Quando viajamos temos que levar um documento de identificação, seja nosso passaporte ou identidade dependendo do destino certo? Esse é mesmo raciocínio, ou seja, não podemos deixar de ter o Boleto Turístico de Cusco se quisermos visitar os sítios arqueológicos ao redor da cidade e/ou no Vale Sagrado.
O que é o Boleto Turístico de Cusco
O Boleto Turístico de Cusco é tipo um passaporte de acesso às principais atrações da cidade e Vale Sagrado como os sítios arqueológicos e museus.
São 4 tipos: General, Circuito 1, Circuito 2, Circuito 3 e Circuito 4. Cada um deles dá acesso a um grupo de atrações e claro que o General reúne todas num só bilhete.
O que está incluído em cada um deles
Circuito 1 – Sítios arqueológicos que ficam próximos a Cusco.
- Saqsayuman, Qenko, Puca Pucara e Tambomachay.
⇒ Leia também Vale Sagrado e ruínas Incas
Circuito 2 – Para quem quer conhecer os museus da cidade e alguns sítios arqueológicos perto de Cusco.
- Museu de Arte Contemporânea, Museu Histórico Regional, Museu de Arte Popular, Museu do Sítio Qorikancha, Centro Qosqo de Arte Nativa, Monumento do Inca Pachacuteq, sítio arqueológico Pikillaqta e Tipón.
⇒ Leia também 9 museus em Cusco para saber tudo sobre a região
Circuito 3 – Sítios arqueológicos do Vale Sagrado.
- Ollantaytambo, Maras, Moray, Pisaq e Chinchero.
⇒ Leia também 7 lugares próximos a Cusco que valem a pena conhecer
Onde comprar e quanto custa o Boleto Turístico de Cusco
O Comitê de Serviços Turísticos – COSITUC vende no seu escritório que fica na Av. El Sol, 103. Também é vendido em agências de turismo e na entrada do sítio arqueológico de Pisaq que foi onde compramos.
Mais informações: cosituc
Valores:
General – 130 Soles (meia entrada para estudantes 75 Soles)
Circuitos 1, 2 e 3 – 70 soles cada
⇒ Atenção! Sem o Boleto Turístico de Cusco não se tem acesso aos sítios arqueológicos porque só há bilheteria em alguns deles, para garantir a entrada é aconselhável comprar antes dos passeios.
Compramos os nossos boletos na entrada de Pisaq, nosso guia parou um pouco antes da entrada principal onde tem algumas lojas de souvenirs e lanchonetes. O pagamento só pode ser em espécie, não aceitam cartão de crédito. Quase todas as pequenas lojas fazem câmbio de Dólares para Soles mas claro que a conversão não é das melhores, eles se aproveitam da surpresa que alguns turistas em chegarem lá sem a moeda local e precisarem comprar os boletos.
Qual Boleto Turístico comprar?
Isso depende da quantidade de dias que você reservou para Cusco. Nós ficamos 8 dias e como pretendíamos visitar todos os sítios arqueológicos das redondezas e do Vale Sagrado, o General era a melhor opção.
Mas se você terá menos dias por lá, escolha as atrações que pretende visitar e veja como estão divididas nas opções de boletos, uso estejam cobertas por 2 circuitos, é mais vantagem comprar o General mesmo que não consiga ir a todas.
O boleto tem validade de 10 dias a partir do primeiro uso e só podes ser usado UMA VEZ por atração.
Caso você opte por apenas um dos circuitos, compre o boleto que melhor se enquadra ao seu roteiro e interesse e aproveite a cidade de Cusco que tem muitas coisa interessante.
Como usar o Boleto Turístico de Cusco
O boleto é nominal e intransferível. Quando compramos temos que mostrar o documento com identificação e nosso nome é escrito no boleto como está no documento apresentado.
Quando chegamos aos sítios e museus onde o boleto é aceito, a pessoa da bilheteria marca a atração visitada. É aconselhável não dobro-lo muito para não marca ou amassar.
Percebemos que o funcionário se aproximava e conferia na entrada de alguns sítios quando não era preciso descermos quantas pessoas havia no carro e em um deles pediu nossos documentos para conferir nossos nomes. Não deixe seu documento no hotel de jeito nenhum.
Para salvar no Pinterest
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Achei sensacional o boleto turístico de Cusco. Não só pela economia, mas também porque você fica viciado em querer completar todos os carimbos. infelizmente eu não consegui.
É verdade Leo, a gente fica querendo riscar tudo né?
Acabei de favoritar o seu post, Cusco e Machu Picchu estão na minha mira faz tempo e pelo que eu percebi, exige bastante planejamento.
Exige um certo planejamento mesmo Fabricio, nossa viagem foi definida bem em cima da hora, dediquei um tempo para fechar tudo mas fazendo com antecedência é bem melhor.
Boa essa coisa de boleto único- até incentiva o turista a visitar mais de um Museu. Pena só ter lugares específicos para comprar- e aí o turista já tem que estar ligado!
Mas na maioria dos museus vende também Emilia, nas ruínas e parques é que fica mais difícil.
Não sabia da necessidade de comprar esse boleto, mas suponho que fique mais barato do que comprar as entradas individualmente. Post muito útil
Fica mais barato sim Ruthia.
Que saudade de Cusco que deu lendo este post! Preciso voltar pra aproveitar melhor a cidade, já que minha viagem foi prejudicada por problemas em Lima. Adorei o post!
Cusco deixa saudades mesmo, fomos ano passado mas eu já queria voltar.