É impossível ouvir falar sobre New York ou assistir a um filme que tem a cidade como cenário sem que o Brooklyn não seja citado, é um dos 5 distritos da conhecida Big Apple e não é à toa que é tão famoso.
O Brooklyn já foi um município independente até o final do séc. XIX mas depois tornou-se um condado do estado de New York. A maravilhosa Brooklyn Bridge (Ponte do Brooklyn) faz a ligação do distrito com a parte baixa de Manhattan conhecida como Lower Manhattan e é vizinho ao Queens, outro dos 5 distritos que formam a grande New York. É possível chegar até o bairro passando pela Manhattan Bridge mas essa não tem o glamour da outra.

Manhattan Bridge
Nossas sugestões do que fazer no Brooklyn
Brooklyn Bridge
Vamos começar por um dos passeios mais conhecidos dos visitantes que é atravessar a pé a Brooklyn Bridge e tirar aquelas fotos lindas do Rio East e do Financial District ao fundo.
⇒ Veja esse e outros lugares para fotografar New York no post Guia NYC pro Instagram: 7 lugares para tirar fotos lindas escolhidos pelo blog Travel Tips Brasil.
Há quem chegue até o meio e volte para Manhattan e há outros que encaram continuar até o outro lado depois de percorrer os quase 2km de extensão da ponte.
Sua construção durou 13 anos (1870 – 1883) e o objetivo foi ligar as duas maiores cidades do estado – New York (a atual Manhattan) e Brooklyn. Foi a primeira ponte pênsil aço do mundo e isso causou insegurança em muitas pessoas na época. Para desmistificar essa impressão e provar que a ponte era segura, o empresário P.T. Barnum fez o trajeto de um lado a outro na companhia de 21 elefantes que tinha como líder Jumbo.
Algumas curiosidades:
- O vão central tem 486m de extensão;
- 2 torres neogóticas de 83m cada acima do rio são os principais suportes da ponte, são feitas de granito, calcário e cimento natural;
- O vão tem como apoio 4 cabos de aço de 1.091m de extensão cada;
- Antigamente um trem elevado passava nas 2 pistas centrais ao lado de bondes e outros veículos, mas atualmente apenas carros são permitidos;
- No alto das torres há sempre uma bandeira americana que é trocada a cada 3 meses;
- Foi a primeira ponte no mundo a ter passarela exclusiva para pedestres, atualmente eles a dividem com os ciclistas. A área de cada um é limitada por uma faixa branca no chão.

A passarela para pedestres e ciclistas é de madeira
Nós já fizemos os dois tipos de passeios, fomos até a metade da ponte e voltamos e em outras vezes atravessamos e claro que chegar até o outro lado é muito mais interessante.
1 – Para quem se der por satisfeito ou mesmo tiver pouco tempo, depois de voltar da metade do percurso consegue ter o registro da linda vista de Manhattan vista da ponte.

Descanso dos meninos em uma das torres onde tem sombra
2 – Mas quem puder usufruir mais do Brooklyn, acompanhe nossas dicas daqui pra frente.
Quando chegar ao final da ponte, haverá uma sinalização avisando as direções a serem tomadas, nossa sugestão é seguir à esquerda na direção do DUMBO, a outro opção é seguir em frente em direção ao Brooklyn Museum, mas esse veremos mais pra frente.

Desça a rampa à esquerda e quando chegar à rua vire à esquerda novamente e siga em frente para chegar às margens do rio
DUMBO
Down Under the Manhattan Bridge Overpass – DUMBO, era uma área industrial com enormes armazéns que foi revitalizada e hoje está entre as mais charmosas da cidade. A linda arquitetura foi preservada e as ruas revestidas com pedras belgas ainda permanecem como antes para tornarem a região uma das grandes inspirações para grandes fotógrafos.
Artistas chegaram aos montes nas décadas de 70 e 80 e tornaram o DUMBO um lugar imperdível para quem aprecia arte e cultura. Seja adulto ou criança não tem como visitar a região e não entrar em uma das inúmeras galerias espalhadas, além das lojas dos mais variados segmentos e dos parques às margens do rio.
É lá onde fica aquela vista da Brooklyn Bridge que vemos em 100% das fotos nos perfis de quem vai à New York. E nós temos as nossas também é claro!
Brooklyn Bridge Park
De ambos os lados da ponte há parques com gramados verdes para quem quiser sentar para apreciar a paisagem, descansar ou ate fazer um piquenique, eles formam o Brooklyn Bridge Park, são o Main Street Park que fica embaixo da Manhattan Bridge, o Empire-Fulton Ferry Park que fica entre as duas pontes e do lado esquerdo da Brooklyn Bridge para quem estiver já tiver atravessado a ponte fica o maior deles que é o próprio Brooklyn Bridge Park.

Main Street Park ali embaixo da Manhattan Bridge

Empire-Fulton Ferry Park
Quem quiser pode voltar para Manhattan partindo do Fulton Ferry Water Taxi Landing no Fulton Ferry Park. Mas quem ainda estiver disposto a conhecer mais da região continua com a gente nesse roteiro.
Jane’s Carousel
Como ir ao DUMBO e não passar pelo Jane’s Carousel? Ele fica no Empire-Fulton Ferry Park. Foi feito na Filadelfia em 1922 e recebeu esse nome em homenagem a sua antiga dona que o doou à cidade. O carrossel passou por uma reforma que durou ao todo 20 anos. Atualmente está protegido permanentemente por uma estrutura de vidro. Isso quer dizer que chova ou faça sol o passeio está garantido.
Tickets – U$ 2 – crianças até 3 anos não pagam mas têm que estar acompanhadas por um adulto.
Mais informações: janescarousel.com
Empire Stores DUMBO
O Empire Stores é um shopping instalado num dos armázens revitalizados do DUMBO. O prédio é um charme, tem muitas opções gastronômicas desde cafés a restaurantes, uns no térreo e outros espalhados pelos andares do prédio além de um roof top com uma vista da Manhattan de faz com que fiquemos por horas lá só admirando.
Vale a pena dar uma caminhada por cada um dos andares para ver galerias de arte, lojas de móveis, livrarias e muito mais e ainda num elevador panorâmico que não deixa perdermos a linda vista.

Vista do Rooftop do Empire Stores
Mais informações: empirestoresdumbo.com
Jacques Torres Chocolate Shop
Para quem não resiste às delícias doces, pode aproveitar que está passando pela Water St onde fica a fábrica da Jacques Torres Chocolate e comprar umas guloseimas para comer durante o restante do passeio ou até para ser a sobremesa do piquenique no parque. Enquanto estamos escolhendo os chocolates podemos ver seu preparo através de uma vitrine de vidro.
Mais informações: mrchocolate.com
Grimaldi’s Pizzaria
Ainda no quesito guloseimas, pertinho do Brooklyn Bridge Park fica a Grimaldi’s Pizzaria. Nós ainda não fomos nessa do Brooklyn, conhecemos uma em Las Vegas e adoramos.
A Grimaldi’s só vende pizza inteira, nada de fatias e nem de cartão de crédito, então já chegue lá sabendo que o pagamento é em espécie e que a turma tem que entrar em acordo quanto ao sabor da pizza :).
Endereço: 1 Front Street
⇒ Ainda há 2 lugares icônicos antes de sair o DUMBO: River Café embaixo da ponte, Brooklyn Ice Factory que fica bem perto do River Café (normalmente oferece apenas 8 sabores de sorvetes mantendo a proposta de trabalhar apenas com ingredientes frescos).
Continuando pelo Brooklyn
O tradicional Junior’s Restaurant
Vamos sair da região do DUMBO e das proximidades da ponte e vamos seguir ainda pelo Brooklyn. Depois de passar por esses lugares que mencionamos até aqui, caso não tenha comigo uma pizza na Grimaldi’s sugerimos ir ao Junior’s, um restaurante antigo que tem muita tradição e história na cidade. O cheesecake de lá foi eleito o melhor de New York!
Nós fomos almoçar lá 2 vezes e em outra oportunidade fomos conhecer o que fica em Manhattan. Para não ficarmos com textos repetidos, veja aqui sobre o do Brooklyn e aqui sobre o de Manhattan.
Mais informações: www.juniorscheesecake.com
Endereço: 386 Flatbush Avenue -Brooklyn
⇒ Para ir do DUMBO para o Junior’s Cheesecake, pegue o metrô F (linha vermelha) na York Street Station, desça na Jay Street, pode ir andando ou faça integração com o metrô R (linha amarela) e desça na Dekalb Station ou vá de Uber se preferir.
Peter Luger Steak House
Simplesmente imperdível, não é barato mas vale a pena reservar uns dolarizinhos para experimentar as carnes deles. Veja a review aqui.
Brooklyn Museum
O Brooklyn Museum foi fundado em meados do séc. XIX onde inicialmente funcionava uma escola de arte e design fundada por Augustus Graham, um filantropo britânico.
Em 1897 abriu num edifício novo e atualmente é conhecido pelas exposições que desafiam o conceito de arte, exibe mostra sobre os filmes Guerras nas Estrelas por exemplo a uma mostra fotográfica sobre a história do rock’n’roll.
Fica bem perto do enorme e maravilhoso Prospect Park que é a maior área verde do distrito do Brooklyn.
Endereço: 200 Eastern Parkway
Mais informações: brooklynmuseum.org
Brooklyn Botanic Garden
O Botanic Garden é o Jardim Botânico do Brooklyn, é um passeio imperdível para todas as idades mas se estiver com crianças então é ainda melhor. Fomos com os meninos e contamos como foi nossa visita nesse post.
Horários – De 3ª a 6ª das 8:00h às 16:30h, sábados e domingos das 10:00h às 16:30h de novembro a fevereiro e entre março e outubro vai até às 18:00h.
Tickets – Adulto U$ 10 e crianças até 12 anos não pagam, às terças todos os ingressos são gratuitos.
Mais informações: bbg.org
Como dá pra perceber, passar um dia inteiro conhecendo o Brooklyn é uma opção de passeio bem diferente e diversificado, o roteiro pode ser dividido de acordo com o gosto dos viajantes e ainda com opções de refeições para todos os gostos.
Para salvar no Pinterest
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Eu adoro o Brooklin, é bem mais tranquilo que Manhattan né? Encantador! E adorei suas dicas, não fui a vários lugares quando estive por lá!
Bem mais tranquilo realmente, eu adoro mas amo Manhattan rs rs.
O que é essa clássica Brooklin Bridge?! Eu simplesmente me senti em New York lendo seu post!
Foi mesmo? Fico muito feliz em saber disso. Obrigada.
Onde fica exatamente o local da foto deste comentário: “É lá onde fica aquela vista da Brooklyn Bridge que vemos em 100% das fotos nos perfis de quem vai à New York. E nós temos as nossas também é claro”!
Thiago me refiro à ponte como um todo, de qualquer ponto dela as fotos são lindas e todo mundo que vai faz um verdadeiro álbum só com elas.
O Brooklyn é um dos meus lugares favoritos de Nova York, mas não consegui conhecer muita coisa por lá. Só fui na ponte e andei um pouquinho ali nos arredores, mas já fiquei louca para voltar depois de ler esse post hahaha Adorei as dicas, pena que não li antes de ir, rs.
Quando você voltar aproveita para conhecer mais 🙂
Super completo e interessante seu post. Me deu vontade de conhecer NY e, por consequência, o Brooklyn. Adorei a ideia de testar as pontes com elefantes. Já pensou?
Imagina atravessar a ponte com elefantes!!! Obrigada pela visita.
Estou planejando conhecer o Brooklyn em Agosto e já salvei nos meus favoritos o seu post, amei !
Que ótimo, tenho certeza de que você vai adorar.
De todos os lugares de NY, esse é o que eu mais quero conhecer! Depois de tantos seriados falando e mostrando cenas da vida noBrooklyn, é como se ele já fizesse parte da minha vida! obrigada por inspirar mais um pouco desse sonho com seu post!
É verdade, o Brooklyn sempre faz parte dos cenários de filmes e álbuns de fotos né? Que bom que se inspirou 🙂
Obrigada pelo post! Me ajudou a planejar a viagem.
Adoramos saber disso 🙂
Gostei de seu roteiro de 1 dia pelo Brooklyn. Achei otimizado e priorizando bem os pontos ais interessantes de se conhecer. Adorei as dicas de onde comer também. Vou seguir seu roteiro quando estiver por lá! Adorei!
Que bom 🙂
Já fui para Nova York duas vezes mas não conheci o Brooklyn… mas vendo as fotos é como se conhecesse, as imagens são tão familiares de filmes e séries que é como se já tivesse ido muitas vezes rsrsrs imagino como deve ser incrível conhecer esses lugares ao vivo.
A sensação é essa mesmo, de já termos estado por lá… eu amo o Brooklyn.
Eu irei para Nova York em abril e estou pesquisando para montar meu roteiro. Esse seu roteiro de um dia no Brooklyn está simplesmente fantástico. Parabéns pelo post
Obrigada Luana, espero que tenha sido útil na montagem do seu roteiro.
Tenho muita vontade de conhecer Nova York e principalmente o Brooklyn! Acho que vou querer ficar mais de um dia para tirar milhões de fotos e caminhar sem rumo 😀
Vale ficar mais de 1 por dia por lá sim. Pretendo me hospedar por lá da próxima vez.
Eu adorei conhecer o Brooklyn, um local que se deve conhecer quando se vai a New York.
Com certeza, todas as vezes que vou à NY chego pelo menos na ponte, adoro.
Nova York está nos meus planos. Amei esse roteiro de 1 dia pelo Brooklyn!
Que bom que gostou 🙂
Nada melhor do que achar um roteiro completo de um dia no Brooklin. Já estive várias vezes em NYC mas não tive a oportunidade de atravessar a ponte e chegar ao Brooklin. Quero voltar para aproveitar todas estas dicas. Obrigada!
Ainda não atravessou a ponte? Nossa, o Brooklyn sempre está em meus roteiros pela cidade, adoro.