Quando viajamos temos que levar um documento de identificação, seja nosso passaporte ou identidade dependendo do destino certo? Esse é mesmo raciocínio, ou seja, não podemos deixar de ter o Boleto Turístico de Cusco se quisermos visitar os sítios arqueológicos ao redor da cidade e/ou no Vale Sagrado.

O que é o Boleto Turístico de Cusco

O Boleto Turístico de Cusco é tipo um passaporte de acesso às principais atrações da cidade e Vale Sagrado como os sítios arqueológicos e museus.

São 4 tipos: General, Circuito 1, Circuito 2, Circuito 3 e Circuito 4. Cada um deles dá acesso a um grupo de atrações e claro que o General reúne todas num só bilhete.

O que está incluído em cada um deles

Circuito 1 – Sítios arqueológicos que ficam próximos a Cusco.

  • Saqsayuman, Qenko, Puca Pucara e Tambomachay.

⇒ Leia também Vale Sagrado e ruínas Incas

Circuito 2 – Para quem quer conhecer os museus da cidade e alguns sítios arqueológicos perto de Cusco.

  • Museu de Arte Contemporânea, Museu Histórico Regional, Museu de Arte Popular, Museu do Sítio Qorikancha, Centro Qosqo de Arte Nativa, Monumento do Inca Pachacuteq, sítio arqueológico Pikillaqta e Tipón.

⇒ Leia também 9 museus em Cusco para saber tudo sobre a região

Boleto Turístico de Cusco

Circuito 3 – Sítios arqueológicos do Vale Sagrado.

  • Ollantaytambo, Maras, Moray, Pisaq e Chinchero.

⇒ Leia também 7 lugares próximos a Cusco que valem a pena conhecer

Boleto Turístico de Cusco

Onde comprar e quanto custa o Boleto Turístico de Cusco

O Comitê de Serviços Turísticos – COSITUC vende no seu escritório que fica na Av. El Sol, 103. Também é vendido em agências de turismo e na entrada do sítio arqueológico de Pisaq que foi onde compramos.

Mais informações: cosituc

Valores:

General – 130 Soles (meia entrada para estudantes 75 Soles)

Circuitos 1, 2 e 3 – 70 soles cada

⇒ Atenção! Sem o Boleto Turístico de Cusco não se tem acesso aos sítios arqueológicos porque só há bilheteria em alguns deles, para garantir a entrada é aconselhável comprar antes dos passeios.

Compramos os nossos boletos na entrada de Pisaq, nosso guia parou um pouco antes da entrada principal onde tem algumas lojas de souvenirs e lanchonetes. O pagamento só pode ser em espécie, não aceitam cartão de crédito. Quase todas as pequenas lojas fazem câmbio de Dólares para Soles mas claro que a conversão não é das melhores, eles se aproveitam da surpresa que alguns turistas em chegarem lá sem a moeda local e precisarem comprar os boletos.

Boleto Turístico de Cusco

Qual Boleto Turístico comprar?

Isso depende da quantidade de dias que você reservou para Cusco. Nós ficamos 8 dias e como pretendíamos visitar todos os sítios arqueológicos das redondezas e do Vale Sagrado, o General era a melhor opção.

Mas se você terá menos dias por lá, escolha as atrações que pretende visitar e veja como estão divididas nas opções de boletos, uso estejam cobertas por 2 circuitos, é mais vantagem comprar o General mesmo que não consiga ir a todas.

O boleto tem validade de 10 dias a partir do primeiro uso e só podes ser usado UMA VEZ por atração.

Caso você opte por apenas um dos circuitos, compre o boleto que melhor se enquadra ao seu roteiro e interesse e aproveite a cidade de Cusco que tem muitas coisa interessante.

Como usar o Boleto Turístico de Cusco

O boleto é nominal e intransferível. Quando compramos temos que mostrar o documento com identificação e nosso nome é escrito no boleto como está no documento apresentado.

Quando chegamos aos sítios e museus onde o boleto é aceito, a pessoa da bilheteria marca a atração visitada. É aconselhável não dobro-lo muito para não marca ou amassar.

Percebemos que o funcionário se aproximava e conferia na entrada de alguns sítios quando não era preciso descermos quantas pessoas havia no carro e em um deles pediu nossos documentos para conferir nossos nomes. Não deixe seu documento no hotel de jeito nenhum.

Para salvar no Pinterest

Boleto Turístico de Cusco

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.