Mais um museu maravilhoso que conhecemos pelo mundo: Museu de Arte Moderna de San Francisco também conhecido como SFMOMA.
Quando estivemos em San Francisco a primeira vez não colocamos o SFMOMA em nosso roteiro, ficamos 4 dias na cidade e demos preferência a outras atrações mais locais. Mas nessa segunda viagem o museu foi um dos primeiros a serem listados em nosso roteiro.
⇒ Leia também Atrações imperdíveis em San Francisco
Como em todas as reviews de museus que fazemos, não vamos falar aqui nem postar fotos de muitas das obras do acervo, cada um tem uma percepção, focamos sempre na estrutura e no que o espaço oferece.
Veja as reviews sobre museus que temos aqui no blog na tag museus.
Como é o SFMOMA – Museu de Arte Moderna de San Francisco
Localizado numa das regiões mais movimentadas da cidade (151 Third St) perto da Market Street e Embarcadero, o SFMOMA funciona num prédio super moderno mas só quando entramos é que temos ideia da sua dimensão e estrutura. Foi reformado há pouco tempo e é o maior Museu de Arte Moderna e Contemporânea dos Estados Unidos. Foi construído em 1935, passou por uma grande reforma e em 2016 foi reaberto como está hoje.
São 7 pavimentos além de um jardim ao ar livre onde funciona um café, o terraço das esculturas e uma impactante parede de plantas naturais de 9m distribuídos nos seus 45.000m² de área. Há exposições fixas e outras sazonais. Quando fomos tivemos a sorte de vermos a exposição de Andy Warhol com permanência de maio a setembro.
Aproveitamos e compramos um postal com uma de suas lindas ilustrações, vamos emoldurar e colocar na parede da sala.
Preferimos começar nossa visita pelo 7º andar, usamos o elevador para chegarmos até lá mas depois fomos descendo de escada andar a andar para vermos todos os detalhes do prédio e as escadas e corredores podem ser incluídos como ‘atrações’ também :).
Estrutura do SFMOMA
Há 2 cafés e um restaurante além de um quiosque no térreo que vende café, suco e alguns snacks. Ainda no térreo ficam duas lojas, o guarda volumes e banheiros.
Subimos uma escada que fica bem no meio do prédio que leva ao pavimento de venda de ingressos e acesso aos elevadores. O espaço é bem amplo e muito bem sinalizado.
Nos demais pavimentos ficam as exposições, todos com banheiros, elevadores e escadas laterais para quem preferir usá-las ao longo da visita.
O terraço das esculturas, o Living Wall (parede verde) e um dos cafés ficam no 3º piso, o jardim das esculturas e o outro café no 5º, é tudo bem dividido.
No meio do prédio há uma coberta de vidro que é vista tanto do lado de fora como do térreo. Chama-se Oculus Bridge. Quando estamos dentro do museu, olhando para cima veremos uma passarela lá no alto.

Esse círculo de vidro no telhado
Chegamos nela, fica no 5º pavimento. É bem interessante, não tem saída, é uma ponte suspensa com um teto de vidro e embaixo vemos o térreo e as pessoas passando.
Salas de exposições
Como já dissemos, os espaços são bem amplos e é característica dos museus de arte moderna principalmente terem muitos espaços livres entre as obras como também entre as salas. Isso acontece no SFMOMA. O acervo está dividido por temas, há fotografias, mídias, pinturas, esculturas de renomados artistas e algumas instalações.
Passamos por todas as salas e ficamos impressionados com o que vimos. Obras lindas e uma curadoria impecável, espaços muito bem distribuídos e cada obra tratada com um enorme respeito pois a forma que estão expostas mostra o cuidado com que foram tratadas.
Informações gerais
Tickets
Nós tínhamos o CityPass que inclui o SFMOMA San Francisco (45% de desconto), mas os ingressos podem ser comprados na hora na bilheteria.
Adultos – U$ 25, menores de 18 anos não pagam mas precisam ter um ticket para acesso.
Horários
Sextas, sábados, domingos, segundas e terças das 10:00h às 17:00h
Quintas das 10:00h às 21:00h
Quartas – FECHADO
Sábados – do final de maio ao começo de setembro fecha às 21:00h
Endereço – 151 Third St
Para salvar no Pinterest
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Não fazia ideia que esse era o maior Museu de arte contemporânea dos EUA. Que demais. Adoraria ver a exposição de Andy Warhol
Também só soubemos quando estávamos pesquisando o que fazer em SF. A exposição de Andy estava demais. Foi muita sorte estarmos lá na época.
São Francisco está na minha lista de lugares que desejo conhecer!! Adorei as dicas sobre o museu , com certeza vou incluir no nosso roteiro!! Um grande bj ?
Não sabia que o SFMOMA era o maior museu de arte moderna e contemporânea dos EUA… quando eu for a San Francisco quero conhecê-lo!
Vá mesmo, o SFMOMA é tudo de bom.
Super interessante esse museu e enorme né.. vou por na minha listinha de roteiro para São Francisco
Coloque sim porque vale muito a pena, é maravilhoso.
Adoro visitar museus e durante minhas viagens procuro incluir vários deles. Já anotei a dica pois quando for a São Francisco esse estará no meu roteiro.
Não deixe de ir, o museu é lindo e tem uma estrutura super moderna.
Que museu maravilhoso! Realmente, não dá para deixar de fora do roteiro.
Quando vamos a uma cidade que tem um MoMA é parada obrigatória.
Já incluí no meu roteiro, que museu lindo os SFMOMA, sou apaixonada em visitar museus nas minhas viagens. Fico realizada hahahaha
Os MoMA são maravilhosos mesmo. Não deixe de conhecer o de San Francisco.
Que vontade de conhecer o SFMOMA! Adorei essa dica! Vou incluir no meu roteiro em SAN Francisco
Inclua mesmo Ângela.
Muito legal o SFMoma. EStive em São Francisco, mas não tive oportunidade de conhecer. EStá na minha lista para a próxima visita
Não deixe de ir mesmo, é maravilhoso.
Que especial o Museu de Arte Moderna de San Francisco. Amei o acervo, muito maravilhoso. Certamente irei visitá-lo. O espaço que ele oferece é bem amplo, além de bonito. Amei!
Isso mesmo Deyse, além das exposições, o prédio em si é muito legal.
Não conheço a parte Oeste dos EUA e por isso não sabia da existência do Moma em São Francisco. Estive no Moma em Nova York e como sou fã de arte moderna e contemporânea, já vou colocar na lista de desejos. Obrigada pelas dicas.
O MoMA de NY é tudo de bom né? Mas o de SF, apesar de bem menor, é muito interessante.
Que delícia de passeio! As exposições de arte moderna não são sempre as que mais me atraem, mas achei lindo e interessante o SFMOMA! Gostei das dicas e vou visitar quando possível 🙂
Vá conhecer sim Marcela, com certeza você vai encontrar exposições que lhe agradem.
Ainda não conheço San Francisco, mas fiquei encantada como SFMOMA, gostaria de ter oportunidade de conhecer.
Vou torcer para que você conheça em breve.