O submarino USS Pampanito está definitivamente ancorado no pier 45 em San Francisco na região conhecida como Fisherman’s Wharf. No local também foi montado um museu e memorial em um dos armazéns do pier, nele podemos conhecer mais sobre a participação da Marinha americana na Segunda Guerra mundial.
⇒ Leia também Fisherman’s Wharf e os piers
Quando estivemos pela primeira vez em San Francisco Ricardo se animou para conhecer o submarino, mas quando entrou não sentiu-se bem, ele tem uma certa claustrofobia e teve receio de descer, voltou e continuamos nosso passeio pelo pier.
Mas voltamos à cidade com um casal de amigos e eles foram visitar o submarino que é o único navio museu sobre a Segunda Guerra Mundial, fotografaram e contaram tudo pra gente.
Sobre o submarino USS Pampanito
O submarino USS Pampanito foi construído em 1943 no Navy Yard Portsmouth, em New Hampshire, todo o processo durou 9 meses e custou 6 milhões de dólares.
No início da década de 40′, com a Segunda Guerra a todo vapor, os submarinos americanos tinham como função coletar informações, controlar as rotas de navegações e algumas missões especiais que são as mesmas atribuições dos submarinos atualmente.
Os aliados do Pacífico não imaginavam o quanto os submarinos americanos seriam importantes para chegarem à vitória naquela guerra. E o USS Pampanito conta essa história que é chamada pela Marinha dos Estados Unidos de “Serviço Silencioso”.
Depois do ataque japonês a Pearl Harbor, os Estados Unidos iniciaram um programa de ampliação da construção de submarinos que na época tinha os sistemas de combate mais avançados.
Quando foi ao mar
O USS Pampanito foi lançado ao mar no dia 15 de março de 1943 e em julho houve uma cerimônia em homenagem aos dois mias novos submarinos recém construídos. Após a finalização de sua montagem, o Pampanito tornou-se oficialmente parte da frota dos EUA em 6 de novembro de 1943.
Foram meses de testes no mar e de treinamento nas águas geladas de Portsmouth e New London. Práticas de ataque e abordagens foram feitas além de lançamentos de torpedos de exercício. Equipamentos testados e calibrados, o USS Pampanito estava pronto para exercer a função para o qual foi projetado.
No início de janeiro de 1945 o submarino partiu de New London rumo ao Oceano Pacífico para participar da guerra. Atravessou o Canal do Panamá no final do mês de janeiro, passou 4 dias em Balboa para manutenção e seguiu para Pearl Harbor no dia dos namorados. Teve alguns problemas ao longo do caminho e precisou ficar uma semana parado para reparos.
Desempenho do USS Pampanito durante a Segunda Guerra Mundial
Foram 6 patrulhas no Pacífico durante a guerra, afundou 6 navios japoneses e danificou outros 4. Contava com uma tripulação nova mas muitos deles eram experientes e ajudaram a treinar e qualificar os demais. Tinha um corpo de oficiais com prática, o oficial executivo por exemplo já tinha passado por 7 patrulhas de guerra no USS Stingray.
O submarino cumpriu e muito bem o papel para o qual foi designado. Ao final da guerra foi levado para San Francisco onde ficou entre 1945 e 1960 desativado.
O USS Pampanito como museu
Entre 1961 e 1970 foi usado como plataforma de treinamento em terra, mas não mergulhou no mar. Até que em 1982 tornou-se um museu e memorial praticamente como era quando foi construído, tendo apenas a escotilha e escadas para acesso dos visitantes alteradas da sua estrutura original.
Recebe mais de 250.000 visitantes por ano, é administrado pela Associação do Parque Nacional Marítimo de San Francisco. É um dos equipamentos de guerra mais populares do país. Anualmente acontecem eventos educacionais diurnos e noturnos que contam com a participação de crianças e visitantes.
O USS Pampanito é um marco histórico nacional. O Pampanito é líder em programas de restauração e preservação de museus que funcionam em navios tendo mais da metade dos equipamentos restaurados.
A cada 7 anos o submarino precisa ser retirado do mar e levado para uma área seca para ser inspecionado devido à ação da água salgada do mar. Pinturas e reparos no casco são sempre realizados.
A visita
O visitante percorre todo o submarino durante a visita que não é guiada mas há fones de ouvido onde parte da história é narrada e informações sobre os compartimentos são passadas.
O espaço não é grande, o que já é esperado de um submarino, mas ao contrário do que Ricardo pensava, não é tão baixo e estreito, dá para caminhar bem por dentro dele mesmo as pessoas mais altas, como é o caso de Alexandre, nosso amigo que visitou e que registrou tudo pra gente.
Claro que não é um lugar onde espaço seja uma coisa que sobra, para passar de um compartimento para outro as portas são bem estreitas e baixas, tudo fica bem encaixado, camas em cima de mísseis em alguns lugares, mas no geral é maior do que se imagina vendo um submarino por fora.
Martha e Alexandre ficaram uns 30 minutos dentro do USS Pampanito, percorreram todo o interior e subiram ao topo que fica fora da água. Fotografaram tudo o que acharam interessante de ser mostrado. Muito obrigada pela contribuição para nosso blog :).
É uma atração muito interessante para adultos e crianças que com certeza curtem muito esse tipo de passeio que tem um ar de aventura. Nós fomos com os meninos ao Intrepid Sea Museu em New York e eles adoraram.
Horário – Domingo a quinta das 9:00h às 18:00h, sextas e sábados das 9:00h às 20:00h
Ingressos – Adulto (14 a 61 anos) U$ 20,00, crianças (5 a 13 anos) U$ 10,00 e até 4 anos não pagam. Famílias com 2 adultos e 2 crianças U$ 45,00
Endereço: Pier 45
Mais informações: maritime.org
Para salvar no Pinterest
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Que dica de passeio diferente e original em São Francisco, com certeza visitarei o submarino USS Pampanito quando for à cidade! 😀
Visite mesmo Gabi, se não tiver problemas com espaços mais apertados é uma boa pedida 🙂
Que demais! Eu entrei em um submarino em Nova York, no Intrepid Museum, e achei o máximo! Quando for a São Francisco com certeza vou colocar esse passeio no roteiro também! =)
Nós também fomos ao Intrepid em New York, é muito interessante mesmo, os meninos adoraram.
Realmente é bem maior do que a gente imagina vendo um submarino, interessante ver como funciona tudo por dentro
Nossa, que história! Deve ser muito interessante mesmo conhecer o submarino. Mas acho que ia sofrer com a claustrofobia também rsrs
Quem não se sente à vontade com espaços mais apertados realmente é melhor evitar 🙂
Nossa! Que demais! Nunca entrei num submarino! Deve ser uma experiência massaaaa! Mais uma opção pra quando eu estiver em São Francisco!
Não deixe de ir Maria e como fica nos piers com certeza você vai passar por lá.