Passearmos pelo Civic Center em San Francisco não estava em nosso roteiro, nem nunca tínhamos visto em nenhum lugar que poderia ser um lugar interessante para conhecer. Até que passávamos no ônibus elétrico que cruza a Market Street numa noite a caminho do hotel e olhando pela janela vimos uma praça muito bonita, então pensamos em sair um pouco mais cedo no outro dia para darmos uma parada nela.
E foi o que fizemos na manhã do dia seguinte apesar da chuva que parecia que não iria dar trégua. Saímos do hotel meia hora antes do nosso horário normal e seguimos para a desvendarmos a praça que havia nos chamado atenção. Descemos do troller na Market Street bem perto da praça e seguimos.
⇒ Leia também Como funciona o transporte público em San Francisco
Quando chegamos perto foi que percebemos que tratava-se do Civic Center de San Francisco, ficamos surpresos por não termos encontrado nenhuma referência à região quando pesquisávamos sobre o que conhecer na cidade. Essa era nossa segunda vez por lá e quase sairíamos sem vermos aquela parte tão bonita e interessante de San Francisco.
O que ver pelo Civic Center em San Francisco
City Hall de San Francisco
A City Hall de San Francisco fica na Civic Center Plaza no Civic Center District e ao lado ficam ainda o Asian Art Museum e o San Francisco War Memorial & Performing Arts Center, ou seja, quando for planejar sua ida à cidade e, se gostar desse tipo de passeio é claro, reserve pelo menos uma manhã inteira pelas redondezas porque vale a pena.
O prédio foi construído em 1915, passou por uma reforma entre 1989 e abriu em 1999. São 550.000 m². Possui uma ornada com ouro que é a mais alta dos Estados Unidos, com quase 94m é maior do que do Capitólio em Washington DC.
Há tours guiados diariamente às 10:00h, 12:00h e 14:00h. O tour dura de 45 minutos a uma hora em média. Para grupos acima de 8 pessoas é preciso agendamento e é cobrada uma taxa. Para agendar dirija-se ao Docent Tours Desk que fica ao lado do elevador no lobby principal. Mas a entrada para quem não quiser fazer o tour guiado é gratuita.
Por causa do evento que estava para acontecer no dia que fomos, não conseguimos tirar muitas fotos, fizemos uma visita bem rápida ao prédio já que tínhamos outra programação que era visitarmos o SFMOMA, mas foi o suficiente para vermos como a City Hall de San Francisco é linda e merece sim uma visita pelo seu interior.
No espaço acontecem eventos do governo, mas também eventos privados como casamentos por exemplo. Marylin Monroe foi umas das noivas que escolheu a City Hall de San Francisco como altar para seu casamento com o jogador Joe DiMaggio, como ele era divorciado não poderiam casar numa igreja. A cerimônia acontece na rotunda.
Mais informações: sfgov.org
Endereç0: 1 Dr. Carlton B. Goodlett Place
Civic Center Plaza
Só passear pela City Center Plaza já vale a pena, a praça tem umas árvores lindas, não sabemos o nome mas chamam atenção, são pequenas, tivemos a impressão de terem origem asiática.
Quando fomos estava havendo uma exposição de fotografias de sobreviventes ao Holocausto na Segunda Guerra Mundial. Os paineis eram enormes e estavam dispostos dos dois lados do passeio central entre as árvores.
De um lado da City Hall fica a War Memorial Opera House no San Francisco War Memorial & Performing Arts Center não entramos para conhecer.
Asian Art Museum e San Francisco Library Public estão no Civic Center
Em uma das esquinas quase em frente, fica o Asian Art Museum e do outro lado o San Francisco Library Public, ou seja, dá pra perceber que a região de Civic Center de San Francisco merece algumas horas no roteiro concorda?

Asian Art Museum

San Francisco Library Public
Pioneer Monument e United National Plaza
E não para por aí, seguindo em frente pela Fulton St em linha reta no sentido da Market Street, passamos pelo Pioneer Monument e já na avenida a United National Plaza.

Pioneer Monument
Nossa dica é, quando for à San Francisco planeje-se para ficar pelo menos metade de um dia pela região, o acesso é muito simples no transporte público e quem estiver de carro pode estacionar no estacionamento que fica no subsolo da praça.
Nós descobrimos esse área por acaso e por isso não exploramos como gostaríamos já que tínhamos outros planos para aquele dia e para os demais quando o casal que iria nos acompanhar na viagem chegaria, mas adoramos o pouco que vimos e não poderíamos de deixar essa dica aqui para quem pretende conhecer San Francisco.
Para salvar no Pinterest
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Nossa, se tivesse visto antes seu post teria incluído esse passeio em meu roteiro por San Francisco há alguns anos atrás. O jeito vai ser ter que ir lá de novo kkkk. Adorei as dicas! Brinquei, mas quem sabe não vira realidade uma nova visita a essa cidade simplesmente maravilhosa.
Maravilhosa mesmo Vanessa, essa foi nossa segunda viagem e é uma cidade que ainda não excluímos de nossas lista de destinos, quando gostamos muito voltamos mesmo.
Caramba, morei perto de SF, visitei a cidade algumas vezes, claro, mas nunca fui pra esse lado! Que bonito! Realmente não conhecia… perdi. Preciso voltar!!! 😉
É uma região pouco divulgada não é? Como comentei no post, não tínhamos visto nenhuma referência a ela quando programamos os roteiros das 2 viagens pra San Francisco.
Adorei o roteiro pelo Civic Centre de São Francisco. Fiquei muito interessada na visita guiada pelo City Hall. Só pelas fotos do seu passeio rápido pelo interior do prédio deu para perceber como é lindo. Imagino quantas histórias tem esse prédio além do casamento da M. Monroe e DiMaggio.
Foi uma pena não podermos fazer o tour guiado, ficamos muito curiosos também.
Fiquei encantada com a beleza e os detalhes City Hall de San Francisco, gostei da historia também. Quero muito conhecer São Francisco.
É uma região que merece uma visita sim 🙂
Que prédio lindo, essas visitas são sempre surpreendentes pela riqueza de detalhes, né? Deve ser muito legal fazer esse passeio.
Lindo mesmo, adoramos esses passeios.
Adorei conhecer o Civic Center em San Francisco com vocês, fiquei bem interessada pelo Asian Art Museum que tem lá dentro!
O Civic Center é uma região que deve ser visitada estando em San Francisco. Além do visual da praça, o entorno tem muita coisa interessante, esse museu é uma delas sem dúvida.
Tem tanto lugar para conhecer em San Francisco né? Fico doida aqui tentando planejar tudo. Seu blog está ajudando demais. Obrigada pelas dicas
Tem sim Marcella, San Francisco é uma cidade que merece um roteiro de pelo menos 3 dias.
Olha, não conheci esta parte, o Civic Center de São Francisco. Lindo edifício e tem entrada gratuita, coisa rara, né? Eu não me importaria de casar ali, ehehe
Acho o Civic Center pouco divulgado e é tão bonito, merece um passeio.
Que interessante o Civic Center em San Francisco, não conhecia, mas já quero incluir na minha viagem para la
Inclui mesmo Ana, merece.
Sempre bom descobrir um novo atrativo durante a viagem. Muito bonito o Civic Center em São Francisco e todo o seu entorno. Os edifícios austeros têm sua beleza. E o interior do City Hall de San Francisco? Belíssismo!
Também adoro descobertas inesperadas Maria.