Conhecer a Toscana de carro era um sonho que tínhamos. Assim que definimos nossa primeira viagem para a Europa, a Itália foi um dos primeiros destinos que escolhemos, assim sendo, algumas cidades da Toscana já foram incluídas em nosso roteiro.
Estávamos em Barcelona, pegamos um voo para Roma – veja o perrengue que foi esse voo – ficamos 2 dias e seguimos num carro alugado para Florença.
⇒ Leia também Florença: 10 coisas para ver e rever na cidade.
Roteiro 1 pela Toscana de carro
Para quem estiver programando uma viagem para a Europa e pretende alugar um carro pela primeira vez, sugerimos que, assim como fizemos, programe um roteiro mais light. As estradas são ótimas sim mas a sinalização é bem diferente da nossa, bem como algumas normas de trânsito.
Não passamos por nenhum imprevisto mas como seguro morreu de velho, achamos por bem deixar essa dica :).
Assim sendo, em nossa primeira road-trip pela Europa, alugamos um carro em Roma, passamos por Pisa e chegamos em Florença.
O trajeto de Roma, passando por Pisa e chegando à Florença dá pouco mais de 400km. Não é perto mas acredite, não cansativo. As auto-estradas na Itália são excelentes e mesmos nas estradas locais por onde passamos as postas são muito boas e sinalizadas.
Foi uma viagem muito tranquila, apesar de termos pego chuva pelo caminho e quando chegamos em Pisa parecia que o mundo iria acabar d’água. Mas mesmo assim descemos do carro e fomos ver o que nos interessava na cidade.
Passamos pouco mais de uma hora em Pisa, a chuva nos fez voltar mais cedo para a estrada, mas para ver mais sobre a visita à torre que é o ponto turístico principal, dá uma olhada nesse post do blog Across the universe :).
Depois de Florença seguimos para Veneza, uma cidade pela qual me apaixonei perdidamente. E aqui fica mais uma dica, por mais que as estradas sejam maravilhosas, viajar de trem pela Europa é uma excelente opção para dividirmos os trajetos não só pela Toscana mas entre vários países.
Aproveite e veja o post sobre os melhores museus de Veneza que encontramos no blog Dani Turismo e resolvemos compartilhar aqui.
Roteiro 2 pela Toscana de carro
Depois de termos tido sucesso em nossa primeira aventura pelas estradas da Itália, começamos a pensar num novo roteiro pelo Velho Continente e novamente o país estava em nossa lista. Já que nossa viagem pela Toscana de carro tinha dado super certo, por que não repetirmos? Então aumentamos nosso desafio e escolhemos outras cidades para conhecermos.
Entraram em nosso roteiro Siena, San Gimignano e Luca na Toscana, mas nosso destino final foi Milão.
Dessa vez estávamos em Veneza, alugamos um carro que pegamos no aeroporto Marco Polo e seguimos viagem. Pegamos um ônibus em Veneza e em menos de 30 minutos estávamos no aeroporto. Como já havíamos feito a reserva pela internet, em pouco tempo estávamos na estrada.
Antes de chegarmos à Toscana passamos pela região conhecida como Emilia Romana, paramos em Ferrara e em Bolonha, por fim chegamos em Florença que foi o ponto de partida de nossa segunda road-trip pela Toscana.
⇒ Leia também Bate e volta: uma forma de conhecer novos destinos
Esse roteiro foi mais longo, não só em distâncias, mas no quesito tempo também. Dormimos em Siena e seguimos viagem no outro dia. Veja aqui o que vimos em poucas horas na cidade, dormimos lá e seguimos viagem no outro dia pela manhã.
Passamos por San Gimignano, depois Luca e ainda tínhamos Livorno em nossos planos, mas optamos por ficarmos mais tempo nessas duas e seguirmos para Milão onde chegamos à noite.
Fomos direto para o aeroporto para devolvermos o carro e de lá seguimos de metrô para nosso hotel que ficava bem perto da estação central. Aproveite e veja nossa lista de hotéis na Europa onde já nos hospedamos.
Roteiro 3 pela Toscana de carro
Além desses 2 roteiros que fizemos, elaborei um para meu pai que fez uma viagem de 20 dias pela Europa e me pediu ajuda. Ele queria voltar à Roma e Florença e conhecer outras cidades pela Toscana.
Ele alugou um carro em Roma e passou por Montalcino, Montepulciano, Siena, San Gimignano, Florença, Bolonha e por fim chegou em Verona onde entregou o carro. Foram 7 dias pela Toscana de carro.
Sem dúvida a Toscana é uma região com muitas cidades, vilas, bodegas, vinícolas para visitar além das lindas paisagens pelas estradas. É impossível conhecer tudo o que a região oferece em apenas uma ou dias viagens.
Nós escolhemos cidades que tínhamos muita vontade de conhecer, por outro lado, depois dessas viagens nossa lista aumentou e pretendemos voltar para irmos a outros destinos.
Dicas gerais sobre um roteiro pela Toscana de carro
- Quando for definir os destinos, leve em conta a disposição e prática de quem vai dirigir;
- Apesar de não ser solicitada a muita gente, emita a PID (Permissão Internacional para Dirigir) porque na Itália é obrigatória mesmo não sendo exigida por muitas locadoras;
- Alugue o carro com antecedência porque o processo fica mais rápido quando chegar à locadora além de poder pagar parcelado sem juros no cartão de crédito ou com desconto no boleto. Consulte opções aqui;
- Procure pegar e devolver o carro em lugares de fácil acesso, os aeroportos são ótimas opções para isso. Mas fique atento ao fato de que geralmente ficam mais afastados dos centros. Veja antes as opções de transporte para o hotel;
- Divida os dias entre cidades com mais atrativos, pode pernoitar nelas e outras que possam ser vistas em poucas horas, assim a viagem fica mais leve e diversificada.
O blog Viagens invisíveis tem mais dicas de três cidades imperdíveis na Toscana, dá uma olhada para incrementar ainda mais seu roteiro.
Como deu pra perceber, um roteiro pela Toscana de carro pode ser longo, curto, você pode escolher uma cidade e ficar indo e vindo todos os dias, depende muito estilo de viajante de cada um. O que importa é concentrar no que mais interessa para você e curtir ao máximo porque a região – e o país – são tudo de bom.
Para salvar no Pinterest
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Viajar de carro pela Toscana é uma experiência única, né? Já fiz algumas viagens por lá, mas sempre curtas, nunca cheguei a fazer um trajeto mais longo.
Aqui adoramos viajar de carro, dependendo do país é nosso meio de transporte favorito, mas isso também depende do tempo que temos.
Fazer uma viagem de carro pela Toscana é um sonho! Ótimas dicas de roteiro!!!!
A Toscana é uma região que todo mundo deve conhecer um dia.
Cynara que maravilha três roteiros de carro pela Toscana! Passaria a vida inteira por lá rsrs. Acho a Itália o país mais completo para turismo, pq realmente tem de tudo. Ótimo post, muito completo
Concordo Nivia, a Itália tem um pouco de tudo. Adoro.
Curto muito viajar de carro e uma viagem de carro pela Toscana parece um sonho. Gostei muito das dicas e dos roteiro!Quem sabe um dia realizo esse sonho,né?!
Vai realizar sim, planeja que a acontece :).
Amo viajar de carro, mesmo pegando bastante trem na última viagem à Itália. Eu queria testar outros modais logísticos, mas, com certeza, alugar um carro sempre cria asas para voar…kkk.. a flexibilidade te move a conhecer lugares mais afastados e especiais.
Que pena que chovia muito em Pisa 🙁 no dia que visitei a cidade, acabei subindo na torre.. medinho dela cair..kkk..
Viajar é bom demais em qualquer transporte não é Danielle kkk? Mas de carro com certeza temos uma liberdade impossível em outros meios. Quando fomos à Pisa não tivemos a mesma sorte que você, mas pelo menos temos motivo pra voltar já que não conseguimos subir à torre não é verdade?
Uma viagem bem longa, mas pelo jeito bem incrível, eu adoraria fazer esse roteiro de carro ou até mesmo de trem, mas haja dinheiro! Quero muito voltar e conhecer outras regiões da Itália.
Que post ótimo! Andei bastante por lá de trem mas quando fui conhecer a irmã da minha avó (entre Firenze e Pisa) tive a ingrata surpresa de descobrir que na cidadezinha delas nã havia estação de trem ha ha.
Nessas horas o carro quebra um galhão com certeza!
Nossa, que perrengue hein! Mas como os imprevistos fazem parte de toda viagem tenho certeza de que você resolveu isso sem muita dor de cabeça.
Melhor post que encontrei para planejar meu roteiro de carro na Toscana, muito obrigada pelas dicas excelentes!
Que bom saber disso Marcela, muito obrigada 🙂