O Lago Paranoá em Brasília é praticamente a praia dos brasilienses, nele o que mais se vê são lanchas, caiaques, sup, jetski, muita gente passeando pelas margens usufruindo de toda a área que o cerca. O passeio de barco feito em catamarãs é um dos atrativos mais procurados pelos turistas e nós, que já fomos várias vezes à cidade ainda não tínhamos conseguido fazê-lo. Finalmente chegou a hora de conhecermos um pouco mais da cidade que passou a ser morada de uma parte de nossa família.

Passeio de barco pelo Lago Paranoá em Brasília

Sobre o Lago Paranoá

Foi criado com a intensão de diminuir a umidade na região, não é novidade que Brasília é uma cidade com baixíssima umidade, o que leva a alguns sintomas como sangramento de nariz principalmente para quem está na cidade a passeio por não estar acostumado com o clima.

As águas do Rio Paranoá foram represadas artificialmente formando o Lago Paranoá que ocupa 48km² de área chegando a uma profundidade máxima de 38m. Nele vivem muitas espécies de animais, as lontras e capivaras estão sempre nas margens e são sempre muito fotografadas por quem passa nos barcos.

Passeio de barco pelo Lago Paranoá em Brasília

Muitos esportes aquáticos acontecem em algumas áreas como na Prainha e no Piscinão no Lago Norte. Muitos esportes náuticos são praticados ao longo do lago que tem o Pontão do Lago Sul e o Pontão do Lago Norte onde há muitos bares e restaurantes dando suporte a quem vai desfrutar do local.

Vários tipos de embarcações navegam pelo Lago Paranoá, não é à toa que a Capital Federal tem a 4ª maior frota náutica do país com mais de 50.000 embarcações registradas e detalhe, não há nenhum píer ou marina urbana na cidade.

O passeio com a empresa Mar de Brasília

Optamos pelo conhecido Mar de Brasília que parte do Lago Sul. São 2 passeios à tarde, um às 16h e outro às 17:30h, optamos pelo segundo para vermos o por do sol durante o passeio que é um dos atrativos do horário.

O barco dessa empresa sai de um pequeno pier que fica em frente ao Bar Bierfass que é uma boa opção para chegar um pouco antes e curtir o visual ou depois do passeio. Chegamos com 15 minutos de antecedência, meu irmão já tinha comprado nossos ingressos. Fomos direto para o embarque.

Passeio de barco pelo Lago Paranoá em Brasília

Passeio de barco pelo Lago Paranoá em Brasília

O catamarã que fomos é muito bem conservado, coletes salva-vidas de fácil acesso para todos, uma pequena cantina e banheiro.

Passeio de barco pelo Lago Paranoá em Brasília

Um guia faz o trajeto da ida praticamente todo contando sobre a história do lago e sua relação com a cidade, fala da fauna e da flora das margens e algumas curiosidades. Durante o passeio cruzamos com muitas lanchas, pessoas andando de caiaque, jetski mas tudo muito tranquilo, todos mantendo uma distância segura e prudente.

Passeio de barco pelo Lago Paranoá em Brasília

As paisagens pelo caminho são lindas, passamos por baixo da Ponte JK que é uma obra de engenharia muito interessante e claro que vimos um lindo por do sol, momento em que praticamente todo mundo levanta e vai procurar o melhor lugar para tirar uma bela foto.

Passeio de barco pelo Lago Paranoá em Brasília

Passeio de barco pelo Lago Paranoá em Brasília

Passeio de barco pelo Lago Paranoá em Brasília

Na volta o guia faz um quiz sobre as informações passadas durante o passeio e quem acerta vai ganhando uns brindes. As crianças gostam dessa parte :).

HOTÉIS COM MELHOR PREÇO E AINDA CANCELAMENTO GRATUITO

No Booking.com você encontra as melhores opções de hotéis com garantia do melhor preço e ainda com opção de cancelamento gratuito. Use nosso link e garanta sua reserva.

Voltamos ao píer quando já estava escuro, o passeio dura mais ou menos 1 hora e é muito tranquilo. O barco não balança muito, nós estamos acostumados a andar de barco mas não vimos ninguém reclamando sobre isso durante todo o trajeto.

Passeio de barco pelo Lago Paranoá em Brasília

Foi uma delícia de final de tarde, um passeio ideal para fazermos em família e quem quiser pode curtir ainda um passeio a pé pelo Pontão que é uma área muito bonita de Brasília.

Ingressos: R$ 45,00 adulto, crianças de 4 a 12 anos R$ 30,00 e menores que isso não pagam.

Mais informações: mardebrasilia.com.br

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Pinterest.

Organize sua viagem sem sair aqui do blog. Você pode:

Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para mais de 200 países na EasySim4U;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano

Para salvar no Pinterest

Passeio de barco pelo Lago Paranoá em Brasília