Mais um museu maravilhoso que conhecemos pelo mundo: Museu de Arte Moderna de San Francisco também conhecido como SFMOMA.

Quando estivemos em San Francisco a primeira vez não colocamos o SFMOMA em nosso roteiro, ficamos 4 dias na cidade e demos preferência a outras atrações mais locais. Mas nessa segunda viagem o museu foi um dos primeiros a serem listados em nosso roteiro.

⇒ Leia também 15 atrações imperdíveis em San Francisco 

Como em todas as reviews de museus que fazemos, não vamos falar aqui nem postar fotos de muitas das obras do acervo, cada um tem uma percepção, focamos sempre na estrutura e no que o espaço oferece.

Veja as reviews sobre museus que temos aqui no blog na tag museus.

Como é o SFMOMA – Museu de Arte Moderna de San Francisco

Localizado numa das regiões mais movimentadas da cidade (151 Third St) perto da Market Street e Embarcadero, o SFMOMA funciona num prédio super moderno mas só quando entramos é que temos ideia da sua dimensão e estrutura. Foi reformado há pouco tempo e é o maior Museu de Arte Moderna e Contemporânea dos Estados Unidos. Foi construído em 1935, passou por uma grande reforma e em 2016 foi reaberto como está hoje.

São 7 pavimentos além de um jardim ao ar livre onde funciona um café, o terraço das esculturas e uma impactante parede de plantas naturais de 9m distribuídos nos seus 45.000m² de área. Há exposições fixas e outras sazonais. Quando fomos tivemos a sorte de vermos a exposição de Andy Warhol com permanência de maio a setembro.

Aproveitamos e compramos um postal com uma de suas lindas ilustrações, vamos emoldurar e colocar na parede da sala.

SFMOMA Museu de Arte Moderna em San Francisco

Preferimos começar nossa visita pelo 7º andar, usamos o elevador para chegarmos até lá mas depois fomos descendo de escada andar a andar para vermos todos os detalhes do prédio e as escadas e corredores podem ser incluídos como ‘atrações’ também :).

SFMOMA Museu de Arte Moderna de San Francisco

Estrutura

Há 2 cafés e um restaurante além de um quiosque no térreo que vende café, suco e alguns snacks. Ainda no térreo ficam duas lojas, o guarda volumes e banheiros.

Subimos uma escada que fica bem no meio do prédio que leva ao pavimento de venda de ingressos e acesso aos elevadores. O espaço é bem amplo e muito bem sinalizado.

SFMOMA Museu de Arte Moderna de San Francisco

Nos demais pavimentos ficam as exposições, todos com banheiros, elevadores e escadas laterais para quem preferir usá-las ao longo da visita.

O terraço das esculturas, o Living Wall (parede verde) e um dos cafés ficam no 3º piso, o jardim das esculturas e o outro café no 5º, é tudo bem dividido.

SFMOMA Museu de Arte Moderna de San Francisco

No meio do prédio há uma coberta de vidro que é vista tanto do lado de fora como do térreo. Chama-se Oculus Bridge. Quando estamos dentro do museu, olhando para cima veremos uma passarela lá no alto.

SFMOMA Museu de Arte Moderna de San Francisco

Esse círculo de vidro no telhado

SFMOMA Museu de Arte Moderna de San Francisco

Chegamos nela, fica no 5º pavimento. É bem interessante, não tem saída, é uma ponte suspensa com um teto de vidro e embaixo vemos o térreo e as pessoas passando.

SFMOMA Museu de Arte Moderna de San Francisco

Salas de exposições

Como já dissemos, os espaços são bem amplos e é característica dos museus de arte moderna principalmente terem muitos espaços livres entre as obras como também entre as salas. Isso acontece no SFMOMA. O acervo está dividido por temas, há fotografias, mídias, pinturas, esculturas de renomados artistas e algumas instalações.

SFMOMA Museu de Arte Moderna de San Francisco

Passamos por todas as salas e ficamos impressionados com o que vimos. Obras lindas e uma curadoria impecável, espaços muito bem distribuídos e cada obra tratada com um enorme respeito pois a forma que estão expostas mostra o cuidado com que foram tratadas.

SFMOMA Museu de Arte Moderna de San Francisco

Informações gerais

Tickets

Nós tínhamos o CityPass que inclui o SFMOMA (45% de desconto), mas os ingressos podem ser comprados na hora na bilheteria.

Adultos – U$ 25, menores de 18 anos não pagam mas precisam ter um ticket para acesso.

Horários

Sextas, sábados, domingos, segundas e terças das 10:00h às 17:00h

Quintas das 10:00h às 21:00h

Quartas – FECHADO

Sábados – do final de maio ao começo de setembro fecha às 21:00h

Endereço

151 Third St

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Pinterest.

ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:

Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para mais de 200 países na EasySim4U;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano

Para salvar no Pinterest

SFMOMA Museu de Arte Moderna em San Francisco