A Pinacoteca de São Paulo é um museu instalado num prédio lindo que é resultado da integração de dois espaços que depois de reformados em momentos distintos resultaram no que vemos hoje.

O objetivo principal da Pinacoteca é catalogar e divulgar as artes visuais de produção brasileira do séc. XIX aos dias de hoje. No acervo que iniciou em 1905, tornando-o o museu mais antigo de São Paulo, encontram-se obras de artistas nacionais como Almeida Júnior, Oscar Pereira da Silva entre outros.

Pinacoteca de São Paulo

O museu quer ser reconhecido por sua excelência técnica, cultural e educativa no cenário nacional e internacional.

Esse acervo começou com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo e atualmente conta com quase 10 mil peças de arte brasileira.

O prédio da Pinacoteca de São Paulo

O museu funciona no prédio onde antigamente o Liceu de Artes e Ofícios exercia suas funções. Passou por uma reforma no final da década de 90 e mais tarde, em 2004, o edifício do Largo General Osório onde funcionava a Estação de Ferro Sorocabana foi incorporado e hoje abriga parte da programação de exposições temporárias.

Daí surge a Estação Pinacoteca ou Pina_Estação como é chamada.

Passamos uma manhã inteira caminhando pelos corredores do museu, as instalações são maravilhosas e a estrutura física é um caso à parte. Ficamos encantados com a arquitetura que mistura elementos rústicos e antigos como tijolos aparentes e estruturas de ferro rebuscadas com vidros e detalhes contemporâneos numa harmonia perfeita.

Interior da Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

É um museu onde apreciar seu acervo não é o único objetivo, vá preparado para observar os detalhes da construção e perceber como a sensibilidade dos arquitetos que projetaram as reformas foram perspicazes com os materiais escolhidos para cada intervenção que fizeram.

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Como se divide o museu

Térreo

Nele ficam o auditório, banheiros, o Espaço NAE para atividades educacionais e a Flor Café, uma cafeteria com um área externa deliciosa para sentarmos para um café depois da visita que fica ao lado do Parque da Luz.

Pinacoteca de São Paulo

Cafeteria na Pinacoteca de São Paulo

A cafeteria oferece não só café, há opções de lanches a almoço. O acesso pode ser pela bilheteria da Pinacoteca.

Ainda pelos corredores há um espaço para o visitante deixar sua opinião e sugestões.

Pinacoteca de São Paulo

Ainda no térreo há um pátio para eventos, no dia que visitamos estava havendo a apresentação de um coral formado por crianças, foi um evento lindo e havia muita gente prestigiando.

Pinacoteca de São Paulo

Primeiro andar

Estão a Galeria Valley Key, a Galeria José e Paulina Nemirovsky, a loja com produtos personalizados, a recepção do museu, banheiros e ainda o Octógono que é também é um espaço para exposições temporárias.

Octógono na Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Detalhe da coberta do Octógono

Pinacoteca de São Paulo

Vista do piso superior

Loja da Pinacoteca de São Paulo

Loja

Recepção da Pinacoteca de São Paulo

Recepção/ acesso

Segundo andar

Esse é o lugar onde está montada a exposição de longa duração Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo.

Pinacoteca de São Paulo

São 11 salas com um acervo de várias obras de artistas brasileiros com o objetivo primordial de tornar possível que o povo tenha acesso real ao seu patrimônio cultural.

Passamos sem pressa por todas as salas, há pinturas gravuras e esculturas que contam a história de nosso país. Tudo está muito bem organizado e catalogado.

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo

Além dessa exposição ainda há a Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras com 12 esculturas em bronze.

Pinacoteca de São Paulo

Quem cuida da Pinacoteca de São Paulo

A APAC – Associação Pinacoteca Arte e Cultura existe desde 1992 e é uma sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos que assumiu a administração da Pinacoteca de São Paulo. Em 2005 tornou-se uma Organização Social de Cultura e em 2006 a gestão do museu passou a ser de sua responsabilidade.

Mais informações

Ingressos: R$ 10,00 cm meia entrada para estudantes portadores de carteira válida. Crianças menores de 10 anos e idosos acima de 60 anos não pagam. Valores para visitação à Pina_Luz, a Pina_Estação tem entrada gratuita para o público em geral todos os dias.

Aos sábados entrada gratuita para todos.

Horário: de quarta a segunda das 10:00h às 17:30h para entrada podendo a visita de extender até às 18:00h. Esse horário é o mesmo para Pina_Luz e Pina_Estação.

Endereços: Pina_Luz – Praça da Luz, 2, Pina_Estação – Largo General Osório, 66.

Estacionamento:  gratuito.

Cafeteria: Funciona de quarta a domingo das 10:00h às 17:30h.

Videoguia – indicado para cegos, traz 17 faixas em libras com tradução em português sobre o acervo das duas exposições de longa duração instaladas no segundo andar.

Parque da Luz

O Parque da Luz não pode ficar de fora desse post, fica coladinho à Pinacoteca de São Paulo e é o cenário que vemos quando estamos sentados numa mesa externa na Flor Café.

O parque foi inaugurado em 1825, tem lindos jardins em estilo francês e construções com influência inglesa. Quando estiver visitando o parque não deixe de ver o lago em forma de cruz de malta e a gruta com cascata. No parque são frequentes apresentações de música ao vivo.

Parque da Luz ao lado da Pinacoteca

Nós não visitamos o parque, apenas vimos pelo museu, passamos mais tempo do que esperávamos na Pinacoteca e seguimos para nosso próximo destino daquele dia. Mas não poderíamos deixar de comentar sobre ele que estará em nosso roteiro quando voltarmos a São Paulo.

Parque da Luz

Ainda sobre São Paulo

4 cantinas em São Paulo muito tradicionais
O enérgico Beco do Batman em São Paulo
L’Entrecôte: Bistrô de Oliver Adquier em São Paulo
Mercadão de São Paulo: vale mesmo uma visita?
Hotéis perto da Av. Paulista para casal ou famílias
Restaurante na Liberdade em São Paulo: Momo Lamen é nossa dica
Padaria Bella Paulista: 24 horas de comida boa em São Paulo
Visita ao Edifício Martinelli em São Paulo (é de graça)
Casa Mathilde: doçaria portuguesa em São Paulo
Madeleine Jazz Bar em São Paulo
Eataly em São Paulo: um pouco da Itália com estilo
Onde comer bem em São Paulo: 2 restaurantes mara
Hotel Meliá Paulista: hotel nota 10 em São Paulo
Red Lobster e Olive Garden em Guarulhos
Bistrot Bagatelli em São Paulo
Bacio di Latte – sorveteria show em São Paulo
Uma noite no Vianna Bar em São Paulo

Para salvar no Pinterest

Pinacoteca de São Paulo

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.