Fazer voos domésticos no exterior sempre dá aquele medinho né? Mesmo lendo reviews e ouvindo comentários de conhecidos que já tiveram suas experiências a gente fica com aquele friozinho na barriga, achamos que esse é um assunto que tem muito a ver com sorte. Vamos contar aqui como foi voar com a Southwest nos Estados Unidos, fizemos o trecho San Francisco – Las Vegas.
Sempre que estamos planejando uma viagem e chega a hora de vermos como fazer os deslocamentos, levamos em conta, além do custo é claro, o tempo e a logística que envolve o processo de partida e chegada no destino. Dependendo do país/continente, o avião é a melhor opção mas os trens estão sempre em nossas pesquisas porque adoramos as viagens nesse transporte.
⇒ Leia também Trem Amtrak de Washington para New York, Como é viajar de trem pela Espanha, 11 motivos para viajar de trem pela Europa
Já fizemos muitas viagens dentro de um mesmo país como também entre países vizinhos na Europa tanto de trem como de avião. Logo que começamos nossas aventuras mundo afora o blog ainda não existia então não temos nada registrado aqui sobre algumas cias aéreas Low Coast da Europa, mas depois que começamos a escrever sobre nossas experiências, estamos sempre escrevendo reviews das empresas aéreas estrangeiras que já testamos.
Aegean e Olympic. Como é voar com essas cias aéreas gregas
Como é voar com a Iberia dentro da Europa
Como é viajar com a Delta de/para e nos Estados Unidos
Como é voar com a Southwest
Nosso roteiro foi de 12 dias inteiros divididos entre San Francisco e Las Vegas com uma pernoite no Death Valley. Chegamos por San Francisco e de lá seguimos para Las Vegas, trajeto que fizemos com a Southwest.
Éramos 2 casais e eu fiquei responsável por organizar tudo. Pesquisei em várias companhias aéreas Low Coast e voar com a Southwest era a melhor opção de preços e de horários, além de ter um voo direto.
Passagens
Comprei as passagens direto pelo site da cia, o processo foi muito fácil e rápido, paguei com cartão de crédito mas também está disponível a opção de pagar via PayPal.
Há categorias desconhecidas para nós, não se trata apenas de classe, a Southwest não marca assentos, o grupo vem marcado no bilhete e à medida que o passageiro vai entrando no avião escolhe onde quer sentar. Dessa forma não há garantia de sentar junto de sua companhia de viagem.
Mas há um jeito de resolver isso, pagando a mais é claro.
As opções de tarifa são Business Select, Anytime e Wanna Get Away. Da esquerda para a direita o preço vai diminuindo. Comprando a última categoria, a mais barata, é preciso contratar por fora a opção EarlyBird que consiste em fazer o checkin mais cedo e assim garantir entrada prioritária no avião e escolher os assentos antes da maioria. O valor para esse benefício varia entre U$ 15 e U$ 25 por pessoa dependendo do trajeto.
Nós não contratamos esse serviço e vimos que a dica para conseguirmos entrar logo no avião era chegarmos ao aeroporto com uma boa antecedência para fazermos checkin o mais cedo possível e conseguirmos nos enquadrar nos primeiros grupos a serem chamados. Fizemos isso e conseguimos ficar no B, o segundo grupo de embarque.
O EarlyBird não está disponível em todas as passagens Wanna Get Away, mas basta clicar em View fare type benefits que aparece o que está ou não disponível em cada categoria para aquele trecho.
Bagagens
Uma grande vantagem de voar com a Southwest é que mesmo na categoria mais em conta temos direito de despachar até 2 volumes de até 23 kg e ainda a mala de mão dentro dos padrões sem custo. Aí lá se vão pelo menos U$ 25 de economia, no caso de despacharmos 1 volume caso fôssemos com outra companhia.
〉 Dias depois de termos comprado as passagens, minha amiga recebeu o passaporte novo porque o dela havia vencido, entrei em contato via mensagem pelo Facebook com a Southwest e fui atendida imediatamente, passei o que precisava alterar e logo recebi um novo email com a passagem dela alterada.
Checkin e embarque
Pegamos o BART na Market Street e seguimos direto para o aeroporto de San Francisco. Chegamos com quase 3 horas de antecedência, como era um voo doméstico era bem cedo, mas essa era nossa intenção.
⇒ Leia também Como funciona o transporte público em San Francisco
Seguimos a sinalização e chegamos ao balcão de checkin da Southwest.
Vimos que havia 2 atendentes mas apenas para receber as malas, o checkin era feito exclusivamente nas máquinas de autoatendimento. Foi muito simples, seguimos as orientações da tela, imprimimos as etiquetas das malas e levamos para o balcão para serem pesadas. Tudo ok, seguimos para o portão de embarque.
Localizamos nosso portão de embarque, fizemos um lanche e ficamos aguardando a chamada de nosso voo.
Começaram chamando as prioridades e depois por grupos de acordo com o bilhete e numeração. Funciona de uma maneira muito prática, basta nos localizarmos na fila de acordo com a numeração dos totens e seguir.
Ricardo ficou num grupo separado do meu e dos nossos amigos (não entendemos porque já que o localizador era o mesmo para os 4) ele entrou primeiro e guardou um assento ao lado dele pra mim. Nossos amigos também sentaram juntos, o embarque foi finalizado tranquilamente.
O voo
Embarque super tranquilo, ficamos esperando as orientações de segurança da Southwest, tínhamos assistido a um vídeo onde os comissários faziam a maior graça enquanto apresentavam os procedimentos, mas o nosso voo foi normal como nos voos das outras companhias aéreas.
Uma coisa que nos chamou atenção foi o fardamento da tripulação, bem despojado, principalmente do comissário de nossa cabine que usava uma bermuda na altura do joelho.
Nosso voo durou pouco mais de 1:30h, serviram snacks com água, suco ou refrigerante sem custo adicional. Achamos um serviço excelente por ser um voo doméstico, bem curto e ainda de uma companhia Low Coast.
O avião em ótimo estado, espaço das poltronas no padrão que estamos acostumados a voar aqui no Brasil. Sem entretenimento individual mas como nosso voo foi bem rápido não sentimos falta.
O que achamos de voar com a Southwest
Mesmo tendo lido relatos positivos e o post do blog Viagens que Sonhamos sobre a Southwest, ficamos surpresos com os serviços e estrutura de uma maneira geral. Tudo funciona muito bem, com agilidade, qualidade e no nosso caso, pontualidade. Com certeza faremos outros voos com a Southwest em próximas viagens.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Nós não temos queixa alguma da Southwest. Adoramos!!
Fico feliz que tenham gostado também!
Beijos
Se o preço for barato mesmo, vale a pena não ter os confortos de empresas caras,né?
Adorei o relato
O preço é bom sim Adriana quando comparado com as cias aéreas tradicionais e o serviço foi muito bom.
Bom quando a gente tem uma boa experiência, né? Voei com a Southwest há muitos anos, de NY para LA, e gostei muito. É bom ter esse parecer atual! obrigada!
Cia aérea é sempre uma loteria não é Sonia? Tem voos super tranquilos e outros nem tanto, por isso gosto de escrever sobre minhas experiências em cias que voei pela primeira vez. Pode ajudar outras pessoas a escolherem.
Adorei a dica de voar com a soutwest, com os preços atuais das passagens aereas, o que pudermos economizar vale muito a pena né? Vou anotar sua dica, para quando precisar.
Exatamente Hebe.
Gente, sensacional Adorei saber como é voar com a Southwest nos Estados Unidos. Amei saber como é o serviço, a compra, a espera o voo e o espaço físico do avião. Achei top e que vale muito a pena.
Vale sim Deyse, é uma cia aérea onde sempre pesquisamos quando temos intenção de fazer voos internos nos EUA.
Bom saber de tudo isso. Nunca voei pela Southwest e agora já tenho todas as informações.
Mais uma cia aérea pra pesquisar Sylvia :).
Muito bom relato. Estava em dúvida se valeria a pena voar com a Southwest, agora já vou comprar minha passagem rsrs obrigada por compartilhar
Que bom que lhe ajudou :).