Na maioria das grandes cidades mundo afora, salvo algumas poucas exceções, os aeroportos ficam mais afastados do centro. O aeroporto de San Francisco não está entre as exceções, fica a 21 km da região central da cidade.
Em nossas duas idas à cidade até agora, saímos do aeroporto tendo a Market Street como destino e usamos o transporte público para chegarmos onde ficaríamos hospedados.
Da primeira vez ficamos num flat na Fremont Street e da segunda no Edwardian Hotel na Market Street mesmo, que com toda a certeza foi uma ótima escolha pelo custo x benefício do hotel.
Em nossa primeira viagem para San Francisco partimos de Recife, fizemos conexão no Panamá e de lá partimos. Chegamos à tarde, éramos 2 casais. Ficamos 4 dias na cidade e seguimos para Las Vegas.
Na segunda vez fizemos o mesmo trajeto com a Copa Airlines, Recife – Panamá – San Francisco e igualmente, seguimos dias depois para Las Vegas onde ficamos mais uma semana.
⇒ Saiba Como são as refeições especiais da Copa Airlines
Da mesma forma que fizemos na primeira viagem, seguimos de BART para a Market Street quando desembarcamos novamente no aeroporto de San Francisco. Se em nossa primeira experiência tinha dado tudo certo e havia sido tão simples, por que não repetir na segunda?
Transporte do aeroporto de San Francisco para o centro
A princípio, nossa primeira escolha nas cidades grandes em países de primeiro mundo é usarmos o transporte público, pois geralmente são muito eficientes e não custam caro mesmo para nós turistas.
Em San Francisco compramos o MUNI na primeira viagem e na segunda tínhamos o CityPass que dá direito a quase todos os meios de transporte público, mas o BART não está incluído assim como acontece com o MUNI. Nas duas situações compramos os tickets para o BART na hora do embarque.
Como pegar o BART
Não tem mistério e é a maneira mais econômica de chegar ao centro.
Em primeiro lugar, para quem chega pelo terminal internacional é bem simples, depois de pegar as malas, é só seguir as orientações da sinalização sobre o BART que fica no primeiro andar. Elas são muito claras e objetivas.
Contudo, quem chega pelos terminais 1 ou 2 pode ir andando (um percurso extenso para falar a verdade) ou pegar o elevador para o Air Train (trem gratuito que circula pelo aeroporto). A linha é a vermelha, siga para a Garage G/ Bart Station e por fim siga a sinalização.
No entanto, quem chega pelo terminal 3 basta ir andando até o terminal internacional que é bem perto.
Compra dos tickets
Pronto, chegando ao terminal de embarque do BART, que é bem amplo e também bem sinalizado, procure uma máquina de auto-atendimento para comprar seu ticket.
O ideal é ter o valor trocado, a máquina dá troco, mas há um limite, por isso nem tente colocar uma cédula de U$ 100 porque não conseguirá comprar a passagem. Use no máximo uma de U$ 20 e saiba que o troco será em moedas (coin).
O ticket custa U$ 12,40 por pessoa.
〉 Guarde o ticket porque precisará passá-lo na catraca da saída 〈
Sobre o BART
O BART sai do aeroporto de San Francisco e vai para 2 destinos: Richmond e Antioch, para ir para o centro pegue esse último que é a linha amarela.
Em virtude do seu destino final pela região da Market Street sua parada pode variar. A parada para a Union Square é a Powell, mas caso seu hotel seja antes ou depois dela há outras paradas, verifique qual a mais próxima.
O trem não é o mais confortável e moderno do mundo, nem tampouco o mais rápido, mas em no máximo 40 minutos você estará na Market Street a caminho do seu tão esperado hotel.
Por outro lado, quem ficará em outras regiões estará pegando o próximo transporte para chegar porque o BART não atravessa toda a cidade.
Os vagões do BART são amplos, mas procure deixar as malas onde não atrapalhe a passagem dos outros passageiros e evite os assentos preferenciais. Como são os mais espaçosos e sempre com mais espaço à frente, vemos muita gente usando-os inadequadamente.
Transporte do centro para o aeroporto de San Francisco
Para o caminho inverso fizemos o mesmo, pegamos BART na estação na Market Street (em cada viagem fomos para a mais próxima ao nosso hotel), compramos os tickets nas máquinas de auto-atendimento e seguimos direto para o aeroporto.
Como nossos voos nas duas vezes foram domésticos, pegamos o Air Train para os terminais de nossos embarques e lá seguimos para fazermos nossos checkins.
Uma geral sobre o aeroporto de San Francisco
O Aeroporto Internacional de San Francisco é o segundo aeroporto mais movimentado da Califórnia, ficando atrás apenas do de Los Angeles. Ainda assim é o maior da Baía de San Francisco e o 5º maior hub da United Airlines.
⇒ Leia também O que fazer em 2 dias em Los Angeles
41 companhias aéreas atuam ininterruptamente levando passageiros a quase 50 destinos internacionais, do mesmo modo, 12 companhias aéreas domésticas atendem 83 aeroportos no país.
O aeroporto é muito bem conceituado principalmente nos quesitos instalações e estrutura para os viajantes. Foi eleito o Melhor das Américas em 2015 e recebeu o prêmio de Melhor Equipe de Aeroporto da América do Norte.
Nas duas vezes que chegamos, como também quando partimos dele não tivemos nenhuma dificuldade em nos localizar, de fato a sinalização funciona.
Os corredores por onde passamos são amplos, limpos, há muitas opções de refeições para todos os gostos bem como painéis informativos sobre voos bem localizados, atualizados, máquinas de auto-atendimento para checkin simples e funcionais.
⇒ Leia também Voar com a SouthWest nos Estados Unidos é top.
Sem dúvida o aeroporto de San Francisco é um dos melhores por onde já passamos até hoje.
Para salvar no Pinterest
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Obrigada por essa dica pra sair do aeroporto de San Francisco 🙂 Eu sempre dou preferência ($) pro transporte público! rs
São sempre os mais em conta não é Débora?
Que saudades de São Francisco! Eu no caso estava no meio de uma roadtrip pela Califórnia então nem cheguei a conhecer o aeroporto de SF (cheguei e saí por LA q na época tinha voo direto de SP – agora nem sei se tem mais). Mas em países de primeiro mundo quase sempre a melhor opção é sair e chegar nos aeroportos com transporte público mesmo!
Isso Fernanda, sempre há opções práticas e baratas.
Ótima informação! Sempre importante saber os trajetos e muitas vezes a gente deixa pra descobrir tudo isso só na hora (eu pelo menos faço muito isso).
Bom que nas cidades grandes, quase sempre tem uma opção de trem ou ônibus. Depender de taxi para essas viagens longas não dá não!
Exatamente Patricia. A gente chega tão cansado nas cidades e perder tempo andando de um lado pra o outro nos aeroportos para ver a melhor opção para sairmos deles é sempre bem complicado, aí bate a vontade de chegar logo ao hotel e acabamos pegando táxi e gastando mais dinheiro. Por isso sempre pesquiso o máximo que posso antes da viagem quando volto registro aqui a experiência.
Gostei muito do post sobre como ir do aeroporto até São Francisco, super didático. Só fiquei com uma dúvida: o BART é um metrô ou um trem?
Boa pergunta. Pra mim está mais pra trem, achei mais largo do que os metrôs que estou acostumada a andar em viagens. Como ele para em estações que os metrôs não passam, entendo que seja trem. Como o RER de Paris entende?
Adorei o post, bem claro e explicativo, não tem erro ao sair do aeroporto para o centro.
Obrigada Jeniffer.