum e nosso tempo estava contado para pegarmos os meninos no Busch Gardens.

Nossos planos incluíam um passeio pelo pier mas essa parte a chuva realmente atrapalhou. Com certeza passear a pé pela calçada do pier num dia de sol é uma boa pedida.

7 – Salvador Dalí Museum

Não esperávamos que o museu fosse nem perto do que encontramos quando chegamos. O estacionamento é gratuito mas a entrada para visitar o museu custa U$ 25.

St Petersburg na Flórida - Museu de Salvador Dalí

O visitante tem acesso à loja e ao café que ficam no térreo mesmo se não comprar o ingresso para conhecer o acervo. Nós entramos, andamos pela loja, tomamos um café e eu não resisti. Fui visitar e ainda bem que fiz isso, amei o que encontrei.

Loja do Salvador Dalí Museum em St Patersburg na Flórida

Loja do museu ótimas opções de presentes e muitos artigos diferentes

Cafeteria

O museu tem 2 pavimentos com acessos por elevadores ou pela impressionante escada em espiral que fica num ponto estratégico do prédio.

Logo que entramos não há como não admirarmos e comentarmos sobre o projeto do museu. É muito moderno, imponente, futurista, a ‘cara’ de Dalí. Apesar de não ter sido projetado por ele claro, a sua influência está fortemente presente.

O destaque do prédio é com certeza a escada, que inicialmente foi idealizada para ser feita de metal por não haver uma viga central além de ser muito grande. Porém acabou sendo construída de concreto e é o ponto alto desse projeto de Yann Weymonth do escritório arquitetura HOK que idealizou esse maravilhoso pensando nas obras de Dalí.

São poucas salas que abrigam o maior acervo do artista fora da Espanha. Eu nunca imaginaria encontrar 40 obras-primas de Salvador Dalí em St Petersburg na Flórida!

As obras foram doadas por um casal de colecionadores americanos, endinheirado obviamente, que resolveu dividir esse tesouro com as outras pessoas.

Na parte externa tem algumas réplicas de obras do artista em tamanhos bem maiores que servem de ornamento para o jardim que também tem um labirinto por onde sempre vai ter um curioso entrando ou saindo.

Endereço: 1 Dali Blvd

O que pretendíamos conhecer em St Petersburg mas não conseguimos

Hasham Book Store

Pier

Praias de St Pete e Clear Water

Dicas gerais

  • Saia de Orlando no máximo às 8:00h da manhã para ganhar tempo;
  • Estacione o carro onde houver parquímetro, é barato e simples de operar;
  • Caminhe pelas ruas do centro sem pressa;
  • Preste atenção aos prédios que é comum encontrar lindos grafites;

  • Caso tenha mais tempo e goste de praia, durma pelo menos uma noite na cidade para curtir tanto durante o dia como a noite.

A viagem de volta

Quando estávamos saindo do museu os meninos ligaram avisando que já estavam liberados. Havia chovido em Tampa também, por isso tiveram que esperar que algumas montanhas-russas reabrissem, mas aproveitaram bem.

Seguimos pela mesma estrada, nos encontramos no lugar onde havíamos marcado (estacionamento na entrada do parque) e seguimos de volta para Orlando.

Nosso passeio valeu a pena mas deixou um gostinho de quero mais porque sabemos que St Petersburg na Flórida tem muito mais para nos mostrar. Sem dúvida essa é uma cidade onde voltarei e na próxima vez com Ricardo que tanto quanto eu adora praia e esse tipo de viagem.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.

ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:

Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para mais de 200 países na EasySim4U;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano