Nossas visitas aos museus em Nashville foram muito além do que esperávamos, mesmo tendo feito pesquisas durante a elaboração do roteiro de nossa viagem pelo Tennessee, ficamos surpresos com as opções de museus que encontramos pela cidade.

Claro que a música é o tema principal dos museus de Nashville, mas também encontramos opções para arte moderna e contemporânea e não estamos nos referindo a uma galeria de arte. Há museus com acervos muito interessantes e com excelente estrutura.

Aqui vamos comentar sobre os top 3 museus que visitamos, fomos ainda ao Pathernon e ao RCA Studios B que não deixa de ser um museu.

Museus em Nashville que adoramos

Country Music Hall of Fame and Museum

Museus em Nashville - Country Music Hall of Fame

Quando entrei no site para comprar nossos ingressos não visualizei a imensidão desse museu. Vi algumas fotos, li algumas informações, comprei os ingressos e seguimos nossa viagem.

Quando chegamos lá ficamos impressionados já com o prédio, que é enorme, super moderno e imponente. Quando entramos então nem se fala, o saguão de entrada é imenso, cheio de funcionários por todos os lados para dar suporte a quem precisa, um balcão de informações grande, um pé direito altíssimo, tudo lá é mega.

Museus em Nashville - fachada do Country Music Hall of Fame

Acesso ao Country Music Hall of Fame and Museum

Optamos pelo combo museu + RCA StudioB. Entramos, mostramos nosso voucher e nos encaminharam para um lado onde havia umas pessoas esperando. Nossa visita ao RCA seria primeiro e na volta teríamos acesso ao Country Music Hall of Fame and Museum.

Explicando melhor, há 3 tipos de ingressos: Museu + RCA Studios B, Museu + Hatch Experience e ainda apenas a visita ao museu propriamente dito.

  • Museu + RCA Studios B – visita guiada ao estúdio que fica em outro endereço, somos levados num ônibus e na volta temos acesso ao museu – U$ 40,95;
  • Museu + Hatch Experience – visita à gráfica onde são impressos os cartazes dos shows ligados ao museu além de acesso a todo o processo de execução de postes, capas de discos. Fica num prédio anexo, depois acesso ao museu – U$ 40,95;
  • Museu – apenas visita – U$ 27,95 com audio-guia e U$ 25,95 sem ele.

Tivemos acesso às lojas, cafeteria, banheiros e à bilheteria onde fomos trocar nosso voucher pelos ingressos. Seguimos para o primeiro pavimento onde começa a exposição. É tudo super, mega. São mais de 350.000 m² de área ocupados por objetos dos mais variados como roupas, instrumentos musicais, fotografias, prêmios, placas, carros, motos, tudo que se possa imaginar que um astro da música pode ter conseguido em sua vida tem um exemplo lá.

Museus em Nashville

Museus em Nashville

Vista do primeiro andar na saída da rotunda

O acervo com mais de 2 milhões de itens é muito bem organizado, são galerias e mais galerias distribuídas de uma forma que podemos ter acesso a tudo com facilidade, seja a cartazes contando as histórias de vida dos astros, seja a lugares com fones para ouvirmos músicas de quem quisermos, um carro Elvis Presley que fez o maior sucesso por ter telefone e TV dentro além das maçanetas douradas.

Museus em Nashville

Museus em Nashville

Museus em Nashville

Vimos nomes de artistas que não conhecíamos mas encontramos todos, sem exceção, de que já havíamos ouvido falar no universo country.

O painel com os discos de ouro e platina recebidos pelos membros do Country Music Hall of Fame é maravilhoso, tornou-se um elemento decorativo lindo e poderoso.

Museus em Nashville

Por falar nisso, há uma eleição anual para escolher quais os novos membros do Country Music Hall of Fame, essa eleição é feita através de um painel, os votos são secretos e a escolha passa um criterioso regulamento. Os primeiros membros entraram em 1961 e foram Jimmie Rodgers, Fred Rose e Hank Williams.

As placas com os nomes dos membros ficam orgulhosamente e majestosamente expostas num espaço chamado de rotunda que ocupa uma área de 5.300m² no museu, considerando o pé direito que é enorme. Tem formato redondo para que todos tenham a mesma importância mas os nomeados no ano vigente ficam um lugar de destaque e depois são realocados para darem espaço aos novos membros. Elvis Presley e Johnny Cash têm suas placas na rotunda, e não poderia ser diferente não é verdade?

Museus em Nashville

Rotunda com as placas com os nomes dos membros

O Country Music Hall of Fame and Museum está entre os 1.000 museus incluídos na certificação da American Alliance of Museums. Isso representa um grande reconhecimento pois no país há em torno de 17.500 museus.

É impossível sair do museu com a mesma ideia que se tem sobre a música country nos Estados Unidos, saímos instigados a saber mais, queríamos ouvir mais, entrar mesmo no clima da cidade que tem as notas musicais e as botas de cowboy estampadas por todos os cantos.

Horário: diariamente das 9:00h às 17:00h

Endereço: 222 Fifth Avenue South Nashville

Mais informações: countryusichalloffame.org

Johnny Cash Museum

Museus em Nashville

Na lista dos museus em Nashville, o que conta toda a trajetória de Johnny Cash foi o primeiro que entrou em nosso roteiro, mas fomos visitá-lo depois de termos ido ao Country Music Hall of Fame anda Museum para encaixamos melhor os horários.

O museu não é muito grande, é bem organizado e tem um acervo muito interessante. Conta a história da vida de Johnny Cash desde sua infância, toda sua trajetória na música, vida pessoal e por fim sua morte. Móveis e muitos objetos pessoais estão expostos nas salas.

Museus em Nashville - Johnny Cash

Há um espaço para assistirmos a um breve filme no formato de documentário, em outra sala temos acesso a equipamentos onde escolhemos entre algumas músicas e artistas e ouvimos em fones de ouvido. O som ambiente é sempre com músicas do dono da casa.

Museus em Nashville

Museus em Nashville

Um artista que gravou mais de 1.500 músicas ao longo de sua carreira deixa um legado muito rico.

No museu também fica um café e uma loja com muitos produtos personalizados como opção de presente para um fã e até mesmo como lembrança da cidade.

Museus em Nashville

Reserve 1:30h para ver tudo com calma que é tempo suficiente. Depois dessa visita, a playlist de Ricardo passou a ter músicas de Johnny Cash :).

Horário: diariamente das 9:00h às 19:00h

Ingressos: U$ 19,95

Endereço: 119 3rd Avenue, South Nashville

Mais informações: johnnycashmuseum.com

Frist Art Museum

Museus em Nashville

O Frist Art Museum funciona desde 2001 num lindo prédio Art Deco na região de Downtown. São 2 pavimentos com galerias, salas para workshops, lojas, café e corredores que também exibem mostras, dependendo da proposta.

Museus em Nashville - Frist Art Museum

O prédio em si já merece uma visita, é lindo.

As exposições são trocadas normalmente entre 6 a 8 semanas, depende da época e das oportunidades, mas esse é o período médio que leva para o museu receber novas obras, isso faz com que uma visita seja sempre uma boa opção já que terá novidade num curto espaço de tempo.

Quando fomos vimos uma exposição de fotografias sobre a guerra civil americana que estava montada no térreo onde também fomos conhecer a cafeteira e o jardim que fica na parte de trás do prédio.

Museus em Nashville

Na loja os produtos vendidos estão em sua maioria relacionados com as exposições em cartaz, assim as ofertas mudam num curto espaço de tempo também.

No primeiro andar outra também de fotografias sobre construções urbanas com intervenções gráficas maravilhosas nas imagens.

Museus em Nashville

No museu há algumas oficinas que fazem parte de projetos educacionais que estão como prioridade da instituição. Entramos na ArtQuest que é um espaço interativo com várias opções de experimentos para todas as idades. Vimos famílias com crianças e outros adultos que assim como nós 2 resolveram entrar no clima e brincar com as experiências.

Museus em Nashville - Frist Art Museum

Conhecer esse museu em Nashville foi uma grata surpresa, não esperávamos encontrar arte contemporânea num espaço tão lindo na cidade que achávamos que a arte apreciada fosse a música com exclusividade. Ainda bem que as coisas são diferentes do que imaginávamos.

Horário: segunda, quarta e sábado das 10:00h às 17:30h, quinta e sexta das 10:00h às 21:00h e domingo das 13:00h às 17:30h

Ingressos: U$ 15,00

Endereço: 919 Broadway

Mais informações: fristartmuseum.org

Coloque esses museus em Nashville no seu roteiro de viagem, depois de visitá-los você vai ver como a música, a história e a arte fazem parte da cidade de uma maneira harmônica, muito bem expostas e valorizadas.

⇒ Dica: Você pode conhecer esses 3 museus em Nashville indo a pé de um para o outro, o Country Music é bem perto do de Johnny Cash, o Frist Art fica um pouco mais distante mas fomos andando aproveitando para ver o movimento da Broadway.

Fizemos questão de guardar esse post para publicá-lo durante a #museumweek2019, um evento anual que divulga museus por todo o mundo que acontece entre 13 a 19 de maio esse ano e mais uma vez estamos unidos com outros blogs numa #blogagemcoletiva.

Mais links para posts com dicas de museus para visitar pelo mundo:

Outros posts publicados na Museum Week em anos anteriores:

9 museus em Cusco para saber tudo sobre a região
Paço do frevo: espaço exclusivo dedicado ao ritmo pernambucano
Museu do Futebol em São Paulo: paixão, história e entretenimento
Instituto Ricardo Brennand em Recife
Museu de História Natural de Viena: magnífico

E na tag museus todos os posts que temos aqui sobre o tema.

Para salvar no Pinterest

Museus em Nashville

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Pinterest.

ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:

Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para mais de 200 países na EasySim4U;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano