Nunca imaginaríamos encontrar um Parthenon em Nashville e muito menos que fosse a única réplica do original de Atenas em tamanho real do mundo.

Quando fala-se em Nashville, a música é a primeira coisa que vem à mente e depois o barbecue correto? Motivos inclusive que nos levaram a esse roteiro pelo Tennessee. Até que lemos sobre o Parthenon e descobrimos que é uma das atrações da cidade e que para nossa sorte, fica em frente ao hotel onde nos hospedamos.

Outra coisa que não sabíamos e foi mais uma surpresa para nós durante nossa visita à Nashville, foi que a cidade era conhecida como a Atenas do Sul pela sua importante posição no cenário da educação de ensino superior no país, daí pode ter surgido a ideia da construção de um Parthenon.

O Parthenon em Nashville

Parthenon em Nashville

Foi construído em 1897 para a Exposição do Centenário do Tennessee – que durou 6 meses e aconteceu no Centennial Park, um parque perto do centro muito frequentado pelos moradores que fazem caminhadas, corridas, piqueniques, assistem a eventos musicais. Quando estávamos por lá vimos equipes de atletas fazendo seus treinos pelos gramados e pistas, vimos que é um parque público que a população local usufrui bastante e que também é um ponto turístico.

O Parthenon é uma construção linda, imponente, muito bem conservada e abriga um museu de arte além da estátua de Atena que é o ápice da visita ao museu.

Quando construído para o evento não era exatamente como está hoje. Inicialmente não se pensava em tê-lo como um monumento, mas devido ao sucesso e apresso por parte dos moradores e visitantes, em 1920 foi reformado e tornou-se o que encontramos hoje.

Essa réplica do Parthenon de Atenas foi cuidadosamente executada, depois do prédio ser pintado com as cores o mais próximas possível do original passou a ser um grande exemplo da arquitetura clássica.

⇒ Leia também 6 lugares para ver na Acrópole em Atenas

Os mármores do Parthenon que estão no salão principal são réplicas de gesso que foram feitas a partir de moldes das esculturas originais das fachadas do Parthenon de Atenas que estão muito bem ‘guardadas’ no Museu da Acrópole em Atenas e no Museu Britânico em Londres.

O museu dentro do Parthenon em Nashville

Apesar do Parthenon ter dimensões enormes, o museu não é muito grande. Ocupa o subsolo do prédio principal de onde subimos de escada para o grande salão onde encontramos a Atena e algumas réplicas de esculturas gregas.

Parthenon em Nashville

O museu foca na história da cidade com um acervo principalmente de fotos contando como foram as conquistas da região juntamente com registros da Exposição do Centenário do Tennessee. É proibido fotografar dentro das salas do térreo mas no pavimento superior onde fica Atena é liberado.

Parthenon em Nashville

Porta no primeiro andar

 A Atena do Parthenon em Nashville

Parthenon em Nashville - Atena

Imagine chegar num salão de proporções gigantescas e deparar-se com uma estátua com 13m de altura com mais de 3,5kg de folhas de ouro.

É impossível não ficarmos de queixo caído diante daquela grandiosidade. A Atena é uma estátua impressionante e essa réplica que está no Parthenon em Nashville foi cuidadosamente executada por Alan LeQuire em 1990 que a recriou com todas as características da original.

A estátua tem o escudo em seu braço esquerdo, a couraça, o capacete, a estátua da deusa Nice na palma da mão direita e ainda a serpente entre ela e o escudo.

Parthenon em Nashville

A visita ao Parthenon em Nashville ainda tem como ponto alto um passeio pelo Centennial Park, que merece pelo menos uma hora de caminhada para ver o enorme lago que o circunda, os esquilos que passeiam pelo gramado e ainda sentir a brisa que sopra num final de tarde sentado num dos bancos do parque.

Parthenon em Nashville

O ingresso para o museu pode ser comprado diretamente na bilheteria e custa U$ 5,00. A entrada é pela parte de trás do prédio.

Vimos que o Parthenon em Nashville também é cenário de ensaios fotográficos, na tarde que fomos vimos uma noiva posando para uma equipe de fotógrafos tendo as enormes colunas gregas do prédio como fundo e depois uma jovem que pelo o que entendemos estava fazendo um book.

Parthenon em Nashville

Colunas internas e externas

Quando voltamos dessa viagem comentamos que o Tennessee foi um destino nos Estados Unidos onde vimos muitas coisas diferentes comparando com as demais cidades que já conhecemos pelo país. O Parthenon de Nashville foi uma das surpresas que nos causaram essa impressão.

Horário: de segunda a sábado das 9:00h às 16:30h e aos domingos das 12:30h às 16:30h

Endereço: 2500 West End Ave

Nashville tem muitos museus, além do Pathernon visitamos outros, confira aqui além do RCA Studios B que também é imperdível.

⇒ Leia também 10 coisas para fazer em Nashville

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Pinterest.

ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:

Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para mais de 200 países na EasySim4U;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano

 

Para salvar no Pinterest

Parthenon em Nashville