O Lago Paranoá em Brasília é praticamente a praia dos brasilienses, nele o que mais se vê são lanchas, caiaques, sup, jetski, muita gente passeando pelas margens usufruindo de toda a área que o cerca. O passeio de barco feito em catamarãs é um dos atrativos mais procurados pelos turistas e nós, que já fomos várias vezes à cidade ainda não tínhamos conseguido fazê-lo. Finalmente chegou a hora de conhecermos um pouco mais da cidade que passou a ser morada de uma parte de nossa família.
Sobre o Lago Paranoá
Foi criado com a intensão de diminuir a umidade na região, não é novidade que Brasília é uma cidade com baixíssima umidade, o que leva a alguns sintomas como sangramento de nariz principalmente para quem está na cidade a passeio por não estar acostumado com o clima.
As águas do Rio Paranoá foram represadas artificialmente formando o Lago Paranoá que ocupa 48km² de área chegando a uma profundidade máxima de 38m. Nele vivem muitas espécies de animais, as lontras e capivaras estão sempre nas margens e são sempre muito fotografadas por quem passa nos barcos.
Muitos esportes aquáticos acontecem em algumas áreas como na Prainha e no Piscinão no Lago Norte. Muitos esportes náuticos são praticados ao longo do lago que tem o Pontão do Lago Sul e o Pontão do Lago Norte onde há muitos bares e restaurantes dando suporte a quem vai desfrutar do local.
Vários tipos de embarcações navegam pelo Lago Paranoá, não é à toa que a Capital Federal tem a 4ª maior frota náutica do país com mais de 50.000 embarcações registradas e detalhe, não há nenhum píer ou marina urbana na cidade.
O passeio com a empresa Mar de Brasília
Optamos pelo conhecido Mar de Brasília que parte do Lago Sul. São 2 passeios à tarde, um às 16h e outro às 17:30h, optamos pelo segundo para vermos o por do sol durante o passeio que é um dos atrativos do horário.
O barco dessa empresa sai de um pequeno pier que fica em frente ao Bar Bierfass que é uma boa opção para chegar um pouco antes e curtir o visual ou depois do passeio. Chegamos com 15 minutos de antecedência, meu irmão já tinha comprado nossos ingressos. Fomos direto para o embarque.
O catamarã que fomos é muito bem conservado, coletes salva-vidas de fácil acesso para todos, uma pequena cantina e banheiro.
Um guia faz o trajeto da ida praticamente todo contando sobre a história do lago e sua relação com a cidade, fala da fauna e da flora das margens e algumas curiosidades. Durante o passeio cruzamos com muitas lanchas, pessoas andando de caiaque, jetski mas tudo muito tranquilo, todos mantendo uma distância segura e prudente.
As paisagens pelo caminho são lindas, passamos por baixo da Ponte JK que é uma obra de engenharia muito interessante e claro que vimos um lindo por do sol, momento em que praticamente todo mundo levanta e vai procurar o melhor lugar para tirar uma bela foto.
Na volta o guia faz um quiz sobre as informações passadas durante o passeio e quem acerta vai ganhando uns brindes. As crianças gostam dessa parte :).
Voltamos ao píer quando já estava escuro, o passeio dura mais ou menos 1 hora e é muito tranquilo. O barco não balança muito, nós estamos acostumados a andar de barco mas não vimos ninguém reclamando sobre isso durante todo o trajeto.
Foi uma delícia de final de tarde, um passeio ideal para fazermos em família e quem quiser pode curtir ainda um passeio a pé pelo Pontão que é uma área muito bonita de Brasília.
Ingressos: R$ 45,00 adulto, crianças de 4 a 12 anos R$ 30,00 e menores que isso não pagam.
Mais informações: mardebrasilia.com.br
Para salvar no Pinterest
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Olá Cynara!
Foi ótimo ter encontrado este belo relato do passeio de barco em Brasília.
Eu estava procurando informações exatamente assim.
Valeu pelas dicas 😉
Fico muito feliz em saber disso Gláucia, muito obrigada pela visita :).
ola gostaria muito de mas informaçoes sobre os valores,,se possivel pelo watssap
Olá Gleidene, no post tem o site da empresa que fizemos o passeio. Eu não vendo ingressos.
Muito agradecida pelas dicas, moro há anos no entorno mas não conheço o lago, não sabia por onde começar… valeu!!!
Oi Rosimere, jura? Que bom saber que ajudamos a programar seu passeio.